segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

* Itamaraty divulga novas regras para passaporte diplomático.

          O Itamaraty divulgou na noite desta segunda-feira (24) uma portaria que regulamenta a emissão de passaportes diplomáticos. A partir de agora, a emissão do documento só será permitida quando houver uma solicitação formal e fundamentada por parte da autoridade máxima do órgão competente que o requerente integre ou represente.
          As regras foram aprovadas em uma reunião entre a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, realizada nesta segunda-feira.
          As alterações nas normas foram determinadas pós a divulgação da notícia de que dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam passaporte diplomático. Um neto do ex-presidente também recebeu o documento. Segundo a assessoria do Ministério de Relações Exteriores, o objetivo é “regulamentar” a legislação que especifica os critérios para a emissão do passaporte vermelho.
O decreto 5.978 de dezembro de 2006 garante o benefício do passaporte a presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes. 
Fonte: G1.com.br.

* Agripino vai questionar Lula.

          O líder do Democratas no Senado, José Agripino, informa:A primeira medida da Oposição no início deste novo ano legislativo será o registro negativo das “supostas realizações” que o ex-presidente Lula  apresentou em cartório. “Vamos questionar todos os projetos que o Lula diz ter executado e que foram registrados em cartório”, antecipa José Agripino.
          O objetivo da Oposição é restabelecer a verdade dos fatos. Para se ter idéia do tamanho da falsificação do tal balanço levado ao cartório por Lula da Silva basta dizer que o calhamaço não faz qualquer menção aos casos de corrupção que ocorreram ao longo dos oito anos do governo lulista. O ex-presidente teve a coragem, no entanto, de registrar um caderno com o seguinte tema “Gestão do Estado e combate à corrupção”.
Fonte: Robson Pires.

* RN registra mais de 300 mm de chuva e reservatórios começam a sangrar.

          O último levantamento pluviométrico realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontou que já choveu em janeiro de 2011 no estado 300,4 milímetros, quatro vezes mais do que o total de precipitação registrado no mesmo período de 2010. 
         Somente nesta segunda-feira foram registrados 115, 5 milímetros. Com tanta chuva aumenta a preocupação dos moradores de regiões próximas aos açudes, que correm o risco de transbordar.
          Em Campo Redondo, distante 136 km de Natal, os estragos já começaram. A forte chuva registrada neste final de semana fez com que o açude Mãe D’água, que abastece o município, transbordasse. 
          Estradas ficaram destruídas e parte da cidade ficou sem energia elétrica e telefonia. O açude tem capacidade para 3 milhões e 500 mil metros cúbicos. A ultima vez que o reservatório sangrou foi no 18 de janeiro de 2010, quando foi registrado uma chuva de 204mm.
          Em Acari, no açude Gargalheiras, a sangria esteve próxima de acontecer durante este fim de semana. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS na cidade, Manoel Amaral de Medeiros, o açude tomou 30 centímetros de água, o que corresponde a 1 milhão e 400 mil metros cúbicos em toda a extensão do reservatório.
Fonte: Nominuto.com.

* Shaolin tem sedativos diminuídos e Médicos aguardam reação.

          Os médicos do Hospital das Clínicas, em São Paulo, começaram nesta segunda-feira a reduzir a sedação do humorista Francisco Jozenilton Veloso, 39 anos, o Shaolin, que está na UTI, em coma induzido, desde a última sexta-feira, após sofrer um grava acidente de trânsito em Campina Grande/PB na última terça-feira.
          De acordo com o assessor do paciente, Alessandro Bonfim, a cada dia serão aplicados menos sedativos e o comediante deve acordar em menos de uma semana. - O cérebro dele ainda está muito inchado, por isso a redução da sedação precisa ser lenta. Os médicos informaram que ele pode acordar na sexta-feira ou, no mais tardar, no sábado - conta. Ainda segundo o assessor, Shaolin está sendo submetido a radiografias, tomografias e ressonâncias para que seja avaliada possibilidade de uma operação para reconstituir o braço do ator.
Fonte: Dn Online.

* Walter Alves será o líder do PMDB na Assembleia.

           Walter Alves afirmou que a prioridade será “trabalhar para unir a bancada do PMDB”. “Na eleição recente tivemos uma divisão, sabemos que não conseguiremos essa unidade do dia para noite, mas vamos trabalhar para o PMDB votar sempre unido nos projetos da Assembleia”, ressaltou, o deputado estadual Walter Alves que foi confirmado como o líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
           O deputado estadual José Dias, que era o líder na legislatura passada, está cotado para assumir a liderança do Governo Rosalba Ciarlini.


* Wilma e Iberê buscando uma vaguinha na Integração Nacional.

           A principal líder do PSB no Rio Grande do Norte está buscando ser acomodada no Governo Federal. A ex-governadora Wilma de Faria procurou o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, para buscar um cargo no Ministério da Integração Nacional.
           O momento ainda é de indefinição. Até porque os dois principais líderes do PSB no Rio Grande do Norte, Wilma de Faria e Iberê Ferreira, querem acomodações entre auxiliares do Ministério da Integração Nacional.

* Deputado Fabio Dantas (PHS), cobra redução de gastos das mordomias do executivo.

          O deputado estadual eleito pelo PHS, Fábio Dantas, afirma que é hora da governadora Rosalba Ciarlini também reduzir os custos das próprias vantagens pessoais do cargo que ocupa.“Vendo a dificuldade exaltada pelo Executivo neste inicio de Governo, aliada a pequena redução nas despesas proporcionada pelas medidas positivas implementadas neste inicio de exercício de maneira objetiva, sugiro que a Governadora também reduza um pouco das vantagens obtidas pelo seu cargo, por exemplo, a devolução da residência oficial, que tem inúmeras despesas tais como aluguel, alimentação, bebidas, manutenção, governanta, cozinheiros, segurança, energia, água e outros e é custeada exclusivamente pelo erário público”, destacou Fábio Dantas.
          Deputado ressaltou que é preciso apresentar a conta da residência oficial. “É preciso apresentar quanto custa essa conta, em defesa da transparência – tão propalada pelo atual governo. Certamente esta medida trará resultados positivos do ponto de vista político e colaborará um pouco para reduzir o suposto déficit. Além de demonstrar respeito com o dinheiro do povo”, frisou Fábio Dantas.

* Divulgado Resultado do PSV 2011 da UERN.

           Clique no link abaixo e confira os aprovados para cursos no Campus Central e nos Campi e Núcleos Avançados.

* Confira a lista dos aprovados do NAESC de Caraúbas.

Administração (Noturno/2º Semestre)

Cotistas
Adenilson Fernandes dos Santos
Antonio Kleber de Medeiros Dantas
Cryslaide Freitas Santos
Edione Linhares dos Santos
Elionara Camila de Albuquerque Paiva
Francisca Teixeira de Oliveira
Francisco Dantas de Brito
Gilvanira Gondim de Moura
Henderson Glênio Araujo
Israel Santiago Paula Gadelha
João Paulo Duarte de Medeiros
Johnnatan Fawler Jácome Morais
José Amilcar de Oliveira Morais
Leandro Augusto Medeiros de Oliveira
Paulo Victor de Oliveira Câmara
Pedro Ari de Oliveira Costa
Roberta Neres Santana
Shamyra Shemyllyane de Almeida
Taciana Regina Fernandes
Zenóbia Vieira Regis Melo  

Não Cotistas

Antonio Francimar Lôpo da Silva
Antonio Herminio Bezerra Filho
Antonio Maspolly de Morais
Cinthia Ravana Duarte
Elton Morais Farias
Emanuela Luzia Medeiros Vieira
Fatima Mayra de Gois
Isabella Freire Gurgel
Jean Miquéias Rodrigues Vieira
Josenildo de Lima Santos
Kethleen Hayslla Lopes Soares
Larissa Iasmim Gomes
Leonardo Kelvin de Medeiros Dantas
Maria Lucélia Linhares dos Santos
Paula Valéria Fernandes
Pedro Rafael de Araújo Santos
Rafael Alves Linhares
Rubeclenio Gomes de Queiroz
Wigna da Assunção Gurgel Fernandes
Willi Kesle Ferreira

Pedagogia (Noturno/2º Semestre)

Cotistas

Ana Isadora Fernandes de Freitas
Ana Magda de Araujo Nascimento
Ana Paula Praxedes de Campos
Bruna Karizia Morais da Silva
Danilo Araújo da Costa
Fábia Jaqueline Ferreira da Silva
Francisco Leonildo Costa de Melo
Girlene de Paiva Costa
Girliane Vieira de Arruda
Katiane da Costa Pinheiro
Márcia de Oliveira
Maria Fernanda Paula Regis
Maria Katiana Rocha Alves
Maria Luiza de França Neta
Mayana Virginia Rebouças
Pedro Henrique Alves Fernandes Souza
Rafaela Salles Rozendo
Rosangela Faustino de Melo
Tamires do Amaral Pereira do Carmo
Viviana Braga Vieira 

Não cotistas

Adriana Alves da Silva
Adriella Nunes Morais
Antônio Duarte
Carla Sabrina de Souza
Charliane Batista
Elis Cristina Praxedes Fernandes
Elis Regina Praxedes Fernandes
Fabrício Nunes de Lira
Isabel Samara Brito
Luzia Kalianne Vivianne da Silva
Mara Kaline Camara Santos
Maria José Fernandes de Alencar
Maria Keslanny Garcia de Lima
Maria Leonara da Silva
Mayara Fernandes Jácome
Poliana dos Santos Sousa
Priscila Deziderio Viana
Saionara Pereira da Silva
Samara Brasil de Morais
Sandra Angelica Batista de Morais

* Radialista Lopes Vieira (PT), pode ser candidato a vereador pela oposição de Caraúbas.

           O radialista Lopes Vieira (PT), poderá ser candidato a vereador na eleições de 2012, o curioso que está possível candidatura pode vir pela oposição caraubense. A pouco tempo o radialista migrou da oposição para a situação, porém com a ida do grupo dos OLIVEIRAS para a situação o clima não ficou bom para o Lopes Vieira, " Não voto onde os Oliveiras forem o vice", destacou Lopes. Outro ponto que causou muito frisom, foi quando Lopes Vieira foi perguntado por um ferrerista se a eleição fosse hoje, em quem ele votava ?em Ademar (PSB) ou em Juninho (PR), o radialista disse que não ia responder.xiiiiiiiii... neste caso se o vice da chapa dos ferreiras for dos oliveiras Lopes sairá candidato a vereador contra a situação.
           E é porque ainda falta quase dois anos para o pleito. Aí mata...
Lopes Vieira (PT), ao lado de um amigo e do suplente Dedé da Praça (PR).

* Governadora Rosalba Rosado devolve servidores das Centrais do Cidadão

           A governadora do estado Rosalba Rosado (DEM), devolveu 56 profissionais que estavam cedidos as Centrais do Cidadão (no ITEP) de todo o estado, inclusive Caraúbas, a medida foi uma surpresa para os servidores que não esperavam essa medida. Os servidores foram devolvidos para  seus lugares  de origem , não se sabe ainda se a medida será ampliada para outras áreas das Centrais.

* Agripino crítica programa "Minha Casa Minha Vida".

          Os líderes da oposição ao Governo Dilma Rousseff estão mirando agora no programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”.
          Para o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), o Minha Casa, Minha Vida foi usado como peça de marketing nas eleições, sem na prática entregar as moradias prometidas. “Venderam uma fraude durante a campanha”, disse, em entrevista ao jornal O Estado. “Isso é um escândalo continuado do governo Lula; é uma notícia crime. Cabe ao Ministério Público Federal apurar. Não precisa nem a oposição pedir”, afirmou ontem o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, ao comentar as recentes denúncias de irregularidades no programa do Governo Federal.
Fonte: Panorama Político.

* Ferreira Júnior vai se encontrar com Rosalba e Carlos Augusto.

           O Articulador-comandante Ferreira Júnior vai se encontrar essa semana com a governadora Rosalba Rosado (DEM) e com Carlos Augusto para discutir a problemática dos cargos de Caraúbas referente ao governo do estado, segundo informações a situação caraubense está confiante nas nomeações dos seus correligionários ainda essa semana.


Carlos Augusto deve receber Ferreira Júnior essa semana.
Fonte e foto: Caraúbas 24 horas.

* Oposição caraubense conversa com o Deputado Getúlio Rego.

           Na semana que as definições dos cargos estaduais devem acontecer, a oposição caraubense capitaneada pelo Ex-prefeito Eugênio Alves se reuniu com o Deputado Estadual Getúlio Rego, ontem (23), em uma conversa, falou-se de tudo inclusive dos cargos. O que se sabe é que essa semana as nomeações devem sair. O Ex-prefeito Eugênio, destacou que as nomeações caraubense são um problema do governo, " Acredito que o deputado Getúlio terá o espaço dele no governo, até porque é deputado", concluiu Eugênio.
Eugênio, Paulo Brasil, Ricardo Adriano, kleber e o Deputado Getúlio Rego, após reunião.

* Direção do Hospital de Caraúbas se reuniu com o Deputado Getúlio Rego (DEM).

           As diretoras Sânzia Cristina e Dra. Velúzia Gurgel se reuniram na tarde de ontem (23), com o Deputado Estadual Getúlio Rego (DEM), para explicar a situação difícil que o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira se encontra. Falta desde material de expediente até Médicos plantonistas. A diretora geral Sãnzia Cristina, resaltou que por diversas vezes já comprou produtos para unidade com recursos próprios. " Já comprei carne e outros itens várias vezes para unidade, com o meu dinheiro", frisou Sânzia.
           Deputado Getúlio Rego reunido com Sânzia Cristina e Dra. Veluzia Gurgel.
           A diretora Clínica Dra. Veluzia Gurgel relatou da angústia que a unidade passa no tocante ao quadro de Médicos plantonistas, " Apenas cinco Médicos estão cumprindo a escala", ressaltou Dra. Veluzia, que acresentou que se continuar do jeito que está a partir de fevereiro a unidade  ficará sem condições de funcionar, " Todos os nossos acordos com os Médicos se encerram dia 31 de Janeiro, a partir daí não temos como funcionar deste jeito", concluiu a competente e dedicada Dra. Veluzia Gurgel. As diretoras cobraram mais atenção do governo do estado e a intervenção do Deputado Getúlio Rego para a solução dos problemas.

* Fala povo...

            Passando pela comunidade rural de Borracha no município de Caraúbas, pude presenciar um fato lamentável, o total abandono por parte da administração "Nossa Força é Nosso Povo" com a Escola Municipal Antônio Nicolau de Melo localizada na comunidade.
            Retrospectiva, no início do ano de 2010 a atual administração municipal fechou a Escola da Borracha alegando Falta de alunos, esse fato causou muita indignação aos moradores que até hoje estão sem entender e sem aceitar essa decisão. Prometendo aproveitar a estrutura física da Escola para outros projetos veja ,um ano depois como está a situação da Escola:
            Atualmente a Escola está totalmente abandonada pela PMC, as portas e janelas já foram quase todas roubadas, pias destruidas, o prédio serve apenas para guardar sujeira e abrigar sabe Deus quem. É muito triste e decepcionante ver o estado da escola.
Outras administrações tiveram mais preocupações com a unidade de ensino.
          A situação é caótica, os moradores já não acreditam que a atual administração possa  nem queira reverter este quadro, porém o que causa maior preocupação é que está situação de abandono e irresponsabilidade não é um "privilegio" apenas da Nicolau de Melo que o diga a Escola Municipal Gregório Batista de Morais, em Apanha-Peixe que está em situação quase semelhante. Muitas escolas municipais estão pedindo SOCORRO, entretanto, vamos aguardar que a administração "Nossa Força é Nosso Povo", possa fazer algo na melhoria das nossas escolas e cumprir parte de suas promessas de campanha, pois se continuar como está, muitas vão cair literalmente. Assim sendo, falei o que o povo quer falar...

* Resultado do PSV 2011 da UERN sai hoje.


             Será divulgado hoje o resultado do Processo Seletivo Vocacional 2011(PSV 2011), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), milhares de alunos disputam as 2.346 vagas. o Magnífico Reitor Milton Marques de Medeiros deve divulgar o resultado às 15 horas, direto da reitoria.

* Igreja Matriz de São Sebastião, ficou super-lotada para a missa de Dona Toinha Bandeira.

         Centenas de pessoas e muitas autoridades participaram da missa de um ano de saudade de Dona Toinha Bandeira.
           Confira as imagens:


* Comunidade de Borracha e sua produção de tomate.

           A comunidade de Borracha-Caraúbas é uma das maiores produtoras de tomate de toda região do médio e alto oeste potiguar, com um trabalho bem organizado, os moradores da comunidade dedicam parte da sua mão de obra, para a produção e venda do produto. A cultura do tomate já acontece a algum tempo na localidade e este ano a expectativa é de colher cerca de 4000 caixas do produto com 30 quilos cada. A Comunidade está de parabéns e é um exemplo de dedicação e perseverança, os mesmos estão demonstrando que é possível, mesmo sem incentivos dos gestores públicos, atingir o sucesso. Fica o alerta para as autoridades do nosso município, para voltar suas atenções para a cultura do tomate na  comunidade de Borracha.
Panorama da plantação de tomate.
Moradores na colheita do tomate.
O tomate passando por uma seleção.
O tomate passando pela lavagem.
O produto encaixotado.
O tomate sendo transportado para comercialização.
O Sr. Edivaldo é o proprietário do terreno.

* Sai lista de aprovados no SISU.

           O Ministério da Educação divulgou domingo (23) a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério. A divulgação estava prevista para esta segunda-feira (24).
            Foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Segundo o MEC, entre 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de cantidatos é equivalente a cerca de um terço do total de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.
            Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição. Confira a lista no www.G1.com.br.
Fonte: G1.com.br.