sábado, 5 de fevereiro de 2011

* Câncer é a segunda principal causa de mortes no mundo.

          No Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta sexta-feira (04), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a doença é a segunda principal causa de mortes em todo o mundo – perde apenas para doenças cardiovasculares.
         Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer. A incidência da doença, de acordo com o órgão, pode ser reduzida por meio de estratégias de prevenção, de detecção precoce e de tratamento.
         Os fatores de risco listados pela OMS e relacionados ao câncer incluem o uso de tabaco; infecções crônicas por vírus como o da hepatite B e o HPV; sobrepeso e obesidade; radiação; hábitos alimentares ruins; sedentarismo; abuso no consumo de álcool; e exposição a substâncias químicas.
Science 
Câncer no pulmão é um dos tipos da doença que provocam a maioria dos óbitos.

* Wilma não deseja disputar prefeitura de Natal em 2012 e sim Câmara federal em 2014.

           Em almoço na casa de amigos na semana passada, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) descartou  de maneira firme a possibilidade de disputar cargos na próxima eleição municipal.
          Degustando uma carne-de-sol com feijão verde, os comensais ouviram Wilma dizer que pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014.
          A pressão vai existir para Wilma entrar na sucessão de Micarla de Sousa. Ela tem consciência disso e deverá desempenhar algum papel no pleito. Mas como coadjuvante e não como atriz principal.
          "Não vou me abster do processo, claro. Mas não pretendo disputar (a eleição em Natal)", afirmou a ex-governadora.
Fonte: Blog do Diógenes.
 

* Para pensar.

          Liberdade de Escolha.
          Carlos Castañeda diz: “o grande poder do ser humano está na sua capacidade de tomar decisões”.  Cada decisão que tomamos nos permite modificar o futuro e o passado.
          Escolher, porém, significa comprometer-se. Quando alguém faz uma escolha, deve lembrar-se que o caminho a ser percorrido vai ser muito diferente do caminho imaginado.
          Escolher significa: “bem, eu sei onde quero chegar”. A partir daí, é preciso estar atento ao mundo, porque uma decisão deflagra uma série de eventos inesperados.
         Comprometa-se com a sua decisão – seja ela no campo afetivo, profissional ou espiritual; tudo que sua decisão precisa é sua vontade de seguir adiante. De resto, ela mesma lhe tomará pelas mãos, e lhe mostrará o melhor caminho.
Fonte: G1.com/paulocoelho.

* Jovem 'engole' cobra em festa na China.

          A proeza foi feita em feira na capital, Pequim, a jovem comemorava o ano novo chinês.
Garota chinesa engole parte de cobra durante apresentação em feira em Pequim, neste sábado (5). O show faz parte das celebrações do Ano Novo no país. (Foto: AP) 
           Garota chinesa engole parte de cobra durante apresentação em feira em Pequim, neste sábado (05). O show faz parte das celebrações do Ano Novo no país.

* Segunda chamada UFERSA-CARAÚBAS.

           Foi divulgada a segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para o Campus da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), da cidade de Caraúbas/RN.

           Confira a lista dos convocados para o Curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia:
 
Noturno


Integral



* Hoje é a festa da vitória do deputado Getúlio Rego.

           Pau dos Ferros, será palco hoje (05) da festa da vitória do Deputado Estadual Getúlio Rego (DEM).
           Getúlio Rego é Médico, tem 67 anos de idade, natural de Portalegre, casado, pai de três filhos (entre eles o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo-DEM), Getúlio vai para o oitavo mandato consecutivo como deputado estadual. O primeiro foi obtido em 1982.
Getúlio Rego foi o deputado estadual mais votado em Caraúbas em 2010.
Getúlio Rego vai para o seu oitavo mandato de deputado estadual. 
            É aguardada a presença de várias lideranças políticas, como a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).
            A festa será a Praça de Eventos, a partir das 21h, vão se apresentar Banda Grafith, Rita de Cássia e Anízio Júnior.

* Governo do Estado confirma pagamento do 1/3 de férias.

          A Secretaria Estadual de Educação confirmou que o pagamento do 1/3 de férias dos educadores será efetuado neste mês de fevereiro. As informações foram passadas pela diretora jurídica do Sindicato, Vera Messias.
Fonte: Sinte-RN.

* Cosern registra 127 pedidos de indenizações após apagão.

          O blecaute da noite de quinta-feira (03), que deixou às escuras o Nordeste até as 4h da madrugada desta sexta-feira (04), trouxe prejuízos a diversos moradores do Rio Grande do Norte. A Cosern, que é a responsável por receber as reclamações dos clientes, registrou 127 pedidos de indenização por danos a equipamentos somente hoje.
           De acordo com informações da empresa, a interrupção no fornecimento de energia foi registrada às 23h29, com origem na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, da Chesf, em Petrolândia (PE), conforme comunicado emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O problema atingiu 1,1 milhão de residências ou demais estabelecimentos que consomem energia em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, só sendo totalmente restabelecida às 3h55. Porém, não foram todos os consumidores que registraram prejuízos materiais.
          O contrato de concessão da empresa prevê que todas as reclamações dos usuários devem ser direcionadas à Cosern, mesmo que não seja a responsável pelo problema. Além de receber as reclamações, é a empresa que deverá arcar com os prejuízos danos materiais causados aos consumidores devido à falta de energia. Por isso, funcionários da empresa vão aos locais de onde partiram as reclamações para identificar os problemas.
Fonte: Tribuna do Norte.