segunda-feira, 14 de março de 2011

* Justiça determina posse de Rejane Ferreira na vaga de Fernando Lucena.

         A suplente de vereador de Natal Rejane Ferreira (PMDB) conseguiu na Justiça o direito de assumir uma vaga na Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (14), O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte acatou o pedido da suplente e determinou a suspensão do ato da Presidência da Câmara que empossou o primeiro suplente da coligação PMDB/PT/PSB, Fernando Lucena (PT) e ordenou que o presidente da CMN, vereador Edivan Martins (PV), emposse Rejane Ferreira.
         A posse dos suplentes de Natal gerou polêmica desde recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, que determinou a posse de suplentes dos partidos, e não das coligações, sob o argumento de que resolução do Tribunal Superior Eleitoral que trata sobre a fidelidade partidária determina que os mandatos pertencem aos partidos, e não às coligações. Com as saídas dos vereadores Paulo Wagner (PV) e Hermano Morais (PMDB), eleitos deputados federal e estadual, respectivamente, os suplentes do PV e PMDB deveriam assumir as vagas.

* Com magnitude revisada, tremor no Japão vira 4º pior da história mundial.

        O Serviço Geológico dos EUA, agência americana que estuda terremotos, elevou nesta segunda-feira (14) de 8,9 para 9 a magnitude do forte tremor que atingiu a costa do Japão na sexta-feira. Agora, o terremoto subiu de sétimo para quarto na escala de intensidade da agência, empatado com o tremor de 1952 na Rússia, o de 1700 na região da Califórnia (EUA) e de 1868 no Peru.
         O tremor provocou um tsunami com ondas de até 10 metros que devastou regiões litorâneas do nordeste do país, provocando muitas mortes.

* Dia Nacional da Poesia, viva esta arte!

        Através da poesia, expressamos e transmitimos sentimentos, que traduzem uma realidade ou um sonho. A poesia dá um tom diferente à vida, enobrecendo o nosso dia-a-dia, encantando as pessoas com versos e rimas que nos despertam um olhar mais atencioso à nossa volta.
       As estrofes de um poema são construídas por versos repletos de combinações de palavras capazes de alcançar nossas emoções. A poesia é o cenário de marcantes experiências em nossas vidas que lembramos através de suas linhas gravadas em nossa memória.

        Hoje (14) é o dia Nacional da Poesia, grandes nomes da nossa rica literatura brasileira são lembrados e não podemos esquecer nossos artistas e literários amazonenses que compõem esta constelação de poetas que enriquecem a nossa cultura, um dos nossos principais patrimônios.
        Aos poetas e poetisas amazonenses e do Brasil de hoje e outrora, dedico o meu reconhecimento aos seus talentos que brindam o nosso Estado com conhecimento e cultura através de suas artes.

Fonte:Nejmi Aziz.

* Jornal O Globo destaca risco na qualidade da estrutura de presídio federal em Mossoró.

         O jornal O Globo, edição de hoje (14), destaca uma matéria com o Corregedor do Presídio Federal de Mossoró, Juiz Federal Mário Azevedo Jambo. Com o título “Vulnerabilidade de penitenciárias federais do país dificulta ações de transferência de presos” a reportagem aborda que as quatro penitenciárias federais do país não conseguem manter o título de estabelecimentos de segurança máxima.
         A matéria cita o Presídio Federal de Mossoró como “o principal exemplo de risco presente nessas unidades é o presídio de Mossoró - onde justamente se encontra hoje um dos presos de mais alta periculosidade no país, o traficante Fernandinho Beira-Mar. Mossoró está sob risco de interdição, por problemas - apontados em relatório do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça -, como rachaduras e uso de material de baixa qualidade na obra”.

* Tremor de 2,5 graus é registrado na região do Mato Grande no RN.

        Um tremor de magnitude de 2,6 graus na escala Richter atingiu a região do Mato Grande no último sábado (12), tendo como local do epicentro o assentamento Jerusalém, no município de Taipu, a 47 quilômetros de Natal. De acordo com a moradora da cidade Maria José Soares, foi sentido um abalo por volta das 13h. No dia 14 de janeiro desse ano foi registrado outro tremor de 2,5 graus no mesmo local.
Fonte: Dn Online.

* TSE utilizará sistema de votação com identificação por digital.

        Alagoas e Sergipe serão os dois primeiros estados brasileiros a terem eleições totalmente biométricas, já no pleito municipal de 2012. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também utilizará 100% da nova tecnologia em duas capitais: Curitiba e Goiânia. A medida vai expandir de 1 milhão para 7 milhões o número de brasileiros habilitados para votar com identificação biométrica e também colaborará com o projeto do governo federal de implementar o Registro de Identidade Civil (RIC).
        O TSE vai anunciar oficialmente nesta semana a ampliação do número de localidades nas quais os eleitores serão cadastrados para votar em urnas biométricas — equipamento que processa o voto a partir da identificação da impressão digital. Em 2010, cerca de 1 milhão de pessoas votaram com o uso da tecnologia (confira quadro ao lado com a lista das cidades), desenvolvida principalmente para reforçar a segurança do processo eleitoral. No ano que vem, o TSE pretende atingir a marca de 10 milhões de eleitores aptos a irem às urnas biométricas.

* Receita libera da malha fina lote do IRPF 2006.

         A Receita Federal vai liberar da malha fina um lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2006. A maioria dos contribuintes tem imposto a pagar. A consulta ao lote estará disponível a partir de 9h, amanhã (15), no site da Receita Federal ou por meio do Receitafone no 146.
        Segundo a Receita, dos 598 contribuintes que estão no lote, 310 terão imposto a pagar, outros 145 contribuintes deverão receber e 143 contribuintes não têm nem imposto a pagar nem a restituir. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de 22 de março, com correção de 53,69%.

* A filha de Wilma de Faria ganhava R$ 18 mil reais do Meios.

          Deu no Novo Jornal
          Nos últimos meses do ano passado, enquanto os 1.640 funcionários da Ong Meios buscavam na Justiça – até agora em vão – o direito de receber os salários de outubro, novembro, dezembro, além do 13º salário, o Governo do Estado pagava, sem atrasos, um salário equivalente hoje ao dobro do que recebe um secretário de estado (cerca de R$ 18 mil) para a ex-presidente da Ong, Ana Cristina de Faria Maia, filha da ex-governadora Wilma de Faria.

* José Dias acena para ser líder do governo.

        O deputado estadual José Dias (PMDB) teve conversa com o vice-governador Robinson Faria (PMN). Topa ser líder do governo na Assembleia Legislativa. 
        Ele deixou claro que sua eventual ascensão ao posto seria, sobretudo, uma deferência ao próprio Robinson. Mas o caso não está resolvido. José Dias não é o primeiro nome na preferência da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Ela e o líder do seu grupo, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) preferem Getúlio Rêgo (DEM).
        Entretanto, a indicação do deputado Getúlio Rêgo não avançou, devido impasse nos critérios de nomeações a cargos comissionados do Estado em Pau dos Ferros, principal base eleitoral do parlamentar, governado por seu filho Leonardo Rêgo (DEM).
Fonte: Blog do Carlos Santos.

* Começa entrega de documentos de selecionados na 2ª lista do PROUNI.

         Começa nesta segunda-feira (14) o prazo para os pré-selecionados para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) comparecerem às instituições de ensino superior onde concorrem à vaga e comprovarem as informações declaradas na inscrição. O prazo termina na quinta-feira (17).
       A lista de pré-selecionados foi divulgada neste domingo (13) pelo Ministério da Educação. Os candidatos podem consultar o resultado no site do programa (link para a página do ProUni).

* Alcivan Viana antes e depois de ser vice prefeito.

          Desde que foi candidato na chapa vitoriosa em 2008, muita expectativa foi criada em torno do nome, do então atuante vereador, Alcivan Viana, esse sentimento se deu devido a postura pela qual o então Edil demonstrava na sua atuação como parlamentar na Câmara Municipal. Munido de muito conhecimento e inteligência, Alcivan se sobressaia sobre os demais, dado sua atuação sempre coerente com os movimentos sociais e com as suas origens de homem simples e batalhador, enfim Alcivan Viana construiu ao longo da sua vida estudantil, sindical e política uma figura de homem público diferente dos demais, essa imagem começou a mudar quando o mesmo foi eleito vice prefeito na chapa com Ademar Ferreira.
          Depois de eleito, a população em sua grande maioria se decepcionou e muito com à atuação de Alcivan, aquela atuação vista no legislativo, simplesmente sumiu. Alcivan passou a ser apenas uma peça bem pequena no imenso tabuleiro da administração. Inicialmente a falta de atuação causou muito mal estar entre Alcivan e o grupo, o mesmo não aceitava ficar a margem das decisões governamentais, quem não se lembra de um artigo escrito por Alcivan onde ele cobrava mais espaço na gestão, porém a partir deste episódio, Caraúbas pode perceber que Alcivan Viana já não era mais o mesmo, após uma resposta fria e dura do comandante Ferreira, sobre o artigo, o mesmo se calou e passou a ser um mero coadjuvante na gestão "Nossa Força é Nosso Povo". 
           Essa atitude de Alcivan não só diminuiu a sua liderança política, mas inclusive prejudicou a própria gestão, pois a mesma necessitava da sua colaboração. Quem diria que a comunidade natal do vice prefeito iria passar mais de 50 dias sem água, e ninguém iria ouvir a sua voz em defesa do seu povo. Porém, tudo isso, toda essa submissão, não vai levar o mesmo a lugar nenhum, pergunte a qual quer pessoa da cúpula governamental caraubense se o mesmo será o vice na próxima? A resposta será categórica, NÃO. Com isso tudo, Caraúbas em 2008 perdeu um dos melhores vereadores da sua história e ganhou um vice fraco como inúmeros que já passou por aqui. É uma pena...

* Ademar e Alcivan em 2012.

        A cada dia fica mais claro que a chapa vitoriosa em 2008, Ademar e Alcivan, dificilmente se repetirá no pleito de 2012. Esse fato se deve a vários pontos, entre eles: O desgaste político de ambos, chegada dos Oliveiras no grupo situacionista, fato que deve levar um dos membros do partido para à chapa, e as pretensões de próprio Ferreira de ser o candidato do grupo no próximo pleito, entre outros. Assim sendo, quem votou em Ademar e Alcivan em 2008 votou e quem não votou não vota mais. Aguarde!

* Ferreira Jr. no comando do PMDB/Caraúbas.

         O articulador-comandante Ferreira Júnior está no comando do PMDB da cidade de Caraúbas de fato e de direito. Detentor do comando do partido à muito tempo, o empresário vêm divulgando na imprensa local que vai fazer uma reestruturação do partido á nível local visando as eleições de 2012.
        Essa atitude de Ferreira já era esperada, visto que de fato era ele quem mandava no partido, dentro dessa reestruturação está a candidatura do próprio a prefeito da cidade no próximo pleito, visto que o atual prefeito, Ademar Ferreira, só será candidato em uma eventual barbada política, fato que não deve acontecer.