terça-feira, 15 de março de 2011

* Fátima confirma Willma na Sudene e Iberê no Ministério da Integração.

         A de­pu­ta­da fe­de­ral Fá­ti­ma Be­zer­ra (PT), uma das prin­ci­pais li­de­ran­ças do par­ti­do no Rio Gran­de do Norte, con­fir­mou que os ex-governadores Wilma de Faria (PSB) e Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB) serão aco­mo­da­dos no se­gun­do es­ca­lão do go­ver­no da pre­si­den­ta Dilma Rous­seff (PT).
         Mesmo cau­te­lo­sa, ale­gan­do que só quem pode ofi­cia­li­zar o nome de Wilma e Iberê no Diá­rio Ofi­cial da União é a pró­pria Dilma, Fá­ti­ma con­fir­mou que os dois ex-governadores pees­se­bis­tas já estão com os des­ti­nos tra­ça­dos. Ela con­fir­mou que Wilma será a nova ti­tu­lar da Su­pe­rin­ten­dên­cia do De­sen­vol­vi­men­to do Nor­des­te (Su­de­ne) e que Iberê será agra­cia­do com uma coor­de­na­do­ria do Mi­nis­té­rio da In­te­gra­ção Na­cio­nal.
         "Os dois serão con­vi­da­dos para tra­ba­lhar no Go­ver­no Dilma. Isso já foi acer­ta­do. In­clu­si­ve com o con­vi­te foi feito pela pró­pria pre­si­den­ta. Os dois farão parte do go­ver­no", fri­sou.

* Agripino assume presidência do DEM pregando unidade no partido.

         Reunida em Brasília para tentar estancar uma crise interna que ameaça esvaziar o partido, a cúpula do DEM escolheu nesta terça-feira (15) o senador José Agripino Maia (RN) o novo presidente nacional da sigla.
        Agripino foi eleito para um mandato tampão de sete meses e terá a missão de estabelecer a união da legenda para recuperar seu prestígio.
         Pouco antes de ser eleito, Agripino Maia afirmou que fará uma gestão de união entre a “sabedoria dos mais experientes e a juventude dos mais novos”, sem olhar para os “erros” do passado.
O senador José Agripino, novo presidente do DEM, ao lado do deputado Rodrigo Maia, ex-presidente, e do ex-senador Marco Maciel (Foto: Dida Sampaio / Agência Estado) 
O senador José Agripino, novo presidente do DEM, discursa ao lado do deputado Rodrigo Maia (esq.), ex-presidente da legenda, e do ex-senador Marco Maciel. 
Fonte: G1.com.

* Secretaria de Saúde de Caraúbas lança edital de Concurso.

         Deu no sociedade ativa
         Através do Edital nº 001/2011, a Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas, onde sua secretária, Juliana Carlos, coloca em prática o “Calendário de Atividades da SMS”, onde destaca a importância de combater a dengue, com o entendimento de que esta é uma missão que necessita da parceria de toda a sociedade, desta forma lança por meio deste edital o concurso “TODOS CONTRA A DENGUE”.
         Este concurso irá premiar as experiências mais exitosas sobre a temática DENGUE. Ocorrerá durante o período de 15 de março a 15 de abril de 2011. Serão premiadas as experiências mais exitosas por categoria, sendo:
  • Categoria 01: Escolas (municipais, estaduais e particulares, incluindo universidades);
  • Categoria 02: Imprensa (blogs, informativos, emissoras, colunistas sociais, e afins);
  • Categoria 03: Demais setores organizados (ONGs, grupos como escoteiros, maçonaria, sindicatos, empresas/comércios e afins, igrejas).
        A seleção se dará por meio da análise de um relatório com cópia impressa e outra digitalizada (CD-ROM) entregue pelo concorrente, acompanhado da ficha de inscrição. Quando da realização das atividades, a comissão deverá ser informada 72 h antes para acompanhar e avaliar.
         O relatório deverá apresentar com riqueza de dados as atividades organizadas através de fotos, registro de participantes, resultados alcançados.
        Uma comissão julgadora será formada por integrantes do Conselho Municipal de Saúde, o qual é composto por integrantes de diversos setores da sociedade, como sindicatos, associações, secretarias, hospital, dentre outros. Atividades realizadas em conjunto (escolas + imprensa, por exemplo) poderão ser pontuadas para todos os colaboradores, desde que estes sejam de categorias diferentes.
         A criatividade, mobilização da comunidade, e registro são critérios fundamentais. O relatório de cada equipe deverá ser entregue até o dia 15 de abril de 2011, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, de 8h às 12h e 14h às 17h.
        A premiação é a seguinte:
  • O Prêmio para categoria 01 será uma TV de plasma, um DVD e um microcomputador;
  • O Prêmio para a categoria 02 será um microcomputador;
  • O Prêmio para a categoria 03 será um microcomputador.
        Além destes prêmios, serão entregues troféus para os primeiros colocados e todos os participantes serão contemplados com uma comenda/placa de participação e contribuição com a saúde coletiva.
por ocasião da premiação, serão apresentadas as vencedoras durante uma atividade/evento de encerramento da campanha com a participação de convidados do setor do estado e imprensa.
         As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na Sede da SMS até o dia 30 de março de 2011.

* Aprendizado é maior após aplicação de provas, diz pesquisa.

         Enquanto algumas pessoas são mais apegadas a números e contas matemáticas, outras gostam mesmo é de se debruçar sobre livros de história e literatura. Mas há uma coisa que a maioria dos estudantes concorda: a inimizade declarada aos testes e provas. Porém uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos constatou que os alunos que estudam e depois respondem a questões sobre o conteúdo aprendem 50% mais sobre a matéria.
         Resolver questões é a forma mais eficaz de aprendizado, vencendo o estudo conceitual em livros e esquemas como rascunhos. É o que constatou Jeffrey Karpicke, professor assistente de psicologia da Purdue University, nos EUA, ao fazer uma pesquisa sobre o tema com 200 jovens.
        Os estudantes foram divididos em 4 grupos e todos tiveram que ler diversos textos científicos sobre assuntos como sistema digestivo, por exemplo. Depois, cada grupo foi submetido a um tipo de estudo.
         O primeiro grupo somente leu os textos por 5 minutos; o segundo, por 20 minutos; o terceiro organizou as informações em um diagrama e relacionou conteúdos; e o último respondeu questões sobre o texto após lê-lo. Após uma semana, os 200 alunos tiveram que resolver um teste sobre os textos, segundo os resultados da pesquisa, aprendeu 50% mais do que os outros. 
Fonte: Portal Terra.

* Parabéns ao amigo Marcos Roberto.

         Os meus sincero parabéns ao amigo Marcos Roberto pela aprovação na seleção para o curso de mestrado em ambiente, tecnologia e sociedade pela UFERSA.

* Juninho Alves o alvo da situação caraubense.

       Na manhã de hoje (15), conversei demoradamente com um velho amigo, e na oportunidade entre os muitos assuntos que tratamos, falamos de política, é claro, e neste tema, dialogamos bastante, e em uma das muitas analises das possíveis conjunturas locais pude perceber que dentro da situação caraubense existe há certeza da ameaça política chamada, Juninho Alves (PR), aos planos do grupo,  e neste viés, ele será o alvo do grupo situacionista, o plano é tentar abalar a pré-candidatura oposicionista, além de "fatos novos" existe o plano de tentar afastar o grupo oposicionista do dep. Getúlio Rêgo, essa vamos aguardar!
Juninho Alves (PR).

* Hoje é o dia da Escola.

        A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
        Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
        Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka

* Rosalba continua errando com os servidores.

        Os policiais e bombeiros militares promovidos no final do ano passado ainda não receberam a diferença salarial referente à promoção e também 1/3 de férias.Os casos mais graves são dos recém-formados, em dezembro de 2010, que continuam recebendo como alunos soldados, ou seja, uma bolsa de R$ 545,00, e dos policiais que iniciaram este ano o curso de formação.
        As denúncias foram feitas por policiais que se dizem vítimas da “medida do governo do estado de conter gastos”. Os militares afirmam terem recebido informações de que os soldados recém-formados ficarão recebendo como alunos até o mês de junho, devido ao problema financeiro pelo qual passa o Estado.
        Apesar do processo de pagamento ter chegado a Secretaria de Administração, o processo teve que retornar a Diretoria de Finanças da PM/RN, por medida de contenção de gastos do governo no primeiro quadrimestre. Durante esse período o soldado ficará recebendo apenas um salário mínimo, quando deveria está recebendo R$ 1,8 mil. A categoria afirma que “o pagamento destes policiais já estava previsto no orçamento de 2011, mas o governo justifica o atraso com a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Fonte: Panorama Político.

* Fala povo...

        Temos que repensar a educação pública em Caraúbas, urgente. Na tarde de ontem (14), fomos procurados por uma pessoa da nossa cidade muito preocupada com a situação de uma pessoa que trabalha em sua casa, e se via em muita dificuldade em COMPRAR o material escolar do seu filho. Essa problemática séria normal se a Escola deste aluno não fosse "PÚBLICA", com uma relação de material que fica entre R$ 150 e 200 reais, essa mãe está aflita por não ter subsídios financeiros para arcar com essa demanda de material, confira:

Jardim de Infância Hugolino d' Oliveira
Ensino de Educação Infantil
Caraúbas/ RN.

Relação de material para 1° Semestre.

* 100 folhas de papel ofício (um chamequinho)
* 10 Stêncil
* 01 Caderno Pequeno
* 05 lápis Pequeno
* 01 Coleção de Lápis madeira com 12 UND ( Faber-Castell)
* 02 Colas de isopor pequenas
* 02 Colas coloridas
* 01 Tesoura sem ponta
* 02 Borrachas brancas
* 02 Lapiseiras
* 02 Tintas guache
* 01 pincel fino
* 01 Caixa de modelar
* 02 Cartolinas comuns
* 02 Cartolinas guache
* 02 Cartolinas dupla-face
* 02 Folhas papel laminado
* 02 Folhas papel camurça
* 01 folha de papel madeira
* 01 Folha de EVA
* 01 Pasta de elástico
* 01 Copo
* 01 Bolsa de lápis
        
         Após analisar essa relação de material fica a pergunta: Onde está o dinheiro da PMC? Essa prática não é privilegio do Hugolino, outras Escolas Municipais passam pela mesma situação. Assim se não há dinheiro para custear o transporte dos universitários, se os alunos precisam comprar o material escolar, se o transporte escolar passa de três meses sem receber um só centavo, é importante que sejam mudadas algumas atitudes da administração "Nossa Força é Nosso Povo", assim mais uma vez falei o que o povo quer falar...

* Universitários caraubenses e sua taxa de deslocamento.

         Mais uma vez à administração "Nossa Força é Nosso Povo", deixa de lado o que prometeu na campanha de 2008, investimento em educação, e vai continuar taxando os universitários caraubenses que se deslocam para outros municípios, essa maldade foi informada aos estudantes no último sábado (12), durante uma reunião envolvendo membros da secretaria de educação e os universitários. Alegando mais uma vez falta de recursos, mesmo o FPM estando em média 35% maior que 2010, à administração vai deixar a cargo dos alunos todos os custos de um ônibus para o deslocamento. É lamentável.
          Desde que a atual gestão assumiu, implantou essa taxa que durante este ano deve chegar à média de R$ 30 reais/mês, com isso fica a pergunta, será que a PMC não tem condições financeiras para arcar com mais R$ 30 reais na educação dos seus munícipes? Só precisava diminuir dois super-contratos de veículos da administração para ter respaldo financeiro para esse micro investimento, pois gastos em EDUCAÇÃO não é despesa e sim um investimento. 
          Se ainda fosse universitário não pagaria essa taxa e ficaria no aguardo de alguém da PMC fosse me colocar para fora do ônibus, séria uma ótima matéria para a imprensa, não só estadual mais também nacional. Como diria Boris Casoy "Isso é uma vergonha".

* Mais um Curso de me­di­ci­na em Mossoró.

       Mos­so­ró deve ga­nhar mais um curso su­pe­rior em Me­di­ci­na. Desta vez na Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral Rural do Semi-Árido (UFER­SA). O rei­tor da ins­ti­tui­ção, pro­fes­sor Jo­si­van Bar­bo­sa, disse que esse é um pro­je­to que a uni­ver­si­da­de pre­ten­de via­bi­li­zar ainda em seu man­da­to, por­tan­to pró­xi­mos dois anos. Ele des­car­tou uma ex­pan­são des­con­tro­la­da da Ufer­sa por todas as re­giões do Rio Gran­de do Norte.

* Vaquejada no Saia Rodada Park Show, Caraúbas/RN.

* MEC anuncia aumento de 21% na verba para educação profissional.

        O Ministério da Educação (MEC) aumentou em 21% a verba de investimento em educação profissional no país. Serão disponibilizados R$ 320 milhões para os estados investirem em reforma, ampliação, construção de escolas técnicas e aquisição de recursos pedagógicos. Em 2010, a verba destinada foi de R$ 263,4 milhões.
        O MEC firmou convênios com 23 estados, e prepara acordo com Distrito Federal, Amazonas, Rio de Janeiro e Rondônia, que ainda não aderiram ao programa. Somente com os convênios firmados é possível repassar os recursos. A intenção do ministério é construir 176 escolas técnicas estaduais e criar mais 210 vagas para os estudantes. O objetivo, segundo o MEC, é alcançar meio milhão de matrículas nas escolas estaduais. Atualmente as redes estaduais de ensino profissionalizante têm 289 mil matrículas. No total, 1,14 milhão de estudantes estão envolvidos com educação profissional no país.

* Bar será multado por expor crianças.

        O bar e restaurante Extravasa, localizado no Centro Comercial Jardim em Ponta Negra, será autuado pelo 1ª Vara da Infância e Juventude por permitir que crianças se apresentem no estabelecimento. A cena foi flagrada pelo programa Fantástico da rede Globo de Televisão no domingo passado e mostrou ainda o ambiente cercado  de prostituição e tráfico de drogas. O valor da multa ainda não foi estabelecida e varia de 3 a 20 salários mínimos. Os responsáveis pelos menores serão procurados para que as responsabilidades sejam apuradas e aplicada as medidas cabíveis.
Funcionários que não quiseram se identificar afirmam que espanhol que foi preso em 2009 é proprietário de bares em Ponta Negra 
Funcionários que não quiseram se identificar afirmam que espanhol que foi preso em 2009 é proprietário de bares em Ponta Negra.

* Agripino assume hoje o comando nacional do DEM.

        O Democratas homologa hoje o senador José Agripino Maia (RN) como novo presidente, em convenção nacional, ao mesmo tempo em que o comando do partido opera politicamente para reduzir as dissidências internas. Conscientes de que não podem impedir mais a desfiliação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o partido discute agora a tentativa de preservação da filiação do vice prefeito da capital paulista, Guilherme Afif Domingos. Setores do partido defendem a manutenção de Afif, um dos principais quadros do DEM em São Paulo. Esse grupo avalia que se Afif seguir Kassab na desfiliação produzirá um desfalque ainda maior da legenda num de seus principais redutos.
Agripino: liderança em meio a manobras para enfraquecer o DEM no principal colégio eleitoral 
Agripino: liderança em meio a manobras para enfraquecer o DEM no principal colégio eleitoral.