segunda-feira, 11 de abril de 2011

* IFRN em mais nove cidades.

Rosalba, Haddad, Fátima Bezerra, Mineiro.
        A presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra, participou da inauguração da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN na manhã desta segunda-feira (11), ao lado do ministro da Educação Fernando Haddad, da governadora Rosalba Ciarlini, do reitor Ivonildo Rego e do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).
        Fátima aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro uma cópia do requerimento aprovado na Comissão que indica nove municípios potiguares para implantação de IFRNs.
       Os municípios são: Parelhas, São Paulo do Potengi, Alexandria, Canguaretama, Lajes, Umarizal, Touros, Jucurutu e Ceará-Mirim.

* Governo anuncia campanha do desarmamento em maio.

        O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou nesta segunda-feira (11) que o governo federal irá antecipar uma campanha nacional de desarmamento, que estava prevista para acontecer em julho. Em entrevista concedida em Brasília, o ministro afirmou que, por causa da chacina que deixou doze mortos em uma escola do Realengo, no Rio de Janeiro, a campanha será antecipada para o dia seis de maio.
         A data marca o período de um mês depois da tragédia. Segundo o ministro, será criado um conselho para definir as ações da campanha, formado pelo governo, entidades da sociedade civil, e organizações como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Nacional do Ministério Público e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

* OAB vai entrar com ação pela constitucionalidade da Ficha Limpa.

       O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu nesta segunda-feira (11) ajuizar ação declaratória de constitucionalidade (ADC) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) tome uma decisão definitiva sobre a validade da Lei da Ficha Limpa. O objetivo é evitar que, nas eleições de 2012, candidatos que venham a ser considerados inelegíveis tentem invalidar pontos específicos da lei com ações individuais no STF.
        De acordo com o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, o Supremo deve se manifestar rapidamente para evitar "insegurança jurídica" a respeito de candidatos nas próximas eleições. A redação da ADC será definida por uma comissão formada por quatro conselheiros federais da entidade.
        A intervenção da OAB foi solicitada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que liderou a coleta de mais de 1,3 milhão de assinaturas para apresentação de um projeto de lei que serviu de base para a Lei da Ficha Limpa.

* Prefeitos do RN ameaçam só pagar piso dos professores depois que Governo Federal enviar contrapartida.

        Os prefeitos do Rio Grande do Norte vão aproveitar a reunião que a Confederação Nacional dos Municípios vai realizar com a FEMURN, na próxima quarta-feira (13), em Natal, para engrossar o discurso junto ao Governo Federal. "Não somos contrar pagar o Piso Nacional aos professores, pois sabemos que os educadores merecem ganhar os melhores salários, mas os municípios já estão quase todos entrando em consenso, de só pagar o piso, quando o Governo do Estado nos pagar a contrapartida", disse Jackson Bezerra, prefeito de Afonso Bezerra, e que ficou conhecido no ano passado ao caminhar a pé, vários quilômetros até sua cidade, em protesto contra a crise dos municípios.
        O evento, que será realizado a partir das 8 horas da quarta-feira no Hotel Parque da Costeira, na Via Costeira, faz parte de uma série de encontros que a CNM está realizando em todos os Estados brasileiros em parceria com as Federações de Municípios. A pauta do evento inclui assuntos como o Fundeb e o piso dos professores (efeitos da decisão do STF), recuperação do FPM, o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, regulamentação da Emenda 29 e a situação dos convênios com o Governo Federal.
       Blog: O piso dos professores não é pago por pura incompetência. Na última sexta-feira , as prefeituras receberam o FPM, o mesmo, veio 34% a mais que o mesmo período de 2010, porém quando o mesmo sobe, e isso é uma constante desde novembro do ano passado, você não encontra ninguém para diz que subiu, mas quando cai à choradeira é grande. O que falta para a maioria das prefeituras é gestão eficiente no mais é incompetência mesmo!!!
Fonte: Blog do Marcos Dantas.

* Iberê sobre críticas de Rosalba ao receber Governo: “Uma coisa é quebrado outra é em dificuldade financeira”.

      O ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) rebateu algumas críticas que vem sendo feitas pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e sua equipe. Iberê disse que não deixou o Governo quebrado. "Você só pode dizer que está quebrado quando se compara as receitas. O atual governo já arrecadou R$ 1,2 bilhão, tendo cerca de um bilhão em caixa. Então, daria para ter pago os R$ 800 milhões de dívidas", frisou na 96 FM.
      Em um momento da entrevista, Iberê questionou como pode ter "quebrado" o Governo do Estado em apenas nove meses. "Eu estou sendo colocado como o algoz, tendo quebrado o estado em nove meses. Mas, na verdade, é preciso destacar que os estados pequenos passam por dificuldades financeiras. Enquanto o pacto federativo do Brasil não for modificado, nós vamos sofrer", defendeu.
      Para argumentar sua tese, Iberê chegou até a lembrar que o senador José Agripino (DEM) deixou dois meses de salário do funcionalismo atrasado, quando entregou o Governo ao deputado Vivaldo Costa (PR), em 1994. "Não quero estabelecer um bate-boca. Uma coisa é quebrado outra é em dificuldade financeira. Acho que o Rio Grande do Norte é viável e tem boas perspectivas. O aeroporto que o governo Federal está fazendo, a Copa e a energia eólica são boas apostas. Temos certeza que vamos melhorar", disse.

* Vaquejada em Caraúbas é no Saia Rodada Park Show.

Clique para ampliar.

* Escola Maria Sílvia lança mais um projeto ambiental.

        Na manhã de hoje (11), teve início o projeto "Educação Ambiente dever de todos", da Escola Estadual Profª Maria Sílvia de V. Câmara,  esse é relativo à Campanha da Fraternidade de 2011  que tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Com Dores de Parto”, o referido, busca conscientizar a população do Bairro Leandro Bezerra sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
      O lançamento foi feito na capela de Santo Antônio no Bairro Leandro Bezerra, na oportunidade o seminarista André fez uma palestra para os alunos do 1º ao 5° ano do turno matutino, o mesmo terá continuidade às 14h, no mesmo local, o público alvo será alunos do 6º ao 9° ano e comunidade em geral. Participe essa luta também é sua.
 André conversou sobre Deus e meio ambiente com os alunos.
 Equipe pedagógica esteve no lançamento.
 Alunos presentes ao evento.
 Educação Ambiental Dever de Todos.

* Fala Povo...

         Fomos procurados por três moradores da comunidade de Língua de Vaca/Caraúbas, agora a pouco, para veicularmos uma denúncia, bem grave. A pouco mais de um ano e meio os moradores da referida comunidade estão sem água, motivo? a aquela famosa adutora da Mariana que passou mais de 70 dias sem funcionar por falta de uma bomba não abastece mais a comunidade de Língua de Vaca, esse problema a cada dia se agrava mais devido a escassez de água de boa qualidade na região. Outro fato que prejudica os moradores é ter de voltar às práticas do século anterior, quando os mesmos necessitavam de carroças, roladeiras, ancoretas, galão, entre outros meios de abastecer suas residências. 
       Esses relatos por se só já seriam graves de mais, porém existe outro problema! Os canos da adutora simplesmente foram arrancados da adutora, isso mesmo os canos foram arrancados e doados ou trocados, ninguém sabe, a um morador da região. Isso mesmo, agora neste momento é impossível chegar água a comunidade de Língua de Vaca/Caraúbas, pelo fato da adutora simplesmente não ter mais canos. Segundo os moradores a administração "Nossa Força é Nosso Povo" é sabedora desta realidade, isso é o pior.
      Confesso que estou estarrecido, porém gostaria de solicitar em nome das inúmeras famílias daquela comunidade que a PMC, possa tomar providências sobre essa situação e que os nossos representantes, em todas as esferas possam conter atos dessa natureza. Assim sendo mais uma vez falei o que o povo quer falar...

* Fala Povo...

        Você não vai acreditar! PMC ainda não resolveu nada no tocante a iluminação pública das comunidades rurais do nosso município: Confira matéria anterior:
         Desde o ano passado algumas comunidades rurais clamam por melhorias no tocante a iluminação pública das mesmas. Essa questão pode ser encarrada por muitos, como algo inesprecível, porém é essa questão é muito séria, sobre tudo, devido o alto índice de insegurança que se estabeleceu em nossa região. Só neste final de semana, houve dois assaltos a mão armada em regiões próximas ao Distrito de São Geraldo, detalhe, durante o dia, imagine à noite. Assim neste sentido a escuridão que assola as mesmas é mais um sub-terfugio para a bandidagem. Com isso peço que administração "Nossa Força é Nosso Povo", possa refletir sobre esse relato a seguir:
         Pela milésima vez os moradores do Distrito de São Geraldo, Comunidades de Furtuna (I, II), Língua de Vaca, Mariana, Apanha-Peixe (I, II) entre outras, vem através deste informativo eletrônico cobrar agilidade da administração "Nossa Força é Nosso Povo" no tocante a iluminação pública destas comunidades que a meses estão sofrendo com a falta de lâmpadas no postes das referidas, como à administração vai inaugurar, as importantes obras, aula inaugural do ProJovem, em algumas comunidades citadas, poderiam aproveitar e inaugurar as obras, com as comunidades no claro pelo menos. Assim sendo, falei o que o povo quer falar...
         Confira imagens de parte do Distrito de São Geraldo/Caraúbas, no dia (27/02) à noite, essa situação continua hoje (10/04):
Imagens próximas a quadra de esporte do Distrito.

* PMDB de Henrique vai bancar a nova CPMF.

         Deu no blog de Cláudio Humberto: 
        O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN), espera anunciar em 30 dias o plano do seu partido para financiar a saúde pública do País. A proposta em estudos no PMDB é a volta da CPMF com uma alíquota menor que a anterior. Ele se diz disposto a enfrentar o desgaste político. Sua atitude agradou o ministro Alexandre Padilha (Saúde), com quem andou às turras no começo do governo.

* Presidente da FEMURN critica governo por penalizar municípios.

         O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, avalia que nos primeiros dias de gestão, embora tenha buscado o equilíbrio financeiro, a governadora Rosalba Ciarlini terminou por penalizar as cidades potiguares com o corte em verbas que estavam previstas para investimentos.
         Benes Leocádio elogia as medidas do Governo para promover o equilíbrio financeiro. “As medidas são importantes para por em ordem o Estado e realizar as metas e programas de governo que a então candidata divulgou. São medidas corretas e necessárias”, comenta.
         Mas o representante dos prefeitos também não poupa críticas a governadora pelo cancelamento dos convênios com os municípios. Para Benes Leocádio a medida adotada pela gestora impede que ações e benefícios já contratados pelos prefeitos sejam executados nas cidades. “Isso não é bom, o propósito do Governo deveria ser melhorar a qualidade de vida dos potiguares através de parceria. Mas com essa medida (de cancelar os convênios) penaliza as ações já previstas”, destaca.
         Segundo o presidente da Femurn, as ações deveriam zelar pela impessoalidade e não cancelar convênio pelo fato de ter sido firmado na gestão passada. “Nossa preocupação é não deixar que os atos pelo simples fato de terem sido feitos na gestão passada caiam na vala comum da suspeição da ilegalidade”, comenta.
         Nas críticas Benes Leocádio vai mais adiante: “a governadora está usando dois pesos e duas medidas. Por que ela não anulou o decreto que aumenta o ICMS, feito pelo Governo passado, e cancela os contratos dos municípios”, completa.