quinta-feira, 14 de abril de 2011

* Escola Maria Sílvia realiza caminhada de consientização sobre o combate à Dengue.

         Deu no Caraúbas Hot News
Uma grande mobilização foi realizada em ruas do Leandro Bezerra e do Centro.
        A Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara realizou na tarde desta quinta-feira a culminância do Projeto "Escola e Comunidade juntos para conhecer e prevenir a dengue".
Crianças exibem cartazes durante a caminhada.
       Uma grande mobilização percorreu as ruas de Caraúbas/RN. Exibindo faixas, cartazes e fazendo apresentações, os alunos procuraram chamar a atenção da sociedade caraubense acerca dos riscos da dengue. O encerramento da caminhada ocorreu na Quadra Municipal de Esportes José Ricardo.
Apresentação dos alunos do 6º Ano.
Mobilização seguiu para o Centro da cidade.
O aluno Romário cantou um hino, no encerramento das atividades.
        O projeto envolveu toda a comunidade escolar, durante mais de uma semana."São ações como essas que devemos praticar. A campanha foi importante pois podemos ajudar as pessoas a se conscientizar, pois a dengue merece a nossa atenção", disse a estudante Joyce Larissa.

* Ademar Ferreira tem desempenho melhor que Ferreira Junior.

       Os números do prefeito Ademar Ferreira (PSB), são melhores que os do articulador-comandante Ferreira Jr. Ademar fica 13 pontos atrás do ex-prefeito Eugênio Alves enquanto Ferreira fica 17,5 pontos atrás do vereador Juninho Alves.
Fonte: AGORA SEI.

* Governo do Estado sem data para pagamento de aulas suplementares.

        A notícia não poderia ser pior para centenas de professores que esperam ansiosamente pelo pagamento das aulas suplementares referente ao ano de 2010. Segundo a SEEC a CONTROL não autoriza o pagamento das Horas Suplementares por que considera as mesmas como Hora Extra e enquanto o estado estiver no Limite Prudencial não poderá efetuar esse pagamento, isso é um absurdo.
         O Governo Rosalba em seus primeiros 100 dias está com uma marca, de um governo mau-pagador. A SEEC não paga os professores  e não sabe explicar como é que o governo do estado arrecada R$ 2.021.951.375,74 nos cem primeiros dias de governo, e não traz nenhuma resposta a pauta do magistério. Mas de dois bilhões de arrecadação e não tem respeito nenhum com os trabalhadores em educação.

* Secretária de Estado da Educação e da Cultura está levando os trabalhadores em educação para greve.

        Na última quarta-feira (13) aconteceu uma audiência entre a SEEC e a direção do SINTE.   
         Durante quase três horas de audiência a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, não apresentou respostas para nenhum dos pontos tratados na audiência: Revisão do PCCR do Magistério, Posicionamento da SEEC com relação ao Piso Nacional do Magistério, Pagamento dos diversos débitos para os trabalhadores em educação (Pagamento dos Abonos de Permanência publicados e não pagos; Pagamento das 3.331 Promoções implantadas em 24 parcelas, negociadas na greve de 2009, e que deveriam ter sido pagas a partir de janeiro de 2010, pelo governo estadual; Pagamento das 557 promoções horizontal publicadas nos meses de agosto, setembro e outubro  de 2006 com retroatividade a data da publicação negociada também na greve de 2009; Publicação das Licenças-Prêmios, ponto esse negociado na greve de 2010, que, aliás, de acordo com documento recebido pelo sindicato do governo estadual as licenças seriam publicadas a partir de um⁰ de julho de 2010; E ainda pagamento de buscar o pagamento de títulos, pecuniárias, etc.), não apresentou nada, nada, nada.
         De acordo com Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, estamos há mais de cem dias do governo e da nova gestão a frente da SEEC e até agora o governo estadual não sinaliza com nada para os trabalhadores em educação. Essa audiência foi uma das piores da qual já participei, é muito blá blá blá e nenhuma ação. A SEEC não dá respostas para nada, desabafa a dirigente do SINTE.
        É necessário que a categoria intensifique a mobilização para forçar uma resposta positiva do governo estadual.  
         De uma coisa tenho certeza, se não houver negociação acontecerá greve!

* Vereador PIPI tem requerimento reprovado e de quebra situação ainda passa por cima do regimento da casa.

          A sessão da Câmara de vereadores de hoje (14) foi marcada por um fato preocupante. Após o requerimento do vereador Silas Sales (PIPI-DEM), que cobrava explicações da municipalidade sobre aplicação dos Royalties, os vereadores situacionistas mais uma vez provaram que transparência não é o forte desta administração, o requerimento foi reprovado.
         Essa atitude inexplicável dos vereadores situacionistas, não séria novidade, se não fosse pautada em um descumprimento do regimento da casa. Na sessão de hoje estavam presentes oito vereadores, o presidente Vinícius Amorim (PRB) não estava presente, quem presidiu a sessão foi o vereador Novinho Praxedes (PMDB). Segundo o artigo 21 do regimento da câmara dos vereadores, aponta que o presidente da casa só vota em caso de empate, neste caso na sessão de hoje o vereador Novinho Praxedes não poderia votar, assim sendo o requerimento do vereador PIPI deveria ter sido aprovado por 4 votos a 3, porém esse fato não ocorreu. 
        Descumprindo o regimento, o vereador-presidente votou para empatar e depois desempatou, "Mais uma vez o regimento da casa foi rasgado", informou os vereadores de oposição. Após esse fato, lamentável, os vereadores da oposição irão acionar o Ministério Público.
          Em Patú 4 venceram 5 e em Caraúbas 3 venceram 4. Aí mata.
          Confira o que diz o regimento:
REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
TÍTULO II
CAPÍTULO I
SEÇÃO IV – ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA MESA E DO PRESIDENTE

Art. 21 – O Presidente da Mesa terá direito ao voto desempate, exceto na eleição para a Mesa, contando-se, porém, a sua presença para efeito de quorum, podendo, ainda, em escrutínio secreto votar como qualquer vereador.

* Wilma: questões políticas motivaram fim de convênio para expansão do SAMU.

        A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) voltou à cena para criticar o suposto tratamento dado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao processo de expansão so SAMU no interior do Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira (14), a ex-governadora afirmou que o atual Governo cancelou convênio com os municípios por "pura politicagem".
        Wilma, lembrando que diversas ambulâncias do SAMU estão em Natal aguardando a estruturação das bases de suporte, com cronograma de ações em andamento, afirmou que, ao sair do Governo, deixou "pronto e acordado" com o Ministério da Saúde um plano de expansão do SAMU, chegando ao interior e, de acordo com a ex-governadora, atendendo qualquer ocorrência em todo o estado em até 20 minutos. No entanto, Wilma de Faria afirmou que o convênio assinado por Iberê Ferreira com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), dando sequência ao processo de interiorização do serviço, foi cancelado.

* TSE suspende repasse do fundo partidário ao PR.

       Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram suspender o repasse do Fundo Partidário ao Partido da República (PR) pelo período de um mês.
       Os ministros acompanharam o voto do ministro Marcelo Ribeiro, relator do caso, que aplicou a sanção ao desaprovar as contas do PR relativas a 2003. Em seu voto, o ministro destacou que o partido não corrigiu diversas irregularidades apontadas pela Coordenadoria de Exames de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE (Coepa/TSE).
      No início do julgamento, o ministro Marcelo Ribeiro lembrou que a Lei 12.034/2009 incluiu um parágrafo ao artigo 37 da Lei 9.096/95 que passou a determinar que o repasse do Fundo Partidário não poderá ser suspenso, caso a prestação de contas não seja julgada pelo tribunal competente dentro de um prazo de cinco anos.

* Wilma assume "DNA" da interiorização do SAMU.

           Deu no panorama político.       
       A ex-governadora Wilma de Faria descredenciou a atual gestora Rosalba Ciarlini sobre o projeto de interiorização do Serviço de Atendimento Médico a Urgência (SAMU). Pelo microblog Twitter, a líder do PSB disse que foi no Governo dela que o projeto foi concebido.
      “Boa parte das ambulâncias especiais já estão em Natal aguardando a estruturação das bases de suporte, com cronograma de ações em andamento. Antes de sair do Governo, deixei pronto e pactuado com o Ministério da Saúde e Municípios um plano para levar o SAMU ao interior do Estado”, escreveu.
     Wilma de Faria lembrou que foi responsável por montar o SAMU em Natal, na região metropolitana e em Mossoró.

* Novinho Praxedes em terceiro colocado.

        Segundo dados da pesquisa AGORA SEI, o vereador Novinho Praxedes (PMDB), aparece na terceira colocação em todos os cenários, na estimulada.

* Projeto "Escola e comunidade juntos para conhecer e prevenir à dengue”, terá encerramento hoje..

       O Projeto "Escola e comunidade juntos para conhecer e prevenir à dengue”, da Escola Estadual Profª Maria Sílvia de V. Câmara, terá seu encerramento hoje (14). Durante 10 dias alunos, pais e funcionários, PSF's, agentes de saúde e endemias e comunidade em geral, se uniram na luta contra à Dengue, neste período foram realizadas várias palestras, mini-cursos, distribuição de panfletos, caminhadas, visitas domiciliares, gincanas entre outras ações educativas.
      Logo mais às 15h, na sede da Escola Maria Sílvia, acontecerá o encerramento do projeto, na oportunidade, todos os seguimentos envolvidos no projeto farão uma caminhada pelas principais ruas do Bairro Leandro Bezerra e encerrando na quadra de esporte José Ricardo, com o Xô Dengue (apresentações culturais, brincadeiras, Teatro e muito mais) venha fazer parte desta luta. Vencer o mosquito é um dever de todos.

*Participe da nossa enquete.

         Participe da nossa enquete queremos saber qual a maior liderança política do município de Caraúbas na sua opinião. Vote, sua participação é muito importante.

* Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 59 milhões.

        Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (13), pelo concurso 1.274 da Mega-Sena.
        Confira os números sorteados: 13 – 17 – 21 – 39 – 40 – 59
       Segundo a Caixa, 166 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 19.039,00. Outras 11.088 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 407,19.
        De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 59 milhões.

* Reajuste do Bolsa Família começa a ser pago hoje.

        O benefício do Programa Bolsa Família com reajuste médio de 19,4% começa a ser pago hoje (14). Os valores variam de R$ 32 a R$ 242 mensais. O programa vai beneficiar famílias com renda de até R$ 140 por mês para cada integrante.
        Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social que coordena o programa, todas as famílias beneficiadas terão o crédito reajustado. A intenção do ministério é tornar o programa mais efetivo no combate à extrema pobreza.

* Vaquejada em Caraúbas é no Saia Rodada Park Show.


Clique para ampliar.

* Morte por dengue é confirmada.

        A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica do ano. Segundo a assessoria de imprensa da Sesap, a morte é do início do ano. O  secretário estadual de saúde, Domício Arruda, não soube dar detalhes sobre a confirmação, mas acrescentou que outros dez casos suspeitos de óbito por dengue hemorrágica estão sendo analisados. 
        O novo boletim  divulgado ontem, trouxe os mais novos números de casos de doença  no Rio Grande do Norte. Já foram notificados em todo o Estado  7.701 casos. Do total, 69 são de febre hemorrágica, sendo uma morte confirmada.

* Pagodão da AABB/CARAÚBAS: 24/04.