terça-feira, 10 de maio de 2011

* Publicado edital do mestrado em educação da UERN.

          A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), publicou o Edital do processo de seleção e inscrição de candidatos para o Mestrado em Educação. 
          Estão sendo oferecidas 15 vagas, sendo 10 vagas destinadas a demanda externa e 05 vagas internas, reservadas para os professores efetivos dos cursos de Pedagogia/UERN, localizados nas cidades de Mossoró, Pau dos Ferros, Assu e Patu, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente e Políticas e Gestão da Educação.
           As inscrições serão feitas pelo interessado, pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida em Cartório), no período de 18/04/2011 a 15/06/2011, no horário de 7h às 11h e 14h às 17h, na Secretaria do Mestrado em Educação, localizada no Bloco da Faculdade de Educação, no Campus Universitário, BR 110, Km 46, Bairro Costa e Silva, CEP: 59600-970, Mossoró-RN.

* Resultado da Enquete.

         Segundo os nossos leitores o nome de maior rejeição para a disputa em 2012 para a PMC é o articulador-comandante Ferreira Júnior com 212 votos (32%), seguido por Ademar Ferreira 130 votos (19%), Ivanildo Fernandes  75 votos (11%), Eugênio Alves 72 votos (11%), Paulo Brasil 71 votos (10%), Juninho Alves 45 votos (6%), Lamonielly Ferreira 26 votos (3%), Luciano Cruz 14 votos (2%),  e o nome de menor rejeição é o empresário Júnior Praxedes (JP) com apenas 9 votos (1%), no total foram 654 votos. Mais uma vez agradecemos os votos e a participação!

* A sua melhor opção em Caraúbas!

* RN: 10.726 casos de dengue notificados no ano.

         A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (10), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, o novo boletim epidemiológico da doença. Desde o início do ano até o último dia 30 de abril, o RN contabiliza um total de 10.726 casos notificados, dos quais 2.678 foram confirmados.
         Conforme os últimos dados, o quantitativo de municípios do Estado que apresentam incidência alta da doença corresponde a 68, enquanto 42 estão com média, 51 com baixa e 6 com incidência silenciosa. O município de Natal permanece com incidência alta, registrando o maior número de notificações do RN (2.930). Em seguida, estão os seguintes municípios: Mossoró (1.135), Parnamirim (695), João Câmara (526), Pau dos Ferros (370), Macaíba (353), Nova Cruz (329), São Gonçalo do Amarante (303), Santa Cruz (287) e São Paulo do Pontegi (238). 

* Ex-dirigente inglês acusa Ricardo Teixeira de pedir propina por voto.

       O ex-presidente da associação inglesa de futebol David Triesman acusou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e outros três dirigentes da Fifa de pedirem propina em troca de apoio à candidatura da Inglaterra para sediar a Copa de 2018.
       A Inglaterra recebeu apenas dois dos 22 votos no processo de seleção, que acabou escolhendo a Rússia para sediar a Copa de 2018.
       Triesman - que presidiu a federação inglesa de futebol (FA, em inglês) e o comitê da candidatura da Inglaterra no ano passado - disse que além de Teixeira outros três presidentes de federações de futebol também tentaram vender seus votos: Jack Warner (Concacaf, da América Central, América do Norte e Caribe), Nicolas Leoz (Conmebol, a confederação sul-americana) e Worawi Makudi (da federação da Tailândia). Todos eles são integrantes do comitê executivo da Fifa que escolheu a sede da Copa de 2018 e 2022.

* Irmãos Alves negam ACORDÃO porém admitem que estão conversando com Ferreira.

         As informações repassadas pelos irmãos Eugênio e Juninho Alves não foi muito diferentes das últimas que tivemos dias atrás. Os mesmos negaram o fechamento do acordão porém admitiram que as conversas continuam existindo entre eles e o articulador-comandante Ferreira Júnior. Assim sendo o tempo será o grande responsável pela afirmação ou negação do famoso ACORDÃO!
          Segundo o que pude perceber esse acordo não é só uma simples junção política, o mesmo envolve também metas e ações que visam o desenvolvimento do município de Caraúbas, "Não estamos nos vendendo para Ferreira nem Ferreira para nós, se acontecer o acordo será para o bem do município de Caraúbas, sabemos que a  junção não é fácil porém as nossas diferenças não podem atrapalhar o desenvolvimento do nosso município, como ex-prefeito sei dos caminhos para adquirir recursos para o nosso município, assim esse acordo em se confirmando, será para o desenvolvimento de Caraúbas e não para o desenvolvimento da minha vida pessoal" concluiu Eugênio Alves.

* STJ livra Collor de processo por improbidade administrativa.

        Os ministros da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram nesta terça-feira (10), por unanimidade, dois recursos do Ministério Público Federal e da União contra o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). Ele foi acusado de improbidade administrativa por desvio de dinheiro de sobras da campanha de 1989, em que foi eleito presidente da República. Cabe recurso da decisão.
         A defesa do senador negou que tenha havido irregularidade no repasse de recursos doados por empresários à campanha. Segundo a defesa, Collor teria recebido os valores antes de assumir a Presidência.
         “Receber restos de campanha não se enquadra na lei de improbidade. O recebimento das elevadas cifras não ocorreu em razão do cargo de presidente da República, mas por causa anterior”, afirmou o advogado de Collor, Fernando Neves.
Fernando Collor em comissão do Senado (Foto: Agência Senado) 
Fernando Collor em comissão do Senado no começo de maio. 

* Ministro do Supremo exclui Temer de processo que investiga propina.

       O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Melo excluiu o vice-presidente da República, Michel Temer, de processo sobre um suposto esquema que teria cobrado propina de empresas, que, nos anos 1990, participaram de licitações no porto de Santos (SP), o maior do país.
        Na decisão, o ministro afirmou que não havia provas que justificassem a investigação contra Temer.
        Para Marco Aurélio Mello, como não surgiram novas provas após arquivamento de investigação anterior, "revela-se imprópria a sequência do inquérito neste Tribunal no tocante ao investigado Michel Temer".
        O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, havia pedido ao STF, em 11 de abril,  que arquivasse o inquérito que investiga o envolvimento de Temer no suposto esquema de corrupção.

* No programa nacional de hoje na TV, PSB ensaia lançar Eduardo Campos para presidente da República.

        Hoje (10) a noite irá ao ar o programa eleitoral do PSB. A propaganda é um ensaio do partido para lançar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a Presidente da República.
       Segundo a colunista da Folha Vera Magalhães, em uma das três peças em que é a estrela, Campos aparece defendendo a reforma política, para que o “Brasil oficial esteja mais próximo do Brasil real”. Ainda segundo a jornalista, nas peças do PSB o governo Dilma Rousseff não é citado em nenhuma das cinco inserções. Nas duas peças que não são conduzidas por Eduardo Campos, há um ensaio de crítica, embora não endereçada ao governo federal.
Fonte:Panorama Político.

* Sindsaúde denuncia atraso do Governo do Estado no pagamento de terceirizados.

        O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde realiza realiza hoje a tarde um ato público em frente ao Hospital Walfredo Gurgel para denunciar a situação de atraso de salários dos trabalhadores terceirizados do estado.
Há meses os salários dos trabalhadores da empresa Safe que presta serviço a saúde estadual estão atrasados.    De acordo com a convenção coletiva da categoria os salários deveriam ser pagos até o quinto dia útil, o que não vem acontecendo. O SINDSAÚDE procurou a empresa para cobrar o pagamento e foi informado que o problema vem da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
        De acordo com a empresa o Estado deve à Safe os meses de outubro, novembro, dezembro de 2010 e abril de 2011 e o décimo terceiro salário de 2010, dívida que chega aos 5 milhões e duzentos mil reais. A empresa conseguiu pagar os funcionários, mesmo com atraso fazendo transações financeiras, o que já não é mais possível.

* Exclusivo: Blog conversará logo mais com os irmãos Alves!

         Ainda na parte da manhã de hoje (10), o blog terá uma conversa com os irmãos Eugênio e Juninho Alves (ambos PR), na oportunidade iremos tratar de diversos assuntos, entre eles o famoso ACORDÃO. Aguardem que vem novidades por aí!
Vereador Juninho Alves (PR) e o Ex-Prefeito Eugênio Alves (PR).

* I Simpósio de Políticas Públicas em Educação!

chá samaritanas 003
        Alunos do Curso de Pedagogia do NAESC (Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas) da UERN, está organizando um importante evento que irá enriquecer o conhecimento de quem participar do 1º Simpósio sobre Políticas Públicas em Educação. Este evento estará acontecendo nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 19h, na sede do NAESC, e/ou Escola Municipal Josué de Oliveira. O valor da inscrição custará simbolicamente R$ 10,00 para alunos e R$ 15,00 para os profissionais.
        Teremos desta forma a seguinte programação:
12 de maio (quinta-feira)
Abertura Oficial
Horas: 19h30min
Apresentação Cultural

Palestra: “As políticas públicas em educação ambiental e sua inserção nas práticas pedagógicas”.
Palestrante: Prof..ª Maria do Socorro da Silva Batista (Departamento de Educação da UERN).
Debatedora: Prof.ª Brígida Lima Batista Félix (Departamento de Educação da UERN).
Coordenador: Psicólogo José Evangelista de Lima (Vice-diretor da Faculdade de Educação e Coordenador Pedagógico do Curso de Pedagogia do NAESC).

13 de maio (sexta-feira)
Horas: 19h
Palestra: “Políticas públicas em educação: Caminhos possíveis”.
Palestrante: Profº Josenildo Morais (Coordenador Pedagógico da Escola Municipal Aluízio Gurgel – Vereador em Janduís-RN).
Debatedor: Psicólogo Diego Augusto Menezes (Centro de Referência em Assistência Social – Janduís).
Coordenador: Psicólogo José Evangelista de Lima (Vice-diretor da Faculdade de Educação e Coordenador Pedagógico do Curso de Pedagogia do NAESC).
        O Blog do João Marcolino, agradece ao colunista Vandilson Ramalho, funcionário do NAESC e do aluno Enok Douglas Roberto da Silva, pelo envio do convite-programação, aos que fazem este espaço.
Fonte: Sociedade Ativa.

* XXVI Encontro da MULHER!

          Caraúbas sediará o XXVI Encontro da Mulher, na oportunidade, serão abordados temas como: 
Você se considera feliz por ter nascida mulher?
Como transformar seu lar em paraíso?
           A Preletora Master será a Sra. Vera Aparecida de F. Cardoso (SP). O evento acontecerá na Câmara dos Vereadores de Caraúbas/RN. No dia 14 de Maio de 2011 a partir das 14h, o valor do ingresso será de R$ 5 reais. Participe, esse encontro será uma maravilha na sua vida!

XXVI ENCONTRO DA MULHER!

* Prefeitura de Assú divulga atrações do São João 2011.

         A Prefeitura Municipal de Assú divulgou as atrações que animarão o maior São João do Rio Grande do Norte. Em entrevista coletiva, o prefeito Ivan Júnior (PP) disse que o evento envolve principalmente a tradição, a cultura e fé do povo assuense. E é isso que deve ser mantido e preservado.
         Ivan ainda destacou o apoio irrestrito dos parceiros que proporcionam a realização das festividades, citando o Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, a Petrobrás, o ministro Garibaldi Filho, o deputado federal Fábio Faria, a deputada federal Fátima Bezerra e a governadora Rosalba Ciarlini.
         A programação ainda segue com Pau de Sebo, Jantar de São Batista, Teatro de Bonecos, Forró na Feira, Vaquejada, Corrida de Jegues e Confraternização da Colônia Assuense.
Confira as atrações:
12/06 (Domingo): Dorgival Dantas – Sala de Reboco
16/06 (Quinta-feira): Cavaleiros do Forró- Forró da Pegação – Lucas Santos
17/06 (Sexta-feira): Forró do Muído – Waldonys
18/06 (Sábado): Forró da Curtição – Robson Faria e Banda
19/06 (Domingo): Leonardo – Dorgival Dantas
22/06 (Quarta-feira): Zé Ramalho – Pisada de Bakana – Alvimar Farias
23/06 (Quinta-feira): Vicente Nery e Cheiro de Menina – Forró Resenha
24/06 (Sexta-feira): Toca do Vale – Zé Lima – Forró Cubano
25/06 (Sábado): Amigos Sertanejos – Forró Deixe de Brincadeira.
29/06 (Quarta-feira): Forró dos 3 – Gilmar do Acordeom.
Fonte: Robson Pires.

* Prefeitos vão a Brasília em busca de verbas federais.

          Pelo menos R$ 1,24 bilhão de restos a pagar de municípios corre o risco de ser cancelado por conta do decreto publicado recentemente pelo governo federal. Essa estimativa foi divulgada ontem pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base em levantamento feito em 9.963 dos 22.835 processos de empenhos feitos entre 2007 e 2009. Segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, a revisão do decreto será um dos temas que serão debatidos na 14ª Marcha a Brasília em Defesa do Município, que tem início nesta terça-feira. No total, as reivindicações chegam a R$ 26,9 bilhões.

* Professores da rede estadual fazem caminhada no Centro de Mossoró.


 

     Os professores da rede estadual de ensino realizaram hoje à tarde, apesar da chuva e da neblina que caiu sobre a cidade, uma caminhada no Centro, mobilização na Praça Rodolfo Fernandes e assembleia na sede da AABB.
          A categoria e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) aguardam que o Governo apresente proposta amanhã, 10, durante audiência com Paulo de Tarso, chefe de Gabinete da governadora.
           Enquanto uma proposta não for apresentada – frisa Rômulo Arnaud, coordenador estadual do Sinte – a greve será mantida.
 Fonte e Foto: Gazeta do Oeste.

* Estudantes podem entrar em greve!

          O Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCE UERN) informou que na próxima quarta-feira realizará uma assembleia para discutir a possibilidade de uma mobilização grevista estudantil. Aproveitando o momento em que os professores da universidade também discutem uma possível paralisação, os estudantes também querem cobrar medidas de melhorias por parte da universidade.
            Na última quinta-feira, os professores da universidade decidiram em assembleia que iriam esperar por um posicionamento do governo do estado em relação à pauta de reivindicações da categoria e adiaram a votação do indicativo de greve.
            A associação dos docentes da Uern (ADUERN) terá uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, prevista para o dia 18 de maio. Só após essa reunião, a categoria voltará a discutir o assunto.
Fonte: Jornal de Fato.

* ‘Apanha-Peixe’ sangra e preocupa comunidades em Felipe Guerra.

         O açude de Apanha-Peixe, principal reservatório hídrico de Caraúbas, começou a sangrar no sábado, 7, as 15h18. Recentemente, a Prefeitura realizou um trabalho de recuperação da parede de contenção, que é de barro, para evitar possíveis problemas de infiltração e até arrombamento.
          Segundo o secretário de Governo, Edson Morais, "Pelé", mesmo com 90% dos reservatórios hídricos do município sangrando, a situação está sob controle e nenhuma localidade corre risco de alagamento.
            A situação preocupa o município de Felipe Guerra, na divisa, que, estando numa região mais baixa, é quem recebe todo o fluxo dessas sangrias. A água do Apanha-Peixe deságua na lagoa do Pacó, que sangra para a barragem do Mirador, que transborda para o rio Apodi.
De acordo com o vereador Wbiracy Pascoal, com o aumento do leito do rio, as localidades de Passagem Funda, Fazenda Nova e Rosário estão ilhadas, prejudicando cerca de 90 famílias.
Por enquanto, a situação da Cidade Baixa - bairro de Felipe Guerra que fica no nível do rio Apodi - é tranquila, mas o aumento do nível do rio, devido à sangria do Apanha-Peixe, começa a aumentar a água nas plantações de arroz do Brejo e Buqueirão.
           Para a rizicultora Edna Morais, que ao lado do marido, Sólon Regalado, são os maiores plantadores de arroz do Vale do Apodi, esse aumento das águas não deve prejudicar as plantações em Felipe Guerra, por enquanto, mas os rizicultores devem ficar atentos à possibilidade de sangria da barragem Santa Cruz  do Apodi. "Se isso acontecer, a situação muda."
           Segundo o vereador de Apodi Genivan Varela, faltam mais de dois metros para Santa Cruz sangrar. Neto Menezes, funcionário da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), responsável pelo monitoramento das chuvas, disse que, só neste ano, choveu 960 milímetros em Apodi, 260 milímetros acima da média, segundo a Emparn.
Reportagem do Jornal de Fato.