sexta-feira, 20 de maio de 2011

* Getúlio Rego diz que exonerações não significa que o governo perdeu o rumo.

         Durante a sessão de ontem, quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa, foi debatido pelos deputados de situação e oposição as três exonerações no Governo do Estado. Que na opinião de alguns parlamentares denota a falta de estabilidade do atual governo. As saídas do secretário de Administração, Manoel Pereira, o diretor-presidente do IPERN, Carlos Lira e o delegado geral da Polícia Civil, Ronaldo Gomes que optaram por deixaram seus cargos no governo, deixa transparecer que estaria ocorrendo um esvaziamento no governo. Em pronunciamento, o deputado Fábio Dantas (PHS) criticou os recentes desligamentos de auxiliares da governadora Rosalba Ciarlini.
          Na opinião do líder do Governo, Getúlio Rego (DEM), não existe esvaziamento no governo. A saída dos auxiliares é uma situação natural. Ele rebateu as críticas afirmando que as exonerações não significam que o governo está sem rumo para resgatar o equilíbrio do estado e promover os investimentos se faz necessário para dar as respostas às necessidades da população. "O senhor Carlos Lira alegou motivos pessoais para deixar o cargo e Manoel Pereira alegou problemas de saúde. Então não se pode dizer que essa situação seria falta de rumo do governo. A governadora está seguro da sua responsabilidade e tem noção do que é necessário para buscar a normalidade na administração", disse o deputado e líder do governo na AL, cumprindo seu papel de defender o governo.
Fonte: Correio da Tarde.

* Procuradoria dá 15 dias para Palocci explicar evolução de patrimônio.

         O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, terá 15 dias para prestar à Procuradoria-Geral da República informações sobre sua evolução patrimonial. A assessoria da Casa Civil confirmou que recebeu o pedido da PGR na noite desta sexta-feira (20) e disse que Palocci pretende enviar as explicações já na próxima semana.
         Na última terça (17), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que era preciso “um olhar cuidadoso” sobre a notícia de que o patrimônio de Palocci teria aumentado por 20 entre 2006 e 2010, quando era deputado federal.
          “Qualquer fato que envolva autoridades públicas merece sempre esse olhar cuidadoso. Agora é preciso realmente reunir as informações para que se possa formar um juízo a respeito”, afirmou Gurgel.

* GRUPO CAIO ROCHA!

O REI DO CELULAR

* Mais uma greve: professores da UERN decidem parar por tempo indeterminado.

       Deu no Panorama Político
       Os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte definiram a data de 30 de maio como a limite para o Governo apresentar uma proposta de reajuste salarial. Caso contrário a categoria entrará em greve por tempo indeterminado.
       Durante audiência hoje, o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, informou aos docentes sobre a audiência realizada entre os segmentos da universidade e a Secretaria de Planejamento do Estado.
      O secretário Obery Rodrigues não sinalizou um acordo imediato e descartou haver condições de atender à reivindicação salarial ainda este ano. Sobre a autonomia financeira e o descontigenciamento dos recursos destinados à UERN, o secretário disse que o Governo está aberto às discussões.

* 20 estados não atingiram meta de vacinação contra gripe, diz governo.

        De acordo com balanço divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (20) pelo Ministério da Saúde, 20 estados ainda não atingiram a meta de vacinação contra a gripe. A meta de imunização é de 80% entre o público-alvo, formado por trabalhadores de saúde, crianças entre 6 meses e dois anos, idosos, indígenas e gestantes.
        A campanha já foi prorrogada por duas vezes e, em diversos estados, vai até o dia 27 de maio.
Dos 20 que ainda não atingiram a meta de 80%, 13 já vacinaram 70% do público-alvo. O Ministério da Saúde informou que recomendou aos estados que ainda não alcançaram a meta a prosseguirem com a campanha.           
        Conforme os dados do governo, somente sete estados atingiram a meta: Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás.

* Prefeitura abre concurso para contratação de 274 professores.

         A Prefeitura do Natal publicou na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20) o edital para concurso público que contratará 274 professores temporários para a educação infantil e ensino fundamental, inclusive CMEIs. 
       Ao todo, serão quatro vagas para professores de História, uma para professor de Geografia, sete vagas para Ciências, 151 para professor de educação da Educação Infantil e 111 para professor do Ensino Fundamental.
        Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 1 e 14 de junho, pagando a taxa de R$ 60 na Secretaria Municipal de Educação. A Comissão Permanente de Concurso Público da Secretaria Municipal de Educação (COMPEC) realizará as provas no dia 17 de julho. O resultado final será divulgado no dia 31 de agosto.

* Quase 70% das famílias na extrema pobreza já recebem o Bolsa Família.

        Dois terços das famílias extremamente pobre no Brasil, alvo de um novo programa do governo para acabar com a miséria, a ser lançado nas próximas semanas, já são beneficiárias do Bolsa Família. De acordo com um estudo divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 66,7% da população em situação de extrema pobreza residem em domicílios atendidos pelo programa.
        O governo deve lançar nos próximos meses um novo programa de combate à pobreza extrema, cujo objetivo é tirar mais de 16 milhões de brasileiros da miséria. Ainda de acordo com o anunciado pelo governo, o projeto terá como foco as famílias cuja renda per capita é de até R$ 70 por mês.
        Os números nos quais o Ipea se baseia, da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios de 2009, são diferentes dos utilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para planejar o Brasil sem Miséria, que utiliza dados do Censo 2010.

* Associação Comunitária de Apanha-Peixe, convida associadas para festa das mães!

         A Associação Comunitária da Comunidade de Apanha-Peixe (ACCAP), nas pessoas do Presidente Samuel Batista Neto e do vice-presidente Juscelino Morais, convidam todas as mães associadas, na referida associação, para a comemoração do dia das Mães, o evento será amanhã (21), na sede da mesma, os gestores contam com as presenças de todas as mães!

* Professor Peninha repudia decisão da diretoria do SINDSPUMC!

         O professor Francisco Linhares, popularmente conhecido por Peninha, repudiou a decisão tomada pela direção do SINDSPUMC em parceria com a FETAM que não acatar a decisão tomada pela assembleia em continuar com o movimento grevista em forma de parada de advertência.
         Peninha que em conjunto com outros associados formularam a proposta vencedora perante assembleia, presente no sindicato dos trabalhadores rurais de Caraúbas, na manhã de hoje (20), ficou inconformado com a decisão da mesa de rejeitar a proposta vencedora na assembleia. Segundo, a proposta, os professores deveriam aceitar a proposta da municipalidade, com relação aos (PC-A), e os (PE e os PC-E), teriam os seus reajustes divididos em duas vezes iguais em maio e junho, porém, segundo a proposta, os professores continuariam parados por mais 48 horas esperando a decisão da prefeitura com relação a proposta.
          Na hora da votação estavam aptos a votarem 114 professores, dos quais 59 votaram a favor da proposta do professor Peninha, após, a proposta ter sido aprovada pelos presentes, a representante da FETAM, a professora Nina que conduziu todos os trabalhos passou a fazer várias argumentações no sentido de enaltecer a ideia que a decisão não teria sido tomada de forma correta, assim, após o esvaziamento da plenária e desrespeitando a decisão soberana na maioria presente na  hora da votação, foi feita uma nova votação de forma bem tumultuada e nessa teria sido tomada outra atitude, diferente da tomada pela maioria. Para o professor Peninha a decisão foi um vergonha, para com a decisão tomada pela assembleia, "Não existe essa história de outra votação, os professores decidiram pela parada, o sindicato foi quem mudou essa decisão", concluiu de forma indignada o professor Peninha.
Professor Peninha crítica decisão do sindicato!

* Em uma reunião tumultuada, professores decidem por parada, e decisão não foi respeitada!

         Em uma reunião, bastante tumultuada, os profissionais em educação do município de Caraúbas, decidiram em assembleia não voltar às salas de aula, porém, essa decisão não foi acatada e a categoria deve retomar suas atividades.
       Usando de uma estratégia para dividir a categoria e contando com uma ajuda do SINDSPUMC, a administração "Nossa Força é Nosso Povo", conseguiu barra o movimento grevista que se deflagrou na última terça-feira (17). 
          Oferecendo  um reajuste de 15,91%, para os professores nível médio (PC-A), e 5,91% em duas vezes, para os (PE) e o (PC-E) e contando com muitas explicações por parte da direção do SINDSPUMC e demais corporações, a Prefeitura de Caraúbas conseguiu evitar a greve dos professores.
Assembleia decide pela parada!

* Vaquejada em Caraúbas é no Saia Rodada Park Show!

DSC013802

* Governo avisa que tratará todas as categorias por igual.

         O secretário chefe da Casa Civil Paulo de Tarso Fernandes afirmou que o Governo irá tratar todas as categorias uniformemente. “Não podemos negociar fatiando a administração pública, porque o funcionalismo é um só. Não é possível discutir com uma categoria em detrimento de outra”, destacou.
O secretário descartou reajuste imediato para as categorias e considerou “inexequível” os planos de cargos que prevêem reajuste médio de 70%.
       “70% é inexequível para sempre. Não há a menor possibilidade de se dar um aumento numa folha de pagamento que está no limite das disponibilidades financeiras do Estado, desse valor. Pagar de onde? Se a folha do Estado custa mais de R$ 200 milhões, 70% são R$ 140 milhões. Tirar de onde? A possibilidade de dar este aumento não existe”, comentou.
        Paulo de Tarso considerou irresponsável a aprovação das leis, ocorridas no ano passado, prevendo a implantação dos planos de cargos. Ele disse que o Governo não descumpre a legislação, já que acima da lei estadual está a Lei de Responsabilidade Fiscal.
        Ainda sem falar nas medidas que serão adotadas pelo Executivo, o secretário da Casa Civil foi contundente ao afirmar que “os serviços básicos à população não serão paralisados”.
Fonte: Panorama Político.

* Manutenção em Computadores.

* Servidores da educação caraubense decidem hoje se entram em greve!

         Logo mais as 8 horas, no sindicato dos trabalhadores rurais de Caraúbas, os servidores públicos municipais da área da educação caraubense, decidem se vão continuar ou não, o movimento grevista que deve início na última, terça-feira.
        Os professores lutam pelo reajuste do piso. A categoria rejeitou a proposta da municipalidade de 5,91% dividido em duas etapas, maio e junho e resolveram cruzar os braços por 48 horas, de acordo com os educadores presentes na assembleia da última terça, em sua maioria, caso a municipalidade não tenha uma proposta satisfatória para a categoria, o movimento grevista será deflagrado por tempo indeterminado.

* Governo enfrenta insatisfação interna e já tem primeiras baixas registradas.

         Os últimos acontecimentos comprovam que existe uma nítida possibilidade do Governo de Rosalba Ciarlini (DEM), começar a sofrer um esvaziamento. Além das exonerações do delegado geral da Polícia Civil, Ronaldo Gomes, alegando problema de saúde na família e do diretor da Penitenciaria Agrícola Mario Negocio Alvibar Gomes publicadas ontem (19) no Diário Oficial do Estado, se especula a possibilidade de exoneração da secretária estadual de educação, Betânia Ramalho. Outro que também pode deixar a administração estadual seria Manoel Pereira já que ele tem demonstrado insatisfeito no governo.
          Em Natal também existe especulação de que o secretário de segurança, Aldair Franca que também está insatisfeito com a sua situação especialmente pela falta de condições de realizar o trabalho que pretendia. Ele até bem pouco tempo era superintendente da PF na Paraíba e deixou o cargo para assumir a secretaria a convite da governadora.
          Os primeiros quatro meses de gestão da governadora, Roslaba Cilarini, tem sido marcados por uma séria de desencontros que tem provocado descontentamento não apenas no âmbito administrativo, mas também no campo político.
Fonte: Correio da Tarde.

* Festa para Mães...

         O vereador Neguinho de Grosso (PMDB), vai realizar uma comemoração com as mães na comunidade de Apanha/Peixe/Caraúbas e demais comunidades. A iniciativa do Edil, repercute em toda região e é esperado um bom públjco no evento festivo que contará com distribuição de brindes e música ao vivo ao som da dupla Kleyson e Kleyton, a festança terá início as 19 h de hoje (20), todas as mães das comunidades estão convidadas.

* Governo implantará SAMU Metropolitano do Oeste.

         Hoje (20) a governadora Rosalba Ciarlini implantará, oficialmente, o Serviço de Atendimento Médico a Urgência em Mossoró. O serviço vai dispor inicialmente de sete ambulâncias e duas motolâncias que irão ficar sediadas nos municípios pólo de Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Areia Branca, Grossos, Tibau, Apodi, São Miguel e Caraúbas.
        A instalação do Samu Metropolitano do Oeste cumpre o Plano Estadual de Urgência e Emergência, definido pelo Conselho Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde como principal ferramenta de interiorização da saúde.
Fonte: Panorama Político.