quinta-feira, 16 de junho de 2011

* Exclusivo: Edu Licurgo fala sobre: Acordão e política caraubense!

        Você não pode perder a conversa que tivemos com o ex-vereador e hoje empresário Edu Licurgo. A conversa/entrevista será postada amanhã (17), na mesma, Edu fala e opina sobre os fatos que rondam a política caraubense! 
         Conselho se você for hipertenso, tome dois comprimidos antes de acessar o blog, pois precisa ter nervos de aço, como diria Roberto Jefferson!

Edu Licurgo vai falar...
Foto: Arquivo pessoal.

* Datena na Record...

       O polêmico jornalista José Luiz Datena está de volta ao elenco da Rede Record, após oito anos na Band. Segundo a revista Veja, o apresentador assinou contrato na manhã desta quinta-feira para apresentar um programa jornalístico de segunda a sexta, no fim de tarde da emissora, sem data de estreia definida.
       Datena estava na Band onde tinha contrato até 2016. A rescisão deve implicar multa para o apresentador, de acordo com a emissora do Morumbi, que no entanto não revela o valor.
       Quando deixou a Record há oito anos, Datena também teria assumido uma multa contratual, que agora seria anulada com seu retorno ao canal da Barra Funda.
        O novo programa de Dantena terá os moldes do Cidade Alerta, que Datena apresentou na Record antes de ir para a Band. Na atração, o apresentador contará com o comandante Hamilton, repórter aéreo que deixou a emissora do Morumbi há pouco tempo e irá pilotar o helicóptero da Record.

* Se essa moda pega: Estudantes de Mossoró ocupam prédio da Dired em protesto contra a educação.

       Um grupo de aproximadamente 35 pessoas entre universitários, estudantes e professores ocuparam o prédio da Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (Dired), em Mossoró, com o objetivo de protestar por melhorias na educação e só deverão descoupar o prédio se houver negociações com o Governo do Estado.
        A ocupação teve início por volta das 16h desta quinta-feira liderada por estudantes do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem), formado por universitários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
       Segundo o estudante Ângelo Medeiros, membro da comissão de comunicação do movimento, o objetivo da ocupação é conseguiur melhorias para a educação em Mossoró.
       “Nós buscamos melhorias para a rede estadual, não iremos cometer atos de baderna no prédio. A nossa intenção é conseguir propostas concretas para a educação. Não temos data para sair do prédio”, afirmou Ângelo.

* Sábado, II Clube do Brega em Caraúbas!

Você gosta de Brega?
Entrada Franca!

* Senador José Agripino afirma que quem deixa o DEM “falsea o voto do povo”.

        O presidente nacional do DEM, senador José Agripino, esteve nesta quinta(16), participando de um enconto do partido na Assembleia Legislativa do Tocantins. Em seu pronunciamento  Agripino foi crucial no que se trata da fidelidade partidária.
        - Os que deixaram o partido “falsearam o voto do povo”, pois fizeram campanha prometendo fazer oposição ao governo. Na oposição é preciso ter coragem para enfrentar quem está no poder e não ficar fazendo uma política em ziguezague elegendo-se na oposição e depois pegando carona no governo, afirmou.
        O senador potiguar salientou que apesar das baixas anunciadas nos últimos meses com a criação do PSD pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Democratas está resistindo bem, continua respeitado em todo o Brasil e mantém a sua coerência.
 Agripino, diz que o DEM está resistindo bem...
Fonte: Robson Pires.

* Trabalhadores em Educação realizam nova assembleia.

       A próxima assembleia dos trabalhadores da rede estadual de ensino será na terça-feira (21). A reunião será feita na Escola Winston Churchill, às 9h. A assembleia definirá novas ações para a greve.

* PT do RN solicita investigação conjunta na morte de militante.

        O presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores, Eraldo Paiva, vai solicitar à Polícia Federal e a Polícia Civil uma investigação conjunta para investigar o assassinato Edinaldo Pereira, responsável pelo diretório do PT em Serra do Mel, ocorrido na noite de quarta-feira (15).
        Ele declarou que “ainda é muito cedo para se afirmar qualquer suposição sobre a morte dele” e não quis se pronunciar se a morte do militante tem motivação política. Eraldo viajou a Serra de Mel para acompanhar o velório e sepultamento do militante do partido nesta quinta-feira (16).

* Sebastião Gurgel e Antônio Carlos continuam em greve...

         Em conversa, agora a pouco, com o servidor público Ruy Guerra, o mesmo informou que as Escolas Estaduais Antônio Carlos e Sebastião Gurgel decidiram continuar em greve por tempo indeterminado. O movimento grevista terá continuidade até o governo Rosalba atender as reivindicações da categoria.

* Justiça do RJ concede habeas corpus a ex-jogador Edmundo.

       A desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), concedeu habeas corpus ao ex-jogador Edmundo, nesta quinta-feira (16). O pedido havia sido feito pela defesa do ex-jogador, preso em São Paulo nesta madrugada. A informação foi confirmada pela assessoria do TJ-RJ.
       O advogado Arthur Lavigne, que representa Edmundo, afirmou na tarde desta quinta que pretendia se reunir com a desembargadora da 6ª Câmara Criminal, acrescentando que alegaria que o crime está prescrito e a punição deveria ser extinta.

* Pastoras lésbicas querem fazer 'evangelização' na Parada Gay de SP.

Para o casal de pastoras, a Parada Gay perdeu seu propósito inicial de lutar pelos direitos dos homossexuais (Foto: Clara Velasco/G1)
Para o casal de pastoras, a Parada Gay perdeu seu propósito inicial de lutar pelos direitos dos homossexuais.
         Três semanas depois de inaugurar uma igreja inclusiva e voltada para acolher homossexuais no Centro de São Paulo, o casal de pastoras Lanna Holder e Rosania Rocha pretende participar da Parada Gay de São Paulo, em 26 de junho, para "evangelizar" os participantes. Estudantes de assuntos ligados à teologia e a questões sexuais, as mulheres encaram a Parada Gay como um movimento que deixou de lado o propósito de sua origem: o de lutar pelos direitos dos homossexuais.
        “A história da Parada Gay é muito bonita, mas perdeu seu motivo original”, diz Lanna Holder. Para a pastora, há no movimento promiscuidade e uso excessivo de drogas. “A maior concepção dos homossexuais que estão fora da igreja é que, se Deus não me aceita, já estou no inferno e vou acabar com minha vida.      Então ele cheira, se prostitui, se droga porque já se sente perdido. A gente quer mostrar o contrário, que eles têm algo maravilhoso para fazer da vida deles. Ser gay não é ser promíscuo.”
          As duas pastoras vão se juntar a fiéis da igreja e a integrantes de outras instituições religiosas para conversar com os participantes da parada e falar sobre a união da religião e da homossexualidade. Mas Lanna diz que a evangelização só deve ocorrer no início do evento. “Durante [a parada] e no final, por causa das bebidas e drogas, as pessoas não têm condição de serem evangelizadas, então temos o intuito de evangelizar no início para que essas pessoas sejam alcançadas”, diz.
          Leandro Rodrigues, de 24 anos, um dos organizadores da Parada Gay, diz que o evento “jamais perdeu o viés político ao longo dos anos”. “O fato de reunir 3 milhões de pessoas já é um ato político por si só. A parada nunca deixou de ser um ato de reivindicação pelos direitos humanos. As conquistas dos últimos anos mostram isso.”

* Evangélicos da 1ª Igreja Batista na bronca com a administração Ademar Ferreira!

      Os evangélicos da Primeira Igreja Batista de Caraúbas estão na bronca com a administração "Nossa Força é Nosso Povo". O motivo é o não cumprimento do acordo por parte da municipalidade no tocante ao horário sonoro nos dias de cultos, respectivamente Quarta-Feira e Domingo, com relação a Arena do Forró.
       Segundo informações repassadas por membros da Igreja, na noite de ontem (15), o som na respeitou o acordo entre a Igreja e a Prefeitura de Caraúbas, caso a municipalidade descumpra os termos estabelecido no acordo, a parte prejudicada pode voltar a procura a promotoria pública.
        A equipe pensante da municipalidade gosta mesmo de criar problema, pois a cidade que dispõe de uma praça de eventos do porte da cidade de Caraúbas não é para ter problema nenhum sobre local para realização de festividades. É uma grande ilusão alguém achar que os eventos na praça do Antônio Carlos se torna maior que os da praça de eventos, pura enganação, se a "Arena do Forró" fosse na praça de eventos o Arraiá das Caraubeiras séria do mesmo tamanho que está sendo, pequeno, e com a mesma repercussão, quase nenhuma. Assim sendo, a realização no local escolhido, só teve um diferencial, um maior desgaste para o prefeito Ademar Ferreira. 

* São João do Educandário Êxito movimenta o Arraiá das Caraubeiras.

          Na tarde/noite de ontem (15), os funcionários e alunos do eduncadário êxito fizeram uma bela festa junina pela principais ruas da cidade, com isso o Arraiá das Caraubeiras teve continuidade. 
          Com o título "Arraiá do Compadre Êxito", a festa começou em frente a escola e terminou na arena do forró, com muitas carroças, bastante alegria e muito forró.
           Confira imagens:

* Inscrições para mini-cursos encerram hoje.

         Hoje (16), é o último dia para os interessados em participar do Projeto de Extensão Caravana do Saber que é resultado da parceria entre a Facex - Natal, a Prefeitura Municipal de Caraúbas, o mesmo irá ofertar cursos de qualificação para a população.
        Os cursos serão aplicados por universitários que estarão aplicando o que estão aprendendo na faculdade como ensino de extensão.
         Em Caraúbas os cursos e oficinas vão acontecer nos dias 18 e 19 de junho, na escola Municipal Josué de Oliveira. Os cursos ofertados serão os seguintes:
18/06/11 (SÁBADO)
( ) Mini-Curso: “Liderança e trabalho em equipe” – Horário: 08h00min – 11h00min
( ) Mini-Curso: “Inglês Instrumental aplicado ao turismo” – Horário: 08h00min – 11h00min
( ) Mini-Curso: “Manipulação e conservação de Alimentos– Horário: 08h00min – 11h00min
( ) Mini-Curso: Mini-Curso: Gestão documental” – Horário: 14h00min – 17h00min
( ) Mini-Curso: “Organização de eventos” – Horário: 14h00min – 17h00min
( ) Mini-Curso: “Gerenciamento de Projetos Públicos” – Horário: 14h00min – 17h00min
( ) Oficina: “Elaboração de Currículo e entrevista de emprego” – Horário: 17h00min – 18h00min
( ) Oficina: “Reciclagem” – Horário: 17h00min – 18h00min
( ) Oficina: “Reciclagem” – Horário: 17h00min – 18h00min
( ) Palestra Motivacional – Horário: 17h00min – 18h00min

19/06/11 (DOMINGO)
( ) Mini-Curso: “Recepcionista” – Horário: 08h00min – 11h00min
( ) Mini-Curso: “Saúde e Qualidade de Vida” – Horário: 08h00min – 11h00min
( ) Mini-Curso: Mini-Curso: “Noções de pesquisa de mercado” – Horário: 08h00min – 11h00min
( ) Mini-Curso: Mini-Curso: Introdução ao Turismo” – Horário: 14h00min – 17h00min
( ) Mini-Curso: “Organização de eventos” – Horário: 14h00min – 17h00min
( ) Mini-Curso: “Qualidade no Atendimento” – Horário: 14h00min – 17h00min

         É importante resaltar que os cursos serão gratuitos e que cada pessoa poderá se inscrever em três opções, desde que não haja choque de horários.

* XIII São João de Chico da Budega!

* Nome de Ivanildo Fernandes vem ganhado força entre os caraubenses.

         O nome do vereador Ivanildo Fernandes (PT) vem ganhando espaço entre os caraubenses, apesar de não dispor de verdadeiras fortunas financeiras, o edil petista vem através do diálogo e das suas propostas despertando muitos simpatizantes para o seu projeto de governar Caraúbas a partir de 2013.
         Dono de um jeito bem particular de ser e sem meias palavras, Ivanildo Fernandes está crescendo em amplos setores da sociedade caraubense, assim o sonho ou loucura do edil passa a ganhar seguidores, com isso é bom sempre lembrar "Em política tudo pode acontecer, inclusive nada" o desejo de Ivanildo ser prefeito de Caraúbas está inserido nesse contexto...

* Prefeitos vão cobrar obras de abastecimento.

         Hoje o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, vai se reunir com a assessoria técnica da governadora Rosalba Ciarlini, em Natal, para tratar sobre o projeto de adequação da rede de distribuição de água em Caraúbas. A cidade, que tem 20 mil habitantes e fica distante 74 quilômetros de Mossoró, enfrenta problemas graves de abastecimento em três bairros.
          O mesmo caminho também deve seguir a prefeita Lanice Ferreira, de Governador Dix-sept Rosado, que tem 12 mil habitantes e, segundo o vereador Ricardo Martins, enfrenta sérios problemas de abastecimento em pelo menos quatro bairros da periferia. "Precisamos que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) resolva esse problema", diz Ricardo Martins.

* ‘Surpreso com a continuidade da greve’

          O Governo do Estado recebeu com surpresa a decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE) de continuar a greve, mesmo depois da proposta que assegura, de imediato, a implantação do Piso Salarial Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento de todos os profissionais do Magistério da ativa e também dos inativos, negociada em quatro parcelas.
            O titular da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), José Anselmo de Carvalho Júnior, antecipou que as medidas após a decisão do sindicato serão tomadas pela Secretaria de Estado da Educação. "Apesar das limitações que o Estado tem enfrentado, não estamos medindo esforços para que tudo se resolva o mais rápido possível", justificou Carvalho.
            O secretário classificou a greve como "sem sentido" e reafirmou que, mesmo assim, as decisões do Supremo Tribunal Federal e os pontos acordados nas negociações com a categoria serão cumpridos. "Vamos implementar o piso e todos os pontos que temos levado para as rodadas com o Sinte. Não há sentido que justifique a greve."
           No outro lado das negociações, a categoria paredista argumenta que a greve vai continuar porque a proposta apresentada pelo Governo não tem nada de novo. O sindicalista Rômulo Arnoud explicou que a aplicação dos 30% do Plano de Cargos, Carreira e Salários para os demais profissionais já havia sido assegurada pelo Governo, mas, mesmo assim, "algumas questões ainda ficam em aberto e não foram bem explicadas pelo Estado". Já, quanto aos 30% de reajuste real para a categoria, Rômulo argumentou que o valor é uma estratégia de complementação para atingir o piso determinado por lei e "não devem ser levadas em consideração as gratificações, segundo a determinação do STF", disse ele, destacando que o valor só vai surtir efeito para alguns professores que já estejam com situação adiantada no Plano.
            No entanto, em nota divulgada no site do Governo do Estado, a Secretaria de Educação assegura que o aumento real de 34% será no vencimento de todos os profissionais do Magistério da ativa e também dos inativos, de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas.

Matéria Jornal de Fato.

* Egípcio Ayman Zawahiri é o novo chefe da al-Qaeda.

          O egípcio Ayman al Zawahiri foi nomeado chefe da al-Qaeda em substituição a Osama bin Laden, fundador da rede terrorista, morto em maio durante operação dos Estados Unidos no Paquistão, informou a organização terrorista em comunicado publicado nesta quinta-feira (16) em portais islamitas na internet.
          “O comando geral da al-Qaeda anuncia, depois de consultas, a designação de Ayman al Zawahiri a frente da organização”, diz texto firmado pelo comando geral da rede.
O novo chefe da al-Qaeda, Ayman al-Zawahri, a partir de imagem veiculada na internet em dezembro de 2005. (Foto: Arquivo / AP Photo) 
O novo chefe da al-Qaeda, Ayman al-Zawahri, a partir de imagem veiculada na internet em dezembro de 2005.

* Edmundo é localizado e preso em SP.

         O ex-jogador de futebol Edmundo foi preso no início da madrugada desta quinta-feira (16) em São Paulo. Ele foi localizado em um flat por agentes da Delegacia Seccional Oeste da capital paulista.
         O comentarista esportivo Edmundo foi levado para a 3ª Delegacia Seccional, em Pinheiros, também na Zona Oeste da cidade.
        Ainda não há mais detalhes sobre a prisão do ex-atleta, tampouco sobre a transferência dele para o Rio de Janeiro.

* Vice-prefeito de Janduís demite secretários ao assumir Prefeitura.

         Uma ação motivada por "vingança política" afastou na tarde desta quarta-feira (15) três secretários municipais de Janduís. As demissões foram feitas pelo vice-prefeito Antônio José Bezerra (PT) que assumiu a administração da cidade por 25 dias, tempo de afastamento do prefeito Salomão Gurgel.
         O vice-prefeito começou a "limpeza" dos cargos políticos ligados aos seu companheiro de administração pela pasta da Educação, Cácio Santos, seguido do secretário de Finanças, Marcosuel Arruda, do Controlador Geral do Município, Rômulo Gurgel e da secretária de Governo e irmão de Salomão Gurgel, Lourinalda Gurgel. 
        A situação de "rompimento político e administrativo" foi comentada pelo prefeito afastado, Salomão Gurgel em entrevista ao Nominuto. Por telefone, Salomão explicou que o rompimento estava "anunciado" e que quando retornar a cidade irá corrigir os "erros" do vice-prefeito. "O que ele fez representa o rompimento total da relação política e administrativa que tínhamos. Quando voltar vou renomear os meus bons secretários e mostrar a população que a nossa admnistração está correta", argumenta. 
         Para citar a conficança e a competência dos secretários, Salomão Gurgel listou obras na cidade que contabilizam R$ 3,5 milhões e que estão entregues nas mãos dos profissionais. "Hoje, Janduís conta com bons secretários que tem condições de dar continuidade ao trabalho por um pequeno período de afastamento, como está acontecendo agora. O que ele fez não tem explicação administrativa, só política", justificou. 
         Sobre a possibilidade do pedido de demissão em massa, anunciado por alguns setores da administração municipal, Salomão pede "calma" e diz que acredita nos seus colaboradores. "Sei que eles sabem que vou voltar e estarão prontos para não aceitar a divergência política provocada por ele [Zé Bezerra] e continuarão o trabalho", comenta o prefeito licenciado.

* Prestação de contas do Governo demonstra crescimento de 11,3% na arrecadação.

        Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 15, para que a equipe do Governo do Estado apresentasse a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2010 e o primeiro quadrimestre de 2011. A apresentação dos dados é uma obrigação prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, foi o encarregado de demonstrar a situação financeira do Estado.
         Na apresentação dos dados financeiros, o secretário deu destaque aos dados do primeiro quadrimestre de 2011. Neste período o Governo arrecadou R$ 2,7 bilhões, e teve a receita líquida de R$ 2,42 bilhões. Um crescimento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2010. A arrecadação representa 33% do que está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). As despesas nos quatro primeiros meses foram de um pouco mais de R$ 2 bilhões.

* Professores da UERN se reúnem...

        Nesta quinta-feira (16), os professores se reúnem em assembleia geral extraordinária para avaliar o movimento grevista e traçar novas estratégias de mobilização. O encontro será realizado às 9h, na sede da ADUERN em Mossoró.