domingo, 3 de julho de 2011

* O dilema do PSB e o purgatório político da prefeita Micarla de Sousa.

        O purgatório político em que vive a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), deve piorar nos próximos meses. Pela primeira vez, desde que assumiu o comando do Palácio Felipe Camarão, a pevista será investigada por uma comissão de inquérito e, o que é ainda pior, poderá perder a maioria que sempre a blindou na Câmara Municipal.
        Na última sexta-feira (1º), com o olhar voltado para o horizonte de 2012, a ex-governadora e presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, reuniu a bancada de vereadores do partido e cobrou que os parlamentares assumam a oposição à gestora natalense. Até então, somente a vereadora Júlia Arruda admite essa condição. Os demais peessebistas – Júlio Protásio, Franklin Capistrano, Adenúbio Melo, Dickson Nasser e o bispo Francisco de Assis – se dividem entre os que se avocam como governistas e os que vivem no limbo dos “independentes”.

* Carro pega fogo na comunidade de Mariana

        Por volta das 13 horas da tarde do último dia (01), uma carro tipo Vectra, ano 97, de cor azul pegou fogo na comunidade de Mariana/Caraúbas. O veículo pertencia ao Sr. Milton Viana, coordenador do transportes escolares do munícipio de Caraúbas/RN. Alguns populares chegaram no momento e tentaram conter o incêndio, mas não obtiveram êxito, devido o fogo já estar avançado e o carro ter gás natural, temendo assim a explosão do cilindro.
F
Imagem do Carro totalmente destruido.
Fonte e imagem: Mariana.com.

* Comunicado Importante.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
SECRETARIA DE SAÚDE
GABINETE DA SECRETÁRIA


COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde comunica à população do município de Caraúbas, que em virtude da realização da 3ª Conferência Municipal de Saúde durante todo o dia desta segunda feira, 04 de julho, não haverá expediente na sede deste órgão, retornando às suas atividades normais nesta terça feira, dia 05.




Caraúbas/RN, 01 de Julho de 2011



Secretária de Saúde
Juliana Carlos

* Chihuahua Yoda leva título de cão mais feio do mundo.

        Concurso de beleza para cachorros? O evento que acontece em Petaluma, na Califórnia (EUA), propõe exatamente o contrário: encontrar o cão mais feio do mundo. A 23ª edição do Concurso de Cão Mais Feio do Mundo elegeu, no fim do mês de junho, a pequena cadela Yoda, fruto de uma mistura entre chihuahua e uma raça chinesa.
        Segundo o jornal Courier Mail, o animal tem 14 anos e pesa apenas 900 gramas. Na reportagem, Terry Shumacher, a dona do cão, contou que quando viu Yoda pela primeira vez não o identificou como um cachorro. "Disse à minha filha para o largar porque pensava que era um rato", contou. No entanto, a feiura do bichinho não impediu a família de adotá-lo.
       Yoda, que venceu centenas de candidatos de vários cantos dos EUA, ganhou o título que pertencia à chihuahua caolha Princess Abby, eleita no ano passado. Como prêmio, a proprietária da cadela ganhou um cheque no valor de US$ 1 mil, além de vários produtos caninos.
 Fotos aqui

* Sisu divulga segunda chamada.

         Foi divulgada ontem (02) a segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) por meio do seu site. As matrículas deverão ser feitas na terça ou na quarta-feira, nas unidades em que os candidatos foram aprovados.
        Quem não for convocado na segunda chamada do Sisu deverá acessar o seu boletim de desempenho no site e manifestar o interesse em participar da lista de espera.
        O cadastro nessa lista pode ser feito até a próxima quinta-feira.

* Ministério Público recomenda que Câmara de Olho D’Água anule concurso público.

        O promotor da Comarca de Umarizal, Rafael Silva Paes, emitiu uma recomendação para o presidente da Câmara Municipal de Olho D’Água dos Borges para que o concurso público seja anulado. Segundo o membro do Ministério Público, há indícios de ilegalidade, ferindo os princípios da moralidade e transparência, inclusive com dispensa ilegal de licitação da empresa promotora do concurso.
        “Dentre os trinta e seis candidatos inscritos para o certame, foram aprovados em primeiro lugar para os três cargos públicos ofertados (assessor jurídico, redator de atas e agente administrativo) uma pessoa que prestava serviço ao Poder Legislativo, na condição de assessor jurídico, uma pessoa que exercia cargo comissionado por mais de uma década e uma parente por afinidade do Presidente da Casa à época”, escreveu o promotor na recomendação.
         No documento, o promotor observou ainda “a Proposta de Preço formulada pela ACAPLAM (empresa contratada) data de 02 de fevereiro de 2008 e o parecer jurídico fora expedido em 04 de fevereiro de 2008, ou seja, em exíguo prazo que possivelmente impossibilitou uma ampla pesquisa de mercado e a escolha da empresa mais habilitada para proceder o certame, imprescindíveis mesmo em processos de dispensa de licitação”.

* Administração "Nossa Força é Nosso Povo" em novos tempos.

        Após um longo período de críticas por parte da população, os que fazem a administração "Nossa Força é Nosso Povo" acreditam, em uma nova fase do governo Ademar Ferreira (PSB), apontando ter tido um início difícil, os comandantes do governismo local esperam que a partir de agora, Caraúbas passe a vivenciar um outro momento por parte da atual administração.
        "O início das obras da UFERSA, a continuidade do Campo de Futebol, a construção da nova Praça Reinaldo Pimenta, conjunto habitacional, creches, postos de saúde, Praça da Benjamin Constant, estradas entre outras, são só o início de um novo tempo por parte da administração do prefeito Ademar", informou Vivênio Jácome.
         Com o período eleitoral se aproximando e em plena campanha para sua reeleição, o prefeito Ademar Ferreira (PSB) parece está disposto a recuperar o tempo perdido, e a palavra de ordem é obras. E nesse contexto, já se fala nos bastidores do palácio Jonas Gurgel, em uma grande festa de São Sebastião 2012, "Caraúbas, vai ter a maior festa dos últimos anos em 2012, as atrações serão de nível nacional", informou um dos responsaveis pelo evento.
         Caso venham a se confirmar "Os novos tempos da administração Nossa Força é Nosso Povo" quem vai ganhar é o povo da cidade!

* Refrigerantes diet aumentam acúmulo de gordura na cintura.

        Essa notícia serve de alerta para as mulheres que não dispensam refrigerantes. Uma pesquisa apresentada durante uma conferência da Associação Americana de Diabetes mostrou que os tipos dietéticos, que sempre foram relacionados aos hábitos saudáveis, aumentam o acúmulo de gordura na cintura.
         Se você é daquelas que não abrem mão de estar sempre bonita e saudável é bom prestar a atenção nessas informações. Refrigerante (de qualquer tipo) não é bom para a saúde. Isso é fato! E essa pesquisa deixou bastante claro que a bebida não combina com cinturinha enxuta.
        Os dados apontam que o consumo regular da refrigerante dietético resultou em um aumento até 70% maior na circunferência da cintura em relação às pessoas que não consomem a bebida. Entre os consumidores que bebem dois ou mais refrigerantes diet ao dia, o aumento na cintura foi de 500%.
        Detalhe básico: Segundo esse estudo, os refrigerantes diet ainda aumentam os riscos de diabetes tipo 2, síndrome metabólica, derrame e doenças cardíacas.
Fica o alerta!
Fonte: Coisas de Mulher.

* PAULO DE TARSO » "A Fiern é caudatária da CNI", acusa secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado.

        Alvo de críticas de setores da sociedade, devido ao desgaste que o governo enfrenta com as greves do funcionalismo, o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, atribuiu o desgaste dos primeiros seis meses de administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao descontentamento de sindicatos e empresários com medidas iniciais da gestão democrata. Segundo ele, não há dúvidas de que as greves têm objetivo político de desgastar o governo. O secretário criticou também a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). De acordo com ele, a Fiern defende os interesses das indústrias de São Paulo, em detrimento das empresas do Nordeste. "Algumas elites empresariais estão insatisfeitas com a política fiscal e tributária do governo, que exterminou todos os privilégios de tributação. A posição da Fiern é uma posição muito curiosa e estranha. Parece mais uma representante da CNI (Confederação Nacional das Indústrias)", criticou. Paulo de Tarso disse ainda que não houve afastamentonem político nem administrativo entre a governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV). Ele frisou inclusive que Micarla é um dos nomes que podem receber o apoio da democrata, na disputa do próximo ano.
 (Fábio Cortez/DN/D.A.Press)
Paulo de Tarso.

* Participe da Nossa Enquete.

        Agora queremos saber, qual o melhor secretário (a) da administração Ademar Ferreira (PSB). Vote!

* LEI 12.403 » Nova lei pode soltar mais de três mil presos no RN.

        Na dúvida entre deixar um inocente preso ou um culpado solto, a primeira alternativa sempre deve prevalecer. A nova lei 12.403/11, que começa a vigorar nesta segunda-feira, se sustenta, nas suas entrelinhas, nessa ideia. Ela diminuiu a quantidade de hipóteses do acusado ser preso em flagrante. Não cabe mais prisão preventiva para os crimes com pena prevista de até quatro anos e a fiança ainda pode ser arbitrada pelo delegado de polícia. Homicídios e furtos simples, porte ilegal de arma, falsificação ideológica, receptação e violência doméstica estão entre os crimes com pena prevista de até quatro anos. E será embasado nesta lei que o Judiciário deverá reavaliar os processos de 56% da população carcerária do Rio Grande do Norte, percentual correspondente aos presos provisórios. Conforme o Departamento Penitenciário Nacional, o total de presos no estado é de 6.123 pesssoas, sendo que 3.422 aguardam julgamento. Se cumprida a nova legislação, a parcela de presos provisórios que se encontre dentro das condições da nova norma deverá ser solta.
         De forma superficial, o trâmite de uma prisão em flagrante ocorre da seguinte forma: a autoridade policial prende o acusado patricando algum crime. O acusado é detido e o juiz opta pelo relaxamento da prisão ou pela prisão preventiva. Com a lei 12.403 o processo muda. Os delegados podem determinar fiança para os crimes de até quatro anos e, nas penas maiores, o juiz deverá optar pela prisão preventiva em último caso. Primeiro, deverão ser adotadas as medidas cautelares, conforme as prerrogativas do acusado e a interpretação que o juiz dará ao caso. Numa situação em que um réu primário, por exemplo, cometa um homicídio doloso, o crime pode ser passível de fiança. Segundo a nova lei, as fianças podem variar entre R$ 108 e R$ 108 milhões, valor que também caberá ao juiz decidir.

* Envolvidos em morte de presidente do PT em Serra do Mel serão divulgados.

        A Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública irão se pronunciar através de uma coletiva nesta segunda-feira (4), às 10h, na sede da DEGEPOL, localizada na Avenida Interventor Mário Câmara, no bairro Cidade da Esperança, a respeito da operação conjunta desencadeada por ambas as instituições objetivando apurar os autores do assassinato de Ednaldo Filgueira, jornalista e presidente do diretório municipal do PT em Serra do Mel/RN, ocorrido no dia 15 de junho.

* Imagens do Arraiá da Gregório Batista/Apanha-Peixe/Caraúbas.

Esse é o cara!

* "Os inativos têm que sair da folha da educação".

         Pedagoga e mestre em Educação, a secretária estadual da pasta, Betânia Ramalho, avalia o atual momento do setor no Rio Grande do Norte, chamando a atenção para a necessidade de um diálogo permanente entre professores e o governo, achando, inclusive, que ação político-partidária dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) atrapalha a discussão em torno de uma política de resultados. Ela admite que a própria Seec precisa de uma reestruturação, até de inversão de prioridades, de forma que, ao invés de a escola ir à Secretaria, esta é que tem de ir ao encontro dos interesses das escolas.
         Sobre os inativos, "Eles têm de sair da folha da educação e entrar para o instituto da previdência, então com isso a gente vai diminuir os gastos e ampliar os investimentos e a gente vai poder estar construindo mais essa carreira". destaca Betânia.

* Projeto de mudança no FPE ameaça impor perdas ao RN.

         O Rio Grande do Norte figura no ranking dos onze estados brasileiros que podem somar uma redução substancial nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) - a principal fonte de renda entre as que dispõe. O tema já aguça as discussões no âmbito do Senado Federal e embora muitas propostas estejam sendo lançadas na mesa de debates é a do senador Randolfe Rodrigues (Psol/AP) a que dispõe do apoio de dois pesos pesados no Congresso Nacional - o líder do governo Romero Jucá (PMDB/RR) e o presidente nacional do PMDB, legenda que tem a maior bancada no Senado, Valdir Raupp (RO). A questão requer regulamentação em caráter urgente. Em fevereiro de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o artigo 2º da Lei Complementar (LC) 62/89, que fixou as regras atualmente seguidas para repartir os recursos entre os estados e o Distrito Federal. O prazo para que os novos critérios já estejam estabelecidos termina em 31 de dezembro de 2012 e desobedecê-lo pode implicar na suspensão dos repasses.

* Nunca é tarde para agradecer...

        Na última quinta-feira (30), os que fazem a Escola Estadual Professora Maria Sílvia de V. Câmara (Professores, funcionários, alunos, pais) e toda sociedade do Bairro Leandro Bezerra fizeram uma grande festa pelas ruas da cidade de Caraúbas, em comemoração a mais uma edição do Arraiá da Maria Brejeiro.
        Com muita alegria e animação, os envolvidos no Arraiá da Escola fizeram sem dúvida o maior Arraiá da edição 2011, do Arraiá das Caraubeiras, do município de Caraúbas, assim gostaria de agradecer a todos e a cada um, que fizeram do São João da Maria Sílvia uma verdadeira demonstração da capacidade artística e cultural dos que fazem o Bairro Leandro Bezerra. 
       Apesar de toda discriminação que existe, ficou provado mais uma vez, que a maioria esmagadora das pessoas que moram na "Nova Descoberta" são pessoas de bem e de uma capacidade ímpar, assim sendo parabéns para todos da Escola Maria Sílvia e para toda comunidade do Bairro Leandro Bezerra, vocês deram um SHOW!

* JP reune centenas de amigos para comemorar a aprovação do filho em medicina.

         O amigo Júnior Praxedes (JP) reuniu centenas de amigos, ontem (02), na AABB de Caraúbas, o motivo da festança foi a aprovação do seu filho, Marcel Praxedes, no vestibular de medicina na UNP/NATAL.
          Confira imagens:
Centenas de amigos na festa de Marcel Praxedes.