quarta-feira, 6 de julho de 2011

* XXV Vaquejada de Apodi/RN.

* Um bom exemplo: Prefeitura de Ceará-Mirim entrega 432 casas à população.

        A Prefeitura de Ceará-Mirim entregou, nesta quarta-feiora (06), 432 casas populares à população. As residências foram construídas através de uma parceria do Executivo com a Caixa Econômica, dentro do Programa de Habitação de Interesse Social, do Governo Federal. Os beneficiários receberam as chaves nesta tarde, em solenidade no ginásio de esportes.
         Além das casas, que estão localizadas em área drenada e pavimentada dentro do perímetro urbano do município, os moradores também receberam da Cosern cinco lâmpadas econômicas e uma geladeira. As pessoas beneficiadas estavam inscritas em programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e tinham renda inferior a três salários mínimos.

* Governadora pede que força policial não seja usada em desocupação da 12ª Dired.

      A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que a força policial não será usada para a desocupação dos estudantes que estão acampados na 12ª Dired, em Mossoró. Por decisão judicial, os manifestantes deverão deixar o local até às 22h de hoje. No entanto, eles afirmam que irão continuar com o protesto.
      O procurador geral do Estado, Miguel Josino, está atuando como representante do Governo na negociação com os estudantes.
      Deste a última sexta-feira ele está em negociação com o advogado representante do grupo de manifestantes para que a desocupação ocorra de forma pacífica. “Foi um pedido pessoal da governadora Rosalba Ciarlini que determinou que a força policial não seja usada na remoção dos estudantes do prédio, mesmo com o parecer favorável da Justiça que determina que isso pode ser feito”, disse o procurador.
Panorama Político.

* ALMIRTUR- CARAÚBAS/CAICÓ.

O amigo Almir estar fazendo a linha de Caraúbas a Caicó, Passando por:
Campo Grande, Janduís, Patú, Belém, Brejo do Cruz e Jardim de Piranhas.
ALMIRTUR, viagens e encomendas, telefones 
(84) 9608 6925 ou (84) 9190 4746
   de segunda a sábado, saída de Caraúbas as 5 horas da man
Retorna de Caicó as 9 horas!

* Garoto de onze anos atrai metais com o corpo em Mossoró.

        O jovem Paulo Davi de onze anos, residente na cidade de Mossoró/RN tem uma habilidade especial. Ele consegue atrair objetos de metal junto ao corpo, como se fosse um imã humano. A descoberta foi feita pelo próprio pai, o economista Junior Amorim que após assistir uma reportagem na TV, em que um menino croata realizava a mesma façanha, decidiu brincar com o filho. "Achei o biótipo parecido com o do meu filho, então resolvi colocar um talher próximo ao tórax e acabou grudando nele. Em seguida, fui colocando outros objetos de metal e ouro, e também começaram a grudar. Ficamos surpresos”, relatou o pai.
 (Blog O Câmera/Divulgação)
Garoto Paulo Davi atrai metais.

* Estudantes conseguem liminar e permanecem na Dired.

       O impasse sobre a retirada dos estudantes secundaristas e universitários que ocupam a sede da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) continua. Na tarde desta quarta-feira (06) a assessoria jurídica do movimento intitulado Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró conseguiu derrubar a decisão da justiça que determinava a desocupação do prédio.
       Viaturas da Polícia Militar chegaram a ir ao local, mas foram abortadas ela nova decisão. Professores e estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte foram até o local para demonstrar apoio aos manifestantes. Houve princípio de tumulto.
       O grupo recebeu documento expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte, cujo documento oficializou o pedido de desocupação do prédio em 24 horas. A 12ª Dired foi invadida pelos estudantes no dia 16 de junho passado.

* Sesap divulga três casos novos de dengue tipo 4 no RN.

        Nesta quarta-feira (06), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou a ocorrência, no município de Santa Cruz, de mais três casos de dengue causado pelo sorotipo 4. Esses casos foram identificados, no último dia 28, pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), totalizando oito confirmações até o momento.
        Todos os pacientes diagnosticados encontram-se bem, não tendo necessitado de internação hospitalar. Trata-se de moradores do bairro Centro, sem relato de viagens a outros estados ou países.
        Após o conhecimento desses casos, a equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue vem implementando medidas com a finalidade de interromper a circulação do vírus em Santa Cruz, reunindo-se sistematicamente com a Secretaria Municipal de Saúde da localidade, além de gestores de hospitais e profissionais da área.
       “O objetivo é prestar apoio técnico, bem como acompanhar e monitorar as ações do município” explicou a coordenadora do Programa, Kristiane Fialho.

* João Maia: um sonho de consumo do Governo Rosa!

       O PR do deputado federal João Maia é o novo sonho de consumo do “rosalbismo”, grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Insinuações e flertes não faltam.
       João Maia chegou a figurar como nome de proa para vice de Rosalba na pré-campanha ao governo. Depois foi-se consolidando o “plano b”, com o então presidente da Assembleia Legislativa do RN, Robinson Faria (PMN).
       Ironia do destino e da política: a expansão de poder de Robinson dentro do próprio governo, revelando autonomia, ousadia e capacidade de ocupação de espaços, deixa o rosalbismo com a “pulga” atrás da orelha.
João Maia seria um reforço, com seu PR, para sinalizar uma reação do rosalbismo nessa convivência e coabitação delicada com Robinson no governo.
Por Carlos Santos

* Convenção do PMDB/Caraúbas foi adiada.

         O PMDB da cidade de Caraúbas não fará mais sua convenção no próximo Sábado (09), motivo, a não presença dos líderes Garibaldi Filho e Henrique Alves nesta data. A mesma teve acontecer no próximo dia, 30/07.

* Fetarn quer entregar pauta de reivindicações à governadora.

        A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn) realiza hoje (06) o 13º Grito da Terra em Natal. O evento ocorre paralelamente ao Dia Nacional de Mobilização da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Como parte das manifestações que ocorrem em todo o país, em Natal os trabalhadores decidiram se reunir em frente à Central de Comercialização da Agricultura Familiar, em Lagoa Nova, de onde partirão rumo ao Centro Administrativo.
        O objetivo da coordenação do movimento é que a governadora Rosalba Ciarlini receba uma comissão que entregará uma pauta de reivindicações que inclui: abertura com garantia de pleno funcionamento da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, ampliação do quadro funcional da Emater e Seara (Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária), além da ampliação do seguro-safra de 25 mil para 50 mil inscritos. "Nós estamos aqui para reivindicar melhorias para os homens do campo", disse o presidente da Fetarn, Ambrósio Lins do Nascimento.
(Adriano Abreu)Fetarn quer entregar pauta de reivindicações à governadora

* Senado aprova regulamentação da profissão de taxista.

       A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou em caráter terminativo (sem necessidade de ir ao plenário), nesta quarta-feira (06), projeto de lei que exige que taxistas se qualifiquem para o exercício da profissão. Entre as obrigatoriedades estão frequentar cursos de primeiros socorros, direção defensiva e mecânica básica.
       O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2011 já havia sido aprovado pelos deputados, em seguida, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado. Agora, o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
       Além da exigência de qualificação, o projeto também obriga os taxistas a estarem inscritos no Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), mesmo que como autônomos. Traz ainda como direitos a criação de piso salarial para categoria.
       O projeto aprovado altera a lei 6.094/1974, que define que é facultado ao "condutor autônomo de veículo rodoviário" a cessão de seu automóvel a mais dois colaboradores e define que eles podem colaborar com a Previdência.
       O texto aprovado pelo Senado estabelece que o taxista tem como deveres "atender os clientes com presteza e polidez; manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene; e obedecer as normas constantes do Código de Trânsito Brasileiro."
Outras regras
       O projeto estabelece ainda que é obrigatório o uso do taxímetro em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. Os veículos não poderão carregar mais do que sete passageiros.
      O texto diz que a autorização do taxi deve ser concedida pelo órgão municipal responsável e permite a transferência para outra pessoa. Diz que a autorização não pode ser "objeto de penhora ou leilão". No caso de morte do condutor, a autorização passa para o cônjuge e herdeiros.
Fonte: G1.com.

* TJRN promove audiência de conciliação entre governo e Sinte-RN.

       Uma audiência de conciliação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) e o governo do Estado ocorrerá nesta quinta-feira (07), às 10h, na sede do Tribunal de Justiça, por determinação do desembargador Virgílio Macêdo Júnior, relator da Ação Cível Originária interposta pelo Executivo.
       O Estado requer a antecipação dos efeitos da tutela para determinar a imediata suspensão do movimento paredista e impor o retorno ao trabalho de todos os professores estaduais. Foi pedido, ainda, na Ação, que o Sinte/RN se abstenha de incitar os sindicalizados a agirem de forma contrária aos deveres funcionais, conclamando a todos os integrantes da categoria que permaneçam em suas atribuições de serviços, tendo em vista a ilegalidade e abusividade da grave.
        Instado a se manifestar, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN apresentou contestação na tarde desta terça-feira (05).

* Dilma decide demitir Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes; governo manda PF investigar denúncias.

       A presidente Dilma Rousseff já decidiu demitir o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, informa o colunista Jorge Bastos Moreno pelo Twitter . O comando do PR seguiu para o Planalto para ouvir o anúncio. A revelação sobre o crescimento espetacular no capital da empresa do filho do ministro dos Transportes , publicada nesta quarta-feira pelo GLOBO, tornou insustentável a permanência do representante do PR no cargo. Essa avaliação foi feita reservadamente tanto no Palácio do Planalto como nas bancadas do PR no Congresso. Dilma colocou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para discutir com o PR a saída de Nascimento. O nome mais cotado para o cargo é o de Paulo Sérgio Oliveira Passos, atual secretário-executivo do ministério. Fontes reunidas no Palácio do Planalto disseram que neste momento Dilma está isolada, à espera do comando do PR para fazer o anúncio da demissão.
        A presidente também pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que coloque a Polícia Federal para investigar as denúncias de corrupção envolvendo a pasta e a cúpula do PR, informou na tarde desta quarta-feira Moreno pelo Twitter. "Dilma havia prometido a Nascimento (ministro dos Transportes) não botar a PF no caso. Mas a PF já está no caso, a mando do Cardozo (ministro da Justiça), que é mandado dela", postou no microblog.

* Termina hoje prazo para matrícula dos estudantes selecionados pelo Sisu.

       Os estudantes selecionados em segunda chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem comparecer até hoje (06) às instituições de ensino onde foram selecionados para fazer a matrícula. Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.
       Cerca de 450 mil candidatos se inscreveram para disputar uma das 26 mil vagas oferecidas por 48 universidades públicas e institutos de educação profissional. A lista dos aprovados em segunda chamada foi divulgada no último sábado (02). O resultado está disponível para consulta na página do MEC na internet  ou pelo telefone 0800-616161. A relação dos documentos necessários para fazer a matrícula está disponível no boletim de desempenho do próprio candidato.
       Quem não foi selecionado poderá se inscrever em uma lista de espera. Os interessados em participar devem fazer a opção pela internet, na página do Sisu, até quinta-feira (07). Essa lista ficará disponível para as instituições selecionarem os candidatos às vagas remanescentes.

* Flamengo X São Paulo na AABB/Caraúbas.

        Logo mais a partir das 21h, na AABB/Caraúbas, o amigo Miltinho Câmara estará abrindo as portas da instituição, para a galera assistir o jogo envolvendo  Flamengo versus São Paulo.
        Atenção! Não será comprada taxa para assistir a partida!

* UFRN é a 12ª instituição brasileira que mais aprova na OAB.

        A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ontem (05) a lista das faculdades públicas com melhor desempenho no Exame da Ordem 2010.3, o mais recente aplicado pelo Conselho Federal da OAB. Em todo o país, das 20 instituições que mais aprovaram em termos proporcionais, 19 são públicas. No Estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aparece em 12º entre as 20 que mais aprovam. Serão 55 novos advogados oriundos da instituição, com carteira da OAB.
       Com 53,92% de aprovação, a UFRN teve 102 candidatos inscritos no exame. Apenas universidades públicas obtiveram aprovação acima de 50% no exame.
       Por outro lado, as faculdades privadas são as que hoje mais colocam profissionais da advocacia no mercado. No ranking das 20 faculdades que mais aprovaram em números absolutos, os cinco primeiros lugares são ocupados por instituições particulares de ensino. No Rio Grande do Norte, a Universidade Potiguar (UnP) aparece na lista como uma das 10 instituições com mais de mil alunos inscritos. 1048 estudantes da UnP se submeteram às provas. Desse total, 88 obteve sucesso, o que representa um porcentual de aprovação de 8,40%.

* Arraiá do Bastião.

arraia

* Fátima Bezerra confirma luta por 10% do PIB para Educação.

       A presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN), avaliou na última Segunda-Feira (04) que a meta do Plano Nacional de Educação 2011-2010 a respeito do financiamento é "tímida" porque prevê investimento de apenas 7% do Produto Interno Bruto em Educação até 2020. A deputada quer ampliar esse percentual para 10%. "Essa é a meta mais importante porque sem ela não podemos realizar as outras, e estou convencida de que 7% é insuficiente para resgatar a dívida que o Brasil possui com a Educação", afirmou em assembléia em João Pessoa. Fátima foi aplaudida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), Assembléia Nacional dos Estudantes (Anel) e professores que lotaram o auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba na manhã desta segunda-feira.

* Patrimônio do filho de Alfredo Nascimento aumenta 86.500%.

        O Ministério Público Federal Federal está investigando suposto enriquecimento ilícito de Gustavo Morais Pereira, arquiteto de 27 anos, filho do ministro dos Transportes, o potiguar Alfredo Nascimento. Dois anos após ser criada com um capital social de R$ 60 mil, a Forma Construções, uma das empresas de Gustavo, amealhou um patrimônio de mais de R$ 50 milhões, um crescimento de 86.500%. As investigações podem complicar ainda mais a situação do ministro, que, desde sábado, tem sido obrigado a se explicar sobre o suposto envolvimento de seus principais assessores com corrupção. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (06) do jornal O Globo.
         As investigações começaram ano passado, a partir de um nebuloso negócio entre Pereira e a SC Carvalho Transportes e Construções, empresa beneficiária de recursos do Ministério dos Transportes. Em 2007, a SC Transportes repassou R$ 450 mil ao filho do ministro, conforme documentos em poder da Procuradoria da República do Amazonas. Nesse mesmo ano, a empresa recebeu R$ 3 milhões do Fundo da Marinha Mercante, administrado pelo Ministério dos Transportes para incentivar a renovação da frota do país. Em 2008, a empresa ganhou mais R$ 4,2 milhões.

* Ministério volta atrás e diz que, no RN, aeroporto ficará pronto para Copa.

        O Ministério do Esporte divulgou nota na noite desta terça-feira (05) em que afirma que "trabalha com um cronograma que garante a conclusão no primeiro semestre de 2014" do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal.
        A cidade será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O aeroporto é uma das obras de infraestrutura anunciadas pelo governo federal para atender ao aumento da demanda em razão do Mundial.

* Governo Rosalba: Greve já é a mais longa da polícia.

        A paralisação das atividades da Polícia Civil no Rio Grande do Norte completa nesta quarta-feira, 6, 49 dias. A marca é recorde de duração da instituição e segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) também há um recorde de adesão por parte servidores. A marca anterior era de 47 dias no ano de 2003.
        A greve deste ano ocorre desde 17 de maio e tem seis pontos de reivindicação. O Sinpol reclama que o contato com o Governo do Estado foi cessado e o último encontro para negociação aconteceu no dia 1º de junho. 

* Audiência Pública em Caraúbas.

         Logo mais as 9h, na Câmara Municipal de Caraúbas, realizar-se-á uma audiência pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a mesma foi solicitada pelo Edil Francisco de Assis de Melo Varela (PCdoB).