segunda-feira, 25 de julho de 2011

* Criança vítima de acidente demora a ser atendida e morre.

Um grave acidente de trânsito ocorrido no final da tarde do último sábado (23) terminou de forma trágica. Uma criança morreu no hospital após a colisão entre dois carros de passeio em estrada entre Mossoró e Umarizal. Além do garoto de apenas quatro anos de idade ter perdido a vida, o padrasto dele fraturou a clavícula e uma jovem de 21 também foi hospitalizada com lesões. Familiares do menino Jailson Adriano dos Santos Filho e das outras vítimas reclamaram da demora e do mau atendimento no Tarcísio Maia, em Mossoró. Os parentes acreditam que a morosidade tenha sido definitiva para a morte do menino.

Segundo familiares da criança, ele veio a óbito na madrugada de sábado para ontem (24), entre 1h e 2h, no Hospital Regional Tarcísio Maia, quando era submetido à intervenção cirúrgica cerca de cinco horas depois de ter dado entrada na unidade de saúde vítima do acidente de trânsito envolvendo dois veículos, próximo a cidade de Umarizal.
  
Jailsom Filho morreu no Tarcísio Maia, após acidente de carro

* INSS abre consulta sobre revisão do teto, mas site está congestionado.

O Ministério da Previdência Social informou nesta segunda-feira (25) que os  beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram o benefício concedido entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 já podem saber se têm direito à revisão do teto previdenciário.

A consulta já está disponível na página do Ministério da Previdência Social e na Central 135. Clique aqui para consultar.

Entretanto, o site da Previdência Social, na parte em que a consulta pode ser feita, está congestionado. A assessoria de imprensa do Ministério informa que muitos aposentados estão tentando fazer as consultas ao mesmo tempo, sobrecarregando, desta forma, o sistema. A expectativa do governo é de que o site retorne ao normal até a próxima quarta-feira (27).

* Resultado da terceira chamada do ProUni foi adiado para quinta-feira.

O Ministério da Educação adiou para quinta-feira (28) a divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados em terceira chamada no Programa Universidade para Todos (ProUni). A divulgação dos resultados estava prevista para hoje (25).

De acordo com o MEC, o adiamento foi feito a pedido das instituições de ensino superior, que solicitaram maior prazo para o lançamento das bolsas concedidas aos candidatos pré-selecionados na segunda chamada.

Com o nova data para terceira chamada, os aprovados nessa etapa deverão comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 3 de agosto a fim de comprovar os dados fornecidos nas inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do ProUni.

* Presidenta anuncia que “Brasil sem Miséria” atenderá 405 mil potiguares.

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje que o programa “Brasil sem Miséria” atenderá 405 mil potiguares. A informação foi dada durante o encontro dos governadores nordestinos, que ocorre em Arapiraca, Alagoas. Com essa estatística, o Governo Federal atingirá 12,8% de potiguares com o novo programa social.

Na solenidade, cada governador teve 10 minutos para falar. No seu espaço, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou que irá criar o Comitê contra Exclusão Social, para gerenciar as ações do “Brasil sem Miséria” no Rio Grande do Norte. A chefe do Executivo convidou Dilma Rousseff para “conferir pessoalmente as ações do Brasil sem Miséria no Estado”.

A área rural é uma das prioridades do Brasil Sem Miséria. No campo, estão 47% dos 16,2 milhões de brasileiros extremamente pobres. O Nordeste concentra 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza com mais de cinco milhões de agricultores.

* Resultado da Enquete.

Segundo os nossos leitores, Alexsandro Gurgel é mais preparado para ser o novo gestor da Escola estadual Sebastião Gurgel, o mesmo recebeu 212 votos (56,5%), enquanto o atual diretor Sebastião Linhares (Bastinho) recebeu 162 votos (43,5%). No total foram 374 votos.

* Enfermeiro desabafa no Twitter...

Como o blog descreveu nas últimas semanas o atendimento do Hospital Regional Tarcísio Maia é um verdadeiro caos, acompanhe o que disse o enfermeiro do pronto-socorro e professor universitário Rafael Soares.

Através do Twitter, ele dá vazão às suas queixas e desapontamentos.

Leia abaixo:

- Ontem foi um dos plantões mais estressantes que já trabalhei no  HRTM. Estamos em uma situação em que se escolhe qual paciente vai ser atendido. Falta estrutura, corpo funcional, material de uso diário, profissionais qualificados e hoje digo sem medo: Faltam profissionais motivados.

- É irritante ver a falta de compromisso e competência administrativa do Governo do RN e da direção do HRTM para com os usuários. O que mais me chateia é o estelionato eleitoral que é feito usando o hospital. Como? Respondo: inaugurar um repouso masculino e só depois de 2 meses colocá-lo em funcionamento. Agora inaugurado, não se monta escala profissional.

- Mas o pior é a “imoralidade e falta de ética” de quebrar um dos princípios basilares do SUS: Equidade. Por que  digo isso?? Respondo também. Durante o dia, quando tinha um paciente apadrinhado político do grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o diretor-geral moveu céus e terras para resolver. Durante a noite, quando o paciente já não era do grupinho, o mesmo diz que não pode fazer nada e que esperemos outro mês para as coisas melhorarem.

- Isto é quebrar a “equidade”, que é princípio do SUS. Sugiro que o secretário da Saúde, Domício Arruda,  mande capacitar os gestores sobre o sistema que eles representam. Até quando o HRTM será usado como cabide político para que determinados grupos (ou seria ‘corja’) ganhem status eleitoral.

- Vidas são ceifadas, humilhadas, marginalizadas ao passo que trabalhadores são massacrados, injustiçados por uma gestão que é incompetente.

Rafael Soares – Enfermeiro Dermatologista – especialista em tratamento de feridas. Enfermeiro do Pronto-Socorro do HRTM/SESAP/RN. Professor da FACENE/RN.

* “De ambição desmedida entende Fátima Bezerra", rebate Rogério.

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) rebateu as críticas de Fátima Bezerra (PT) – que o chamou de ambicioso desmedido – afirmando que “se ambição desmedida é querer ser candidato, a deputada conhece bem o tema”.

Rogério explicou que “tanto é assim que nas quatro vezes nas quais ela tentou a prefeitura de Natal, levou um não em todas elas. A grande notícia da qual dispomos é que a deputada não tentará uma quinta candidatura à Prefeitura do Natal. Ela entendeu o recado da população e permitiu que o PT pudesse se oxigenar com novas idéias e candidaturas”.

Ele ainda ironizou a afirmação da deputada: “Quando a deputada, que é nossa adversária, tenta me desqualificar, dizendo que meu defeito é ter ambição desmedida em servir ao povo da cidade, considero a crítica um elogio”.

Para Rogério, a declaração de Fátima “é uma estratégia pré-eleitoral. Ninguém chuta cachorro morto. O partido de que ela faz parte me identifica como uma candidatura competitiva. Como ela não tem o que dizer, parte para a desqualificação”.

* Mano convoca seleção brasileira para amistoso.

O técnico Mano Menezes convocou a seleção brasileira nesta segunda-feira, visando a disputa do amistoso diante da Alemanha, marcado para o dia 10 de agosto, em Stuttgart. Sem atender os pedidos da diretoria do Santos, o comandante convocou mais uma vez Paulo Henrique Ganso e Neymar para o embate. O zagueiro Dedé, do Vasco e Ralf, do Corinthians, são duas das novidades do grupo.

Confira a relação dos convocados:

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão) e André Santos (Fenerbahce)
Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco) e Thiago Silva (Milan)
Volantes: Lucas Leiva (Liverpool), Ramires (Chelsea), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Ralf (Corinthians) e Elias (Atlético de Madrid)
Meias: Paulo Henrique Ganso (Santos), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Lucas (São Paulo) e Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Atacantes: Robinho (Milan), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), Fred (Fluminense) e Jonas (Valencia).

* MP recomenda suspensão de concurso em Serrinha dos Pintos.

O Ministério Público recomendou a suspensão do concurso público para preenchimento do quadro de vagas da prefeitura de Serrinha dos Pintos, distante 367 Km de Natal. O motivo da recomendação é a suspeita de irregularidades no certame.

Segundo o Diário Oficial do Estado do sábado (23), "na cidade existem comentários informais de que antes mesmo de ser iniciado o processo licitatório para contratação da empresa responsável para organização do concurso já se sabia que a empresa vencedora seria a Mult-Sai - Multi Serviços, Assessoria e Informática Ltda".

A empresa era responsável pela organização de concursos públicos nos municípios de Alexandria (RN), Brejinho (RN), Lagoa Nova (RN), Jardim de Piranhas (RN), Lagoa Salgada (RN), Porto do Mangue (RN), Grossos (RN), Riacho dos Cavalos (PB),  Jericó(PB) e Lagoa (PB), nos quais também foi recomenda a anulação pelo MP.

Foi recomendada ainda à prefeitura de Serrinha dos Pintos que realize uma nova licitação para contratar outra empresa para a organização do concurso. Uma resposta à promotoria informando as providências adotadas deve ser entregue em cinco.

* FGV divulga resultado preliminar da primeira fase do exame da OAB.

A FGV Projetos, responsável pela aplicação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), divulgou nesta segunda-feira (25) o resultado preliminar da primeira fase da prova realizada em 17 de julho (veja link abaixo).

Os participantes do exame podem entrar com recurso se discordarem da correção de suas provas. O prazo para recurso vai até esta quarta-feira (27), segundo cronograma do exame. Só após esse prazo, a FGV Projetos divulgará o gabarito final da primeira fase e o resultado definitivo. Esta divulgação está prevista para 8 de agosto.

* Pagot se despede de funcionários e anuncia demissão, diz Dnit.

A assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou nesta segunda-feira (25) que o diretor-geral do órgão, Luiz Antônio Pagot, pediu demissão do cargo.

Segundo a assessoria, Pagot foi ao Dnit na manhã desta segunda, reuniu funcionários que trabalharam com ele, agradeceu pela dedicação e anunciou que havia pedido demissão.

A saída de Pagot foi confirmada em nota pela assessoria do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

* Cinco municipios do RN serão proibidos de vender bebidas alcoolicas.

Cinco municípios do interior do Rio grande do Norte terão que ter maior atenção na venda de bebidas alcoólicas. A medida trata-se de uma recomendação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (23), que recomenda aos comerciantes a proibição da venda de bebidas alcoolicas, a pessoas que estejam em estado de embriaguez, proibidas de frequentar locais que as comercializem ou menores de idade.

De acordo com a proposição feita pelo Promotor de Justiça Flávio Nunes da Silva, os municípios de Tangará, Serra Caiada, Sítio Novo, Boa Saúde e Senador Elói de Souza apresentam um alto índice de alcoolismo entre seus moradores e incidência de venda ilegal de bebidas alcoólicas entre os menores. Desta maneira, a população deverá denunciar os casos existentes e os comerciantes que tentarem vender.

Segundo a publicação, a Policia Militar deverá realizar diligências periódicas nos municípios citados, visando autuar os comerciantes que vendam bebidas para pessoas em estado de embriaguez. Além disso, os comércios deveram colocar anúncios informando sobre a recomendação 

O chefe de gabinete de Serra Caiada Gilvan Gomes, informou que até o momento a cidade não foi notificada sobre os casos descritos. Ele assegurou que a Policia Militar da região realiza rondas periódicas para evitar que jovens consumam bebidas alcoólicas. Após as 22h, a responsabilidade fica por conta da família, mas quando os policiais registram a presença de menores, os casos são encaminhados ao conselho tutelar.

Já em Senador Elói de Souza, a medida surpreendeu o poder público. O secretário de administração do município Gilberto Lorenzo relatou que não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a recomendação do MP, nem sobre a existência de casos com menores nos bares da cidade. “O conselho tutelar da cidade age de forma efetiva, evitando que os jovens entre no mundo do alcoolismo”, assegurou.

* "Ele tem uma ambição desmedida", diz Fátima sobre Rogério Marinho.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) reputou ao colega do PSDB, Rogério Marinho, a responsabilidade “pela situação em que Natal se encontra hoje”. A crítica se estendeu também ao senador José Agripino (DEM) e o vice-governador Robinson Faria (PMN), apesar de ter sido ao peessedebista a maior crítica, a quem chamou de ambicioso desmedido.

“Rogério Marinho é um dos grandes responsáveis pela situação em que Natal se encontra hoje por conta da ambição desmedida que ele tem de governar a cidade”, afirmou a petista em entrevista na manhã desta segunda-feira (25) ao Jornal 96.

“É um direito que ele tem [querer governar Natal], como qualquer pessoa tem. Mas é uma ambição tão desmedida que, na época [2008], ele desrespeitou até a resolução do partido dele [que à época era o PSB]”, continuou Fátima.

* Obras da UFERSA gera um "pequeno" mal estar entre governistas caraubenses.

O início das obras da UFERSA/Caraúbas, gerou um pequeno "Mal estar" entre os partidários do prefeito Ademar Ferreira (PSB). Segundo informações, alguns membros do governismo local não gostaram da escolha de alguns fornecedores da obra.

Apesar do conflito de interesses o problema já foi resolvido e a paz voltou a reinar no ninho ferrerista.

* TCE promove seminário de orientação para municípios.

O Tribunal de Contas do Estado, por intermédio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, promoverá, desta segunda até o próximo sábado, para três grupos diferentes de municípios, um seminário de atualização dos órgãos municipais sobre o Sistema Integrado de Auditoria Informatizada.

O SIAI é um programa informatizado desenvolvido pelo TCE para possibilitar o acompanhamento e controle sobre a execução orçamentária e financeira dos entes públicos sob sua jurisdição. Ou seja, sobre o Governo do Estado e as 167 prefeituras potiguares. O Sistema também auxilia na análise das contas públicas, sob a ótica da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O seminário, realizado no Hotel Vila do Mar, das 8 às 18 horas, também enfocará outros procedimentos referentes ao Controle Externo.

Nos debates, os municípios serão divididos por turmas, cada uma com duração de dois dias. Para cada rodada de discussão, os municípios poderão indicar dois ou três servidores da Prefeitura e mais dois servidores da Câmara Municipal.

* Começam as inscrições para o Vestibular 2012 da UFRN.

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e só podem ser feitas pela Internet. Para inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição, disponível no site da Comperve, organizadora do certame.

A taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais) para os candidatos pagantes. Os candidatos têm até às 23h59min. do dia 28 de agosto para fazer o procedimento, no entanto o pagamento pode ser feito até o dia 29.

* Cielo arranca o peso das costas e é campeão mundial nos 50m borboleta.

Em pouco mais de 20 segundos, Cesar Cielo arrancou das costas o peso de 20 dias. E chorou. Muito. Depois de passar quase um mês nadando no incômodo terreno das explicações, o brasileiro voltou a falar alto nesta segunda-feira, do jeito que mais gosta: com braçadas. Nos 50m borboleta, prova que sequer é sua especialidade, atravessou a piscina em 23s10, castigando a água do Centro Esportivo Oriental com a força de quem viu seu nome ligado ao doping ao longo do mês. Bateu em primeiro, gritou, sentou na raia, olhou o placar, chorou feito criança. Absolvido pelo tribunal e novamente consagrado dentro d’água.
cesar cielo 50m borboleta mundial natação xangai (Foto: Agência Reuters) 
De volta ao topo: Cesar Cielo é campeão mundial nos 50m borboleta em Xangai .

* Sai hoje lista de aprovados em terceira chamada para o ProUni.

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (25) a lista dos candidatos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 29 de julho a fim de comprovar os dados fornecidos nas inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do ProUni.

Se ainda houver bolsas disponíveis, será gerada uma lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições de ensino para preenchê-las. Os interessados em fazer parte da lista deverão manifestar seu interesse no site do programa, no período de 6 e 8 de agosto.

* Possível candidatura de Josivan Barbosa só beneficia a situação mossoroense.

         Apesar de acreditar na capacidade administrativa do Reitor da Ufersa Josivan Barbosa, agora do Partido dos Trabalhadores (PT), não acredito que sua "Possível candidatura" possa surtir muito efeito na cidade de Mossoró. O Reitor não é conhecido pelo povão, não tem grandes aliados e não é Rosado, assim, essa ideia de candidatura, no máximo pode beneficiar a situação mossoroense.
          Para muitos, essa postura de Josivan Barbosa, séria um plano para tirar os olofortes da eleição para reitor da UFERSA, para sua reeleição, essa com totais condições de vitória para o atual reitor.

* Aí mata: Por PT, prefeitos ficam sem emendas...

         A presidenta Dilma Rousseff barrou a liberação de emendas de deputados e senadores para prefeituras, inclusive as de aliados. Não apenas pela meta de corte. Segue um projeto político do PT para as eleições de 2012. Dilma não quer farra com obras eleitoreiras, como é tradição neste período. O PT comanda 558 prefeituras e quer conquistar 1.150. Considerados rivais, o PMDB tem 1.207, e o PSDB, 788.
Do Cláudio Humberto

* Classificação e rodada do Brasileirão 2011.

  • Avaí-SC 1 x 3 Internacional-RS
  • São Paulo-SP 2 x 2 Atlético-GO
  • Atlético-PR 2 x 1 Botafogo-RJ
  • América-MG 0 x 0 Figueirense-SC
  • Flamengo-RJ 1 x 1 Ceará-CE
  • Corinthians-SP 0 x 1 Cruzeiro-MG
  • Fluminense-RJ 1 x 0 Palmeiras-SP
  • Atlético-MG 1 x 2 Vasco da Gama-RJ
  • Bahia-BA 0 x 0 Coritiba-PR
Classificação
1- Corinthians 28
2- São Paulo-SP 22
3- Flamengo-RJ 21
4- Vasco da Gama 20
5- Palmeiras-SP 19
6- Internacional 18
7- Cruzeiro-MG 18
8- Botafogo-RJ 16
9- Figueirense 16
10- Fluminense 15
11- Ceará-CE 15
12- Coritiba-PR 14
13- Grêmio-RS 12
14- Santos-SP 11
15- Atlético-MG 11
16- Bahia-BA 11
17- Atlético-GO 9
18- América-MG 7
19- Avaí-SC 7
20- Atlético-PR 5

* TCE quer que prefeitos do RN devolvam R$ 46,9 milhões aos cofres.

        Os prefeitos do Rio Grande do Norte têm demonstrado inabilidade na gestão dos recursos públicos. Algumas vezes, erram por ineficiência ou falta de conhecimento. Outras, por má-fé. O fato é que as irregularidades no trato com o dinheiro do povo se tornaram rotina nas gestões municipais. Além das prefeituras, os órgãos da administração indireta do Estado também figuram na lista dos que praticaram ações indevidas.
        De janeiro de 2010 a julho de 2011, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já ordenou a restituição de R$ 46,9 milhões, utilizados de forma considerada irregular, aos cofres públicos. Foram julgados 1.980 processos nos municípios do estado. Eles culminaram com multas que somam R$ 7 milhões. Os números assustam e podem aumentar. Com o mutirão do TCE para acelerar os processos que tramitam no Tribunal, mais irregularidades deverão ser detectadas.
        Só em 2010, foram 1.561 processos. O TCE identificou que R$ 33 milhões foram aplicados de forma indevida. As multas somaram R$ 5,5 milhões. No primeiro semestre deste ano, o Tribunal concluiu 419 processos, ordenou a restituição de R$ 13,8 milhões e distribuiu R$ 1,5 milhão em multas. Atualmente, há 24 municípios investigados por suspeitas de corrupção, em inspeções realizadas pelo órgão. Os processos julgados, em sua maioria, dizem respeito a licitações, contratos, convênios e relatórios anuais.
Dn Online.

* Programa vai recuperar 14 escolas da região Oeste.

        O Governo do Estado anunciou investimentos da ondem de R$ 10. 725.997,73 para reforma física de 14 unidades estaduais de ensino localizadas na região Oeste do Rio Grande do Norte, além da construção de mais uma nova escola no município de Tabuleiro Grande.
        As obras que estão em andamento têm acompanhamento da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN). Segundo a secretária Kátia Pinto, a determinação da governadora Rosalba Ciarlini é por garantir maior comodidade aos alunos, bem como ampliar novas vagas nas escolas que estão sendo ampliadas.
Almino Afonso
- E.E. Estudante Ronald Neo Jr. - Reforma e ampliação
 Apodi
- E.E. Profª Maria Zenilda Gama Torres - Reforma e ampliação
- E.E. Valdomiro Pedro Viana - Reforma e ampliação
- E.E. Antônio Dantas - Reforma e ampliação;
Caraúbas
- E.E. Lourenço Gurgel - Reforma e ampliação;
Frutuoso Gomes
- E.E. Ivonete Carlos - Reforma e ampliação;
Itaú
- E.E. Franscisco de A. Pinheiro - Reforma e ampliação;
 Mossoró
- E.E. Profª Inalda Cabral -
Reforma e ampliação
- E.E José de Freitas Nobre -
Reforma e ampliação
- E.E. Jerônimo Rosado -
Reforma da estrutura física
- E.E. Prof° Abel Freire Coelho - Reforma e construção de quadra poliesportiva coberta, em fase de conclusão
Serra do Mel
- E.E. Padre José de Anchieta - Reforma e ampliação
Tabuleiro Grande
- Construção de Unidade Escolar com 06 salas de aula e quadra poliesportiva, em fase de conclusão
Tibau
- E.E. Rui Barbosa -
Reforma e ampliação
Upanema
- E.E. José Calazans Freire -
Reforma.

* Uruguai vence e confirma ressurreição com título da Copa América.

        O Uruguai recuperou definitivamente o seu posto entre as potências do futebol mundial. Neste domingo, no Estádio Monumental de Nuñez, a seleção celeste fez o que o Brasil não conseguiu: venceu facilmente a retranca armada pelo Paraguai, por 3 a 0 (com um gol de Luis Suárez e dois de Diego Forlán), e sagrou-se campeã da Copa América.
       Com a conquista, o Uruguai se ratifica como o país mais bem-sucedido na Copa América, com 15 títulos - o último troféu havia sido levantado em 1995. A Argentina tem 14, e o Brasil, oito. Já o Paraguai ficou com a segunda colocação em solo argentino com uma campanha curiosa: não venceu um jogo sequer, eliminando brasileiros e venezuelanos nos pênaltis.