quinta-feira, 28 de julho de 2011

* Pense num cabra macho: Cabral diz que vai acabar com milícia e tráfico em favelas do RJ até 2014.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou na tarde desta quinta-feira (28) que junto com seu vice-governador, Luiz Fernando Pezão, vai erradicar o tráfico e a milícia das favelas até 2014, quando termina o seu mandato.

A declaração foi feita durante a inauguração da a 42ª Clínica da Família da cidade, em Del Castilho, no subúrbio do Rio. Ele estava acompanhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi recebido aos gritos de "Lula lá", do vice-governador e do prefeito Eduardo Paes.

Os discursos de Lula, Cabral e Paes tiveram um único tom: as críticas ao relacionamento que a presidência tinha com o antigo prefeito e a exaltação ao atual relacionamento das três esferas, federal, estadual e municipal.
Paes, Cabral e Lula (Foto: Shana Reis/ Divulgação governo do RJ) 
Um funcionário, Cabral, Paes e Lula na nova clínica.
G1.com

* Lauro Maia na AL...

Alguns analistas políticos, estão apostando as suas fichas que o suplente Lauro Maia, pode, falei pode, vim a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Como? Essa possibilidade, está inserida em uma possível candidatura de Marcia Maia (PSB), a vice-prefeita, na chapa de Carlos Eduardo (PDT). Caso venha acontecer, esse "Acordo", Wilma vai resolver, três problemas: 

Primeiro, Se livra de outra derrota;

Segundo, consegue um ótimo aliado para 2014!

Terceiro, ainda livra o filhão de muitos problemas com a lei...

* Impasse Uern continua em greve; professores tentam acordo.

Nesta quinta-feira (28), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária para avaliar o movimento paredista que hoje completa 57 dias. O encontro será realizado na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) em Mossoró, às 9h.

A categoria ainda irá avaliar o resultado da audiência que o Sindicato teve com o Governo do Estado na última sexta-feira (22). Na ocasião, a administração estadual apresentou uma proposta, considerada humilhante pelos representantes do comando de greve que estavam presentes, de escalonar o reajuste salarial de 23,98% em três anos (2012, 2013 e 2014).

Nada foi sinalizado sobre o descontingenciamento orçamentário da Uern. O comando de greve se reúne hoje (27), na sede da Aduern, para discutir a possibilidade de elaborar uma contraproposta para ser apreciada no encontro de amanhã. Caso a assembleia aprove a sugestão do comando de greve, o documento será apresentado na próxima audiência com a administração estadual, que será realizada na sexta-feira (29).

O objetivo é tentar solucionar esse impasse entre o segmento docente e Governo do Estado e por fim à greve.
Carlos Santos.

* 73 prefeitos do RN são notificados pela Justiça Federal.

Os prefeitos das 73 cidades que estão na jurisdição de Natal na Justiça Federal estão sendo notificados para tomarem providências no sentido de evitarem que servidores façam alterações indevidas em seus cadastros escolares e de saúde. O Juiz Federal Marco Bruno Miranda, coordenador do Juiz do Especial Federal, destacou que a necessidade de maiores cuidados na gestão das informações constantes dos cadastros ocorre para evitar fraudes em documentos que amparam o pedido de benefício do INSS.

Segundo o magistrado, foram identificados documentos fraudulentos que amparavam pedidos de aposentadorias a agricultores. “É muito importante que as prefeituras mantenham os cadastros corretamente atualizados, assim será mais fácil identificar possíveis fraudes em documentos apresentados para solicitação de aposentadoria rural”, destacou o Juiz Federal Marco Bruno Miranda.

Documento semelhante ao que foi remetido aos prefeitos também foi enviado às secretarias de Saúde e Educação do Estado e de Natal.

* Detento morto em Alcaçuz era comparsa de Valdetário Carneiro.

O presidiário Antônio Maia dos Santos, conhecido como "Mainha" ou "Baianinho", morto a tiros dentro do presídio de Alcaçuz na tarde desta quinta-feira (28), pertencia ao bando do assaltante Valdetário Carneiro, morto em 2003 durante confronto com a polícia. Ele cumpria pena de 29 anos por homicídio e tentativa de homicídio.

Considerado um dos bandidos mais perigosos do estado, "Baianinho" foi condenado em 2008 pelo homicídio de um panificador entre as cidades de Campo Grande e Caraúbas, no Alto Oeste potiguar. Ele, inclusive, chegou a ser preso com armas que pertenciam a Valdetário Carneiro, como pistolas 9mm, Ponto 40 e um fuzil 556. O homicídio pelo que foi condenado "Baianinho" teria sido motivado por briga entre sua família e a da vítima.
Galego de Antenor.
O algoz de Baianinho na cadeia foi Humberto Alves Saldanha, conhecido com "Galego de Antenor", também tem histório de violência entre famílias fora do presídio. Ele, que está condenado por assaltos e homicídios, já estava preso quando o pai, Antenor Saldanha Bezerra, foi assassinado em fevereiro deste ano junto à filha, Francisca Joaquina Alves, em Janduís. A família de "Galego de Antenor" tinha rixas com outras na região de Janduís.
Fonte: Tribuna do Norte.
Imagem: O Câmera.

* Detento é morto a tiros dentro do presídio de Alcaçuz.

Um presidiário foi morto a tiros dentro do presídio de Alcaçuz, na tarde desta quinta-feira (28). Antônio Maia dos Santos, conhecido como "Mainha", foi baleado pelo homicida Humberto Alves Saldanha, conhecido com "Galego de Antenor". De acordo com o coordenador da Administração Penitenciária do Estado, José Olímpio da Silva, os dois são oriundos do Alto Oeste potiguar e o motivo para a execução ainda não está esclarecido.
Galego de Antenor matou detento conhecido como Mainha com revólver calibre 38 
Galego de Antenor matou detento conhecido como Mainha com revólver calibre 38.
proveitando momento de vacinação dentro do presídio, Galego de Antenor foi ao encontro de Mainha já com um revólver calibre 38 em mãos. Ao encontrar, acertou um tiro à queima roupa e matou o detento no local. Logo em seguida, o detento foi ao encontro de outro preso e chegou a disparar quatro vezes, mas não atingiu o detento devido á ação dos agentes penitenciários, que responderam o fogo e balearam Galego de Antenor.

De acordo com Olímpio, o outro detento que sofreu a tentativa de homicídio é conhecido como Xandinho, mas ele não foi ferido. Já Galego de Antenor foi baleado e socorrido. Ele não corre risco de morte. "Vamos instaurar uma sindicância e investigar como mais uma arma entrou aqui no presídio", garantiu Olímpio.

* Mantega diz que pode aumentar IOF para segurar queda do dólar.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (28), em entrevista à Globo News, que não descarta elevar a alíquota do IOF incidente sobre as transações financeiras chamadas de derivativos, usados como apostas das empresas e bancos, brasileiros e estrangeiros no mercado futuro - que pressionam para baixo a cotação do dólar.

Na quarta-feira, a cobrança foi determinada em 1% sobre a posição vendida dos bancos que excederem a variação de US$ 10 milhões. A Medida Provisória publicada no Diário Oficial, no entanto, permite a taxação em até 25%. “Se não funcionar, digamos, se 1% o pessoal considerar pouco, a gente aumenta. O limite é 25%”, afirmou o ministro.

* Definido diretório estadual do PSD no Rio Grande do Norte.

No pedido de registro partidário impetrado pelo PSD no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte estão definidos os integrantes do diretório estadual. A ata da convenção faz parte do processo que já tramita na Corte Eleitoral.
Conheça os integrantes:
Presidente: vice-governador Robinson Faria
Vice-presidente: deputado estadual Ricardo Motta
Segundo vice : deputado estadual Raimundo Fernandes
Secretário geral: deputado federal Fábio Faria
Tesoureiro: deputada estadual Gesane Marinho
Segundo tesoureiro: Gustavo Carvalho.

* Forrozão da Igrejinha/Caraúbas. 30/07/11

No próximo sábado, 30, Caraúbas vai viver o VIII Forró da Igrejinha, a festa será na Quadra dos Escoteiros e a animação, ficará por conta:
  • Assis Blênio e Luiz Everton;
  • Leonardo Sales e Forró Da Gente;
  • Marcelo Show.
A festa vai até o amanhecer do dia.
Mulher grátis até a meia-noite.

* TAÇA CIDADE DE MOSSORÓ/CLASSIFICAÇÃO.

Classificação:

* Igreja Católica realiza o 1º Louvorzão Paroquial.

Confira a programação:

* Henrique e Fábio estão entre os campeões de faltas na Câmara dos Deputados.

Renata Camargo e Fábio Góis, jornalistas do site Congresso em Foco, fizeram um levantamento sobre as faltas parlamentares na Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano e chegaram a 14 nomes campeões.

Dentre os nomes, dois são do Rio Grande do Norte - Henrique Eduardo Alves e Fábio Faria.

Henrique, líder do PMDB na Câmara, está em terceiro lugar: teve 28 faltas ao todo.

Fábio, hoje no PMN mas a caminho do PSD, figura em último com 19 ausências.

O campeoníssimo é o tucano tocantinense Eduardo Gomes, com 36 faltas.

Todos, no entanto, tiveram a maioria das ausências justificadas.

Cliquem aqui e leiam a reportagem completa.

* Inscrições para concurso do exército continuam até agosto.

As forças armadas do Exército continuam com inscrições abertas até 15 de agosto para o concurso que aprovará 69 novos profissionais de diversas áreas de educação, informática, saúde e comunicação. O curso será feito em Salvador.

As vagas são direcionadas aos profissionais com formação superior: são 10 vagas para administração, 2 para biblioteconomia, 6 para ciências contábeis, 2 para comunicação social, 7 para direito, 5 para enfermagem, 14 para informática, 3 para pedagogia, 4 para veterinária, 2 para psicologia, 2 para magistério biologia, 2 para magistério espanhol, 2 para magistério história, 4 para magistério inglês, 2 para magistério matemática e 2 para magistério português.

As inscrições do concurso devem ser feitas pelo site www.esfcex.ensino.eb.br/esfcex até o dia 15 de agosto. A taxa para inscrição é de R$ 110.

* Uma mulher na chapa...

Existem rumores nos bastidores da política caraubense, que o vice da chapa situacionista, pode vim a ser uma mulher. Caracteristicas da possível "Candidata", séria uma mulher jovem, de família caraubense tradicional, marido cheio da grana. 

Depois das dicas ficou fácil (...) Para muitos esse séria o plano "B" do governismo local, visto que o "A", ainda é o vereador Juninho Alves (PR) (...) É aguardar...

* Bandas com letras maliciosas podem deixar de receber verba pública na BA.

"Olha, mulher é igual a lata, um chuta e outro cata, um chuta e outro cata...eu chutei, você catou". Músicas como esta, que fazem o sucesso de várias bandas de pagode na Bahia, estão na mira da Assembleia Legislativa.

A deputada estadual Luiza Maia (PT-BA) impetrou um projeto na Casa que prevê a proibição de financiamento público para bandas e artistas que incentivem a violência e o preconceito contra as mulheres.

Se o projeto for aprovado, o Governo do Estado e as prefeituras baianas ficarão proibidos de contratar artistas com repertório que desvalorize ou exponha as mulheres a constrangimentos. Ela já ganhou o apoio de dez deputadas da Casa e mantém um abaixo-assinado na internet para pedir apoio ao projeto. “Você não pode estar deixando normalizar, como se fosse natural a violência, o desrespeito e a desvalorização da mulher”, defende a deputada.

Os músicos não concordam com o projeto lei e argumentam. De acordo com Robson Costa, vocalista da banda Black Style, tudo não passa de uma brincadeira. "As mulheres interpretam de uma forma assim, como uma brincadeira, sabe? Zoar uma da outra. É sempre uma brincadeira de dançar e de coreografar”, acredita.

* Participe da nossa enquete!

Desta vez queremos saber de você é a favor do casamento GAY? Participe seu voto é fundamental!

* 55% das pessoas são contra união estável gay, diz pesquisa do Ibope.

Mais da metade da população brasileira é contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a união estável para casais do mesmo sexo, de acordo com pesquisa nacional do Ibope, realizada entre os dias 14 e 18 de julho. De acordo com o levantamento, 55% dos brasileiros são contrários à decisão e 45% são favoráveis.

O instituto informou ter feito 2.002 entrevistas domiciliares em 142 municípios do país, ouvindo pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Manifestantes fazem abraço simbólico no prédio do STF (Foto: Nelson Jr. / STF) 
Manifestantes fazem abraço simbólico no prédio do STF.

* De novo não! Droga...

Chega ao blog a informação, lamentável, que a municipalidade caraubense não pagou o mês de Junho aos cargos comissionados. O temor dos apadriados do governo é que seja necessário o perdão de mais esse mês de salário...

* INVESTIGAÇÃO » PF apura desvio de R$ 11,5 milhões no Ministério do Trabalho.

A Polícia Federal (PF) pediu e a Justiça Federal determinou a quebra do sigilo bancário de três das quatro entidades financiadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e investigadas pela PF — num inquérito que corre sob segredo de Justiça — por suposto desvio do dinheiro repassado.

Os contratos são milionários: as quatro organizações de Sergipe, supostamente de fachada, já receberam R$ 11,5 milhões desde o início de 2009 para capacitar trabalhadores de Aracaju, Belém, Belo Horizonte e São Luís. O sigilo bancário das contas de três organizações foi quebrado para a PF mapear a movimentação do dinheiro repassado pelo MTE. Os repasses não teriam sido aplicados na capacitação profissional. Constatados os desfalques, a PF de Sergipe abriu inquérito sigiloso para investigar a responsabilidade do ministério, dos diretores das entidades e o destino do dinheiro.

O delegado responsável pelo inquérito, Nilton Cézar Ribeiro, confirmou, por meio da assessoria de imprensa da superintendência da PF em Sergipe, que já recebeu os documentos provenientes da quebra de sigilo bancário. Os papéis foram remetidos ao Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.

* POLíTICA » MPF ajuiza ação contra deputado estadual e outras quatro pessoas.

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPFRN) ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Santa Cruz e atual deputado estadual, Luiz Antônio Lourenço de Farias, o "Tomba", e outras quatro pessoas. Tomba foi prefeito de Santa Cruz entre os anos de 2001-2004 e 2005-2008.

Além do ex-prefeito, o ex-secretário de obras e atual prefeito do município, José Péricles Farias da Rocha, e os empresários José Oliveira Ferreira (responsável legal pela empresa Juacema Construções Ltda.), Andrews Jackson Clemente da Nóbrega Gomes (sócio-gerente da Construtora Nóbrega Gomes Ltda - CNG) e Tony Wagner da Silva (dono da Empreiteira Nordeste Ltda - ENOL) estão sendo acusados de causar prejuízo ao erário e atentar contra os princípios da administração pública.

A denúncia partiu de um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que apontou uma série de irregularidades na execução de obras de pavimentação e drenagem de ruas no município de Santa Cruz. As obras foram custeadas com verba oriunda de quatro contratos de repasse firmados com o Ministério das Cidades no valor de R$ 500 mil, R$ 100 mil, R$ 140 e R$ 750 mil.

* DECISÃO » TJ diminui carga horária de policiais e bombeiros no RN.

Após aguardar mais de um mês pelo resultado do julgamento do processo no Tribunal de Justiça (TJ/RN), a Associação dos Praças da Polícia Militar (Aspra) foi vencedora no processo que pedia o estabelecimento de uma carga horária máxima de 40 horas semanais para os policiais e bombeiros militares. O caso começou a ser julgado no dia 15 de junho e terminou na última segunda-feira após dois pedidos de vista e uma suspensão. O procurador geral do Estado, Miguel Josino, já informou que após a leitura do acórdão, que deve acontecer hoje ou amanhã, o Governo irá recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No final do ano passado, a Associação entrou com um pedido para que os associados tivessem o mesmo benefício dado a um policial militar de Nova Cruz, que conseguiu carga horária máxima de 40 horas semanais determinadas pela Justiça. Segundo o presidente da Aspra, Eduardo Canuto, a previsão era de garantir o direito aos associados, mas o TJ decidiu abranger toda acategoria. "A carga horária podia chegar a até 300 horas mensais e o limite da Constituição são de 160 horas mensais", declarou.

* Para pensar...


* Ô diferença: Gravação do Diante do Trono em Barretos custou R$ 45 mil para Prefeitura, em Natal foi R$ 250 mil.

A gravação do DVD que a banda Diante do Trono realizou em Natal, no último dia 16, e custou aos cofres públicos quase R$ 300 mil, foi semelhante ao evento promovido ano passado na cidade de Barretos. O show ocorreu na famosa arena do Peão de Boiadeiro e custou à Prefeitura local R$ 45 mil, conforme empenho número 23410, do dia 23 de dezembro de 2010. O valor foi liberado para o Ministério de Louvor Diante do Trono Ltda. e foi retirado do orçamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O destino do convênio era “Promoção do Turismo”.

O site oficial da Prefeitura de Barretos informa que o evento, promovido dia 17 de julho, reuniu 50 mil pessoas. Na cidade foram montados três palcos, sendo uma na arena e dois do lado de fora do estádio de rodeio, com telões e caixas de som.

O DVD “Aleluia”, resultado da gravação em Barretos, não há qualquer propaganda da Prefeitura. A única menção ao Município ocorre quando, no encarte, na mensagem de Ana Paula Valadão ela escreve “agradecemos a Prefeitura de Barretos que também nos apoiou”.
Panorama Político

* O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!.

Se é jovem, não tem experiência. Se é velho, está superado. Se não tem automóvel, é um pobre coitado. Se tem automóvel, chora de “barriga cheia’. Se fala em voz alta, vive gritando. Se fala em tom normal, ninguém escuta. Se não falta ao colégio, é um ‘caxias’. Se precisa faltar, é um ‘turista’. Se conversa com os outros professores, está ‘malhando’ os alunos. Se não conversa, é um desligado. Se dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se brinca com a turma, é metido a engraçado. Se não brinca com a turma, é um chato. Se chama a atenção, é um grosso. Se não chama a atenção, não sabe se impor. Se a prova é longa, não dá tempo. Se a prova é curta, tira as chances do aluno. Se escreve muito, não explica. Se explica muito, o caderno não tem nada. Se fala corretamente, ninguém entende. Se fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário. Se exige, é rude. Se elogia, é debochado. Se o aluno é reprovado, é perseguição. Se o aluno é aprovado, deu ‘mole’.
Por Jô Soares

* Pior não fica: Rosalba prevê nova fase do governo.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse ontem que as dificuldades ainda não foram superadas, mas assegurou que o Estado está iniciando uma nova fase. E garantiu, mais uma vez, que vai fazer o Rio Grande do Norte acontecer.
 
O otimismo de Rosalba é baseado pelo volume de obras que começa a ser autorizado, principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança pública. Ontem, a governadora assinou a ordem de serviços para a construção de oito Centros de Formação Profissional, beneficiando os municípios de Natal, Mossoró, Alto do Rodrigues, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Ceará-Mirim e Tibau do Sul.
 
A ação representa um investimento da ordem de R$ 55 milhões, com formação de cinco mil jovens até 2013. O prazo de conclusão das obras é de dez meses. "Vamos inaugurar os prédios em maio de 2012", previu Rosalba.

* Assumiu e já botou as manginhas de fora...

O prefeito em exercício de Upanema, Manoel Carlos de Oliveira, o Manezinho, cancelou uma reunião que seria realizada hoje, 28, com os professores da rede municipal de ensino.
 
A reunião foi acordada na quinta-feira passada, 21, durante a realização de audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir o pagamento do piso nacional e a implantação do plano de carreira dos professores. A data foi definida pela promotoria. Manezinho justificou que foi convocado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para participar de um seminário em Natal.
 
Porém, a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), Rosemary Sobral Dantas, critica a postura do prefeito, dizendo que o TCE convoca os municípios para participarem desses eventos, mas não exige a presença do prefeito.

* Uern planeja quatro novos mestrados.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição, deu início a uma ampliação no seu número de cursos de mestrado. Atualmente, a Uern possui cinco cursos de pós-graduação que envolvem mestrado e/ou doutorado e pretendem agregar quatro novas áreas de acordo com a proposta enviada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - órgão que aprova os cursos considerados "stricto sensu".
 
"Estamos desenvolvendo propostas no sentido de implantar cursos ou que estejam voltados ao setor produtivo ou aqueles que deem continuidade às pesquisas na instituição já iniciadas na graduação", explica o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Pedro Fernandes. O professor argumenta que as propostas de novos cursos envolvem áreas de Ciências Sociais, Saúde e Sociedade, Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ciência da Computação.
Jornal de Fato.

* Justiça programa mais mutirões DPVAT.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai realizar novos mutirões DPVAT. A juíza Rossana Alzir Diógenes representou o Poder Judiciário potiguar na última segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, ocasião em que se reuniu com a coordenação da empresa Líder Seguradora, entidade gestora do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O contato serviu para confirmar os mutirões DPVAT que devem ocorrer em Mossoró (24/10), Caicó (25/10) e Natal (26 a 28/10) neste ano.
 
Em 2010, durante o mutirão realizado na capital, região Oeste e Seridó, foram contabilizadas mais de 1.700 conciliações em todo o Estado. O alvo atingido representou 1.700 processos arquivados e um total de R$ 11 milhões negociados.
 
A juíza Sulamita Pacheco informou que estão sendo realizados mutirões DPVAT em todos os eventos do programa Justiça na Praça. No âmbito do segundo grau, onde já foram iniciadas as audiências de conciliação, já estão agendados processos relacionados a ações de DPVAT. 

As audiências devem ocorrer em setembro deste ano. Um levantamento feito pelas seguradoras revela que mais de 85% dos pedidos de indenização são feitos pelos hospitais e não pelos beneficiários.
 
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que fiscaliza a aplicação dos recursos do DPVAT, diz que a falta de informações abre espaço para fraudes. Segundo a Susep, uma das irregularidades que têm aumentado é a apropriação, pelos hospitais, de dinheiro que deveria ser pago diretamente às vítimas dos acidentes. O valor chega a R$ 2.700,00 por pessoa e deveria ser destinado ao ressarcimento de despesas do paciente com o tratamento.

* Glênio Sá: Assentamento está ganhando melhorias...

Em conversa com o blog, o secretário Keyoshe Targino, informou que o Assentamento Glênio Sá/Caraúbas, recebeu melhorias na Iluminação Pública e como também um poço artesiano e melhorias nas estradas vicinais.

Segundo o secretário, as melhorias foram de iniciativa do Prefeito Ademar Ferreira (PSB), atendendo a reinvidicação dos moradores locais.

As melhorias serão entregues a população no próximo domingo (31), onde na ocasião será oferecido um almoço ao gestor, por parte dos moradores e seguidores do prefeito.
Imagem Ilustrativa. 

* Governo Rosalba, "Quem manda é Carlos Augusto e só tem duas pessoas sendo beneficiadas".

Em conversa com membros do governismo estadual, fomos informados, de alguns detalhes de como está funcionando o governo Rosalba Ciarlini (DEM), ao que parece, autonomia administrativa é uma palavra, inexistente neste governo, os secretários não resolvem nada, tudo passa pelo autoritarismo do Primeiro-Damo.

Em termos políticos, os membros da cúpula governista, apontam que apenas o Vice-Governador e o filho do Ministro, estariam sendo privilegiados.

Parece que a Rosa, não veio para brincadeira, porém esse filme já aconteceu com a guerreira e nesse sentido o RN sabe o fim da história...

* Um terço da população mundial está com hepatite.

Silenciosa e com alto poder de contágio, a hepatite hoje já infecta um terço da população mundial --cerca de 2 bilhões de pessoas-- causando mais de 1 milhão de mortes todos os anos.

Os dados foram divulgados nesta semana pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que marcou para hoje o primeiro Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

A hepatite pode ser provocada por múltiplos fatores, incluindo bactérias e alguns medicamentos, mas a principal razão de alarme entre os especialistas são as hepatites virais: os tipos A, B, C, D e E .

O vírus da hepatite é mais contagioso e resistente do que o HIV e também pode ser transmitido sexualmente.

"Hoje a principal forma de contrair hepatite B é por via sexual. Embora na hepatite C também seja possível, esses casos são muito mais raros", diz Raymundo Paraná, presidente da SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia). Estima-se que haja 3 milhões de infectados pelas hepatites B e C no Brasil.
Para ler a reportagem completa, clique aqui se você é assinante do jornal ou do portal Uol.
 

* Após adiamento, MEC divulga hoje a terceira chamada do ProUni.

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (28) a lista dos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Pelo cronograma inicial, o resultado seria publicado na última segunda-feira (25), mas foi adiado. Para o segundo semestre de 2011, foram disponibilizados 92 mil benefícios e cerca de 460 mil se inscreveram para participar da disputa.

Os candidatos pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados até 3 de agosto a fim de comprovar as informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do programa.
 

* Fundação recebe R$ 290 mil para cobrir despesas do show.

A Fundação Oásis, que é responsável pela banda Diante do Trono, recebeu R$ 40 mil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Na edição do Diário Oficial de ontem foi publicado o convênio entre a instituição mineira e a Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emproturn). O repasse dos recursos foi justificado como "apoio do estado do Rio Grande do Norte, como patrocinador do evento de gravação do CD/DVD do Ministério de Louvor Diante do Trono". Com isso, já chega a R$ 290 mil os gastos de órgãos públicos com o show da banda gospel em Natal, já que a Prefeitura liberou, também para Fundação Oásis, o valor de R$ 250 mil.

O termo de inexigibilidade de licitação para o patrocínio a banda foi assinado pelo vice-diretor da Emproturn, Francisco Barbosa de Albuquerque. O dinheiro foi sacado da rubrica de "Promoção do Turismo". "Esse valor foi destinado especialmente para hospedagem do grupo de louvor.
Ana Paula Valadão confirma no blog que houve ajuda financeira para a gravação do DVD 
Ana Paula Valadão confirma que houve ajuda, pela ajuda R$ 290 mil, financeira para a gravação do DVD.

* Presidente do BNDES garante a governadora empréstimo para OAS e assegura Copa em Natal.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, telefonou na noite de hoje para a governadora Rosalba Ciarlini. Ele informou que as pendências com a construtora OAS, vencedora da licitação para a construção do estádio Arena das Dunas, estavam superadas e o empréstimo de R$ 300 milhões para a obra será liberado no prazo máximo de 15 dias.

No início da semana a chefe do Executivo potiguar esteve em Brasília e se reuniu com diretores do BNDES. Em pauta: os entraves para liberação do empréstimo à OAS. Rosalba Ciarlini tentou sensibilizá-los para necessidade de agilizar os repasses para construtora.

* RN terá quase R$ 11 milhões para novas Unidades Básicas de Saúde.

O Ministério da Saúde vai destinar, até o fim de 2011, 10 milhões e 800 mil reais para o Estado do Rio Grande do Norte construir 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A informação foi anunciada pela assessoria de comunicação do órgão federal, em Brasília. A medida intensifica as ações para consolidar o novo modelo de atenção básica em saúde. As unidades serão construídas seguindo novos parâmetros arquitetônicos (quantidade de salas e espaço físico) e de atendimento (acolhimento e classificação de risco).

O ministério já liberou a primeira parcela para a construção de 1.219 Unidades Básicas de Saúde, em todos os Estados, incluídas no Programa Brasil sem Miséria. Os recursos de R$336 milhões e 800 mil reais para os estados e municípios construírem todas essas novas unidades são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC II.

* Candidato único, calma, ainda não é em Caraúbas...

Em Viçosa a provável candidatura do empresário, "Toinho do Miragem", é considerada como imbatível. Sem uma oposição estruturada e um grupo comandado pelo empresário o seu retorno ao comando do Executivo municipal nas eleições de 2012, é dada como certa por muitos.

A grande questão política local é saber se "Toinho" será candidato ou indicará alguém dentro do grupo como o fez em 2004, quando concluiu seu segundo mandato consecutivo de prefeito. Caso decida pela sua candidatura dificilmente terá alguém como opositor.

O município passou por uma verdadeira transformação e, atualmente, é reconhecido por sua organização e beleza e qualidade na infraestrutura necessária para um bom funcionamento na maquina pública. 

Toinho do Miragem mantém um excelente alinhamento políticos com o deputado Getúlio Rêgo e na eleição passada conseguiu, juntamente com as demais lideranças locais, fazer com que o deputado obtivesse expressiva votação, chegando a mais de 60% dos votos válidos.
 

Toinho do Miragem ainda não definiu sua candidatura nas eleições do próximo ano no Município. 
Correio da Tarde.

* Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 21 milhões.

A Caixa Econômica Federal divulgou na noite desta quarta-feira (27) os números sorteados no concurso 1.304 da Mega-Sena, que acumulou novamente.

Veja as dezenas: 07 - 14 -15 - 20 - 23 - 35.

A estimativa da Caixa é pagar R$ 21 milhões neste sábado (30) se houver acertador das seis dezenas no concurso 1.305. 

O sorteio desta quarta aconteceu em Roseira (SP). O prêmio era estimado em R$ 9 milhões. A Caixa informou que 79 apostadores acertaram a Quina e devem receber R$ 21.229,70 cada, e houve 7.568 ganhadores da Quadra, com prêmio de R$ 316,58.
Saída, bolão do Bicudão.