terça-feira, 2 de agosto de 2011

* "Eu não sou lixo, meu partido não é lixo", diz Alfredo Nascimento.

O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) reassumiu sua cadeira no Senado na tarde desta terça-feira (02). Em pronunciamento, o senador se defendeu das denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes.
Alfredo Nascimento se defendeu na tribuna do Senado das denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes 
Alfredo Nascimento se defendeu na tribuna do Senado das denúncias de corrupção no 
Ministério dos Transportes.
Por aproximadamente 45 minutos, Nascimento negou as acusações contra ele e contra seu filho Gustavo, assegurando que são "mentiras infundadas" e que vieram de um desafeto político do Amazonas. O senador avisou ainda que vai provar, na Justiça, sua inocência.

* Apodi: Pinheiro afirma que está à disposição do grupo para disputar prefeitura.

Em entrevista, a FM Lagoa 87,9 em Soledade, onde esteve lado do presidente da Câmara Municipal de Apodi, vereador Evangelista (PR) e do ex-secretário Keiber Roberto, o ex-prefeito de Apodi, José Pinheiro (PR) voltou a se pronunciar publicamente sobre política, onde fez várias informações importantes para o processo que se aproxima.

Ele disse que está preparado para voltar a governar o município. Pinheiro disse que se esse fosse o desejo do povo e do grupo, ele se sente bem para voltar a servir ao povo como gestor público, e que seus quarenta e dois anos em Apodi sempre foram pautados em servir a população de Apodi, por isso reforçou: "Se o povo quiser estou pronto para novamente gerencias o Executivo apodiense", disse.

Pinheiro disse que teve uma conversa muito positiva com Flaviano Monteiro presidente do PC do B, onde também esteve presente Agostinho Pinto, e ouviu pessoalmente da boca do professor que ele não seria problema, e que estaria pronto a somar se caso a alternativa mais viável para a vitória fosse o nome de Pinheiro.

* ITEP funciona em situação de calamidade, em Mossoró.

ITEP na UTI...
O Instituto Técnico e Científico de Polícia(ITEP), de Mossoró, está passando por uma situação extremamente lamentável, e nunca antes vista no local.

As duas linhas telefônicas do Instituto estão cortadas há mais de dois meses, e para piorar a situação, até um orelhão em frente ao prédio está quebrado. Quando acontece alguma morte em que o Itep precisa se descolar até o local, a situação fica muito complicada.

É que com as linhas telefônicas cortadas, o trabalho está sendo feito a base de "recadinhos". "Pra vocês terem uma idéia, quando acontece algo dessa natureza, que precisamos ir pegar algum corpo, a polícia aciona o Ciosp em Natal, que por sua vez aciona o batalhão em Mossoró, que envia um policial até aqui ao Itep para nos informar sobre a ocorrência", disse um funcionário que preferiu não se identificar, completando que " em plena era digital onde tudo pode ser feito através de computadores e outros sistemas informatizados, o Itep de Mossoró, que é um órgão tão importante, volta ao tempo de se trabalhar usando recados, e isso é lamentável".

O Itep com sede em Mossoró, atende a 67 municípios do estado, e hoje conta com somente uma viatura rabecão para atender ocorrências em todos esses locais. Antes, eram cinco veículos, sendo dois do tipo rabecão, e três viaturas para perícia. " Hoje em dia, só podemos sair com apenas uma equipe e incompleta, visto que apenas um perito e um necrotomista vão ao local do fato, e tem que fazer o trabalho de toda equipe, e se acontecer um crime em Venha Ver e outro em Guamaré, por exemplo, até o Itep chegar lá o corpo entrará em decomposição, exposto ao sol, aguardando a equipe, um absurdo", disse.

* Ministério da Saúde liberará recursos para metade dos municípios do RN.

Pelo menos metade dos municípios do Rio Grande do Norte foi autorizada a receber recursos do Ministério da Saúde para integrar os programas de atenção e estruturação básica do setor preconizados pelo Governo Federal.

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (02) traz 10 deliberações da Comissão Intergestores Bipartite do Estado, órgão colegiado que delibera sobre as propostas que os municípios apresentam junto ao Governo Federal.

As cidades se enquadram dentro do Plano Nacional de Unidades Básicas de Saúde, Programa de Atenção Básica de Saúde e captação de recursos junto ao Ministério da Saúde para ampliação de estruturas já existentes ou compras de equipamentos.

"O Ministério da Saúde toma critério de classificação os índices populacionais. Julgamos se a cidade precisa daquilo que postula junto ao MS e intermediamos o pleito", explicou o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda. Não se sabe quanto os recursos considerados somam.

* Em greve, professores da UERN aguardam proposta do Governo.

Em greve há 63 dias, os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) chegam, nesta terça-feira (02), a mais um prazo dado ao Governo do Estado para se pronunciar sobre a pauta de reivindicações do movimento.

Diante da paralisação dos professores, a reitoria da UERN optou por congelar o calendário de atividades. Dentre as atividades suspensas estão o início do segundo semestre letivo de 2011, que estava marcado para esta segunda-feira, dia 1º de agosto.

As matrículas dos alunos veteranos deveriam ocorrer no período de 1 a 5 de agosto, mas também estão suspensas, bem como as aulas do segundo semestre de 2011 que deveriam iniciar no dia 08 de agosto.

* TCE julgará contas de Wilma de Faria e Iberê Ferreira.

O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apreciará nesta quarta-feira (03) as contas dos ex-governadores Vilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza, ambos do PSB, referentes ao ano de 2010.

A análise se refere ao trimestre em que Vilma foi governadora, com posterior sucessão de Iberê, que governo até o fim do ano passado. O julgamento ocorrerá a partir das 10h30 em sessão aberta ao público. O relator será o conselheiro Tarcísio Costa.
 Wilma e Iberê...

* Lei do piso salarial dos agentes de saúde e de endemias será regulamentada.

O projeto de Lei que estabelece o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias será regulamentado através de minuta pelo Ministério da Saúde.

A decisão foi tomada hoje (02) durante audiência entre assessores do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma comissão especial de parlamentares e membros da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs). A deputada federal Fátima Bezerra (PT), autora da Emenda Constitucional 63/2009, que instituiu o piso para a categoria, participou da reunião.
 Ela e os demais parlamentares presentes se comprometeram em, junto com a Conacs, acompanhar a elaboração da minuta e trabalhar para que o trâmite seja o mais rápido possível na Câmara Federal.  Em reunião com Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes  de Endemias (Sindas), Fátima Bezerra também se comprometeu em realizar grande audiência pública para discutir o assunto em Natal.
Robson Pires.

* Desmatamento da Amazônia aumenta em junho.

Depois de um recuo em maio, o desmatamento da Amazônia voltou a subir em junho, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em um mês, a floresta perdeu 312,6 quilômetros quadrados (km²), desmate 17% maior que o registrado em maio. Em relação a junho de 2010, quando o desmatamento foi de  243,7 km², houve aumento de 28% no ritmo da derrubada.
Em um mês, a floresta perdeu 312,6 quilômetros quadrados (km²), desmate 17% maior que o registrado em maio 
Em um mês, a floresta perdeu 312,6 quilômetros quadrados (km²), desmate 17% maior que o registrado em maio.
O Pará liderou o desmate na região em junho, com 119,6 km² de novas áreas derrubadas, seguido por Mato Grosso, com 81,5 km², e por Rondônia, com 64 km².  No Amazonas, as derrubadas atingiram 41,6 km² de florestas, no Maranhão, cerca de 5 km² e no Tocantins, 0,5 km². A cobertura de nuvens impediu a visualização de 21% da Amazônia Legal, segundo o Inpe.

* Bilionário saudita construirá torre mais alta do mundo.

O bilionário saudita príncipe Alwaleed bin Talal revelou na terça-feira (02) planos de construir a torre mais alta do mundo na cidade portuária de Jedá, no Mar Vermelho, assinando um contrato equivalente a US$ 1,23 bilhão com o Bin Laden Group (empresa saudita de construção fundada pelo pai de Osama bin Laden).

A torre proposta terá mais de 1.000 metros de altura e demorará mais de cinco anos para ser concluída.

"A construção desta torre em Jedá envia uma mensagem econômica e financeira que não deve ser ignorada", disse Alwaleed a repórteres. "Tem uma profundidade política nisso de dizer ao mundo que nós sauditas investimentos em nosso país."
Maquete mostra como será a torre mais alta do mundo, durante apresentação em Riad (Foto: Fahad Shadeed / Reuters) 
Maquete mostra como será a torre mais alta do mundo, durante apresentação em Riad.

* Sarney diz que PMDB não está imune de ser investigado sobre irregularidades no governo.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje (02) que o seu partido não está imune de ser investigado sobre qualquer irregularidade que seja denunciada nos ministérios que ocupa. Ao comentar sobre o episódio envolvendo o irmão do líder do governo, Oscar Jucá Neto, que fez denúncias de corrupção no Ministério da Agricultura, comandado pelo peemedebista Wagner Rossi, Sarney disse que o governo não está sendo menos rigoroso com o PMDB do que foi com o PR - que sofreu com denúncias envolvendo o ex-ministro e senador Alfredo Nascimento (PR-AM).

* Senado americano aprova aumento da dívida dos EUA.

O Senado dos EUA aprovou, nesta terça-feira, 2, o projeto de lei para elevar o limite da dívida do país e reduzir o déficit orçamentário do governo federal. Foram 74 votos a favor e 26 contra. O plano já havia passado pela Câmara dos representantes na noite de segunda-feira e foi aprovado com 269 votos a favor e 161 contra. Agora o projeto precisa ser assinado pelo presidente Barack Obama para se tornar lei.

Os termos do acordo foram fechados no fim de semana por congressistas governistas e da oposição. Ficou acertado um aumento de pelo menos US$ 2,4 trilhões no limite de endividamento do governo federal e um corte de US$ 2,1 trilhões no déficit orçamentário ao longo dos próximos dez anos.

* Caso F Gomes: STJ nega pedido de liberdade para o Gordo da Rodoviária.

O ministro do STJ - Superior Tribunal de Justiça, ARI PARGENDLER, indeferiu o Hábeas Corpus com pedido de liminar impetrado pelo advogado Marcus Alânio Martins Vaz, em favor de Lailson Lopes, (Gordo da Rodoviária), que está preso acusado de ser o mandante da morte do jornalista F Gomes. A decisão foi proferida no dia 25 de julho passado, e divulgada nesta terça-feira (2).

A alegação para o recurso é que os motivos para a prisão preventiva do Gordo da Rodoviária não estão previstos no artigo 312 do Código de Processo Penal, como foi citado no acórdão da Câmara Criminal do TJRN. Naquela decisão foi dito que as razões contidas no decreto de prisão preventiva são plausíveis o suficiente para justificar a medida.

Consta no acórdão que existe prova concreta da ocorrência do crime. Os indícios de autoria existem na medida em que o autor material do crime, João Francisco dos Santos, (Dão), sustentou perante a autoridade policial que recebeu oferta para matar o Jornalista F. Gomes e, apesar de ter dito que recusou tal oferta, executou o crime da forma proposta por Lailson Lopes.

* O sonho continua "Região da Várzea pleiteia emancipação política "

Os jovens, Wallace Patrick (professor), Elder Morais (professor) e Gleydson Sales (mecânico), juntamente com um grande grupo de pessoas formada por professores,  profissionais liberais, lideranças comunitárias, políticos entre outros, estão colocando em discussão o projeto que transforma a região da várzea em município.

A região compreende comunidades como São Geraldo, Apanha Peixe, Mariana, Língua de Vaca, Boágua, Sabe Muito, Apanha Peixe 2, São Vicente, Xique-xique, entre outros , todos pertencentes ao município de Caraúbas.

Para isso, os jovens têm percorrido as diversas comunidades mencionadas discutindo o projeto que é muito viável, já que a região conta com mais de 4500 habitantes, cerca de 2000 eleitores, tem uma economia e uma cultura relativamente considerável.

Os jovens também estão buscando líderes políticos que endosse a luta pelo sonho de emancipação da região da várzea. Na foto abaixo, por terem a pessoa do professor Flaviano Monteiro como líder político e uma referência na região em termos de luta nos movimentos sociais, apresentam e discute viabilidade do projeto com o professor.

Segundo os representantes do movimento emancipatório da Região da Várzea, essa luta não é de hoje, a ideia já vem sendo discutida desde muito tempo em todas as comunidades que abrange e região que pleiteia a emancipação. Segundo os jovens, o movimento vem ganhando muita força e consistência
Elder, Glaydson, Flaviano e Wallace...
Fonte: Blog do Toinho.

* Atraso com obras tem sido uma das marcas do governo Ademar Ferreira.

A preocupação da população com a entrega da Praça Reinaldo Pimenta, está ligada a morosidade da administração "Nossa Força é Nosso Povo" na entrega das obras a população caraubense. Muitas das obras deixadas pela administração passada, com o dinheiro em caixa, se arrastam a passos de tartarugas, que o diga o Estádio de Futebol e a  Praça da Benjamim Constant.

A falta de rapidez na conclusão das obras públicas fazem abalar a credibilidade dos municípes em seu gestor...

* Curandeiro é detido em Lima com 180 crânios humanos.

A polícia peruana apreendeu nesta segunda-feira (1º) 180 crânios humanos que estavam em poder de um homem que foi detido no Centro de Lima. Segundo a polícia, o homem é curandeiro.

A Polícia Nacional, que invadiu o local após uma denúncia anônima, informou que as caveiras serviam para sessões de espiritismo e magia e eram comercializadas por Augusto Cisneros Quispecondori, de 31 anos.

Quispecondori foi detido, e a polícia informou que investiga a procedência dos crânios. Autoridades suspeitam que as caveiras foram furtadas de um cemitério local.
Crânio encontrados pela polícia peruana...

* Buraco mal sinalizado pode gerar problemas futuros...

As obras de melhorias da galeria, próxima a Rua João Gomes de Oliveira, está causando muitas preocupações, por parte dos moradores. O motivo é a pessima ou inexistente sinalização de um "Buraco", praticamente no meio da rua. 

Assim sendo solicitamos que a municipalidade sinalize melhor suas "Realizações".
Buraco na Rua João Gomes de Oliveira pode trazer problemas graves a população...

* Praça Reinaldo Pimenta dificilmente será entregue no prazo.

Apesar do ritmo acelerado das obras da Praça Reinaldo Pimenta, a mesma não será concluída no prazo de 90 dias, como está na placa da obra. Com estrutura moderna e design inovador a Praça Reinaldo Pimenta, para muitos, só será entregue a população e meados do mês de Março/2012.

A não conclusão da obra no prazo estabelecido, pela placa, pode gerar muitos problemas para a administração "Nossa Força é Nosso povo", visto que para muitos a demolição da "Antiga Praça", foi um desrespeito da municipalidade para com Patrimônio Histórico Municipal, assim o atraso da entrega da "Nova Praça", vai render muitas críticas a municipalidade local.
Projeto da nova praça...
 Prazo de Execução 90 dias...
Após mais de 30 dias do início das obras...

* PR caraubense vai realizar o seu encontro municipal dia 20 de Agosto.

Na noite de ontem (01), o Partido da República (PR), se reuniu a convite de seu presidente, Vereador Paulo Brasil, com alguns pré candidatos do partido, para dá início a uma série de reuniões que o partido irá realizar, além de várias lideranças, empresários, vereadores, também estava presente o ex-prefeito Eugênio Alves.

Eugênio Alves mais uma vez defendeu a junção com o grupo Ferreira, entretanto reafirmou que caso Juninho Alves, venha ser candidato, ele apoiará seu projeto de forma incondicional, "Eu defendo a junção, mais se Juninho quiser ser candidato, eu tô dentro da campanha e não quero nem conversa com Ferreira, porém eu não quero que ele seja, sou contra qualquer candidatura a custa do dinheiro", frisou o ex-gestor.

O grupo presente em sua maioria, esmagadora, defendeu a candidatura de Juninho, os mesmos são contrários a ideia do "Acordão". "Não tem como ir para o lado desse homens, depois de tudo que eles fizeram, se Eugênio e Juninho for, eu tô fora", disse o suplente de vereador Antônio Algemiro.

O presidente Paulo Brasil defendeu a ideia do fortalecimento do partido, e nesse sentido, foi marcado o encontro municipal do PR caraubense para o próximo dia 20 de Agosto, em local a se confirmar.

Confira Imagens:

* TRE/RN divulga resultado de concurso com salário de até R$ 6.611.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) divulgou o resultado das provas objetivas do concurso com duas vagas efetivas e formação de cadastro para empregos de nível médio e superior.

Quem tem nível intermediário pôde tentar o cargo de técnico judiciário, nas especialidades administrativa e de apoio especializado (Programação de Sistemas, Enfermagem e Higiene Dental). Graduados puderam entrar na disputa pelas vagas de analista judiciário, nas áreas judiciária, administrativa (geral e Contabilidade) e de apoio especializado (Análise de Sistemas, Engenharia Civil, Medicina, Biblioteconomia e Odontologia).

A seleção é organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e constou de provas objetivas e discursivas, que foram aplicadas no dia 6 de fevereiro de 2011 nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. De acordo com o edital de abertura, as remunerações variam de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39.

Confira o resultado.

* Governo quer substituir livros didáticos por tablets.

O Governo Federal pretende substituir os livros didáticos por tablet, a exemplo de Taiwan e da Coréia do Sul, que trabalha para em dois anos substituir todo o seu material didático por conteúdo digital. No Brasil, editais para compra de acervos virtuais estão previstos para 2014.

O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aluizio Mercadante, na sexta-feira (28), quando também informou que a partir de setembro chegam ao mercado os primeiro tablets fabricados no País e com desconto de até 40% em relação aos exemplares já negociados no Brasil. Não foi informado se os alunos disporão de uma linha especial de beneficiamento para receberem os aparelhos.

O edital de licitação do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014 prevê a compra de conteúdo digital para a rede de ensino, um panorama para o qual as editoras estão ainda estão se preparando.

* Contas de energia voltam a ser pagas nas casas lotéricas.

Os clientes das contas de energia no Rio Grande do Norte receberam uma boa notícia nesta segunda-feira (1º): as casas lotéricas e correspondentes bancários voltam a receber o pagamento das faturas hoje.

A boa notícia foi retomada após convênio da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia com a Caixa Econômica Federal e abre novos 170 espaços de casas lotéricas e 285 correspondentes em todo o Rio Grande do Norte.