quinta-feira, 4 de agosto de 2011

* TRF suspende liminar que garantiria acesso individual à correção do Enem.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a liminar que determina que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retifique o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e assegure a todos os estudantes o acesso ao modelo padrão de resposta, às provas objetivas e às redações digitalizadas no site do instituto. A liminar previa, ainda, que o Inep determinasse prazo razoável para a interposição de recurso, tanto para a prova objetiva quanto para a prova de redação.

* Cosern prorroga prazo para cadastramento da Tarifa Social.

Na última segunda-feira, 1º, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) encerrou o recadastramento da tarifa social por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aos clientes residenciais com renda mensal de até meio salário mínimo e consumo médio de energia superior aos 65kW nos últimos 12 meses. No entanto, devido ao grande número de consumidores que deixaram de efetuar o cadastro, a empresa prorrogou o prazo de recadastramento.

De acordo com a Cosern, até julho foram cadastrados no Rio Grande do Norte 310.594 consumidores, dos quais 19.952 em Mossoró. Entretanto, ainda há 181.730 consumidores no Estado e 10.620 no município que poderão perder o benefício, caso não efetuem o cadastramento nos prazos estabelecidos.

* Agripino Maia culpa Dilma e absolve João Maia.

Casciano Vidal é um grande especialista quando o assunto é José Agripino Maia. Na “Foco” deste mês ele faz uma curiosa observação sobre o comportamento do senador democrata.

O que disse Vidal de tão especial? O óbvio que certos jornalistas da Taba ignoram. Com a palavra, Vidal:

Quem viu o senador José Agripino Maia numa atitude crítica, querendo dizer que Dilma sabia de tudo o que acontecia no Ministério dos Transportes, na oitiva de Luis Antonio Pagot, no Senado, não entende porque aqui no RN, o senador parece se entender muito bem com o deputado federal João Maia, envolvendo na investigação da Polícia Federal sobre desvios de recursos do DNIT. É como se Agripino quisesse culpar Dilma e absolver João Maia. Vá entender…
Por Ailton Medeiros

* Contas de Iberê e Wilma foram aprovadas.

As contas do ex-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza foram analisadas ontem (03) pelo Tribunal de Contas do Estado. Foram aprovadas com ressalvas. Já as contas da ex-governadora Wilma de Faria foram aprovadas sem ressalvas. Deu em nada.
 Iberê e Wilma...

* Ubanema: Continua indefinição sobre pagamento do piso aos professores.

Na audiência pública para discutir a implantação do Piso Nacional do Magistério, o prefeito em exercício Manoel Carlos, o Manezinho (PMDB) disse que o encontro era de grande importância para os servidores da educação. Para ele, o piso é uma das maiores vitórias dos professores, mas falta ainda ficar claro como os municípios terão os recursos para pagar. "Eu seria irresponsável de chegar aqui e dizer que vou pagar o piso, pois quando chegar no final do mês não teremos o dinheiro para pagar. Nossa proposta é de sentar nossa equipe financeira com o sindicato, e tentar encontrar a melhor forma de colocar em prática o piso", afirmou.

Depois dos debates entres as partes, ficou decidido que a proposta dada pelo prefeito em exercício, Manoel Carlos, de a equipe financeira da PMU sentar com o sindicato, somando-se com o presidente do Conselho Municipal do FUNDEB, o MP e o Legislativo era a melhor alternativa para encontrar uma forma de colocar em prática o Piso Nacional do Magistério. Ficou estabelecido que o dia 28 deste mês será realizada esta reunião.
 
Audiência pública reuniu principais autoridades da cidade de Upanema.

* Vai começar a Festa de Nossa Senhora da Saúde em São Geraldo/Caraúbas.

O Distrito de São Geraldo/Caraúbas está pronto para mais uma Festa da sua Padroeira, Nossa Senhora da Saúde, e nesse sentido na noite de ontem (03), a imagem, encerrou a sua peregrinação na casa do Senhor Cássio Astrogildo.

Durante pouco mais de 30 dias, os moradores do Distrito e das comunidades circunvizinhas, louvaram e adoraram a sua padroeira. Hoje (04), a imagem volta para a Capela e a partir de amanhã (05), terá início mais uma grande Festa de Nossa Senhora da Saúde.
 Elisangela e Claudete...
 Parte da população presente na Novena...
A população está anciosa pelo início da festa...

* PR deixa bloco no Senado para dar 'apoio crítico' ao governo, diz líder.

O líder do PR no Senado, Magno Malta (ES), confirmou ontem (03) a decisão da bancada de deixar o bloco do governo na Casa. Nas palavras de Malta, o conjunto de sete senadores da sigla não sairá da base de sustentação do governo no Congresso, mas irá atuar de maneira “crítica” na análise de projetos de interesse do governo.

“Não é retirada de apoio [ao governo]. Quando você faz parte do bloco, o bloco passa a ter um líder. Você é uma espécie de Rainha da Inglaterra dentro do bloco. Quem é ouvido, quem discute, quem senta na mesa é o líder do bloco. Só que nós somos sete [senadores na bancada]. Nós resolvemos ser liderados por nós mesmos. Nós queremos agora discutir, queremos sentar na mesa, queremos ouvir e sermos ouvidos. Nós só decidimos que agora vamos nos liderar. Acho que o apoio correto a um governo é o apoio crítico. Acho que agora é uma decisão dos sete que o apoio vai ser crítico. Aquilo que nós entendermos que é bom para o país, nós estaremos do lado. O que entendermos que não é, não é”, afirmou Malta.

* MDS corta o benefício de 124 famílias potiguares.

No RN, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) constatou ausências constantes de alunos nas escolas e decidiu cortar o benefício a 124 famílias.

Desse total, 68 benefícios foram cancelados. Nesse caso, a perda ocorreu sobre as parcelas de R$ 38 ou R$ 76 vinculadas aos jovens de 16 e 17 anos.

Os outros receberão desde que comprovem que suas crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos tenham frequência mínima de 85% nas aulas do bimestre de abril e maio.

Para receber o repasse, as famílias precisam cumprir contrapartidas de saúde e educação, com frequência mínima às aulas. Antes do cancelamento, os benefícios podem ser suspensos ou bloqueados.

O MDS e o Ministério da Educação monitoraram 14,4 milhões de alunos beneficiados pelo Bolsa Família em abril e maio, mantendo os altos percentuais de registros – 86% do total de 16,7 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

* Resultado da 14ª Rodada do Brasileirão 2011.

Confira agora os resultados dos jogos desta quarta-feira:
Coritiba 1 x 1 Palmeiras
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
Vasco 2 x 0 Santos
Ceará 0 x 3 Avaí
Figueirense 2 x 0 Botafogo
Grêmio 2 x 2 Atlético MG
Corinthians 2 x 1 Atlético MG