sábado, 6 de agosto de 2011

* Essa todo mundo vai...

Essa todo mundo vai...

* Cosern doará 3,5 mil geladeiras à população de Macau, Santa Cruz e Currais Novos.

Macau, Santa Cruz e Currais Novos são as cidades atendidas nos meses de agosto e setembro pelo programa de eficiência energética da COSERN, o Nova Geladeira. Com ele, os consumidores desses municípios podem se cadastrar para trocar, sem nenhum custo, sua geladeira antiga por uma nova com selo de eficiência energética “Procel – A”, além de receber cinco lâmpadas fluorescentes gratuitamente.

Esta etapa do Projeto começou no município de Macau nos dias 25 de julho a 05 de agosto. Depois, passará por Santa Cruz dos dias 15 e 26 de agosto, até chegar em Currais Novos entre 05 e 16 de setembro. Um estande do Nova Geladeira será montado no centro dessas cidades para atender a população das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os primeiros cinco dias são para cadastrar os consumidores que receberão o equipamento, enquanto na semana seguinte haverá a entrega da geladeira.

* Paulo de Tarso: ‘Relatório do TCE confirma o discurso da governadora’.

O chefe da Casa Civil do governo estadual, jurista Paulo de Tarso Fernandes, afirmou que o relatório emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aprovou as contas dos governos Wilma de Faria/Iberê Ferreira com algumas ressalvas confirma o discurso utilizado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em relação às dívidas herdadas.

“O que se viu no relatório divulgado pelo Tribunal de Contas ratificando o que a governadora Rosalba Ciarlini já havia comentado à opinião pública e à sociedade norte-rio-grandense acerca do mais completo descontrole das contas públicas”, afirma Paulo de Tarso.

* Bandido morto na Paraíba era apontado como líder do PCC no RN.

Um dos foragidos mais procurados do Rio Grande do Norte, o detento Jackson Jussier Rocha Rodrigues, foi morto na manhã de ontem durante troca de tiros com a polícia em Campina Grande.

Ele era apontado pela Polícia Civil da Paraíba como líder do PCC no RN. Jussier era um dos bandidos mais procurados pela polícia potiguar por ter cometido vários assaltos e homicídios.

O tiroteio aconteceu no bairro Jardim Paulistão, na cidade de Campina Grande. Segundo o delegado Henri Fábio, e o superintendente da Polícia Civil em Campina Grande, Vagner Dorta, além de Jackson Jussier, outro assaltante também morreu durante o confronto.

Jackson Jussier Rocha Rodrigues, conhecido como “Monstro”, era um dos assaltantes mais perigosos do Brasil e já participou de grandes assaltos na Paraíba e no RN.

O “Monstro” tinha mandado de prisão no Rio Grande do Norte e em Campina Grande. Ele era chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) do Rio Grande do Norte e acusado de ter matado agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro, conhecido como BOPE. 

* Agripino: “os estatutos do PSD estão contrariados pela prática”.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, disse, hoje (06) em Jucurutu, que o fato de ter uma relação pessoal com alguns integrantes do PSD não lhe demoverá da apuração de fatos que envolvem a criação da futura legenda. “A situação que o DEM leva a efeito é nacional. O que foi feito no Rio Grande do Norte, foi feito igual em todos os estados”, disse o senador.

Convicto de que não há nenhuma questão pessoal envolvida, Agripino disse que uma conversa sobre o assunto com o vice-governador Robinson Faria, que deve liderar o PSD no estado, seria desnecessária.
Sobre qualquer racha na base aliada, Agripino disse que “a conversa que a governadora Rosalba Ciarlini teve com os integrantes do pretenso PSD foi positiva”.

“E as pessoas não se vitimem. O que nós estamos fazendo é a proteção a um direito legítimo. Os partidos políticos para se registrarem têm que obedecer a uma tramitação. O que houve é que os estatutos do PSD estão contrariados pela prática. E isso é motivo de impugnação. Se existem erros, corrijam”, completou o líder democrata.

* Greve da UERN continua...

A greve da Uern continua. A decisão foi tomada, em assembléia da categoria, quando os grevistas optaram por manter o movimento paredista. De acordo com o presidente da Aduern, Flaubert Toraquato o Governo está omitindo informações sobre a situação financeira e esticando a corda com os professores. Ele afirma que o Governo tem retido recursos da Uern. Diante do que considera intransigência do Governo do Estado, Flaubert disse que não existe outra saída para os professores a não ser manter a greve.

* Municípios podem nascer falidos.

Os deputados da frente parlamentar em prol da criação de novos municípios no Brasil querem derrubar a exigência de que as novas regiões precisam ter acima de 10 mil habitantes. A maioria dos processos é de distritos com até cinco mil moradores. O problema é que cidades com até 10.188 habitantes são enquadradas no coeficiente 0,60 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o menor da escala, que vai até 4.00. Se não tiver riquezas que gerem outras receitas, a administração sofrerá os mesmos problemas dos pequenos municípios de hoje.
 
Tibau, a cidade praia do veraneio oestano, é um exemplo da falta de estrutura. Criado em 1996, o município tem pouca estrutura e vive afundado em dívidas. Nos últimos anos, nenhum prefeito conseguiu cumprir o mandato inteiro.
 
Pior ainda é para os municípios-mães que relutam porque a emancipação mexe na estrutura administrativa e na receita. Para a Federação, a criação de 619 novos municípios representa 619 prefeitos, 619 vice-prefeitos e 5.571 vereadores.

* Leonardo Rego reúne principais lideranças do DEM em Pau dos Ferros.

O prefeito, Leonardo Rego, em companhia de seu vice, Fabrício Torquato, comandará um importante evento político hoje (06) em Pau dos Ferros, que servirá para celebrar o aniversário do Chefe do Executivo pau-ferrense e também para oficializar, a filiação do vice-prefeito, Fabrício Torquato e sua mãe a ex-vice-prefeita Maria Rego e demais correligionários ao Democratas pau-ferrense. O evento contará com a participação das principais lideranças do DEM a nível nacional como o senador e presidente nacional da legenda, como o senador José Agripino e estadual como a governadora, Rosalba Ciarlini entre outros nomes do partido como o deputado estadual, Dr. Leonardo Nogueira.
DSCI0110
Leonardo Rêgo ao lado do pai Deputado Getúlio Rêgo.

* RN pode ganhar três novos municípios.

Os distritos de Soledade, em Apodi, São Geraldo, em Caraúbas, e a agrovila Maísa, em Mossoró, lutam para serem os novos municípios do Rio Grande do Norte. Na última quarta-feira, 3, um dos coordenadores do movimento emancipalista de Soledade, Adailton Targino, participou, em Brasília (DF), da criação da frente parlamentar em prol da criação dos novos municípios e voltou satisfeito. A luta pela divisão do município de Apodi começou há pouco mais de quatro anos, mas é esperado pela população desde 1998, quando foi aprovada a criação da área distrital.

CARAÚBAS
A criação do município de São Geraldo também deixará seqüelas irreparáveis para Caraúbas. O novo município cortará Caraúbas de ponta a ponta, desde Umarizal até a divisa com Mossoró, engolindo as 18 principais localidades rurais mais importantes, entre elas Apanha-Peixe, Mariana, Santana, além dos assentamentos Santa Agostinho e Ursulina. Com elas, vai junto quase todo o petróleo, o arroz, a produção de palha e cera de carnaúba, a piscicultura, apicultura e muitas outras riquezas.
 
São Geraldo passou a distrito em 1963, ainda no governo de Aluízio Alves. Desde então, se instalaram vários movimentos pela emancipação, sendo o último em 1993, através da deputada Fátima Bezerra. Há um mês, os professores Wallace Patrick Santos, Elder Morais Farias e o mecânico Glaydson Sales de Menezes voltaram a reunir os papeis necessários para lutar pela separação.
 
Eles têm realizado reuniões freqüentes nas localidades para se adiantar ao projeto de aprovação da PEC 13. Para ocorrer a emancipação, é preciso, primeiro, que aconteça um plebiscito e a maioria vote a favor da divisão territorial. 
Jornal de fato.

* Bandidos armados invadem UNP e roubam malote, em dia de pagamento.

Mais um assalto à mão armada de grandes proporções foi registrado em Mossoró. Desta vez, o alvo foi o Campus da Universidade Potiguar (UnP) da cidade, onde bandidos armados roubam o malote da instituição de ensino superior privada. Pelo menos dois homens invadiram o setor da Central do Candidato na manhã de ontem (05) e renderam funcionários e alunos da UNP, de onde teriam roubado a quantia de cerca de R$ 200 mil.
 
Universidade Potiguar em Mossoró.

* Juiz garante alteração de registro a jovem que mudou de sexo em MS.

Justiça de Mato Grosso do Sul deferiu um pedido de retificação de registro civil para uma agente de saúde de 24 anos, residente em Campo Grande. Ela foi registrada como Dario e, depois de cirurgia de mudança de sexo, feita no ano passado, procurou a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul para fazer a alteração dos documentos, o que foi garantido em abril deste ano. Esta foi a segunda vez que ação desse tipo foi garantida por meio da defensoria no estado.

“Foi como nascer de novo, foi uma batalha muito grande; agora é passado, agora é vida nova”, disse. A agente de saúde conta que desde criança achava que era diferente. A situação ficou mais evidente a partir da puberdade, quando começaram a crescer seios e os traços masculinos característicos não apareceram. “A família não entendia, achava que eu estava forçando, foi muito difícil; você se sente em uma ilha deserta”.
Agente de saúde consegue alterar documentos na justiça após mudar de sexo (Foto: Francisco Gomes) 
Agente fez a operação de mudança de sexo em 2010.

* Morre um dos últimos combatentes do cangaço.

Notícia passada pelo confrade Ângelo Osmiro informa o falecimento de João Gomes de Lira, um dos remanescentes no combate ao cangaceirismo.
 
João Gomes fará parte de um documentário que está send finalizado pela TV Mandacarú, será um registro onde ele conta suas histórias e sua passagem pela volante no policial no encalço dos cangaceiros. A história oral sofre uma grande perda.
 
João Gomes de Lira escreveu um excelente livro narrando sua vida e suas andanças em busca de cangaceiros.
 
viveu sempre em Nazaré (Carqueja), Pernambuco, era uma pessoa amável, educado e atencioso, recebia todos com um grande sorriso.
 
o Tenente João Gomes de Lira deixa saudades e muitos admiradores pela simnpatia que dispensava aos que o visitavam.  
Tenente João Gomes de Lira por ocasião de Homenagem recebida pelo Cariri Cangaço.
Kydelmir Dantas.

* Professora é presa acusada de fazer sexo com estudante de 16 anos.

A professora americana Tara Driscoll, de 33 anos, que lecionava em uma escola de Nova York (EUA), foi presa na sexta-feira (5) acusada de manter relações sexuais com um estudante de 16 anos, segundo reportagem da emissora de TV "CBS".

Tara se encontrou com o adolescente em um motel em Lynbrook no dia 11 de março. De acordo com a polícia, o ato sexual teria sido fotografado e filmado.

A advogada da professora, Virginia Lopreto, preferiu não comentar as acusações contra sua cliente.

Tara trabalhava como professora em escola do Queens, em Nova York, desde 2006.  Ela continua como funcionária da cidade, mas foi afastada do ensino em sala de aula.
Tara Driscoll foi presa ao fazer sexo com estudante. (Foto: Reprodução) 
Tara Driscoll foi presa ao fazer sexo com estudante.

* Gilberto Kassab pode se filiar ao PV se PSD não vingar.

A colunista do jornal “O Estado de São Paulo”, Sonia Racy, informa que o prefeito paulistano Gilberto Kassab teria um “plano B” caso não consiga registrar o PSD a tempo de o partido disputar as eleições de 2012: filiar-se ao PV, partido de Eduardo Jorge, pré-candidato a prefeito da capital de São Paulo.

O problema óbvio dessa ideia é que, nesse caso, tanto o prefeito quanto os demais políticos com mandato que deixaram seus partidos para ingressar no PSD poderiam ser enquadrados na regra da infidelidade partidária e perder os respectivos cargos.

No Rio Grande do Norte, o vice-governador Robinson Faria, o deputado federal Fábio Faria, seis deputados estaduais (Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, José Dias, Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho e Gesane Marinho) e uma penca de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores deixaram suas legendas para entrar no PSD.

* Receita aperta cerco a pequenas e médias empresas.

A Secretaria da Receita Federal vai intensificar a fiscalização nas pequenas e médias empresas do país, através do cruzamento de dados de todas as declarações prestadas, além de informações obtidas por meio da nota fiscal eletrônica e da escrituração digital. A previsão do órgão é de que o novo sistema de malha fina seja uma realidade em 2013.

De acordo com o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Caio Marcos Cândido, a intenção é implementar a primeira fase do novo sistema em 2012 para que o cruzamento das informações seja uma realidade a partir do ano seguinte. Para as grandes empresas do país, que já têm um acompanhamento especial por parte do Fisco, não haverá grandes mudanças.

* Clima Quente: Vice-governador Robinson Faria acusa José Agripino de tentar rachar a base governista.

O vice-governador Robinson Faria acusou o senador José Agripino de tentar rachar a base governista. O artifício para isso seria a ação de impugnação que o senador do DEM impetrou contra o registro de criação do PSD no Rio Grande do Norte.

Veja a entrevista na íntegra que Robinson Faria concedeu, no início da noite de ontem, ao deixar a residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini.

Como o senhor avalia a reunião da bancada do PSD com a governadora?
O balanço é de tranquilidade. Não há nenhuma crise da bancada com a governadora. Vieram os seis estaduais, fábio não feio, mas eu represento, já que ele está viajando. Viemos na integridade e todos falaram uma só linguagem, um só sentimento em que ficou claro que esses últimos acontecimentos proporcionados pelo presidente do partido, senador José Agripino, não abala, não afeta nossa relação política e administrativa com a governadora Rosalba. Deixamos claro isso para ela. A normalidade permanece e que o projeto político nosso é o mesmo do início do governo, até mais fortalecido agora com a chegada do deputado Gustavo Carvalho e outros que virão para se somar ao PSD.

Qual a postura do PSD do Rio Grande do Norte em relação ao senador José Agripino Maia?
Eu prefiro falar por mim. Minha postura é de total indignação. Isso aí eu não vou recuar. Acho que não merecia a natureza das ações que ele entrou contra o PSD. Como presidente sou responsável pelo PSD para responder juridicamente, muito embora todos tenham sido atingidos. Acho que foi de uma virulência muito grande as ações. Extrapolou o lado de uma logística um pouco mais racional, para algo de caráter pessoal porque ele me acusa de distribuição de cestas básicas. Até porque, ele sabe disso, o partido está com uma aceitação enorme, não há necessidade de simpatizantes em troca de favores. O partido não tem a necessidade, esse tipo de recurso para acontecer nos municípios. Ele me enquadrou em dois tipos de delito que foram muito pessoais que não estão acontecendo nem nos demais Estados. O mais estranho de tudo isso é a falta de desarmamento de espírito dele. Esse grupo foi o que ele foi buscar para eleger senador em 2010. O PSD é a continuação do PMN que ele tanto se interessou em trazer para votar nele e em Rosalba. Então agora já não presta mais, só prestava quando era na eleição? Esse grupo já não é tão interessante? Ele está tentando nos tirar o direito de ter uma legenda no Rio Grande do Norte para continuar nossa caminhada e fortalecer Rosalba. Ele quer tirar esse direito nosso. Ele não reconhece que há pouco tempo fomos eleitores dele? Esse mandato de oito anos não dá o direito de ter o desprendimento ou o dever de ter o desprendimento e nessa hora ser um diplomata, procurando harmonizar. Ele está tentando provocar um racha no sistema de Rosalba. Mas ele não vai conseguir porque nós separamos e entendemos que a governadora Rosalba não teve nenhuma participação nesse episódio. Está claro que ela não teve participação, nem os deputados do DEM foram escutados. Foi algo unilateral do senador José Agripino, o que evidencia sua má vontade conosco.

O senhor se sente traído pelo senador José Agripino?
Eu sinto que houve uma grande ingratidão da parte dele com Robinson e dos demais companheiros do PSD que eu levei para votar nele.
Panorama Político.