domingo, 7 de agosto de 2011

* Segunda etapa de vacinação contra paralisia infantil será no próximo sábado.

A partir do próximo sábado (13) começa a segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil. O Ministério da Saúde passa a veicular hoje (07) avisos publicitários em rádios, televisões e na internet para lembrar os pais de levarem os filhos menores de 5 anos ao posto de vacinação.

Na segunda etapa, a meta é imunizar mais de 14,1 milhões de crianças, o equivalente a 95% da população nessa faixa etária. No dia 13, estarão funcionando 115 mil postos de vacinação em todo o país. A primeira etapa da campanha contra a poliomielite foi realizada em 18 de junho.

Além das duas gotinhas contra a pólio, crianças de 1 ano a 7 anos também serão vacinadas contra o sarampo no Distrito Federal e em 18 estados: Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins.

* Para Robinson, Agripino tenta rachar o governo. JA diz não ter o que conversar com o vice.

Briga feia e, pelo jeito, sem volta entre o vice-governador Robinosn Faria e o senador José Agripino Maia.

Eis o que declarou Robinson ao jornal Tribuna do Norte, sobre a decisão do DEM de entrar com ação para evitar a constituição do PSD, apresentando como argumentos suposições bem locais, atingindo em cheio o vice da governadora Rosalba Ciarlini:

Minha postura é de total indignação. Isso aí eu não vou recuar. Acho que não merecia a natureza das ações que ele entrou contra o PSD. Como presidente sou responsável pelo PSD para responder juridicamente, muito embora todos tenham sido atingidos. Acho que foi de uma virulência muito grande as ações. Extrapolou o lado de uma logística um pouco mais racional, para algo de caráter pessoal porque ele me acusa de distribuição de cestas básicas.

Ele me enquadrou em dois tipos de delito que foram muito pessoais e não estão acontecendo nem nos demais Estados. O mais estranho de tudo isso é a falta de desarmamento de espírito dele. Esse grupo foi o que ele foi buscar para eleger senador em 2010. O PSD é a continuação do PMN que ele tanto se interessou em trazer para votar nele e em Rosalba. Então agora já não presta mais, só prestava quando era na eleição?

Não vou dizer que a relação é de rompimento com o senador José Agripino, porque como ele tem um mandato de oito anos. Ele rompe até com Nossa Senhora. Está se sentindo superprotegido porque tem oito anos pela frente

Ele está tentando provocar um racha no sistema de Rosalba. Mas ele não vai conseguir porque nós separamos e entendemos que a governadora Rosalba não teve nenhuma participação nesse episódio.

Em Jucurutu, onde acompanhou a governadora Rosalba Ciarlini na solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da estrada João do Vale, o senador José Agripino falou sobre o assunto, agora há pouco, ao blogueiro Marcos Dantas (www.marcosdantas.com)

Não há necessidade de conversar com Robinson. Esse fato já estava anunciado Como é que a executiva nacional toma uma decisão e eu vou voltar atrás? Absolutamente, em hipótese alguma. Agora, se existem erros, que corrijam

* Para quem tem bom gosto...

Para quem tem bom gosto...

* Marca: Governo não paga o leite.

Mas até este sábado dia 06 de agosto o montante de R$ 8 milhões devidos pelo governo do estado não começaram a serem pagos aos produtores que estão enfrentando muitas dificuldades. E o pior é que nem mesmo o leite que está sendo fornecido agora no governo Rosalba está sendo pago.

Se não vejamos:
Da parte bancada pelo estado, ou seja 70% do programa, faltam serem pagas duas quinzenas de julho e já vai entrando essa semana de agosto.

Dos 30% da parte do governo federal, referentes aos Pronafianos só foi pago até maio. Faltam junho e julho serem pagos.

Não cumpriu
Durante a campanha, nos vários encontros que teve com os produtores de leite do estado, a então candidata Rosalba dizia que quando estivesse no governo, o leite fornecido de 01 a 15 seria pago no dia 25 de cada mês. O fornecimento de 16 a 30 seria pago no dia 10 do mês subsequente. Isso não vem acontecendo.
Robson Pires.

* Vice-prefeito de Pau dos Ferros troca PMDB pelo DEM para concorrer prefeitura em 2012.

Durante a festa de aniversário do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), ontem (06), o seu vice Fabrício Torquato assinou a ficha de filiação ao DEM, para se candidatar à sucessão pelo sistema governista em 2012.

Peemedebista histórico, Torquato abonou o registro ao lado de sua mãe, a ex-vice-prefeita Maria Rego, tendo como testemunhas a governadora Rosalba Ciarlini, o deputado Getúlio Rego e o senador Agripino Maia.
Fabrício Torquato.

* Grevistas das universidades federais devem retomar 50% das atividades, determina ministro do STJ.

Uma decisão liminar do ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que pelo menos 50% dos servidores técnicos administrativos das universidades federais em greve voltem a trabalhar. Não são incluídos na conta os ocupantes de cargos e funções de confiança. A decisão deverá ser publicada amanhã (08) e telegramas já foram encaminhados na sexta-feira (05) à noite para as entidades interessadas.

Para o ministro, a paralisação das atividades sem o contingenciamento do mínimo de pessoal "atenta contra o Estado Democrático de Direito, a ordem pública e os princípios da legalidade, da continuidade dos serviços públicos e da supremacia do interesse público sobre o privado".

Os servidores estão parados desde o dia 6 de junho e pedem reajuste do piso salarial em pelo menos três salários mínimos. Segundo a entidade, o vencimento desses servidores hoje é R$ 1.034.

* POLÊMICA » Pesquisador contesta versão oficial da história do RN.

Famoso por sustentar o fato de que a descoberta de Pedro Álvares Cabral, além de não ter sido a primeira expedição marítima a aportar em terras brasileiras, foi feita não em Porto Seguro e sim aqui no Rio Grande do Norte, o pesquisador e historiador Lenine Pinto afirma que comemorar o dia do Estado em sete de agosto é um erro. "O dia mesmo, documentado pelo diário de bordo da expedição de Gaspar de Lemos e André Gonçalves, é o dia 17. Porém, como os navegantes da época utilizavam-se do "dia náutico" a data exata da colocação do marco em Touros é de 16 de agosto de 1501", afirmou Lenine Pinto. No livro Efemérides Brasileiras, escrito pelo Barão do Rio Branco, a data de registro da colocação do marco de pedra lioz em terras potiguares é a mesma que o historiador potiguar afirma.

Para Lenine, a presença do navegador italiano Américo Vespúcio na expedição não é algo que deva ser exaltado. "Ele era um canalha de marca maior. Falsificou documentos de viagens, ludibriando cartógrafos e ainda consegui ser homenageadotendo o nome servido de inspiração para todo um continente", afirmou Lenine. Amparado em pesquisas realizadas por várias décadas, o historiador conta que, além de Cabral não ter aportado na Bahia, outros navegantes portugueses e espanhóis teriam passado pelo litoral do que hoje é o RN, antes mesmo de 1500.

"Há inúmeros indícios e, em alguns casos, provas documentadas de que Vasco da Gama, Cristóvão Colombo e Bartolomeu Dias teriam passado pelo litoral do Estado. Alguns deles, como Vasco da Gama, teriam até aportado e passado algum tempo em terras potiguares", afirma Lenine. Segundo ele, já em meados de 1480, Bartolomeu Dias teria tomado conhecimento das terras do que hoje é o Brasil - incluindo uma passagem pelo Rio Grande do Norte - e teria apontado o caminho para o litoral do Nordeste, em um trecho compreendido entre o RN e a divisa entre Pernambuco e Alagoas, conhecido como Caminho do Sudoeste. A partir deste apontamento, o português Vasco da Gama passou entre três e quatro meses por volta de 1498.

SegundoLenine, a Lei de Sigilo de Portugal que vigorava na época impedia que estes casos fossem devidamente registrados, apesar de haver cartas e documentos que confirmam para estas histórias. "A versão oficial aponta Cabral como o primeiro a chegar no Brasil e na Bahia, mas inúmeros documentos apontam ao contrário, nos dois casos. Os historiadores, por muitas vezes, são desatentos e esquecem de ler as entrelinhas", finalizou Lenine.

* O Xerife entrega o distintivo.

Viaturas, armas, operações e diligências entraram no cotidiano de Maurílio Pinto de Medeiros no dia 1º de julho de 1964 e, desde então, a habilidade, os contatos e a forma como ele fez uso desse aparato o tornaram referência no combate à criminalidade no Rio Grande do Norte. Hoje, o homem mais conhecido da Polícia Civil do Estado se afasta das atividades que por tanto tempo lhe deram satisfação e orgulho.

A menos de um mês de completar 70 anos de idade, Maurílio já não possui o mesmo vigor físico de quando foi prender o traficante Antônio Caiçara, em 25 de março de 1983.

A imprecisão não é uma falha, pelo contrário. Ela dá a dimensão ou a impossibilidade de fixar um limite para o papel  na polícia potiguar de quem, como Maurílio, começou   como motorista. Em Patú, a cerca de 320 quilômetros da capital, dirigia nas diligências comandadas pelo pai, o coronel PM Bento Manoel de Medeiros. "Antes de ser oficializado no cargo, cheguei a dirigir sem carteira as viaturas da polícia, inclusive para outros Estados. Nunca deu problema", relata em meio a risos.

Por cerca de 21 anos, o delegado foi o chefe de Polícia Civil no Estado. Exerceu, ainda, as funções de subsecretário e secretário adjunto de Segurança Pública. Ás vésperas da aposentadoria, com problemas de saúde, vai em dias alternados durante a semana à Delegacia Especializada de Capturas (Decap) para despachar documentos. Rotina que deve se encerrar em breve. E depois? "Inicialmente, estou planejando fazer umas viagens. Vai ser difícil me adaptar à nova rotina, ficar em casa. Mas é o jeito".

O Xerife deixa os quadros da Polícia Civil com o sentimento de dever cumprido e acreditando na capacidade dos delegados que permanecem.
O Xerife entrega o distintivo 
O Xerife entrega o distintivo.
Tn On line.

* Meta do PMDB no RN é eleger 70 prefeitos em 2012.

A meta do PMDB para o pleito de 2012 é eleger 70 prefeitos. O anúncio foi feito pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, durante evento do diretório do PMDB em Monte Alegre.

“Temos 40 prefeitos. E com mais 10 que virão, vamos chegar a 50 prefeitos. Queremos chegar a 70 na eleição do próximo ano. Queremos ter 100 candidatos próprios nos 167 municípios do RN”, informou. De acordo com Henrique Eduardo Alves, o PMDB já possui 96 pré-candidatos a prefeito.

O ministro Garibaldi Filho, que participou do evento, demonstrou a mesma confiança apresentada pelo deputado federal. “Não há possibilidade de nenhum partido, a não ser o PMDB, fazer o maior número de prefeitos”, observou.

E acrescentou: “O maior número de vereadores eu não sei não. Mas de prefeitos eu aposto. E eu não sou de fanfarra não. Não sou de fazer aposta. Só aposto quando sei que vou ganhar”.

* O rei do aço em Caraúbas...

O REI DO AÇO EM CARAÚBAS!

* Governo Dilma tem aprovação de 48%, diz pesquisa Datafolha.

Passados sete meses do início do governo, a aprovação da presidente Dilma Rousseff permanece estável, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" na edição deste domingo (07), que começou a circular na tarde de sábado.

De acordo com o levantamento, o desempenho da presidente é considerado ótimo ou bom por 48% dos brasileiros com 16 anos ou mais. Em junho, o índice era de 49% e, em março, de 47%.

O governo Dilma é considerado regular por 39% e ruim ou péssima por 11% - 3% disseram que não sabiam opinar.

O Datafolha ouviu 5.254 pessoas entre os dias 2 e 5 de agosto em todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Governo Dilma tem aprovação de 48% de aprovação.

* Vitor Belfort dá volta por cima e vence Yoshihiro Akiyama no UFC 133.

O brasileiro Vitor Belfort reencontrou o caminho das vitórias. Neste sábado, o lutador carioca derrotou o japonês Yoshihiro Akiyama, por nocaute técnico no primeiro round, no UFC 133, na Filadélfia, Estados Unidos. Foi a sexta vitória do "Fenônemo", como Belfort é chamado pelos americanos, em suas últimas sete lutas.
Vitor Belfort comemora vitória no UFC 133 (Foto: Divulgação/UFC) 
Vitor Belfort comemora a vitória por nocaute técnico contra o japonês Yoshihiro Akiyama.
Derrotado por Anderson Silva com um chute fulminante no UFC 126, em fevereiro, Belfort começou o combate com Akiyama buscando justamente os chutes altos na cabeça. Ele tentou três vezes nos dois primeiros minutos, sempre bem defendido.

* Grupo Novinho Praxedes!

Grupo Novinho Praxedes!

* Grupo Caio Rocha!

O REI DO CELULAR

* Prêmio de R$ 32 milhões da Mega-Sena sai para aposta de MG.

Um apostador da cidade de Guanhães, em Minas Gerais, deve receber um prêmio de R$ 32.075.789,45 da Mega-Sena sorteado na noite deste sábado (06), informou a Caixa Econômica Federal.

Veja os números sorteados: 07 - 10 - 32 - 43 - 47 - 54.

O sorteio do concurso 1.307 aconteceu em Pouso Alegre (MG). O prêmio estava acumulado havia cinco concurso.

A Mega-Sena também deve pagar R$ 18.962,37 na Quina para 153 acertadores, e R$ 376,13 para cada um dos acertadores da Quadra.

* Marque na sua Agenda...

Essa é Show...

* Dedé da Praça será candidato em 2012...

Se depender da sua vontade, o suplente de vereador Dedé da Praça (PR), será candidato de novo em 2012, com uma grande atuação na região da Cachoeira/Caraúbas, Dedé vem mantendo contato com as suas bases políticas, o mesmo está sendo incentivado a ser candidato a vereador em 2012 e já está trabalhando para isso, "Eu sou candidato natural, e em 2012 não será diferente, o povo quer e eu também, assim serei candidato em 2012", finalizou Dedé da Praça.
Dedé da Praça será candidato em 2012.

* Festa de Nossa Senhora da Saúde movimenta município de Caraúbas.

Já é tradição, no início do mês de Agosto, o Distrito de São Geraldo/Caraúbas torna-se o destino de centenas de pessoas, de várias partes do estado, sobretudo da cidade de Caraúbas. Em 2011, essa marca não está sendo diferente, com uma diversidade sócio-religiosa, a Festa de São Geraldo, vem se consagrando com a segunda maior do município de Caraúbas, só perdendo para a Festa de São Sebastião.
Público presente na novena ontem (06).
A mesma terá continuidade hoje, os noiteiros são: Comunidades de Mariana I e II, Boágua, Fortuna, Apanha Peixe, Pedrês, PA de Santa Agostinha, PA de Ursulina, o Tema da noite é, "Maria Mãe da Igreja", pregador: Diácono Francisco Jorge. Na parte social a animação fica por conta de Kleyson e Kleyton.

* Robinson Faria cada vez mais próximo de Carlos Eduardo.

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), estreitou as relações com o vice-governador Robinson Faria (futuro presidente estadual do PSD). Carlos disse que as alianças para 2012 ainda não estão em pauta, mas admitiu a proximidade.
Essa aproximação será no futuro, muito ruim para a Governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a conclusão se dá devido a grande probabilidade, segundo as pesquisas, de uma vitória de Carlos Eduardo (PDT), vencer a eleição de prefeito de Natal e apoiando Robinson em 2012... Aguardem...

* Varejão é Santa Cruz/Caraúbas e Lucrécia/RN!

Varejão Santa Cruz.

* Projeto prevê doações de empresas privadas.

Embora tenha dito que o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais é "a essência" do anteprojeto que apresentará na próxima quarta-feira, o relator da reforma política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), incluiu na proposta a possibilidade de doações de empresas privadas e também de estatais para um fundo geral de eleições. O restante do financiamento seria feito com recursos federais previstos no Orçamento Geral da União. Eventuais sobras de campanha, segundo o deputado, retornariam ao fundo eleitoral. "Se a Petrobras ou a Eletrobras financiam a cultura, também podem doar para este fundo. Da mesma forma, uma empresa privada que queira contribuir não escolherá um candidato ou um partido, mas fará um doação geral para o fundo", disse o deputado. "Hoje em dia, as campanhas são muito caras e têm pouco programa, O modelo atual dá poder demasiadamente forte a quem tem o poder econômico", afirmou Fontana.

O petista destacou que ainda discute com os partidos possíveis mudanças no anteprojeto, que, se aprovado na comissão especial, seguirá para a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) e depois para o plenário. Segundo Fontana, se aprovadas, as novas regras entrariam em vigor nas eleições de 2014.

* Turismo de Natal aposta na copa.

O Rio Grande do Norte, que já foi o segundo destino turístico mais procurado em 2006 no Nordeste e caiu para a quarta posição em 2010, vê na Copa de 2014 a chance de dobrar o fluxo de turistas internacionais - em queda desde 2007. A sensação de que há menos estrangeiros no RN é amparada pelos números. Entre 2006 e 2010, o turismo internacional recuou 60,4% no Estado. Durante o mundial, o número de turistas estrangeiros subirá para 84.979, de acordo com estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O fluxo previsto é o terceiro menor entre as 12 cidades-sede do Mundial, mas representará um incremento de 82,4% no fluxo de estrangeiros na capital potiguar. Em 2006, período que antecedeu a crise econômica mundial, 117,6 mil estrangeiros entraram no Brasil através do RN. Em 2010, esse número caiu para 46,5 mil. A queda, que teve como principal razão a crise econômica, foi menor nos estados vizinhos. Em Pernambuco e Ceará, concorrentes diretos do Rio Grande do Norte, a redução não ultrapassou 16%.
Estratégia para atrair turistas vai além de cartões postais como as belezas de Pipa, no Litoral Sul 
Estratégia para atrair turistas vai além de cartões postais como as belezas de Pipa, no Litoral Sul.

* Deputado Fernando Mineiro assume candidatura a prefeito de Natal.

O deputado estadual Fernando Mineiro já não esconde mais: o projeto será mesmo buscar a candidatura a prefeito de Natal. Ele não descarta se compor com o PSB, de Wilma de Faria, dese que o candidato a prefeito seja do PT.

Nosso processo de candidato a prefeito de Natal está em construção. “Nossa energia está focada em pensar a cidade, conhecer mais a cidade, discutir a cidade, aprofundar, ouvir. Tenho me dedicado muito a escuta”, destacou.

* POLÊMICA » Marido de Sandy nega que ela tenha falado sobre prazer anal.

“Ela nunca falaria aquilo”, afirmou o músico Lucas Lima, marido de Sandy, em entrevista ao De frente com Gabi, que vai ao ar domingo, à meia-noite, no SBT/Alterosa, sobre a polêmica frase atribuída à cantora. Sandy teria dito à Playboy deste mês que “é possível ter prazer anal”.

O efeito foi de uma bomba. A Marília Gabriela, Lucas explicou: “Foi engraçado, tomei um susto. Fui twitar e vi pessoas perguntando se eu estava bravo. Na verdade não me choquei”. Segundo o músico, ele teve muitos clientes que o trataram como herói. E resumiu: “A gente já está calejado de eles pegarem uma frase grande e transformarem em aspas”. Músico desde os 12 anos, Lucas ficou conhecido com o grupo Família Lima e, também, pelo casamento com Sandy.

“Por um tempo, travei muitas entrevistas (para não ter que falar sobre a cantora), mas hoje vejo que não tenho esse controle”, disse. E assumiu ter uma dificuldade em ser casado com Sandy, para se mostrar um marido extremamente cuidadoso (“Ofendem-me quando chamam ela de mimada”), protetor (“Tenho um senso de proteção forte com ela”) e orgulhoso (“Enquanto a gente fazia xixi na cama, ela ganhava disco de platina”). Ah, e apaixonado: “Casamento foi a melhor decisão que tomei na minha vida”.

* Lei Maria da Penha completa cinco anos.

riada para tornar mais rigorosa a pena contra quem agride mulheres, a Lei 11.340/2006, mais conhecida como a Lei Maria da Penha, completa hoje, dia 7, cinco anos de criação. A data chama atenção para quais benefícios  foram promovidos pela nova legislação e  o que deveria ter saído do papel. A mudança no tratamento entre homens e mulheres, desde abril de 2006 quando foi sancionada, é possível ser medida pelo número de registros, divulgados pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM). Foram 1.952.001 atendimentos nesse período, em todo país, por meio da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Deste total, 434.734 - 22,3% - se enquadram na Lei Maria da Penha.