sábado, 13 de agosto de 2011

* Atuação das polícias Civil e Militar vem sendo reconhecida pelo Ministério Público.

A atuação das Polícias Civil e Militar no combate ao crime, principalmente ao tráfico de drogas e abusos praticados no trânsito da cidade, tem obtido bons resultados positivos para a população apodiense.

Em várias operações realizadas pelo delegado de Policia Civil, Claiton Pinho e o comandante da 3ª Companhia de Policia Militar de Apodi, capitão Inácio Brilhante Araujo Filho, vários traficantes foram presos e encaminhados para justiça. Em duas grandes operações realizadas no inicio desse ano de 2011 foram apreendidos cerca de três quilos de maconha e em outra um quilo de crack. Os policiais também já fizeram varias prisões de assaltantes de outras regiões que vem atuar na área da Comarca de Apodi.

O trabalho de combate ao tráfico na região da Comarca de Apodi que compreende os municípios de Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo, continua e os policiais com a ajuda da população que tem contribuindo com o trabalho da policia repassando informações para o disque denuncia, vários traficantes da região estão sendo identificados.

* Governadora admite precariedade na educação.

Os problemas na rede estadual de Educação vão além de instalações precárias. O Estado é um dos poucos do país que não possui um Plano Estadual de Educação, atualizado e moderno. Na manhã de ontem, a governadora Rosalba Ciarlini, reconheceu que a situação é preocupante e anunciou que, em setembro, vai convocar todos os prefeitos, gestores e especialistas de educação para uma mobilização em favor da educação. O principal foco será a elaboração do Plano Estadual de Educação a longo prazo.

"Como é que um Estado como o nosso não tem um Plano Estadual, atualizado e moderno, para, pelo menos dez anos, que seja permanente. Não se pode construir uma boa educação sem continuidade", afirmou a governadora.

Durante o seminário "Agenda para mudanças curriculares no Ensino Médio", no auditório do CTGAS, a governadora lamentou os índices do estado. "O resultado do ensino médio no Rio Grande do Norte é um desastre, é péssimo, e digo isso com base nos indicadores do Ideb, do ano passado", afirmou. Em 2010, o Rio Grande do Norte obteve a segunda pior nota - 3,9, ficando atrás apenas do estado do Piauí.
 Governadora Rosalba Ciarlini defende a elaboração de um  plano estadual de educação ainda este ano 
Governadora Rosalba Ciarlini defende a elaboração de um plano estadual de educação ainda este ano.

* Decreto assegura a travestis e transexuais direito a nome social.

A governadora Rosalba Ciarlini assinou decreto que dispões sobre o direito de uso de nome social por travestis e transexuais no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Rio Grande do Norte.

Segundo o decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (13), “entende-se por nome aquele pelo qual os travestis e transexuais são conhecidos, identificados e denominados” no meio social em que convivem, sendo permitido seu uso no preenchimento de cadastros, fichas ou qualquer documento.

Porém, o nome civil – aquele que consta na certidão de nascimento – também deve ser informado ao órgão ou Ente Público do Poder Estadual quando solicitado. A informação só poderá ser utilizada para fins administrativos, mas é obrigatório o uso do nome civil “para fins de confecção de documento oficial, bem como nos casos em que o interesse público exigir, inclusive para salvaguardar direitos de terceiros”.

* Novela Mexicana: Mais um obstáculo no caminho do PSD.

A criação do Partido Social Democrático (PSD) enfrenta resistência em todo o País e no Rio Grande do Norte não é diferente. Depois de DEM e PTB terem tentado, sem sucesso, impugnar o registro de fundação do diretório estadual da nova sigla, o partido virou objeto de uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE), que anunciou, ontem o início da análise de supostas irregularidades existentes nas assinaturas colhidas por representantes da legenda no município de Goianinha.

O início da investigação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem, pelo promotor eleitoral André Lauro Lacerda. Segundo a publicação, funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) identificaram fraude nas assinaturas colhidas em Goianinha, o que caracteriza crime de falsidade ideológica. O MPE solicitará à 9ª Zona Eleitoral, na qual o município está inserido, a listagem dos dados dos eleitores suspeitos de fraude. A ação do Ministério Público não foi motivada por denúncias de outros partidos.

Além dos problemas em Goianinha, o PSD, mesmo antes de ser fundado, já é objeto de outras investigações. O Democratas, que tem o senador José Agripino como presidente nacional, denuncia o uso de atas “clonadas” para a fundação da sigla em diversos municípios e estados brasileiros. O partido também argumenta que o estatuto peessedista impede a formação dos diretórios municipais e estaduais da sigla pelo fato de só permitir que filiados formem os mesmos. Além disso, a legenda questiona a veracidade das assinaturas em diversos outros municípios.
 Robinson Faria.

* Rosalba: desconheço acordo Alves e Maia.

A governadora Rosalba Ciarlini desconhece o acordo com os líderes do DEM e do PMDB com vistas as eleições de 2012 e 2014. Ela firmou que não esteve na reunião entre os presidente do DEM, José Agripino , e do PMDB, Henrique Alves, que contou com a presença do ministro Garinaldi Alves e do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora e articulador político do governo na última quarta-feira em Brasília.

Rosalba disse ao Jornal de Hoje que “eu estou tão preocupada com a administração e acho que o que o povo do RN quer saber são outras coisas. Não existe nada disso, não existe o que vocês estão querendo colocar de forma nenhuma”, negou Rosalba nesta manhã, quando chegou para participar de um debate para discutir a educação pública, no CTGás.

Indagada a respeito da presença do seu marido, Carlos Augusto Rosado, na reunião na casa do senador Agripino, Rosalba desautorizou o marido, tido por articulador político do sistema governista. “Carlos Augusto é Carlos Augusto; Rosalba é Rosalba”, afirmou, minimizando a presença dele no almoço com líderes políticos do Estado.

Demonstrando chateação com a imprensa que insistia no tema, Rosalba desabafou: “Eu queria vocês entendessem que…pelo amor de Deus!…audem o nosso estado! O Estado não pode ser só essa conversa política.”

* Aí mata: Homem troca mulher por jumenta.

O pedreiro José Edilson Soares, vulgo Dedé Soares, 46 anos, residente no bairro Bela vista em Jardim do Seridó, foi pego na noite desta sexta-feira, praticando sexo com uma jumenta.

Após flagrar o ato, os proprietários amarraram o acusado que havia tirado o animal do curral e levado para a represa do açude Dix Sept Rosado. O acusado tentou justificar o ato, dizendo que a sua situação estava “precária”, pois até sua mulher havia o abandonado. Dedé Soares, visivelmente embriagado, ainda tentou investir contra os proprietários, mas foi dominado e entregue a polícia local.

Pelas declarações do acusado, a polícia acredita que o homem é responsável por abusar sexualmente de ovelhas do bairro Fazenda Petrópolis e de cabras no bairro de Bela Vista, ambos no município de Jardim do Seridó.

Do Seridó 190

* João Maia diz acreditar na saída do PR da base do governo federal.

João Maia comentou o estremecimento nas relações entre o PR e o Palácio do Planalto, depois dos recentes casos de corrupção denunciados no ministério dos Transportes.

“Nós fizemos uma reunião na terça-feira com os sete senadores e os 40 deputados do PR e tomamos uma decisão, primeiro pela união do PR, e segundo pela indignação pela forma como Alfredo Nascimento foi tratado, do nosso ponto de vista, de forma injusta. Nós temos que tomar uma posição e terça-feira Alfredo vai anunciar como presidente do partido, no plenário do Senado, essa decisão. A minha percepção é que vamos sair da base de apoio do Governo e ficar independentes”, disse.
Robson Pires.

* Presídio investiga vazamento de fotos de presos da Operação Voucher.

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em Macapá, abriu sindicância para apurar o vazamento de fotos de seis presos pela Polícia Federal na Operação Voucher, que investiga suposto desvio de recursos do Ministério do Turismo, conforme nota divulgada neste sábado (13) pelo governo do Amapá. O governo diz que irá "apurar a verdade" e punir os responsáveis.

"O governo do Amapá irá apurar a verdade. O Iapen já instaurou sindicância para estabelecer as responsabilidades e, caso comprovadas as acusações, punir os culpados", diz a nota.

Nesta sexta, foi divulgada pelo jornal "A Gazeta", de Macapá, fotos em que seis suspeitos de corrupção aparecem sem camisa e segurando um papel com a própria identificação.

O vazamento das imagens provocou reações do Palácio do Planalto e do Ministério da Justiça. Segundo o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, a presidente Dilma Rousseff considerou o caso "inaceitável".

* Defesa Civil mapeará áreas vulneráveis a abalos sísmicos no RN.

Na próxima segunda-feira (15), a Defesa Civil do Rio Grande do Norte reiniciará as visitas técnicas aos municípios do interior do estado. O orgão visitará as localidades que se encontram em áreas vulneráveis a abalos sísmicos, a fim de estimular a criação das coordenadorias municipais e iniciar o mapeamento destas áreas. O primeiro município a ser visitado será o de João Câmara, as demais serão: Tabuleiro, Taipu, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Souza, Serra Caiada, Santana dos Matos e Florânia.

A visita tem como objetivo incentivar a transformação da cultura da defesa civil no Estado do Rio Grande do Norte, através da criação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, em todos os municípios do RN. "O estado conta, atualmente, com 32 municípios cadastrados junto a Secretaria Nacional de Defesa Civil, de um total de 167 municípios existentes, o que representa 19% destes", disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli, Coordenador Estadual da Defesa Civil.

A ação desenvolvida pela coordenadoria de Defesa Civil no RN visa conscientizar as autoridades municipais e estaduais que os investimentos em prevenção e preparação para as emergências e desastres, podem reduzir significativamente os custos e impactos de um acontecimento diverso. "Através de visitas às prefeituras do interior do Estado, estamos oferecendo palestras educativas, informando sobre a importância da implantação destas coordenadorias e suas atribuições junto ao órgão estadual e nacional", destacou o coordenador.

* PARALISAÇÃO » Servidores do IFRN entram em greve a partir de quinta, anuncia sindicato.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da seção de Natal anunciou na manhã deste sábado (13), a deflagração da greve do IFRN. A decisão foi tomada após uma assembleia geral com os servidores.

De acordo com as postagens no Twitter do SinasefeNatal, o sindicato irá seguir os trâmites legais e informará a decisão de adesão à greve para a Reitoria do IFRN na próxima segunda-feira (15).

Ainda segundo o SinasefeNatal, após o comunicado à reitoria, os servidores terão 72h para iniciar a greve. Portanto, a paralisação deverá começar a partir da quinta-feira (18).
 (Nelsina Vitorino/DB/D.A press)  

* Segunda etapa da vacinação contra paralisia começa neste sábado.

Começa neste sábado (13) a segunda etapa da campanha nacional de mobilização para vacinação contra a poliomielite, a paralisia infanti, conforme programação do Ministério da Saúde. As crianças que comparecerem aos postos de saúde também receberão imunização contra o sarampo, que será feita até 16 de setembro.

Para as crianças menores de cinco anos de todo o país, será oferecida a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. Mesmo quem já tomou as duas gotinhas da primeira dose deve comparecer a um posto de saúde para ser vacinado. Contra o sarampo, devem tomar a vacina crianças de um ano a menores de sete anos.

A vacinação contra o sarampo será oferecida nos postos de saúde dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal. Nos demais estados, a imunização já havia começado no dia 18 de junho.

* O ministro entrou na festa!

Há algum tempo não se via coisa parecida. Na semana passada, a Polícia Federal (PF) prendeu 35 pessoas na Operação Voucher, suspeitas de participar de desvio de recursos no Ministério do Turismo. Entre os presos está o secretário executivo do ministério, Frederico Silva da Costa. A investigação se concentra em um convênio que liberou R$ 4 milhões para o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi). No papel, o Ibrasi deveria treinar pessoas no Amapá para trabalhar no setor turístico. Na realidade, segundo a PF, o dinheiro foi desviado para empresas de fachada, montadas por servidores, políticos e empresários. Nas investigações, surgiu outro grande negócio com ingredientes para um novo escândalo. É comum que conversas gravadas com autorização captem diversos assuntos tratados pelos investigados. Foi assim que os policiais esbarraram no nome da empresa Warre Engenharia, de Goiânia. Os desdobramentos podem criar problemas para o atual ministro, Pedro Novais, do PMDB.

A Warre foi contratada pela prefeitura de Goiânia para revitalizar o Parque Mutirama, a principal área de lazer na área central da capital de Goiás. O dinheiro para a obra – R$ 45 milhões – é do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que tem recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é administrado pelo Ministério do Turismo. Na época em que foi firmado o convênio entre prefeitura e ministério, Frederico Silva da Costa era o responsável pelo Prodetur. A escolha da empresa Warre não foi uma surpresa para o setor da construção civil em Goiás, segundo ÉPOCA ouviu de empresários de Goiânia. Antes mesmo da realização da concorrência pública no 001/2010, executivos do mercado comentaram que a obra estava destinada à Warre. Essas versões eram alimentadas por causa da relação de amizade entre as famílias de Frederico Costa, o responsável pela liberação dos recursos, e dos empresários Paulo Daher e Paulo Daher Filho, os donos da Warre.

* Mega-Sena sorteia R$ 18 milhões neste sábado.

A Caixa Econômica Federal realiza, neste sábado (13), o sorteio do concurso 1.310 da Mega-Sena. O prêmio está acumulado e quem acertar as seis dezenas pode ganhar R$ 18 milhões. O sorteio será a partir das 20h em Alfenas (MG) e as apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas. O valor mínimo de aposta é R$ 2.

A Caixa Econômica Federal realiza, neste sábado (13), o sorteio do concurso 1.310 da Mega-Sena. O prêmio está acumulado e quem acertar as seis dezenas pode ganhar R$ 18 milhões. O sorteio será a partir das 20h em Alfenas (MG) e as apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas. O valor mínimo de aposta é R$ 2.

* É hoje!

Essa todo mundo vai...

* Fechamento é recebido com surpresa.

O fechamento do Centro de Hidratação de Cidade da Esperança pegou de surpresa muitos pacientes e até unidades de saúde, como o Hospital Giselda Trigueiro, que continuavam encaminhando os casos suspeitos de dengue para o local. A desinformação fez o fluxo de pacientes em busca de atendimento entre o CH e o HGT ser recorrente durante toda manhã. 

Sem a renovação do contrato dos profissionais por parte da Prefeitura, que assumiu a administração após cancelar o contrato com o Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), as atividades foram encerradas. O Centro foi criado em maio para atender os casos de denguena Capital.