quarta-feira, 24 de agosto de 2011

* Veja como foi a votação para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Gustavo Carvalho, reeleito vice-presidente, foi o que teve o menor número de votos no processo de reeleição. Veja como ficaram os votos.

Presidente Ricardo Motta – 21 votos
Vice-presidente Gustavo Carvalho– 13 votos
Segundo vice-presidente – Leonardo Nogueira 19 votos
Primeiro secretário – Poti Júnior – 20 votos
Segundo secretário Raimundo Fernandes – 19 votos
Terceiro secretário Vivaldo Costa – 19 votos
Quarto secretário- Dibson Nasser – 20 votos

* Sem surpresas, toda Mesa Diretora da Assembleia é reeleita.

Não houve surpresas, embora algumas turbulências tenham antecedido o processo, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi reeleita para o biênio 2013-2014, antecipando em um ano e meio o processo eleitoral.

O vice-presidente permanece sendo Gustavo Carvalho. O primeiro secretário é Poti Júnior (PMDB).

A composição da Mesa coloca o PSD, novo partido presidido pelo vice-governador Robinson Faria com ampla maioria, já que tem na Mesa o presidente, Ricardo Motta, o vice, Gustavo Carvalho, o segundo secretário Raimundo Fernandes, e ainda Vivaldo Costa, como terceiro secretário.

* Aí Mata: Prefeita é flagrada fazendo sexo no alto de torre.

Um vídeo publicado na internet que mostra a prefeita da cidade de Aalst, Ilse Uyttersprot, na Bélgica fazendo sexo com o namorado no alto de uma torre está provocando polêmica no país. A informação é do jornal “La Meuse”.

Procurada pela imprensa belga, Ilse Uyttersprot destacou que não imaginava que havia alguém por perto. Ela acrescentou ainda que se trata de um episódio privado e que teria ocorrido há quatro anos.

Segundo Ilse, o caso também não irá atrapalhar seu trabalho como prefeita.

A cena foi flagrada por um grupo de jovens sem querer, quando eles faziam filmagens da cidade.
Aí é f....
Dn On line.

* Governo do RN paga horas suplementares aos 1.028 professores neste mês de agosto.

Governo do Estado paga este mês as horas suplementares dos professores da rede estadual de ensino. Serão pagos os meses de fevereiro a agosto, beneficiando a 1.028 professores, representando recursos da ordem de R$ 1.846.365,29.

Este pagamento é referente às horas suplementares publicadas no Diário Oficial de 20 de julho de 2011. As horas suplementares publicadas neste mês de agosto serão pagas na folha de setembro, beneficiando a mais 642 professores de escolas estaduais.

“O importante é que o Estado está garantindo dentro do mesmo ano, pela primeira vez, o pagamento das horas suplementares aos professores”, lembra a secretária adjunta, professora Adriana Diniz.

* Revista aponta Merkel como mulher mais poderosa do mundo.

A chanceler alemã, Angela Merkel, lidera a lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo divulgada nesta quarta-feira pela revista Forbes, na qual a presidente Dilma Rousseff aparece na terceira colocação. Merkel recupera assim o trono que perdeu no ano passado para a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que agora ocupa o oitavo posto de uma lista dominada por políticas e empresárias.

A revista Forbes coroa a chanceler alemã por sua liderança "indiscutível" na União Europeia (UE), cujo papel considera "fundamental" na busca de uma maior integração da zona do euro e que às vezes se encontra na "nada invejável" posição de ter que "resgatar seus vizinhos".

A segunda mulher mais poderosa do mundo é a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em um ano classificado pelos responsáveis do ranking como "nada fácil" pelas revoluções no mundo árabe e pelo escândalo do vazamento de centenas de milhares de documentos secretos pelo Wikileaks. A medalha de bronze vai para a presidente brasileira, que aparece na frente da diretora-executiva da PepsiCo, Indra Nooyi (4ª); a diretora-executiva financeira do Facebook, Sheryl Sandberg (5ª); a filantropa americana Melinda Gates (6ª); a política indiana Sonia Gandhi (7ª), Michelle Obama (8ª) a diretora do FMI, Christine Lagarde, (9ª) e a diretora-executiva da Kraft Foods, Irene Rosenfeld (10ª).

* Apesar dos protestos, Ricardo Motta é reeleito para a presidência da AL.

“Não discuto os colegas que serão conduzidos, mas o processo como está sendo feito. Já votamos aqui o fim de um ciclo em que o presidente usando todas as prerrogativa inerentes ao cargo se reelegeria quantas vezes quisesse”, disse o deputado do PMN Antônio Jácome.

Jácome vai mais além no discurso: “por que essa Casa mudou tão rápido o pensamento sobre reeleição da Mesa Diretora?”.

O deputado estadual Fernando Mineiro classificou de “artificialismo” a antecipação da reeleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “Esse é um artificialismo que prejudica e recua a Assembleia. Vou votar contra, mas como democrata que sou vou acatar e vou expressar minha opinião” , disse o petista.

Apesar do protesto dos Deputados Antônio Jácome e Fernando Mineiro, O deputado estadual Ricardo Motta foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2013-2014. Dos 24 parlamentares presentes na Casa, 21 foram favoráveis a reeleição. O deputado Antonio Jácome, embora no plenário, absteve-se de votar.

A sessão da Assembleia está sendo presidida pelo deputado Getúlio Rego (DEM). A votação agora é para os demais membros da Mesa Diretora.

* Getúlio Rêgo seguirá decisão de Eugênio Alves à nível de Caraúbas.

Apesar de ter se mostrado contrário a união envolvendo Alves e Ferreiras em Caraúbas, na sua última passagem por Caraúbas, de acordo com o ex-prefeito Eugênio Alves, o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), seguirá a sua orientação à nível de Caraúbas. 

Neste sentido vindo a se confirmar o "Acordão" o prefeito Ademar Ferreira (PSB), vai contar com um apoio de peso na assembleia legislativa, o Dep. Est. Getúlio Rêgo.
Getúlio seguirá decisão de Juninho e Eugênio.

* Merenda ‘alegada’ agora é proibida para professores.

Se já não bastassem as péssimas condições de trabalho, baixos salários, alunos desmotivados, falta de estrutura e recursos para serem usados em salas de aulas, agora os professores da rede estadual de ensino têm outra preocupação: a alimentação. Os educadores estão sendo orientados a não comer a merenda escolar que é destinada aos alunos.

A Recomendação Conjunta Nº 001/2011 é do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN), por meio da 78ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, e o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN).

Os órgãos recomendam aos gestores das escolas estaduais do RN que, atendendo aos Princípios da Legalidade e da Eficiência do Serviço Público (Constituição Federal, art. 37, caput), apliquem estritamente os recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à alimentação escolar dos alunos da educação básica pública, em atendimento aos ditames da Lei nº 11.947/2009, devendo-se tomar todas as medidas de gestão necessárias para evitar o indesejado desperdício de alimentos, proibindo-se, em qualquer caso, o uso destes em prol de terceiros não abrangidos pelo PNAE.

Quem descumprir a recomendação está sujeito a pena de responsabilização criminal e administrativa.

Segundo o MP/RN e MPF/RN, o valor per capita da alimentação escolar repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é baixo e o Estado do RN não repassa às instituições escolares os recursos destinados à alimentação de servidores público e trabalhadores terceirizados.

O cumprimento da Lei 11.947/2009 foi discutido em uma reunião na segunda-feira passada, 22, em Natal em que participaram os titulares de todas as 16 Diretorias Regionais de Educação (16ª DIREDs) do Estado.

A diretora da 12ª Dired, Magali Delfino, disse que o clima foi de apreensão entre os diretores. “A reunião durou um tempo a mais que o previsto e teve momentos de discussão mais calorosos. Eu sei que não vai ser fácil os gestores das escolas chegarem para os funcionários e dizerem que eles não podem mais comer a merenda escolar dos alunos. Vamos conversar com os professores, explicar que não é nada contra eles, mas é questão de lei e tem que ser cumprida”, explica.

Aos poucos, os servidores estão sendo comunicados da proibição e a insatisfação tem tomado de conta dos ambientes de trabalho. O coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), Rômulo Arnaud, lamentou a proibição.

“Eu achei um excesso de cuidado desnecessário do Ministério Público. Na educação pública tem tantos outros problemas, várias outras questões mais importantes como falta de professores, salas de aulas precárias, para se preocupar”, relata.

O educador afirma que os professores são conscientes de que a alimentação é destinada aos estudantes. “Claro que a gente sabe que a merenda é para os alunos. Mas a quantidade as vezes é muita ou os alunos não comem e acaba sobrando. O professor não come antes do aluno. Ele come quando sobra”, argumentou. Ele lamenta a possibilidade dos alimentos irem para o lixo a partir de agora.

Blog: Acredito que o MP tem coisa mais importante para se preocupar...

* Eugênio Alves continua defendendo o acordão.

O ex-prefeito Eugênio Alves defendeu mais uma vez a junção entre Alves e Ferreiras, desta feita em entrevista ao programa Liderança em Debate. Eugênio reafirmou que a união é uma opção que ele defende pelo bem de Caraúbas.

Apesar de defender o "acordão", Eugênio deixou claro que apesar de ser veementemente contrário a uma candidatura de Juninho Alves (PR), caso o mesmo queira ser candidato terá seu apoio de forma incondicional, "Sou contra Juninho ser candidato, porém se ele decidir ser eu não olho nem pra trás, apoio ele, agora eu sou contra ele ser", enfatizou Eugênio Alves.
                                                             Eugênio Alves defende Acordão.

* Entrevista com Eugênio Alves...

Dentro de instantes começa a entrevista com o ex-prefeito Eugênio Alves, no programa Liderança em Debates, na Rádio Liderança Fm, o mesmo começa às 11h15min...

* CE e MEC vão elaborar proposta de lei de diretrizes para plano de cargos e salários.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e o Ministério da Educação (MEC) formularão uma proposta de lei de diretrizes para a elaboração de um plano de cargos e salários da educação básica. A informação foi dada pelo presidente da CE, Roberto Requião (PMDB-PR), durante reunião do colegiado.

Requião explicou aos demais membros da comissão que conversou sobre o assunto com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que se mostrou, segundo o senador, bastante satisfeito com a proposta. O projeto, segundo Requião, ficará vinculado a um processo de educação continuada, e as prefeituras que não tiverem condições de arcar com os salários propostos poderão se beneficiar com recursos de fundos da educação.

* Governo pode recorrer ao STF pelos royalties da camada Pré-Sal.

Se o Congresso Nacional derrubar o veto presidencial sobre a distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal, o governo vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que participou ontem (23) de audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos do Senado.

"Se vamos assistir ao Congresso Nacional derrubar o veto presidencial, não há dúvida de que o governo terá de recorrer ao Supremo, até porque não terá condições de pagar as perdas dos estados e municípios produtores", disse Lobão.

Ao sancionar a lei que define as novas regras para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, no final do ano passado, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o artigo que determinava a divisão dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

* Governo do RN gasta quase R$ 120 mil para locar jatinho e dois helicópteros.

O Governo do Estado gastou mais de R$ 100 mil para alugar um jatinho particular que levou a governadora Rosalba Ciarlini e outros seis passageiros a São Paulo, essa semana, para acompanhar o leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que foi realizado na BOVESPA.

O contrato, com dispensa de licitação, custou R$ 102.749,00. Além disso, o Governo também pagou, sem licitação, outros R$ 15 mil para alugar dois helicópteros que conduziram a governadora e sua comitiva do heliponto da Prefeitura Municipal de São Paulo ao Aeroporto de Congonhas, de onde ela embarcou no jatinho, retornando para Natal.

Ambas as autorizações de contrato foram assinadas pelo secretário chefe do Gabinete Civil da Governadora, Paulo de Tarso Fernandes.
Panorama Político.

* Eugênio Alves vai conceder entrevista ao programa liderança em debates.

Logo mais às 11h15min, o ex-prefeito de Caraúbas, Eugênio Alves, vai conceder uma entrevista exclusiva ao programa liderança em debates, na FM Liderança, 87,9. Desde que perdeu a eleição em 2008, para o atual prefeito Ademar Ferreira (PSB), essa será a primeira entrevista de Eugênio na imprensa falada.

Assuntos como: Acordão, futuro do PR em Caraúbas, venda de prédios públicos, candidatura de Juninho Alves (PR), rumos políticos de Eugênio essas e muitas outras perguntas você acompanha logo mais no programa liderança em debates.
Eugênio Alves vai conceder entrevista hoje.

* Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) será inaugurado hoje em Caraúbas.

A administração "Nossa Força é Nosso Povo" inaugura hoje (24), logo mais às 18 horas, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o mesmo fica localizado na Rua Bevenuto Simões/Centro/Caraúbas. A estrutura foi preparada para atender 60 pacientes/dia.
O sub-secretário de saúde, Geovani Nobre, explica que o objetivo do CAPS é oferecer um atendimento psicossocial com acompanhamento clínico e a reinseserção social de pessoas que precisam de atenção psicológica.

* Ricardo Motta e Getúlio Rego recebem medalha Mérito da Saúde.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, e o deputado Getúlio Rego foram agraciados com a medalha Mérito da Saúde Coronel Pedro Germano da Costa conferida pelo Comando da Polícia Militar, na última semana. A solenidade ocorreu dentro das comemorações dos 48 anos do Hospital Central da Polícia Militar Coronel Pedro Germano da Costa.

O deputado Ricardo Motta destacou a atuação da Assembleia Legislativa que tem tido sempre um olhar especial para o Hospital da Polícia Militar no que diz respeito à destinação de recursos dentro do Orçamento Geral do Estado. "Faço questão de dividir essa medalha com os todos os deputados estaduais e aproveito para parabenizar os profissionais que fazem o Hospital da Polícia Militar uma referência no nosso Estado e que tem, desde 2001, o título de Hospital Amigo da Criança conferido pela Unesco", disse o presidente do Legislativo potiguar.

A medalha Mérito da Saúde foi instituída em janeiro de 2001 para homenagear membros da Polícia Militar, representantes de instituições e personalidades que contribuíram para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde e da Corporação.
Deputado Estadual Getúlio Rêgo foi o campeão de votos em Caraúbas na eleição passada.

* Greve do IFRN: Cerca de 30% dos serviços são mantidos no Campus Mossoró.

Corredores vazios, salas de aula fechadas e uma preocupação: o atraso no calendário escolar de 2011. No primeiro dia de greve dos técnicos-administrativos e professores, esse era o cenário do Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN.

"Não entraremos na discussão se a greve é justa ou não. Mas todos nós somos sabedores que ela traz prejuízos imensos para todos nós e principalmente para o calendário escolar que já tinha data para ser finalizado esse ano. Mas estamos torcendo que os objetivos sejam alcançados e que o Governo Federal não deixe que essa greve se prolongue por muito tempo", a declaração é do diretor acadêmico Jailton Barbosa.
 
Direção se reúne com pais de alunos para explicar paralisação.

* Após queda de QG, Kadhafi promete morte ou vitória contra rebeldes líbios.

O ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, disse na madrugada desta quarta-feira (24) que a retirada de suas tropas de sua fortaleza em Trípoli foi um "movimento tático" e prometeu "morte ou vitória" perante o que qualificou de uma "agressão" das tropas ocidentai.
 
Tropas rebeldes invadiram Bab al-Aziziya, o QG de Kadhafi, na tarde desta terça-feira, em uma ação que o Conselho Nacional de Transição considerou como a vitória sobre o regime do coronel, três dias depois da tomada de Trípoli.