terça-feira, 30 de agosto de 2011

* Deputados absolvem Jaqueline Roriz.

A Câmara dos Deputados absolveu na noite de hoje a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no processo de cassação do seu mandato. Foram 265 votos favoráveis a ela, 166 pela cassação e 20 abstenções. Eram necessários 257 votos para tirar o mandato de Jaqueline. Para os parlamentares, o vídeo de 2006 no qual ela aparece recebendo um pacote de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, não representou quebra de decoro parlamentar. O principal argumento usado é que, naquela época, ela ainda não era deputada.

A gravação em que Jaqueline aparece recebendo um pacote de dinheiro foi divulgada em março em primeira mão pelo portal Estadão.com.br. Com base nisso, o PSOL pediu ao Conselho de Ética a abertura de investigação contra a deputada. Aquele colegiado decidiu por 11 votos a 3 recomendar a cassação da parlamentar. No plenário, porém, o voto secreto e o quórum baixo ajudaram a salvar o mandato da deputada.

Durante o dia, dezenas de manifestantes protestaram pela cassação da deputada. Faixas foram espalhadas por Brasília para tentar sensibilizar os deputados. Jaqueline chegou à Câmara pouco antes das 17 horas e utilizou uma entrada em um túnel no anexo I da Câmara para evitar dar declarações aos jornalistas.

A sessão foi iniciada às 17h30, com uma hora e meia de atraso. Mesmo assim, somente 310 deputados tinham registrado presença e menos de 100 estavam presentes quando o relator, Carlos Sampaio (PSDB-SP), foi ao plenário explicar aos colegas seu parecer. Outra amostra da pouca atenção dispensada pelos deputados ao caso é que somente seis se inscreveram para falar sobre o tema.

Entre os parlamentares, prevaleceu o discurso do medo espalhado pela defesa de Jaqueline. Os deputados acabaram absolvendo a colega para se proteger do futuro por enxergarem em uma eventual condenação a possibilidade de virem a ser alvos de processos por fatos cometidos antes do mandato. Apesar das poucas defesas públicas, a maioria da Casa preferiu enfrentar a opinião pública a correr riscos.

* Governo vai à ANAC solicitar liberação do Aeroporto de Mossoró.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) será recebida na quarta-feira (31) pelo diretor de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Cláudio Passos Simões, que está respondendo interinamente pelo órgão, na ausência do presidente Marcelo Guarany. Acompanhada da bancada federal, Rosalba vai solicitar a liberação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, de Mossoró, para pousos e decolagens. "Vou pedir a homologação temporária até que possamos encaminhar as soluções para os problemas que geraram a interdição", adiantou a governadora.

Durante toda essa terça-feira, a secretária de Infraestutura, Kátia Pinto,  que está em Brasília com a governadora, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Demétrio Torres, mantiveram contatos com a ANAC sobre o fechamento do aeroporto. "Os problemas já são antigos e não são de fáceis soluções", explica Demétrio, citando a existência de alguns edifícios no chamado cone de aproximação do aeroporto.

* Por unanimidade, Tribunal Eleitoral do RN aprova pedido de registro do PSD.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou o pedido de registro do PSD. Por unanimidade, o PSD ganha registro na Corte Regional Eleitoral.

O relator do processo, juiz Fábio Hollanda, foi favorável ao registro.Foram favoráveis o desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, os juízes Jailsom Leandro, Ricardo Procópio, Fábio Hollanda, Ricardo Moura e Marcos Duarte.

Para o processo de registro o PSD apresentou 20.581 assinaturas. O juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Fábio Hollanda, relator do processo do pedido de registro do PSD, votou favorável ao pleito da nova legenda. No seu voto, ele defendeu o pluripartidarismo e a autonomia partidária.

* Agora lascou de vez: sorvete de maconha será comercializado no Brasil.

Lá vem polêmica: foi liberado no Brasil o sorvete de maconha. Antes que as mães arranquem seus cabelos, o importador avisa: o sorvete é de Cannabis sativa, mas não leva o princípio ativo THC,  substância responsável pelos efeitos psicotrópicos da planta.

A idéia é ajudar os viciados em maconha a suportar a terrível abstinência que se dá quando tentam largar a droga e também tentar diminuir o preconceito com a planta, que serve para amenizar uma série de efeitos colaterais de tratamentos agressivos, como o do câncer.

O sorvete, que terá versões com pedaços de chocolate, pistache e menta, deve chegar até o final do ano em padarias, restaurantes e mercearias.
Esse gelado é bem doido.
Robson Pires.

* Advogado do PSD afirma que acusações do DEM são “inócuas”.

Ele considerou “risíveis” as acusações do DEM e disse que há uma tentativa dos Democratas de querer procrastinar o processo. “O julgamento do processo (do PSD) de jurídico tem muito pouco, que são as análises dos pressupostos exigidos pelo TRE. O resto é nossa corrida pelo tempo para conseguir o registro do PSD. O que há agora são acusações inócuas e até risíveis (do DEM)”, disse o advogado do PSD.

Para ele, as atas feitas seguiram o modelo. “O livro do DEM de convenção tem o mesmo modelo de 1980. A ata espelha o que ocorreu em um reunião de pessoas que querem fundar um partido e se seguiu o modelo”, destacou Felipe Cortez.

* Relator do processo vota favorável a criação do PSD no RN.

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Fábio Hollanda, relator do processo do pedido de registro do PSD, votou favorável ao pleito da nova legenda. No seu voto, ele defendeu o pluripartidarismo e a autonomia partidária.

Ele afirmou que a legislação brasileira é muito rigorosa para deferir registro de um novo partido. “Entendo que o partido cumpriu todas as exigências previstas pelo TSE”, afirmou.

O magistrado observou que as impugnações contra o PSD trouxeram argumentações frágeis. “É legítimo partidos apresentarem pedidos de impugnação em defesa da sociedade e jamais em defesa de interesse próprio do partido”, analisou.
Panorama Político.

* Charge do dia...

savampire | ******Para os invejosos******

* RN já tem 18 postos cadastrados na Campanha do Desarmamento.

A campanha do desarmamento deste ano, que será lançada dia 1º de setembro no Rio Grande do Norte, já conta com 18 postos de coletas cadastrados no Estado.

Diferente das campanhas em outros anos, esta busca uma capilaridade maior em seus postos de coletas. Segundo o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) Aldair da Rocha, há uma expectativa e um esforça da Sesed no sentido de que outros 10 postos de coleta sejam cadastrados. De acordo com o secretário eles funcionarão nas Centrais do Cidadão, porém apenas aos sábados.

Outro aspecto inovador da campanha será a participação de órgãos das esferas estadual e municipal. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Carlos Antônio Araujo de Paiva, o Executivo municipal também faz parte do combate a criminalidade e, totalmente integrada as Polícias Militar e Federal, a Guarda Municipal não poderia deixar de participar da campanha. "Realizamos a segurança do patrimônio do município de Natal, e seus cidadãos também são patrimônios da cidade" enfatizou, justificando a participação da Guarda Municipal na Campanha do Desarmamento 2011.

O lançamento da campanha será realizado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e pela governadora Rosalba Ciarlini, no próximo dia 1° no Hotel Vila Oeste, em Mossoró.

* Para advogado do DEM, PSD cometeu uma "série de irregularidades".

O advogado do DEM Nacional, Carlos Horbach, disse esperar que a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte "avalie com rigor a série de irregularidades cometidas ao longo do processo de criação do PSD". Nesta terça-feira (30), o pedido de registro do novo partido será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A relatoria da matéria ficou com o juiz eleitoral Fábio Holanda.

O PTB e o DEM entraram com um pedido de impugnação contra o registro da legenda no RN. A nova agremiação política foi criada pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, dissidente do DEM. No Estado, a sigla será presidida pelo vice-governador Robinson Faria.

Na última quinta-feira (25), a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE-RN) emitiu parecer favorável ao pedido de registro do PSD no Estado. Após análise dos documentos que compõem o pedido, o procurador Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes opinou pela improcedência das impugnações apresentadas pelo DEM e pelo PTB.

De acordo com o advogado do DEM, o novo partido passou por cima dos Tribunais Regionais Eleitorais ao fazer o "pedido prematuro" de registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, ele alegou que a legenda não observou "algumas formalidades" previstas no próprio estatuto durante sua criação. 
Nominuto.

* Formalização do PSD pelo TSE sai nos próximos dias, diz Kassab.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou na manhã desta terça-feira (30) confiar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá aprovar a criação do Partido Social Democrático (PSD). O registro definitivo, de acordo com Kassab, irá sair “nos próximos dias”, apesar da solicitação de impugnação apresentada pelo DEM, antigo partido do prefeito.

“Essas impugnações não estão acompanhadas de nenhuma novidade. Essas mesmas impugnações já foram julgadas em três estados e nesses três estados, por unanimidade, os tribunais regionais deferiram o registro do partido. Portanto, não tem porque a Justiça Eleitoral, no seu âmbito nacional, ter uma posição diferente”, declarou o prefeito durante a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil II Sapopemba, na Zona Leste.

* I FEST MUSIC/Caraúbas/16 de Setembro.


* Nove estádios da Copa ficam prontos até fim de 2012, diz Dilma.

A presidente Dilma Rousseff informou que dos dez estádios que estão em obras para a Copa do Mundo de 2014, nove ficarão prontos até dezembro de 2012. Dilma respondeu a um questionamento sobre atrasos em obras do Mundial na coluna semanal "Conversa com a presidenta", publicada nesta terça-feira (30).

"Estamos monitorando a execução das obras, para que façamos a melhor Copa de todos os tempos. A reforma e a construção de estádios estão em ritmo adequado. Das 12 arenas que receberão os jogos, 10 estão em obras, sendo que a conclusão de 9 delas está prevista para dezembro de 2012, bem antes do início da Copa", afirmou a presidente.

* Quilombo recebe certificado de comunidade quilombola.

A Prefeitura de Ipanguaçu entregou na sexta-feira (29) aos moradores de Picada, na zona rural do município, o certificado que declara a comunidade como remanescente de quilombo. O documento, expedido pela Fundação Cultural Palmares (FCP), é fruto do reconhecimento formal oficializado em 27 de outubro de 2010.
 
De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, o certificado é uma forma de reparação pelas perdas históricas sofridas desde a época dos escravos. "Esse documento garante prioridade na elaboração de projetos e na captação de recursos para o desenvolvimento cultural da comunidade. Com ele, vamos conseguir ainda mais benefícios na área da saúde, educação e infraestrutura, entre outros. É com grande satisfação e orgulho que entregamos este certificado," destacou.
 
Para Luiza Helena, que recebeu o certificado das mãos do prefeito Leonardo Oliveira, o reconhecimento fortalece a cultura local. "Eu me autorreconheço como remanescente de quilombola. Essa é uma conquista que, acima de tudo, fortalece a identidade da comunidade de Picada. Agradecemos a todos que se empenharam para que esse dia chegasse", disse.
Mapa quilombos.jpg

* Mossoró recebe reforço e cidades da região voltam a atuar com PMs.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte decidiu voltar atrás com relação à retirada de policiais militares que trabalhavam improvisadamente nas delegacias de Polícia Civil do interior. Em Mossoró chegaram 17 novos agentes, que vão trabalhar em regime de "missão", até que aqueles que foram designados para assumir o local dos PMs nas DPs cheguem à cidade. Apodi, Areia Branca e Assú receberam novamente os PMs.

De acordo com o delegado regional de Mossoró, Francisco Edvan Queiroz, os 17 policiais que chegaram ontem em Mossoró para cobrir as brechas deixadas com a saída dos PMs ficarão provisoriamente. A previsão é que os policiais que virão para ocupar esses cargos, efetivamente, assumam seus postos de trabalho em 30 dias. "É uma situação provisória (a vinda dos 17 agentes civis), que vai repor as perdas que tivemos com a saída dos policiais militares", explicou Edvan.

O reforço foi dividido entre oito das dez delegacias existentes em Mossoró. A Delegacia de Narcóticos (DENARC), uma das mais sacrificadas na cidade com a saída dos militares, recebeu cinco agentes civis. A Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) foi contemplada com três policiais.

* Profissão de taxista é regulamentada e categoria passa a ter piso salarial.

O Diário Oficial da União publicou na edição de ontem (29) a lei que regulamenta a profissão de taxista. Ele passa a ser obrigado a ter habilitação para conduzir veículo automotor nas categorias B, C, D ou E, além de cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.

Entre os direitos que o profissional passa a ter estão piso salarial, ajustado entre os sindicatos da categoria. A lei também prevê a aplicação da legislação que regula o direito trabalhista do Regime Geral da Previdência Social. Dessa forma, os taxistas terão garantidos os direitos previdenciários e de aposentadoria.

Também foi publicada a lei que regulamentada a profissão de sommelier – profissional que se dedica ao serviço especializado de vinhos em hotéis e restaurantes.

Pelo projeto aprovado no Congresso, a lei reconheceria tanto aqueles com certificado como quem tivesse atuação prática no mercado por pelo menos três anos. Mas a presidente Dilma Rousseff vetou esse artigo, restringindo o reconhecimento sem certificado apenas aos profissionais que estejam exercendo a profissão há mais de três anos até a data de ontem (29).

* Professores da UERN se reúnem hoje (30) para discutir movimento grevista.

A Associação dos Docentes da UERN (Aduern) reunirá a categoria nesta terça-feira (30), às 9h, em Mossoró, assembléia para avaliar a decisão do governo em pedir a ilegalidade da greve junto à Justiça.

“Em relação ao pedido de ilegalidade em si, não temos muito que nos pronunciar por enquanto, até porque faremos isso nas contra-argumentações dentro da ação. Nossa assessoria jurídica já tomou conhecimento, vamos aguardar o julgamento da Justiça e dependendo da decisão decidiremos se vamos recorrer ou não”, disse o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), professor Flaubert Torquato.

* Entrada da Cidade continua recebendo melhorias...

A entrada da cidade de Caraúbas continua recebendo melhorias por parte da administração "Nossa Força é Nosso Povo", e nesse sentido, continuam sendo instaladas as novas luminárias. O objetivo do governismo local é fazer uma grande transformação urbanística na RN 117 que corta a cidade, "Vamos dar uma cara nova para a entrada da nossa cidade, inclusive reformando o pórtico, esse é um compromisso da minha gestão que é vou realizar nos próximos meses", disse Ademar Ferreira.
 Homens trabalhando na tarde de ontem...
Nova iluminação da RN 117.

* FPM: Última parcela foi depositada ontem com aumento de 17,56%.

Os municípios potiguares receberam ontem a última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do mês de agosto. O montante é 17,56% maior se comparado com o decêndio do mês passado e 10,96% em relação a agosto de 2010.
 
De acordo com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), os repasses superaram a previsão inicial de aumento de 14%, feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Desde o início do ano, as previsões da STN têm sido contraditórias. 14% já tinha sido uma previsão pessimista frente as primeiras expectativas divulgadas pela própria secretaria.
 
Agora, ela anuncia que haverá queda de 13% no mês de setembro em relação a agosto, mas tranqüiliza as Prefeituras anunciando, ao mesmo tempo, aumento de 16% para outubro em relação a setembro. As previsões poderão sofrer ajustes até o próximo dia 9.
fpm

Será? Rosalba reafirma entrosamento político com o vice-governador.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) afirmou que não há estremecimento político entre ela e o vice-governador Robinson Faria (PSB). Ao ser entrevistada pelo portal No minuto (www.nominuto.com), Rosalba disse que a decisão do DEM nacional de questionar a legitimidade do PSD não poderia deixar de fora o Rio Grande do Norte. Contudo, analisou que o partido que está surgindo é uma "banda do Democratas."
 
Rosalba disse entender que o questionamento que vem sendo feito se deve ao fato de Robinson faria ser o seu vice-governador. "Robinson é o meu vice, fomos vitoriosos, e tanto administrativamente como politicamente continuamos muito bem. Ele não era democrata. Ele saiu do PMN para uma outra sigla. Essa é uma questão diferenciada e que estão querendo tomar ao pé da letra para pôr mais lenha na fogueira. Mas não há nenhuma dificuldade; nós trabalhamos por um objetivo maior, que é fortalecer o Rio Grande do Norte", afirmou a governadora.
 
Com essas palavras, Rosalba deixa claro que, apesar de ser alvo de uma ação do DEM nacional, o PSD potiguar se manterá aliado do governo, afirmação feita pelo próprio Robinson Faria. A governadora foi mais além e disse que a base aliada continuará apoiando o governo. "E quem é o governo? É Rosalba", respondeu. Com isso, mais uma vez a governadora deixou claro que o senador José Agripino não terá influência política em decidir quem pode ou não pode ser aliado do governo democrata potiguar.
 
Na mesma entrevista, Rosalba reafirmou o que tem dito sobre as conversas envolvendo DEM e PMDB. Segundo ela, é natural que a atual administração mantenha diálogo com senadores, deputados federais e deputados estaduais. No caso específico do PMDB, Rosalba disse que não vê problema no diálogo e disse: "A eleição já passou. A bandeira agora é a do Rio Grande do Norte."
Rosalba e Robson
 Sei não...

* Greve da UERN: Governo pede ilegalidade da greve e Justiça deve se pronunciar até sexta.

O Governo do Estado encaminhou ontem (30) ao Tribunal de Justiça o pedido de ilegalidade da greve dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que já ultrapassa os 90 dias. A justificativa de Anselmo Carvalho, titular da Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos (SEARH), é que houve uma rejeição da categoria à proposta apresentada pelo Governo.
 
Depois de várias rodadas de negociações, tanto a Administração quanto a Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) chegaram ao consenso do reajuste de 23% escalonado até 2014. Mesmo assim, o entendimento ainda não sinaliza a interrupção do movimento paredista. Isso porque a categoria ponderou que, para retornar as atividades com o parcelamento da proposta, o Governo deveria pagar 14% em abril de 2012, o descontingenciamento do orçamento da Uern e o atendimento à pauta dos estudantes.
 
Porém, o Estado insiste no pagamento de 10,65%. A incompatibilidade no entendimento é porque a Aduern quer que a quitação das parcelas seja acrescida da variação da inflação. Hoje, os professores voltam a se reunir em assembleia para discutir o movimento. De acordo com o procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, a decisão da Justiça deve ser emitida até sexta-feira, 29.
 

* Atriz ex-Globo faz ensaio ousado e diz que vale tudo entre quatro paredes.

 (Divulgação/UAI)
Thais Fersoza é a estrela da capa da edição de setembro da revista VIP. A atriz, conhecida pelo seu jeito de menina, mostru suas curvas em um ensaio bem ousado, que prova definitivamente que ela já virou um mulherão.


Veja mais fotos do ensaio

Em entrevista à publicação, a moça revelou alguns segredos de conquista e descreveu seu homem ideal. "Falando de maneira geral, homem tem que ter caráter, personalidade, tem que existir respeito em relação a você, a seu trabalho, a sua família... Homem tem que ter postura, presença, personalidade forte, tem que ser bem resolvido", disse.

Mostrando que a ousadia não se resumiu às fotos, Thais ainda afimou que vale tudo entre quatro parades.
 
"É muito legal aquela coisa romântica do fazer amor e tal, mas, poxa, tem horas em que é bom se deixar levar pelo tesão. Dentro de quatro paredes, dentro do seu limite e do seu parceiro, vale tudo.Tem coisa mais gostosa do que às vezes vocês já chegarem em casa correndo, espalhando as roupas pelo chão, subindo as escadas rapidinho, bem cena de novela mesmo?".

* Polícias de Estados se unem nas fronteiras.

O aparelho de segurança pública do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte deflagrou a "Operação Fronteira" numa tentativa de surpreender criminosos nas dividas dos quatro estados.

A operação durou cinco horas, começou à meia-noite do domingo e terminou às 5 horas de ontem, tendo resultado na abordagem de 80 automóveis/utilitários, mais 27 motocicletas e 208 pessoas, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará e Paraíba. Na ocasião houve a apreensão de um revólver, calibre 38 e de um automóvel Chevrolet, modelo Vectra.

A arma foi apreendida entre o Rio Grande do Norte e o Ceará, sendo um homem autuado em flagrante delito. O Vectra, que tinha queixa de roubo, foi localizado na barreira policial montada entre São Mamede (PB) e São João do Sabugi (RN), no município Ipueira.

Outras operações semelhantes deverão ser desencadeadas, informou o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, como forma de promover a integração entre as polícias desses estados no combate, principalmente, às quadrilhas interestaduais que agem praticando assaltos, arrombamentos de caixas eletrônicos, roubos de veículos e tráfico de drogas.

* IFRN abre inscrições para nível médio e superior.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, lançou edital para realização de  concurso público destinado ao provimento de 28 vagas, em cargos de técnico em laboratório e engenheiro de níveis médio e superior. Os salários chegam a R$ 2.989,33. As vagas são para os cargos de técnico de laboratório e  engenheiro químico. O concurso será regido e executado pelo Instituto Saber. O concurso do IFRN será válido por 2 anos e prorrogável uma única vez por igual período. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente via Internet, até o dia 12 de setembro de 2011, no site (www.saber.srv.br). A taxa de inscrição varia entre R$ 45,00 e R$ 74,00, de acordo com cargo e escolaridade.

Os salários variam de R$ 1.821,94, para cargos de nível intermediária, e de R$ 2.989,33, para os de nível superior. Em ambos os casos, os vencimentos  poderão ser acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação, tais como Auxílio-Alimentação, Auxílio- Transporte, Auxílio-Saúde, além do Incentivo à Qualificação - que varia de acordo com os níveis de escolaridade.
As provas da seleção para o IFRN no Rio Grande do Norte ocorrerão no dia 16 de outubro próximo 
As provas da seleção para o IFRN no Rio Grande do Norte ocorrerão no dia 16 de outubro próximo.

* Mulher e três filhos do coronel Kadafi se refugiam na Argélia.

A esposa do coronel Muamar Kadafi, dois filhos e a filha do líder líbio fugiram para a Argélia na manhã de ontem, informou o Ministério das Relações Exteriores do país norte-africano. "A esposa de Muamar Kadafi, Safiya, sua filha Aisha, e seus filhos Hannibal e Mohammed, acompanhados por seus respectivos filhos, entraram na Argélia às 8h45 da manhã (4h45, pela hora de Brasília), através da fronteira entre a Líbia e a Argélia", divulgou a chancelaria argelina em comunicado publicado pela agência de notícias APS.

O paradeiro de Kadafi continua desconhecido e os rebeldes líbios temem que sua eventual permanência na Líbia dê continuidade aos violentos confrontos que marcam a revolta. Em Washington, a Casa Branca anunciou ontem que até o meio da tarde não havia indícios de que Kadafi tivesse deixado a Líbia. Segundo o secretário de Imprensa dos EUA, Jay Carney, o governo norte-americano ainda não sabe onde Kadafi está. Já a agência de notícias Ansa, da Itália, citou "fontes diplomáticas líbias" para informar que Kadafi e dois de seus filhos, Seif al-Islam e Saadi, estão na cidade de Bani Walid, ao sul de Tripoli. Enquanto isso, os rebeldes líbios informaram que outro filho de Kadafi, Khamis, comandante da elite do exército líbio, "provavelmente morreu" em combate.
Insurgentes acreditam que Kadafi está escondido em  Bani Walid 
Insurgentes acreditam que Kadafi está escondido em Bani Walid.

* TJRN: entre os mais céleres e caros.

Com uma taxa de congestionamento de processos de  60%, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) figura na sétima posição entre os tribunais mais céleres do país. O dado faz parte de um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aponta ainda que, para cada novo processo, o TJRN tem um custo de R$ 1.953,00, o nono mais alto valor do país. A despesa total da Justiça Estadual, ano passado, foi de R$ 413.022.412,00, o que corresponde a 1,34% do Produto Interno Bruto (PIB) do RN.

A pesquisa, denominada "Justiça em Números", divulgada ontem, foi elaborada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, com base nas informações dos tribunais das esferas estadual, federal e trabalhista. O estudo foi apresentado durante solenidade na Escola de Magistratura Federal (Esmaf), em Brasília, e contou com a presença do ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça CNJ. Em todo país, houve uma redução em um milhão de novos processos. Em 2010, tramitou no Poder Judiciário 24,2 milhões de novos processos.
Juiz Ibanez Monteiro defende maior informatização da Justiça 
Juiz Ibanez Monteiro defende maior informatização da Justiça.