segunda-feira, 19 de setembro de 2011

* Garibaldi recebe prêmio nacional de seguridade.

Abraçar o desafio de fazer avançar no Congresso Nacional o projeto do Executivo que institui o Fundo de Pensão dos Servidores Públicos Federais (Funpresp). Esse foi um dos motivos que levaram o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, a ser um dos dez escolhidos para receberem o prêmio nacional de seguridade social, organizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). "Conseguimos revitalizar um projeto que estava dormindo na Câmara desde 2007. Através dele vamos estabelecer um teto para as aposentadorias do serviço público e criar um fundo de pensão. Mas essa alteração só vai valer para os que ingressarem no funcionalismo federal após a legislação entrar em vigor", explicou o ministro Garibaldi Alves.

Já na sua 16ª edição, o prêmio foi entregue na noite de ontem durante o 32° Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que está sendo realizado em Florianópolis. Segundo o presidente da Abrapp, José de Souza Mendonça, o ministro está colocando a serviço do projeto de criação do fundo de pensão dos servidores sua capacidade de diálogo, de fazer os esforços convergirem e o seu comprometimento com o interesse público.

"A vitória do ministro será uma importante conquista para a previdência complementar em nosso país, que encontrará no setor público ainda melhores condições para o seu crescimento e o cumprimento da missão de servir aos brasileiros", destacou José Mendonça.
Já na sua 16ª edição, o prêmio foi entregue na noite de ontem durante o 32° Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que está sendo realizado em Florianópolis 
Já na sua 16ª edição, o prêmio foi entregue na noite de ontem durante o 32° Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que está sendo realizado em Florianópolis.

* UERN divulga novo calendário e semestre letivo vai até o dia 31 de outubro.

Os alunos e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) saberão amanhã (20) como ficará o calendário para a reposição das aulas dos diversos cursos que tiveram as atividades paralisadas durante a greve, encerrada na sexta-feira (16). Ao todo, a instituição ficou com atividades suspensas por 107 dias. A direção da universidade, no entanto, já confirmou datas de matrícula, fim do semestre letivo e início do próximo semestre.

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UERN aprovaram nesta segunda-feira (19) o plano para a recuperação do dias de aulas perdidos durante a paralisação. O principal ponto de entrave foram as possíveis aulas durante os fins de semana. A direção da UERN só informará amanhã como ficará essa questão. Contudo, veteranos e calouros entrarão no período de veraneio em aulas.

De acordo com a UERN, as matrículas dos "feras", como são chamados os novos alunos, serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro. O período letivo já em curso (2011.1) vai se estender até o dia 31 de outubro, enquanto as matrículas, remanejamento e demais ações de planejamento para o segundo semestre ocorrerão entre os dias 1 e 15 de novembro. As aulas do período 2011.2 começarão apenas no dia 16 de novembro.

Professores e servidores da UERN buscava melhorias nas condições de trabalho e nos vencimentos dos profissionais. Com o acordo firmado, está mantida a proposta de reposição salarial da ordem de 27,70% em três parcelas cumulativas. Sendo a primeira de 10,65% e as demais de 7.43%, aplicáveis no mês de abril de 2012, 2013 e 2014. Além disso, o Governo se comprometeu com a constituição de um fórum permanente de negociações sobre a autonomia da UERN enquanto a universidade remeterá ofício ao Conselho Diretor solicitando ampliação em 30% do número de concessões anuais para  professores de dedicação exclusiva.

* Betinho Rosado se afasta de secretaria para votar na eleição do TCU.

O secretário estadual de Agricultura e Pesca, Betinho Rosado, vai se afastar do cargo por dois dias. A exoneração de Rosado será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20) e tem como objetivo garantir a sua participação na eleição do novo ministro do Tribunal de Contas da União, que ocorrerá na quarta-feira (21). Ele retorna ao posto na quinta-feira (22).

Enquanto estiver afastado, Betinho reassumirá o posto de deputado federal e votará na deputada Ana Arraes para ministra do TCU. A parlamentar é mãe do atual governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos. Nesse ínterim, o deputado Rogério Marinho, que  atualmente ocupado o lugar de Betinho na Assembleia Legislativa, deixará o mandato e retornará ao posto de suplente.

* Governo anuncia inclusão de 800 mil famílias no Bolsa Família até 2013.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, anunciou nesta segunda-feira (19) que 800 mil famílias passarão a ser beneficiárias do programa de transferência de renda Bolsa Família até 2013. Ela também anunciou que as famílias cadastradas no programa poderão receber benefícios até o limite de cinco filhos com até 15 anos. Antes, o limite era de três filhos.

A ampliação do Bolsa Família havia sido anunciada durante o lançamento do programa Brasil Sem Miséria, em  junho deste ano.

Além disso, o governo promete anunciar até o fim do ano dois novos benefícios, um para mulheres grávidas e outro para mulheres que estão amamentando.

Segundo o ministério, nos últimos três meses também foram incluídas 180 mil novas famílias no Bolsa Família a partir da atualização cadastral e da estratégia de "busca ativa", que faz parte do programa Brasil sem Miséria.

Até o fim deste ano, a meta do governo é incluir mais 320 mil famílias. Até 2013, o governo quer incluir outras 480 mil famílias. Ao todo, serão 800 mil novas famílias beneficiárias do programa.

* Lei Geral autoriza decretação de feriado em jogos da Copa de 2014.

O projeto que cria a Lei Geral da Copa, enviado nesta segunda-feira (19) pelo Executivo ao Congresso, autoriza que o governo federal, estados e municípios decretem feriado em dia de quaisquer jogos da Copa de 2014 no Brasil.

“A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão os eventos poderão declarar feriados os dias de sua ocorrência em seu território”, diz o artigo 41 da lei. O texto do projeto foi disponibilizado no site da Casa Civil.

A Lei Geral da Copa traz um conjunto de medidas exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização da competição no Brasil. A legislação inclui normas desde delegar à Fifa a definição do valor dos ingressos até a proteção das marcas de patrocinadores no país.
Imagem de Feriados para Orkut

* Festa da Cachoeira/Caraúbas!

* Festa do Sagrado Coração de Jesus 2011/Cachoeira/Caraúbas.

* PMDB anuncia apoio unificado à governadora Rosalba Ciarlini.

Fim da polêmica.  Depois do acerto feito pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, para aderir ao Governo Rosalba, hoje foi a  vez de todo bloco peemedebista confirmar o apoio à administração do DEM.

A reunião da executiva estadual, ocorrida na manhã de hoje, apontou para o crescimento da base de apoio da governadora Rosalba na Assembleia Legislativa, já que até o deputado Nélter Queiroz, peemedebista que resistia a adesão, migrou para ala governista. Com isso, a governadora Rosalba passa a contar com quatro novos deputados na base, já que  Walter Alves já era da base e agora “oficialmente” chegam Poti Júnior, Gustavo Fernandes, Nelter e Hermano Morais.

O PMDB anunciou o apoio unificado à governadora Rosalba Ciarlini. Após a reunião no diretório do partido, os correligionários optaram pelo apoio à gestora.

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) chegou a declarar que seria difícil sair da oposição e entrar na bancada da base, mas afirma que decidiu fazê-lo depois de uma conversa com o deputado Henrique Eduardo Alves.

* Comissão do Senado analisa proposta que transfere todos os feriados para as sextas-feiras.

Proposta que altera a data dos feriados no Brasil é um dos 15 itens que estão na pauta de reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) desta terça-feira (20), a partir das 11hs. O projeto da Câmara (PLC 108/09) transfere automaticamente para as sextas-feiras os feriados nacionais que caírem em outros dias úteis.

No entanto, são feitas algumas exceções: os feriados de 1º de janeiro (Confraternização Universal), 7 de setembro (Independência) e 25 de dezembro (Natal) continuam a ser comemorados nas datas tradicionais. Aqueles que caíram no sábado ou no domingo também não seriam transferidos para a sexta-feira.

O relator na CE, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), acrescenta entre as exceções os feriados de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil) e de Corpus Christi (cuja data é variável, mas sempre uma quinta-feira.

* Em agosto Governo Rosalba gastou mais de R$ 1,5 milhão com diária.

O Governo Rosalba Ciarlini pagou, no mês de agosto mais de R$ 1,5 milhão com diária de funcionários. No total foram exatos 1.592.802,44. Se comparado com o mesmo período de 2010, o então governador Iberê Ferreira gastou 2.438.775,79.

No Executivo comandado por Rosalba Ciarlini, o maior gasto com diária na folha de agosto foi empregado com Secretaria de Segurança e Defesa Social onde foram empregados 361.930,00, Secretaria de Educação que gastou 227.781,67 e com a Polícia Civil que embolsou 152.650,00 em diárias.

* Brasil inicia campanha para reduzir acidentes.

O dado da Organização Mundial da Saúde é alarmante: cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países contabilizados em 2009. No  Brasil, a média é de 45 mil mortes por ano e tende a crescer com o aumento da frota. Desse montante a falha humana lidera as causas da violência no trânsito. Para driblar essa estatística, o Ministério das Cidades por meio do Denatran e em parceria com outros órgãos federais e estaduais, lança ontem (18) mais uma campanha educativa. O objetivo é conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito.

O lançamento em Salvador/BA com uma caminhada que terá a presença do ministro das Cidades, Mário Negromonte e do governador Jacques Wagner. A campanha soma-se a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito instituída em 2010 pela Organização das Nações Unidas cujo objetivo é  reduzir pela metade os índices de mortes no mundo no período de 2011 a 2020.
Acidentes de trânsito matam, em média, 45 mil pessoas no Brasil, todos os anos. Números tendem a crescer com o aumento da frota 
Acidentes de trânsito matam, em média, 45 mil pessoas no Brasil, todos os anos. Números tendem a crescer com o aumento da frota

* Candidatura de Henrique ao senado pode ter reflexos em Caraúbas, nas eleições de 2014 e 2016.

No último final de semana foi realizado o encontro do PMDB na cidade de Mossoró. O encontro foi um grande sucesso, foram mais de 400 novas filiações, o Senador-Ministro Garibaldi Filho lançou a candidatura de Henrique ao Senado da República, enfim a festa bacurau foi grande.

A possível candidatura de Henrique Eduardo (PMDB), ao Senado pode ser uma das peças para o tabuleiro da política caraubense, como? Explico. Em uma provável candidatura de Henrique ao Senado, sua vaga de Deputado Federal, ficará vaga, essa vaga em tese continuará no clã do Alves, assim o candidato natural seria o atual Deputado Estadual Walter Alves (PMDB), já entendeu, a candidatura de Walter Alves à Deputado Federal, abre essa vaga para o PMDB, e nesse sentido o nome de Ferreira Júnior pode surgir com força, visto que existe uma ligação político-pessoal grande entre os "Alves de Natal" e os Ferreiras, só para lembrar Henrique fez toda sua campanha no helicóptero dos Ferreiras.

Sem querer ser "Mãe Dina", essa conjuntura vinda a se confirmar, e é bom que se diga que existe essa possibilidade nas conversas da união, Ferreira contaria com o apoio dos "Alves caraubenses" em troca apoiaria os mesmo no pleito de 2016, tudo isso são apenas "possibilidades", porém não podem e não devem  serem descartadas, como disse... são apenas possibilidades...

* Edital do vestibular da Uern pode ser divulgado em outubro.

Com o final da greve dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) o calendário acadêmico e o cronograma da realização das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) deve ser refeito. De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Egberto Mesquita, na próxima semana haverá uma reunião da Comissão.

“A única certeza que nós temos nesse momento é que o vestibular está agendado para março”, diz ele, lembrando que o prazo previsto anteriormente, dias 18 e 19 de dezembro, não poderão mais ser executados. Embora ainda não haja data especificada, o coordenador estima que as provas serão aplicadas na primeira semana de março.

A proposta é de que o edital seja publicado por volta do final de outubro. “Com essa publicação, todas as outras datas estarão especificadas”, afirma Egberto Mesquita. Caso esse cronograma seja alcançado, as inscrições devem ser realizadas em novembro.

Após esta etapa haverá prazos para entrega de documentação, ratificação de informações e teste de aptidão musical. Por causa de todas estas atividades que precedem a aplicação das provas é que a data do vestibular ficará para o mês de março.

* Apodi: Projeto troca geladeira velha por nova.

Uma geladeira nova. Essa é uma das maiores alegrias da dona de casa Solange de Oliveira, moradora do bairro Baixa da Alegria, em Apodi, no Médio Oeste. Com poucas condições financeiras, o sonho só foi possível graças ao Projeto Nova Geladeira, idealizado pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). Seu antigo eletrodoméstico com mais de 20 anos de uso foi trocado por um novinho, com subsídio de 60% e as parcelas dissolvidas junto com a conta da luz, do jeito que ela pode pagar.
 
De 2009 a 2011, a ação realizou, por meio de doação ou venda subsidiada, a entrega de 15 mil geladeiras e a doação de 98 mil lâmpadas fluorescentes em 27 municípios do Rio Grande do Norte, com investimento de cerca de R$ 22,2 milhões.
 
De acordo com a assessoria da empresa, o Projeto Nova Geladeira tem caráter socioambiental com propósito de contribuir para a preservação do meio ambiente. Os participantes contam com novos refrigeradores de 280 litros com o Selo Procel, que utilizam o gás isobutano, considerado ecológico, por não agredir a natureza e não aquecer o planeta.
 
Para participar, o consumidor deve entregar uma geladeira velha ainda em funcionamento. O gás CFC utilizado nas geladeiras antigas, nocivo à camada de ozônio, é removido do motor de refrigeração e reprocessado. A sucata é vendida e os valores arrecadados serão destinados a projetos de caráter socioambiental.
 
As novas geladeiras podem proporcionar uma diminuição média no consumo de energia entre 30% e 40% ao mês, o equivalente à redução de R$ 10,00 em uma conta de energia que antes custava R$ 30,00.

* Cidades com população em extrema pobreza.

O que os municípios de João Dias, Paraná e Venha Ver têm em comum, além da localização geográfica, das ruas arborizadas e praças bem cuidadas? As três estão no topo da pobreza extrema no Rio Grande do Norte, segundo ranking elaborado com base no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Em João Dias, quase metade da população tem renda familiar per capita abaixo de R$ 70 mensais; em Paraná 35,5% e em Venha Ver, cidade que conquistou emancipação política na safra de 1996, o índice de pobreza é de 34,4%.
 
Os números do IBGE mostram também que municípios com grande potencial econômico, caso de Upanema e Guamaré, aparecem com alto grau de pobreza. Em Upanema, um em cada três habitantes está nesta situação, enquanto em Guamaré o índice é de 14,8%.
 
Na outra ponta da escala estão municípios como Parnamirim, Natal, Caicó e Mossoró. Entre os dez municípios com menor índice de pobreza, sete são da região do Seridó. "Isso mostra que o combate à miséria não depende de projetos mirabolantes. A região do Seridó há muito não recebe grandes projetos desenvolvimentistas. No entanto, tem os melhores índices de desenvolvimento humano", diz o economista Aldemir Freire, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte. 
Jornal de Fato.

* Mudança no comando da educação...


O plano está pronto. Sai Fernando Haddad, entra Gabriel Chalita (foto) no Ministério da Educação.

Os petistas vão adorar e os tucanos não vão poder falar mal dele, pois já exerceu o cargo em São Paulo, em nível de secretaria. Com isso, será sacramentada a aliança com o PMDB para a prefeitura de São Paulo.
Robson Pires.

* Pelo menos 18 órgãos abrem inscrições hoje são 1,6 mil vagas.

Pelo menos 18 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (19) para 1.636 vagas e cadastro reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais).

Os órgãos que abrem inscrições são os seguintes: Câmara Municipal de Xinguara (PA), Centro Nacional de Monitoramento de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP), Fundação José Pedro de Oliveira, Prefeitura de Areias (SP), Prefeitura de Artur Nogueira (SP), Prefeitura e Câmara de Cotriguaçu (MT), Prefeitura de Itupeva (SP), Prefeitura de Japonvar (MG), Prefeitura de Juatuba (MG), Prefeitura de Perdigão (MG), Prefeitura de São Francisco (MG), Prefeitura de São Gabriel do Oeste (MS), Prefeitura de Sumaré (SP), Prefeitura de Ubaí (MG), Prefeitura de Vila Velha (ES) e Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais).

* Classificação do Brasileirão 2011.

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
45
24
13
6
5
37
27
10
62.5
2
São Paulo
44
24
13
5
6
39
28
11
61.1
3
Corinthians
43
24
13
4
7
36
26
10
59.7
4
Botafogo
41
23
12
5
6
37
26
11
59.4
5
Fluminense
37
24
12
1
11
30
29
1
51.4
6
Flamengo
37
24
9
10
5
39
32
7
51.4
7
Internacional
36
24
9
9
6
40
31
9
50
8
Palmeiras
35
24
8
11
5
30
24
6
48.6
9
Coritiba
33
24
9
6
9
40
30
10
45.8
10
Atlético-GO
33
24
9
6
9
30
27
3
45.8
11
Santos
32
22
9
5
8
32
33
-1
48.5
12
Figueirense
32
24
8
8
8
28
30
-2
44.4
13
Grêmio
30
23
8
6
9
27
31
-4
43.5
14
Cruzeiro
29
24
8
5
11
30
28
2
40.3
15
Ceará
27
24
7
6
11
30
41
-11
37.5
16
Bahia
27
24
6
9
9
28
32
-4
37.5
17
Atlético-MG
24
24
7
3
14
30
41
-11
33.3
18
Atlético-PR
23
24
5
8
11
24
36
-12
31.9
19
Avaí
22
24
5
7
12
28
49
-21
30.6
20
América-MG
19
24
3
10
11
30
44
-14
26.4

* Governadora anuncia retomada das obras de prolongamento da BR-110.

A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a festa de emancipação política de Upanema, neste sábado, 17, para anunciar que as obras da BR-110, trecho Mossoró/Campo Grande, serão reiniciadas nos próximos dias. E desta vez, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) vai contratar uma empresa especialmente para fiscalizar os serviços, afastando qualquer tipo de suspeita. "Estive  com o diretor-geral do Denit, general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, e ele me assegurou que agora essa estrada vai sair", assegoru Rosalba.
 
A empresa fiscalizadora vai ser contratada através de licitação e a previsão é que o processo seja aberto dentro de 30 dias. O Dnit promete acompanhamento rigoroso na execução da estradajá que o canteiro de obras chegou a ser montado e a construção da rodovia anunciada muitas vezes.      
 
Imagem ilustrativa.
Tanto a prefeita Maristela Freire (Upanema) quanto o prefeito Bibi de Nenca (Campo Grande) consideram que, além de impedir o desenvolvimento dos municípios, a falta da estrada aumenta a insegurança na região. A governadora concorda. "Quanto essa região não já perdeu por falta dessa estrada?", indagou Rosalba, garantindo que a construção da rodovia é muito mais do que um compromisso, "é uma questão de honra".
 
Há mais de 50 anos, a população do oeste luta para ver o trecho que vai de Mossoró até Campo Grande, passando por Upanema, asfaltado. No Senado, essa foi uma das principais bandeiras de Rosalba Ciarlini, que quer ver seu governo marcado pela concretização da obra. 
Com informações da Assecom-RN