domingo, 25 de setembro de 2011

* Um desabafo sobre tudo.

Se o poder público (seja ele o Executivo, o legislativo ou judiciário) de nossa cidade realmente se importasse com o que acontece em nosso município, talvez a Maternidade Eliza Simões ainda estivesse de pé; Se a cultura do nosso município fosse realmente levado a sério, a dança dos caboclos, o pastoril, entre outras danças e festejos culturais não seriam tão raros em nosso município; Se a nossa história fosse realmente respeitada, a praça Reinaldo Pimenta não teria sido demolida, a casa do Sabe Muito seria um ponto turístico e todo Caraubense teria acesso a historia do desbravador Leandro Bezerra.
Amigos, diferente do que ouvi esse final de semana, o CAIC de nossa cidade não foi demolido porque estava localizado no Bairro Leandro Bezerra ou como os “APAPAGAIADOS” do nosso município preferem chamar, a “Nova Descoberta”. Não, o CAIC do nosso município, assim como a Maternidade Elisa Simões se encontram hoje no chão, porque sempre foi mais lucrativo para os que se dizem “OS GRANDES LIDERES”, prometer a cada quatro anos a reabertura, do que de fato, reabrirem.
Não digo com isso que a população esta isenta do ocorrido, mas não me venham com esse medíocre jogo de culpas e culpados, porque isso não vai levantar as paredes que já estão no chão. A cerca de três anos os jornais do estado e os blogs de nosso município falavam no descaso com a Maternidade, mas nessa época, o CAIC já pedia socorro, mas ninguém falava, era moda culpar os ex. administradores pelo descaso com a maternidade, porque assim, eles encobriam o descaso deles com o CAIC, e assim é feito até hoje, ou vocês acham que a casa do Sabe Muito não passa por dificuldades? Que a tão falada Casa de Cultura Popular não vem sofrendo com o descaso? Que a quadra esportiva do Leandro Bezerra que esta com um lado demolido não precisa de manutenção?... Mas a moda, a moda é falar do CAIC.
Aliás, “O CAIC demolido pelo povo da Nova Descoberta.” Para esses, além do preconceito que cercam suas palavras, vem à mentira ou desconhecimento da verdade. Quem acompanhou a história do CAIC viu que lá, surgiu talvez um dos mais belos projetos de responsabilidade social já desenvolvido no nosso município, a Escolinha do CAIC, do professor Paulo Cezar, o “Paulinho Mantena” que mesmo sem ter nenhum apoio de qualquer instituição pública ou privada, levou por muitos anos o esporte como uma ferramenta de transformação social para as crianças do bairro, e o apoio mesmo, saia da população, que apesar dos últimos ocorridos, foram os que mais lutaram pelo funcionamento do prédio, mas é difícil manter a esperança, quando não se tem uma resposta do poder público e a necessidade bate a nossa porta. Quando falo em NESSECIDADE, não estou querendo defender, nem muito menos justificar, mas conheço a realidade e não posso culpar.

Talvez o CAIC tenha nos deixado uma grande lição, a de que precisamos pensar um pouco mais como Caraubenses (coletivamente) e menos como simples pessoas de uma cidade (individualmente). Tem muita coisa que precisa de nossa atenção aqui no município e, é preciso começar a trabalhar já, tentar mudar agora, e não esperar não ter mais solução, para então cobrar, para então propor mudanças, sejamos como disse Einstein, “a mudança que queremos para o mundo”, para o estado e porque não, para a nossa cidade.

imagens retiradas do blog: icemcaraubas, caraubashotnews e ohorarioeleitoraldobrasil. E a imagem do CAIC, não é o de Caraúbas, não consegui uma imagem dele novo, essa é uma quadra semelhante a que existia no nosso aqui.

Postado por Alyson Alves.
Sociedade Ativa.

* Papa diz que católicos não podem aceitar casamento gay.

O papa Bento 16 disse neste sábado na Alemanha que a Igreja Católica não pode aceitar o casamento gay e também fez um chamado aos jovens para que erradiquem o mal da sociedade e se afastem de uma fé indiferente que prejudica a igreja.

O papa fez um apelo para que eles erradiquem todas as formas do mal na sociedade e não sejam “cristãos indiferentes”, ao dizer que a falta de comprometimento com a fé fez mais estragos à igreja do que seus inimigos jurados.

Os jovens na multidão demonstravam entusiasmo enquanto ele falava. “Nestes dias, a igreja é apresentada pela mídia de modo muito negativo, por isso é importante que nós, jovens, vejamos que também podemos estar orgulhosos da Igreja, e que a própria igreja não é ruim, mesmo que algumas pessoas tenham causado decepções”, Kathrin Doerr, de 26 anos, que participou da concentração de fiéis.

* Líderes se reunem em Caraúbas...

Na noite de ontem (24), na residência do vereador Juninho Alves (PR), houve uma espécie de reunião/comemoração, entre alguns partidários dos Alves e alguns partidários dos Ferreiras, inclusive o próprio Ferreira Júnior em um clima de muita descontração e alegria os blocos começam a celebrar a "União" política entre ambos.

A partir de agora o que se espera dessa junção é um crescimento ainda maior da nossa cidade...

* Ex-vereador caraubense se filia no PT.

O Ex-vereador Sílvio Viana assinou na manhã de hoje (25) a ficha de filiação do Partido dos Trabalhadores (PT). Sílvio Viana era filiado ao PMDB, já foi vereador por dois mandatos, e não concorda com a "União" entre Alves e Ferreira, a chegada do mesmo ao PT/Caraúbas fortalece os projetos do partido, sobretudo no âmbito da disputa do legislativo, pois apesar de morar em Mossoró, o ex-vereador continua com muitas amizades na terra de São Sebastião.

O pré-candidato a prefeito Ivanildo Fernandes (PT) comemorou a chegada do novo integrante do partido, de acordo com Ivanildo a chegada de Sílvio Viana ao partido só demonstra que o projeto vem crescendo e ganhando adeptos, "PT continua se fortalecendo para disputa eleitoral de 2012, neste domingo se filiou ao Partido o Ex- Vereador e Empresário Sílvio Viana, Sílvio tem dois mandatos de Vereador em Caraúbas e é um forte nome para disputar uma das 11 (onze) vagas na Câmara", finalizou Ivanildo Fernandes.

O "Namoro" entre Sílvio Viana e o PT era antigo...

* Luciano Cruz pode disputar uma vaga no legislativo caraubense...

Informações extra-oficiais dão conta que o Ex-Prefeito Luciano Cruz (PMDB), pode vim a ser candidato a vereador nas próximas eleições, apesar de não esconder de ninguém que é contra a "União", o ex-gestor municipal, deve permanecer no PMDB, porém com planos de disputar uma cadeira no nosso parlamento...

É aguardar...
Luciano Cruz pode ser opção na próxima eleição.

* "Nossa meta é incluir mil PMs por ano até 2014".

Um ano e meio após ter sido reconduzido ao Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel PM Francisco Canindé Araújo faz uma avaliação da situação da segurança pública no Estado, sinaliza para os investimentos na corporação visando a Copa de 2014 e toca em assuntos polêmicos como expulsão de   companheiros de farda e a possibilidade de existirem grupos de extermínio formados por policiais militares.

Araújo admite que o setor da segurança  atravessa um momento difícil, devido às limitações financeiras do Governo, mas declara que a criatividade se constitui numa maneira eficaz de burlar os percalços. Os investimentos na qualificação profissional é mencionada por ele como importante caminho para a prestação de um serviço eficaz e eficiente.

Sobre a possibilidade de haver relação entre os atentados contra ônibus ocorridos na sexta-feira (16) e células de facções criminosas agindo no RN, o comandante da PM é enfático ao afirmar que as ações incendiárias foram protagonizadas por delinquentes e não participantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).  
Coronel Francisco Canindé Araújo, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte 
Coronel Francisco Canindé Araújo, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

* Governadora Rosalba Ciarlini anuncia construção de dez escolas em tempo integral.

Durante evento em Taboleiro Grande a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a construção de dez escolas em tempo integral. “Os centros de educação integrada funcionarão com a educação convencional em um dos turnos, e no outro ofertarão cursos voltados à educação tecnológica”, disse.

Na cidade de Taboleiro Grande ela inaugurou uma escola municipal, que contou com investimentos de R$2,1 milhões.

20110925-074803.jpg
Rosalba durante inauguração...
Anna Ruth.

* União pode proporcionar maior Festa de Janeiro de todos os tempos...

A "União" política entre os Alves e os Ferreiras na cidade de Caraúbas parece que vai começar a dar frutos, e nesse sentido a Festa do Padroeiro São Sebastião 2012, deve ser uma das primeiras ações concretas dessa parceria.

Nos bastidores os grupos já se articulam para a realização de uma das maiores Festa de Janeiro de todos os tempos. As articulações dão conta de atrações de nível nacional...

É aguardar...
Praça de eventos deve receber grandes atrações... 

* Servidores da saúde protestam e anunciam possível greve.

"A saúde do Rio Grande do Norte está na UTI e a médica a frente do estado está se negando a prestar socorro”. Com isso a governadora só nos dá a opção de cruzar os braços e iniciar mais um movimento grevista", a constatação é da presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte, Sônia Godeiro, durante um protesto realizado sexta-feira, 23, pelos servidores estaduais de saúde.

O ato público aconteceu na Praça da Independência, no Centro da cidade, contou com a participação de representantes do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte e do Sindicatos dos Odontólogos do RN.
 
Protesto reuniu três segmentos da saúde que cobraram das autoridades melhorias na saúde pública.

* Servidores da Tributação, Fundação José Augusto e Idema decretam greve.

As assembleias realizadas na última quinta-feira (22), com os servidores da Fundação José Augusto e do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente deliberaram pelo retorno da greve, caso o Governo não efetue o pagamento da primeira parcela dos Planos, conforme acordado no mês de julho, agora na folha de pagamento do mês de setembro.

Segundo informações de Santino Arruda, presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta (SINAI/RN) os funcionários dessas entidades decidiram parar as atividades a partir do dia 04/10, por tempo indeterminado.

"É bom lembrar que as greves foram decretadas para começar no primeiro dia útil de outubro, caso o pagamento da primeira parcela do plano não seja feito na folha de setembro, porque o secretário de administração Anselmo Carvalho afirmou que a folha de pagamento já está pronta e que a controladoria ainda não enviou os índices que tratam sobre o pagamento, e por isso, o repasse não seria feito, mas nós não aceitamos essa desculpa", disse.

* Gasto com folha de pessoal aumenta 64% em cinco anos.

Diante dos números revelados nos balanços orçamentários de 2007 a 2011 e levando em consideração a projeção para 2012, o Governo do Estado diz já ser possível afirmar que está na relação receita/folha de pessoal o gargalo mais substancial das contas públicas do Rio Grande do Norte. Nos últimos cinco anos, os gastos com os salários do funcionalismo (somatório real de 2007 a 2011 e a estimativa para 2012) consumiu R$ 18,7 bilhões enquanto que a receita do mesmo período teve uma previsão de R$ 27,2 bilhões. Embora o cálculo desvende a supremacia do saldo positivo, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, alerta que o perigo está no percentual de crescimento, cuja balança tem pendido hegemonicamente para o quesito gastos em detrimento das receitas. Nestes cinco anos, enquanto a receita cresceu 58%, a despesa chegou a 64%, uma diferença de seis pontos percentuais. 
 Paulo de Tarso afirma que folha de pagamento cresceu mais do que as receitas do Estado 
Paulo de Tarso afirma que folha de pagamento cresceu mais do que as receitas do Estado.

* Festa de São Francisco 2011 na comunidade de Língua de Vaca/Caraúbas.

Na noite de ontem teve início a Festa do Padroeiro da Comunidade de Língua de Vaca, São Francisco, e a mesma segue até o próximo dia 04 de Outubro, na oportunidade centenas de pessoas marcaram presença na missa de abertura, celebrada de Pe. Francisco das Chagas da Paroquia de São Sebastião/Caraúbas, a edição deste ano tem o como Tema: São Francisco, profeta da vida e defensor da criação.
Imagem: Flavio Wagner.