sábado, 15 de outubro de 2011

* Bancários e Fenaban fecham acordo e greve pode acabar na terça-feira.

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo nessa sexta-feira (14), no segundo dia de negociações, na capital paulista, sobre reivindicações da categoria que está em greve há 18 dias. Os bancários e as principais instituições financeiras conseguiram chegar a um acordo de reajuste salarial de 9% para pôr fim à greve.

Agora, os bancários vão levar a proposta para votar o fim da greve em assembleias na segunda-feira, voltando ao trabalho já na terça.


Segundo Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), a Fenaban propôs um reajuste de 9% nos salários e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de aumento de 12% no piso da categoria.

* Aí mata: Governo do RN confirma que não há como implantar nenhum dos 16 planos de cargos

O secretário estadual de Administração José Anselmo confirmou ontem, 14,  durante entrevista coletiva que o Governo não tem condição financeira de implantar nenhum dos 16 planos de cargos dos servidores. O auxiliar do Governo Rosalba culpou a ex-governadora Wilma de Faria.

Segundo ele, a ex-gestora, embora tenha proposto os planos, “sabia que não havia viabilidade”. O acordo feito entre Governo e sindicatos, em 2010, dizia que 30% do aumento seriam pagos naquele ano e os 70% restantes em 2011. Porém, não há possibilidade imediata. “Toda nossa meta é cumprir os planos, mas dentro da realidade econômica e jurídica do Estado. Não é porque o Governo é ruim, é porque o momento atual é difícil e não há possibilidade”, reforçou Anselmo Carvalho.

A folha bruta do Estado, hoje, é de R$ 280 milhões por mês, atendendo 103 mil servidores ativos e inativos. Para reduzir a despesa com pessoal, será realizada uma auditoria na folha existindo, inclusive, a possibilidade de ser criado um subteto para limitar os vencimentos. “A SEARH vai publicar uma licitação, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, para contratar uma empresa que possa realizar uma auditoria na folha de pessoal”, disse o secretário Anselmo Carvalho.

* É hoje!

* Homenagem a todos os "Professores".

Dia do Professor (21)

* Ex-governador Fernando Freire é condenado a 84 anos de prisão.

O Ministério Público Estadual conseguiu a condenação do Ex-governador Fernando Freire e mais duas pessoas pelos crimes de peculato e falsidade ideológica. Fernando Freire foi condenado a 84 anos de de reclusão e 840 dias-multa. As demais pessoas foram condenadas a 70 e 45 anos de reclusão.

Os três foram considerados culpados pelo desvio do erário público estadual mediante a atribuição de gratificações de representação de gabinete a pessoas não vinculadas com o funcionalismo público do RN, as quais eram emitidas por meio de cheques-salários sacados ou depositados em favor dos próprios réus ou de outras pessoas a eles ligadas. O esquema durou cerca de 2 anos e envolvia cerca de 14 "laranjas".
Fernando Freire. Você acredita nessa prisão?

* Sai hoje edital para 3.500 vagas no magistério do RN.

O Governo do Estado publica no Diário Oficial de hoje o edital do concurso público para a secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC). Serão oferecidas 3.500 vagas, sendo 600 para pedagogos e 2.900 para professores das seguintes disciplinas: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Geografia, Física, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. As inscrições começam segunda-feira e a taxa de inscrição é de R$ 50,00.

O concurso é em decorrência de um compromisso firmado entre Governo, Ministério Público, 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal e Sindicato dos Professores. A Promotora de Justiça de Defesa da Educação, Carla Campos Amico, há muito tempo brigava pela aplicação do certame e, consequentemente, a redução do déficit de professores nas escolas da rede estadual de ensino. A oferta também contempla vagas para professores relativas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

O prazo de inscrição é curto. São apenas nove dias. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro e podem ser feitas através do site da Cesgranrio [www.cesgranrio.org.br]. As provas serão aplicadas em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros no dia 20 de novembro. O edital completo está disponível no site e no Diário Oficial.

* Folha de pagamento terá auditoria.

O titular da secretaria de Estado da Administração e dos Recuros Humanos (Searh), José Anselmo de Carvalho, apresentou ontem, durante entrevista coletiva, uma série de propostas que objetivam equilibrar as contas estaduais e mantê-las abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Governo propõe a realização de uma auditoria na folha de pagamento dos servidores, fixação de um subteto dos vencimentos e revogação de arrecadações privilegiadas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Seviços (ICMS). "São os caminhos que o Governo pode percorrer para poder controlar as contas e, só assim, responder às exigências dos servidores estaduais", disse Anselmo.