quinta-feira, 20 de outubro de 2011

* Marido evangélico obriga cantora brasileira a abandonar carreira.

"Ou sua carreira ou eu!". Com essa frase, o marido de Perlla, foto, o músico evangélico Cassio Castinhol, deu um ultimato à funkeira. Para que o casamento continue, ela teria que abandonar os palcos. A cantora, então, decidiu acatar o pedido. Nesta semana, ela era esperada na Festa Nacional de Música, em Canela, mas deu bolo. Insistiu para se juntar ao grupo, que reunia nomes como Ney Matogrosso e Martinho da Vila, e não apareceu por lá.

Perlla também demitiu recentemente sua assessoria de imprensa por causa dos novos planos. Nos raros shows que tem feito, a cantora já não mostra mais o mesmo entusiasmo. Nos bastidores, tem sido de pouca conversa. Seu marido costuma dizer que cantar funk é coisa do demônio, não coisa de Deus. Cassio costuma ficar orando durante as apresentações da mulher.

Uma alternativa dada pelo marido é que ela siga uma carreira gospel e desista do batidão. Perlla está grávida do primeiro filho, Calebe, que nascerá em dezembro. 

* FBI vai ajudar a identificar origem do lixo hospitalar encontrado no Brasil.

Agentes do FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, vão ajudar nas investigações em Pernambuco sobre o material que seria lixo hospitalar americano. A reportagem do Jornal Nacional localizou nos Estados Unidos a empresa que teria exportado o material para o Brasil.

Cidade de Spartanburg, no estado da Carolina do Sul. Aqui fica o endereço da Texport, a empresa que, de acordo com a Receita Federal do Brasil, enviou para Pernambuco o material utilizado em hospitais americanos. Batemos na porta e fomos recebidos por uma mulher.

* Governo desiste de ampliar ano letivo.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, disse hoje (20), em sua página pessoal no Twitter e no Facebook, que o governo desistiu da ideia de ampliar os dias letivos das escolas de educação básica. A proposta havia sido anunciada pelo ministro Fernando Haddad em setembro, como forma de ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola.

O MEC não confirma oficialmente a decisão, mas, segundo Pilar, o ministro reuniu-se com entidades que representam professores, estudantes, gestores e universidades e o consenso é que os atuais 200 dias letivos sejam mantidos. A ampliação deverá se dar pela ampliação da jornada diária. “O Legislativo receberá a proposta consensuada nessa reunião e assumida pelo MEC”, disse Pilar, sem definir qual seria o mínimo de horas-aula.
Robson Pires.

* Nove prefeituras continuam com o FPM bloqueados.

Nesta quinta-feira (20) é a data do repasse as Câmaras Municipais de cada município, mas pelo menos nove prefeituras continuam com o Fundo de Participação dos Municípios – FPM bloqueados. Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).

Baía Formosa está com o FPM bloqueado desde maio. Já Pendências, no Vale do Açu está com essa pendenga desde o mês passado. Na lista de bloqueados desde a última quinta-feira (13) encontra-se Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Luís Gomes, Nísia Floresta, Paraná, Pedra Preta e Tibau.
Confira o quadro demonstrativo:

* PCdoB deve perder espaço no governo Ademar Ferreira...

Após a declaração de apoio à candidatura petista caraubense, por parte de integrantes do PCdoB, a legenda que ocupa espaços no govenismo local, pode vim a ter o seu espaço reduzido no palácio Jonas Gurgel...

É aguardar...

* Premiê líbio confirma morte de Gaddafi para os EUA.

O primeiro-ministro da Líbia, Mahmoud Jibril, anunciou nesta quinta (20) que Muammar Gaddafi foi capturado e morto pelas forças rebeldes, que tomaram Sirte, cidade-natal do ex-ditador. Jibril anunciou em entrevista coletiva em Trípoli:
Governo provisório líbio confirma Gaddafi morto
- Esperávamos há muito tempo por esse momento. Nós confirmamos que todos os vilões, e também Gaddafi, foto, deixaram nosso país. Esse é o momento de começar uma nova Líbia, unida, com um só povo e um só futuro", afirmou ele em uma coletiva de imprensa em Trípoli.

O premiê informou que avisou o governo dos Estados Unidos sobre a morte do ex-ditador.  O governo americano ainda não confirmou a notícia.

Abdel Hafiz Ghoga, vice-presidente do CNT (Conselho Nacional Transitório), que governa a Líbia, confirmou nesta quinta-feira (20) em entrevista coletiva realizada em Benghazi a morte do ex-ditador Muammar Gaddafi. "Gaddafi foi morto em poder dos rebeldes", disse Ghoga.
gaddafi-necroterio 
Corpo de Muammar Gaddafi é transferido de ambulância para um hospital em Misrata, na Líbia.
 Foto: Guillem Valle/20.10.2011/EFE

* Deputada Larissa Rosado lidera pesquisa para Prefeitura de Mossoró.

A deputada estadual Larissa Rosado á preferida do eleitor na disputa pela Prefeitura de Mossoró. Foi isso que revelou a pesquisa Certus, feita no período de 8 a 10 de outubro. 

O assunto foi notícia no blog de Pedro Carlos e na coluna de Neto Queiroz, publicada hoje na Gazeta do Oeste.

Veja os números da pesquisa estimulada no cenário I:
Larissa Rosado – 33,5%
Cláudia Regina – 19,25%
Chico da Prefeitura – 17,5%
Ruth Ciarlini – 7%
Josivan Barbosa – 6%
Alex – 1,5%
Francisco Carlos – 1%
Kátia Pinto – 0,5%

Noutro cenário com apenas três candidatos:
Larissa – 45%
Cláudia Regina – 35%
Josivan – 9%

* STF manda Justiça Eleitoral dar posse a Cássio Cunha Lima no Senado.

 
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinaram hoje (19) que a Justiça Eleitoral dê posse a Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), foto, no cargo de senador. O registro do político havia sido barrado pela Lei da Ficha Limpa no ano passado, porque ele teve o mandato de governador cassado em 2008 por suspeita de abusos nas eleições de 2006. Com a anulação dos efeitos da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010, Cunha Lima se tornou elegível.

Em maio deste ano, o relator do caso, Joaquim Barbosa, já havia determinado a posse do político. No entanto, vários recursos de coligações rivais tentavam impedir o cumprimento da decisão. O julgamento desta tarde contou com a presença do relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, que participou da primeira sessão plenária desde que voltou da licença médica em setembro.

Ao negar todos os recursos contra a posse de Cunha Lima, o ministro explicou que a inelegibilidade do ex-governador, com base na redação original da Lei Complementar nº 64/90 - alterada posteriormente pela Lei da Ficha Limpa - já teria esgotou seus efeitos.

* Natal só terá jogos da primeira fase da Copa 2014.

A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) divulgaram nesta quinta-feira os detalhes do Mundial no Brasil.

Como era esperado, São Paulo receberá a abertura do torneio em 12 de junho, enquanto o Rio de Janeiro, mais uma vez, organizará a final no Maracanã no dia 13 de julho.

A Seleção só jogará no estádio carioca se chegar à decisão.

O presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foram os responsáveis por revelar os horários e os locais dos principais jogos.

A tabela completa foi disponibilizada no site oficial da entidade. Após a abertura no estádio do Corinthians, a Seleção jogará em Fortaleza em 17 de junho e em Brasília, seis dias depois.


Tabela da Copa do Mundo (Foto: Divulgação/Site da Fifa)
Após a abertura no estádio do Corinthians, a Seleção jogará em Fortaleza e em Brasília.

* Rosalba propõe reajuste para os militares.

O Governo do Estado apresentou uma nova proposta de reajuste aos policiais e bombeiros militares. Os aumentos salariais seria implantados em fevereiro e junho de 2012. Pelo projeto do Executivo, o coronel da PM receberia no próximo ano R$ 10.407,31. Já o soldado, ao final da implantação dos reajustes, teria um rendimento de R$ 2.261.

No entanto, todo reajuste está condicionado ao fato do Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma nova reunião está marcada para ocorrer amanhã, às 11h. O secretário estadual de Administração, José Anselmo Carvalho, é quem está intermediando toda negociação com os policiais militares e bombeiros.

Confira a tabela remuneratória:

* Escola Estadual Maria Sílvia realiza escolha das suas mais belas crianças...

Hoje (20), a Escola Estadual Maria Sílvia vai realizar a escolha das suas mais belas crianças, na oportunidade meninos e meninas do ensino fundamental I irão desfilar para toda sociedade caraubense em especial à do bairro Leandro Bezerra.

A temática do desfile será o Circo, e você é convidado especial, a festa começa por volta das 20h...

* Senado aprova projeto que redistribui renda do petróleo.

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (19) o texto-base do projeto que redefine a divisão dos recursos provenientes da exploração do petróleo. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O relatório aprovado, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), determina a redução de 50% para 42% da parcela da União na chamada participação especial, tributo pago pelas empresas pela exploração de grandes campos de petróleo, principalmente os recém-descobertos na camada pré-sal.

A participação especial não inclui os royalties, valores que a União, estados e municípios recebem das empresas pela exploração do petróleo. Os repasses variam de acordo com a quantidade explorada. Em relação aos royalties, o relatório traz uma redução de 30% para 20% na fatia destinada ao governo.

Para compensar o governo, o relator propôs que a partir de 2013 a União receba uma compensação na participação especial de 1% por ano, até chegar a 46% em 2016.

* Casados há 72 anos morrem de mãos dadas.

Um casal, foto, do estado americano do Iowa que ficou casado durante 72 anos morreu de mãos dadas no hospital na semana passada, segundo a família. A informação é do portal G1.

De acordo com o portal, Gordon e Norma Yeager morreram com uma diferença de uma hora um do outro.

A história deles começou na escola secundária. No dia da formatura, Norma Stock aceitou a proposta de casamento de Gordon.
 (Reprodução de vídeo/G1)

* Prefeito se reúne com nesta quinta com diretor presidente da CAERN.

O diretor presidente da CAERN, Walter Gasi, recebe o prefeito Ademar Ferreira e o secretário de Governo Edson Morais às 10h desta quinta-feira (20), na sede da Companhia, em Natal. Ademar quer saber sobre os investimentos previstos pela CAERN para Caraúbas.

Na ocasião, o prefeito Ademar Ferreira vai expor o quadro crítico de abastecimento do  município de Caraúbas, que já prejudica escolas, hospitais e a população em geral, que passa até 20 dias sem receber água. Nas regiões mais altas, como o Alto São Severino, nem chega.

Para o prefeito Ademar Ferreira, o quadro gerado pela falta de água em Caraúbas é crítico e requer da CAERN mais agilidade na estruturação do sistema que abastece a cidade. 

Nesta quarta-feira, o diretor técnico regional da CAERN, Gleice Paz Lira, em Mossoró, informou que a companhia já aguarda receber 4 bombas para aumentar a água distribuída em Caraubas.
Prefeito Ademar Ferreira vem buscando solucionar problema da falta de água em nosso município.

* Taxa Selic cai para 11,5% ao ano.

Sem surpresas, o Banco Central cortou ontem o juro básico da economia em 0,50 ponto porcentual, para 11,5% ao ano. De olho no cenário externo, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, reduzir pela segunda vez consecutiva a taxa Selic para amenizar os efeitos gerados por "um ambiente global mais restritivo".

Apoiado pelo Palácio do Planalto e Ministério da Fazenda, o BC acredita que a inflação deve cair nos próximos meses, o que abre espaço para tentar impedir que a economia sofra com uma parada brusca em breve. No comunicado divulgado após a decisão, os diretores do BC afirmaram que o corte foi "moderado" e "é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012". O novo patamar da taxa básica de juro é o menor desde janeiro, quando a Selic estava em 11,25%.

* Pagamento mínimo do cartão subirá para 20 por cento.

A partir de dezembro, o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito sobe de 15% para 20%. A mudança faz parte do cronograma das medidas macroprudenciais do Banco Central adotadas em dezembro do ano passado, segundo o chefe de departamento de Normas do Sistema Financeiro do BC, Sergio Odilon dos Anjos.

Odilon destacou ontem que o BC, ao adotar as medidas, estava preocupado com o aumento do endividamento das pessoas e a expansão dos prazos em algumas linhas de crédito. Por isso, criou essas medidas para os cartões e em outras linhas, como o financiamento de veículo, crédito pessoal e consignado.

* Prefeito pleiteia incluir Caraúbas em área livre da mosca branca.

O secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, garantiu nesta  quarta-feira (19) ao prefeito Ademar Ferreira e ao secretário de Governo Edson Morais, o Pelé,  que até o final do ano Caraúbas será incluído na área livre da mosca branca.

O benefício permitirá que os 30 produtores de melancia, mamão, melão e tomate das margens do Rio Umari, Mariana, Igarapé, Pacó e Apanha Peixe tenham o documento para transportar e  negociar seus produtos na região de Mossoró.
 

Além deste pedido, o prefeito Ademar Ferreira e Edson Morais também procuraram saber a respeito do compromisso de Betinho Rosado com os agricultores entre Caraúbas e Olho  D’Água dos Borges, a respeito da construção de 4 barragens submersas.  

Nesta quinta-feira (20), o prefeito Ademar Ferreira vai se reunir com diretor geral do Instituto de  Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), em Natal, para tratar sobre a inclusão de Caraúbas na área livre da mosca branca.   

Até o final do ano, o secretário Betinho Rosado acredita que já vai ser tempo suficiente para se  fazer um estudo técnico e concluir a inclusão de Caraúbas na área livre da Mosca Branca. Para  Edson Morais, esta inclusão significa a criação de mercado e aumento da produção. “O pequeno produtor terá como produzir mais e melhorar a renda familiar”, explica.