quarta-feira, 26 de outubro de 2011

* Prefeitos aliviados: aumento do FPM foi de 22% em relação ao mês passado.

O Fundo de Participação dos Municípios registrou neste mês de outubro aumento de 22% em relação ao mês de setembro e crescimento de 17% na comparação com outubro de 2010, sem descontar a inflação do período. 

Também neste mês de outubro, o ICMS repassado pelo Governo Estadual aos municípios do Rio Grande do Norte registrou aumento de 4% em relação a setembro e 14% na comparação com outubro de 2010, também sem levar em conta a inflação do período.

Os dados são da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) com base em levantamento dos valores nominais dos recursos repassados pelo Governo Federal (FPM) e Governo Estadual (ICMS).
Robson Pires.

* Esse foi o único que não caiu...

jose sarney José Sarney: O homem que ganha R$ 62 mil reais por mês

* Era bom demais para ser verdade: Polícia Federal vai apurar suposto vazamento de prova do Enem.

O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF) para apurar o suposto vazamento do conteúdo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já estuda cancelar o teste aplicado a 639 alunos de uma escola particular de Fortaleza (CE).

A notícia do vazamento veio à tona após um aluno do Colégio Christus publicar em uma rede social cópias de fotos de apostilas com questões semelhantes às do exame, aplicado no último final de semana. Embora o material não possua qualquer identificação do estabelecimento de ensino, o próprio ministério, por meio de sua assessoria, afirma que os estudantes do colégio tiveram acesso ao conteúdo há algumas semanas. A PF vai investigar como isso ocorreu.

* Essa é a nova oposição da Rosa!

* “Rosalba está com o governo por inteiro”, diz Anselmo Carvalho.

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, na manhã desta quarta-feira (26) o novo secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, fala que o Governo Rosalba estava travado com Robinson Faria, e com a saída dele se abriu a oportunidade da governadora colocar pessoas mais afinadas politicamente com ela, mais próximas do ciclo de conhecimento e de confiança de Rosalba.

“As áreas entregues a Robinson Faria não eram conduzidas no estilo da Governadora. Eram dois estilos que estavam conduzindo a administração. É evidente que o fim de qualquer entravamento na gestão administrativa alivia o gestor. Agora Rosalba está com o governo por inteiro, tem liberdade de ocupar mais espaços e impor a dinâmica que é seu estilo de trabalhar”, enfatiza o secretário.

Sobre a nova composição do governo, depois do desembarque de Robinson Faria e outros auxiliares, Carvalho diz que Rosalba sempre optou por um perfil técnico e as indicações por parte da composição política que garantiu o arco de aliança também foram orientadas para que fossem feitas as indicações no mesmo perfil.

* Orlando Silva decide deixar o cargo.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, vai entregar carta de demissão na tarde desta quarta-feira (25) em encontro com a presidente Dilma Rousseff. O ministro participou no início da manhã desta quarta-feira de uma reunião no Palácio do Planalto para discutir o agravamento de sua situação, com a abertura do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar denúncias de irregularidades na Pasta.

* Governadora ROSALBA concede aumento aos professores do Estado.

A governadora Rosalba Ciarlini aumentou a remuneração dos professores do Estado. De acordo com o Diário Oficial desta quarta-feira (26), os magistrados do RN com carga horária de trabalho de 30h terão os salários readequados, de acordo com as classes e níveis que ocupam no quadro funcional.

As alterações nos salários dos professor são referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, e serão pagos em parcelas.

Confira a tabela dos reajustes no link

* Segunda etapa de vacinação no RN.

Hoje, o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, e diretores do IDIARN vão abordar a situação da febre aftosa no Estado em uma coletiva para a imprensa. A entrevista será concedida às 9h, no auditório da Sape, que fica na sede da Secretaria no Centro Administrativo.
 
Após a bem-sucedida primeira fase da Campanha contra a Febre Aftosa, realizada de 1º a 30 de maio deste ano, o Rio Grande do Norte entra na 2ª etapa da imunização do rebanho potiguar. Entre os dias 1º e 30 de novembro, serão disponibilizadas 900 mil vacinas aos criadores, podendo superar a marca de 91,3% do total comercializado no semestre passado, quando foram vacinadas quase 900 mil cabeças. O número representa mais de 10% do índice de vacinação registrado em 2010.

* Inep estuda colocar matemática e redação em dias diferentes do Enem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou que vai avaliar a queixa de muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consideraram o segundo dia de provas, com linguagens, matemática e redação, muito cansativo. A prova teve até 5h30 de duração.

O órgão também pode dar mais espaço no caderno de provas para o candidato fazer contas e anotações. No entanto, o Enem continuará tendo 180 questões distribuídas em quatro áreas de conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos). A próxima edição do exame será nos dias 28 e 29 de abril de 2012.

* Caraúbas: Dia D de Diagnostico e Prevenção das Diabetes e Hipertensão‏.

Dentro das atividades propostas pela Secretaria Municipal de Saúde de Caraúbas, as Equipes de Saúde da Família - ESF, irão realizar nesta quarta-feira dia 26 de Outubro o Dia "D" de Diagnostico e Prevenção das Diabetes e Hipertensão. Caminhadas, aferição da Pressão Arterial e o Teste Rápido para diagnosticar a Diabetes, são algumas das atividades que serão desenvolvidas pelas Equipes.
SMS.

* Greve da administração indireta deve acabar hoje.

Um desfecho para a greve dos servidores da administração indireta será definido hoje, sem que as categorias tenham ganho real. Das oito entidades que deflagraram greve no início do mês, somente três resistiam às pressões do governo. Na manhã de ontem, os servidores da Fundação José Augusto decidiram, em assembleia geral realizada na sede, pelo retorno às atividades a partir de hoje. Em assembleia marcadas para hoje às 9h, o Detran, e às 10h, a Emater, em greve há 22 dias, podem seguir o mesmo posicionamento.