sexta-feira, 28 de outubro de 2011

* Terremoto atinge costa peruana.

Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a costa do Peru nesta sexta-feira (28). A informação foi confirmada pelo o Serviço Geológico dos EUA, dando conta de que o tremor teria ocorrido 15h54, no horário de Natal. O epicentro do tremor, no entanto, está a 51 km da cidade de Ica, distante 286 km da capital, Lima.

De acordo com informações de agências internacionais, prédios em Ica chegaram a tremer, provocando pânico entre a população, que deixou os prédios e seguiram para as ruas. Com menos intensidade, o abalo também foi sentido em localidades no centro e no sul do país.

Apesar do epicentro estar no mar, não houve alerta de tsunami por parte do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, dos EUA. Também não há relatos sobre vítimas ou danos.

* Mais de 50 milhões de brasileiros já acessam internet por banda larga.

Com taxa de crescimento de 67 novas conexões por minuto, o Brasil atingiu em setembro a marca de 50,7 milhões de acessos à banda larga. Os números são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que informa ainda que a quantidade de novos assinantes foi 60% superior à média de 2011.

Foram 2,9 milhões de pessoas que passaram a utilizar o serviço de internet rápida em setembro e 16,2 milhões de novos consumidores desde janeiro. Em 2010, nos nove primeiros meses do ano, os novos consumidores somaram 10,8 milhões de pessoas, crescimento de 50% em 2011.

A ampliação do acesso à banda larga é uma tendência que vem sendo confirmada pelos números. De acordo com a Telebrasil, nos últimos dois anos, a quantidade de pessoas que passaram a acessar o serviço mais que dobrou. Foram 33 milhões de novos assinantes nesse período.

* Presidente do PCdoB no RN admite que escândalo pode trazer prejuízo político.

O PCdoB do Rio Grande do Norte, assim como a Executiva Nacional da legenda, segue solidário ao ex-ministro do Esporte Orlando Silva. Depois da demissão, o presidente do partido no estado, Antenor Roberto, afirmou que as denúncias são fruto de uma "disputa de classes" e que confia na inocênia do correligionário. No entanto, o dirigente acredita que escândalo pode trazer prejuízo político à legenda, inclusive em Natal.

Enaltecendo a história de quase 90 anos do partido, Antenor Roberto acredita que as denúncias contra o ministro têm a intenção de macular a imagem da legenda. Para ele, a disputa política faz com que parte da imprensa tente mostrar os partidos de direita e esquerda "como gatos pardos, todos iguais". "O que não é verdade. Temos que defender a história do nosso partido e defender o nosso espaço, porque o PCdoB não caiu no Governo de pára-quedas", disse.

* Potiguar faz novo ensaio para concurso Miss Bumbum 2011; confira.

Foram divulgadas nesta sexta-feira (28) as fotos das 27 candidatas ao título de Miss Bumbum Brasil 2011, e o Rio Grande do Norte também está representado. A candidata potiguar trata-se de Munissa Cardoso, de 27 anos.
   (Divulgação)
O concurso, que tem o objetivo de escolher a brasileira dona do bumbum mais bonito, será promovido no dia 3 de dezembro, em São Paulo.
 (Divulgação)

A primeira etapa da competição será realizada pela internet. Os internautas podem votar no site oficial do concurso em seus bumbuns preferidos a partir desta segunda até o dia 2 de dezembro. As 10 moças mais bem colocadas participam da final.

* Edital do INSS será divulgado em dezembro.

Será divulgado no dia 23 de dezembro o edital do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado ao preenchimento de 1.875 vagas (1.500 para técnico do seguro social e 375 para perito médico). A informação foi confirmada pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves.

A Assessoria de Imprensa do instituto repassou, na última segunda-feira, dia 24, parte do provável cronograma da seleção (até a data de assinatura do contrato com a organizadora) - contrariando, assim, informações oriundas de fontes ligadas ao Departamento de Recursos Humanos da autarquia, de que o edital poderia sair em novembro.

De acordo com o cronograma, que ainda pode sofrer alterações, até 7 de novembro o INSS receberá as propostas das empresas interessadas em organizar o concurso. A organizadora será definida no dia 16 de novembro, e o contrato assinado em 2 de dezembro.

* Mais um nome para disputar uma vaga no legislativo caraubense...

Wallace Patrick durante reunião.
O ano eleitoral se aproxima e a ebulição de nomes para ocupar uma vaga no legislativo caraubense não para, desta feita, surge mais um nome, o professor Wallace Patrick (PDT), a informação foi repassada pelo seu pai o agropecuarista Alcivan Farias, que na manhã de hoje (28), confirmou a candidatura do filho nas eleições de outubro de 2012.

Wallace teve o seu nome lançado em 2008, porém por questões partidárias não chegou a registrar a sua candidatura, agora de acordo com Alcivan o mesmo irá para disputa.

Wallace Patrick é professor e um dos líderes do movimento emancipatório do Distrito de São Geraldo com relação à Caraúbas. É um jovem preparado, de boa índole, com uma família tradicional na região de São Geraldo e muitos projetos, resta agora saber se terá fôlego político até o pleito.

É aguardar...

* Édson Morais é contra chapa puro sangue e está de volta ao legislativo caraubense na próxima sessão.

O atual secretário de governo da administração"Nossa Força é Nosso povo", o vereador-licenciado Édson Morais (PTB), afirmou hoje no programa Liderança em Debate da Fm Liderança, que é contrário a ideia de uma chapa puro sangue para a eleição de 2012, Pelé com é mais conhecido, acredita que existe bons nomes para compor chapa com o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), dentro do seu arco de aliança política.

Sobre o seu retorno a câmara de vereadores, Édson acredita que está na hora de voltar, de acordo com o mesmo, a sua contribuição já foi dada a administração municipal, a partir de agora o vereador Pelé vai centrar fogo na sua campanha de reeleição. Édson Morais já ocupou duas pastas na atual administração, em momentos diferentes, no início do governo foi secretário de agricultura e nesse momento ocupa a secretária de governo.
Édson Morais vai rumo ao penta...

* PNE deverá fixar meta de investimento no setor em 8,3% do PIB.

Após meses de um intenso trabalho de análise e negociações, o relatório do Plano Nacional de Educação (PNE) está em fase final de elaboração e deve ser apresentado na próxima semana na Câmara. O projeto de lei definirá 20 metas educacionais que o país deverá atingir até a próxima década. Versão preliminar do relatório estabelece que o país deverá aumentar o investimento público em educação dos atuais 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 8,29% nos próximos dez anos.

Esse era um dos pontos mais polêmicos do plano e alvo de boa parte das quase 3 mil emendas que o projeto recebeu. A proposta inicial do governo era de que esse patamar fosse de 7%, mas houve grande pressão dos movimentos sociais para que se ampliasse o percentual para 10%. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) encontrou uma solução intermediária para a questão: determina o aumento dos investimentos para 7% do PIB até o quinto ano de vigência do PNE e para 8,29% no décimo ano de vigência do plano.

* Bom exemplo: Prefeitura de Passa e Fica paga hoje o décimo quarto salário aos professores.

Uma boa notícia para os professores da rede municipal de Passa e Fica. Hoje a Prefeitura está pagando não apenas o salário de outubro de todos os servidores, mas também o décimo quarto salário para os professores.  Os recursos par ao benefício dos professores é gestão do Fundef, Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental.

Passa e Fica, com 11 mil habitantes, é administrada por Pedro Augusto Lisboa (PMDB).

* Presidente Dilma Roussef poderá vir ao RN no final de novembro.

O Governo do Estado anunciou que a presidente Dilma Rousseff provavelmente virá ao Rio Grande do Norte no final do mês de novembro. A presidente assinará a concessão para a construção e gestão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante com o consorcio Inframerica, vencedor do leilão ocorrido na Bolsa de Valores de São Paulo-BOVESPA, em agosto.

A tentativa de trazer a primeira agenda administrativa em solo potiguar da presidente Dilma Rousseff está sendo feita pela governadora e pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves.

“Fizemos o convite a presidente, a quem chamo de madrinha do aeroporto, e ao ex-presidente Lula, o padrinho”, destaca o deputado federal do PMDB.

* Estudantes organizam protesto contra o Enem em Fortaleza.

Mais de duas mil pessoas confirmam presença, por meio do Facebook, em um protesto agendado para às 16h desta sexta-feira (28), na Praça da Impresa, no Bairro Aldeota, em Fortaleza, contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o sistema educacional brasileiro. O grupo organizador do evento em Fortaleza é formado por seis estudantes que deram o nome de ''ENEMganados'' ao protesto.

No manifesto anunciado na rede social, os estudantes dizem que o protesto não é contra os alunos do Colégio Christus, que tiveram 14 questões das provas do Enem antecipadas em um material didático distribuídos dentro da instituição, segundo o  Ministério da Educação (MEC). Os organizadores do movimento acreditam que este problema já esteja resolvido, tendo em vista que o MEC decidiu que os 639 alunos deverão refazer a prova. O protesto, segundo o grupo, é para “mostrar a força” dos estudantes que participam do Enem ou desejam prestar vestibular no futuro.

Os organizadores da manifestação pedem para que os participantesusem roupas pretas, apito e nariz de palhaço, e levar cartazes com frases como: “Educação de qualidade”, “10 % do PIB para educação”, “ENEMganados”, “Corrupção”, “Ética na escola e todos os assuntos relacionados as insatisfações do estudante com a educação no Brasil!”.

* I Encontro de Espiritualidade da Paróquia de São Sebastião em Caraúbas. É dia 30 de Outubro.

Encontro do TH

* Anúncio de fim da dupla Zéze de Camargo e Luciano repercute nas redes sociais.

Os irmãos Zezé de Camargo e Luciano se desentenderam antes de um show em Curitiba, Paraná, na noite de quinta-feira (27). Zezé entrou no palco sozinho, falou que houve um problema no camarim e que o irmão havia ido embora. Ele disse que, mesmo assim, em respeito ao público, daria seguimento ao show cantando sozinho. Mas, momentos depois, Luciano apareceu no palco anunciando que a separação da dupla está próxima. Disse que iria cumprir a agenda de shows até o fim deste ano, mas que depois deixaria o irmão cantar sozinho.O assunto rendeu três das hashtags mais comentadas nos Trending Topics, no Twitter.

Zezé, pouco antes de começar a cantar sozinho no palco, contou o que houve:.

"Teve um probleminha no camarim, meu irmão foi embora. Há dois anos quase fiquei sem meu instrumento de trabalho que é a minha voz. Eu sou muito grato, sou devoto e sou súdito do povo do Brasil. Então eu jamais vou deixar um problema de ordem pessoal envolver o meu trabalho", disse. O artista disse que ficaria por horas para explicar os motivos, mas que isso não viria ao caso, pois as pessoas estavam ali para se divertir e deu continuidade ao show.

Luciano entrou depois dizendo que irá abandonar a dupla, porque está “impossível” para ele. O cantor citou a sua saúde como motivo do fim da carreira. “É uma culpa totalmente minha e, de repente da minha saúde. Hoje vou dar o máximo de mim”.

E prometeu que irá honrar todos os compromissos.

“Até o final do ano eu vou cumprir todos os meus compromissos, mas no ano que vem o meu irmão vai continuar a carreira sozinho. E vocês vão ser, com certeza, a segunda voz que ele sempre mereceu e que ele merece pro resto da vida. Valeu de coração e obrigado”,  disse Luciano.

O fim da dupla bombou com as hashtags #QuandoUmaDuplaSertanejaSeSepara, #FimdeZezeeLuciano e Zezé e Luciano.

Camilla Camargo, flha de Zezé, se manifestou na rede: "Eu assisti ao vídeo gente, mas só acredito quando ouvir da boca do meu pai. Às vezes no calor do momento falamos coisas sem pensar.."  / "até maiores informações não tem fim de nada. Gente vou sair porque tem muita gente aqui que só quer causar. Quando souber de algo aviso tá."

Um fã que estava no show gravou o vídeo com o incidente e postou no Youtube, daí a noticia de alastrou na internet. E os comentários na redes sociais começaram.

Vinícius Vieira, o Gluglu, da Record, brincou com a separação no Twitter: "Na boa, pra mim o fim de Zezé e Luciano é pior que a morte de Michael Jackson!" / "Vem aí as novas duplas do Brasil: Bruno e Luciano, Zezé e Daniel, Marrone e Comandante Hamilton acústico Mtv no helicóptero!".

Também no twitter oficial da dupla, o desentendimento dos irmãos foi confirmado. Sobre a separação, a mensagem se limitou a dizer que a dupla continua.  
Dn Online.

* Sobre decisão do TSE, governadora Rosalba afirma que “nunca temeu perder o mandato”.

A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que nunca temeu perder o mandato. A declaração foi feita logo após o Tribunal Superior Eleitoral negar o pedido de cassação do mandato dela, em processo que tinha como autor o ex-governador Iberê Ferreira. “Estava com a consciência tranquila. Tenho as mãos limpas”, reagiu Rosalba.

Ela foi mais além e afirmou ter feito uma campanha “honesta”. “Fiz uma campanha honesta. Com trabalho. Quem tem Deus e a confiança do povo não pode temer nada”, reafirmou.

* Ministro do TSE afirma que “Rosalba Ciarlini faz pouco caso da justiça”.

Ao julgar o pedido de cassação da governadora Rosalba Ciarlini na noite de ontem, 27,  no Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Marcelo Ribeiro, embora tenha votado pela absolvição, fez do seu voto um protesto contra postura da governadora Rosalba Ciarlini. Ele lembrou que em 2006 houve acusação semelhante, onde a Rosalba Ciarlini apareceu 64 vezes na TV Tropical; na época ela tentava ser candidata ao Senado Federal. 

No processo de hoje a acusação era também de abuso de poder econômico por aparecer 104 vezes na mesma emissora de televisão.

“Em 2006 (quando Rosalba Ciarlini foi candidata ao Senado) eu votei contra cassação, mas ressaltei que havia chegado ao limite, que havia chegado perto. Quatro anos depois os mesmos fatos se repetem e com um aumento de aparições”, disse o ministro.

O ministro disse que se sente “espantado” de julgar fato semelhante quatro anos depois (dessa vez Rosalba Ciarlini acusada de abuso de poder econômico na campanha ao Governo). “A candidata (Rosalba Ciarlini) faz pouco caso do que esse Tribunal decidiu. O mesmo esquema usado e que deu problema (em 2006) ela usou agora. O Tribunal absolveu, mas mostrou que o comportamento (em 2006) não era elogiável”, afirmou.
O ministro ponderou que o grande número de aparições da governadora na imprensa não decidiu a eleição, por isso Marcelo Ribeiro votou pela absolvição.