sábado, 5 de novembro de 2011

* ENEM: Justiça decide anular questões do Enem apenas para alunos de colégio cearense.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) acatou o recurso da Advocacia-Geral da União e suspendeu a liminar que anulava 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os participantes da prova. De acordo com a decisão, essas questões serão anuladas apenas para os alunos do colégio cearense que tiveram acesso prévio às perguntas. Segundo o tribunal, os alunos cearenses não serão prejudicados uma vez que a pontuação das questões anuladas será redistribuída.

A determinação é do presidente do TRF-5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, e anula o efeito da liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará na última segunda-feira (31) a pedido do Ministério Público Federal no Ceará. Na ocasião, o juiz Praxedes Vieira da Silva afirmou que a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia. A Advocacia-Geral da União (AGU) questionou a decisão de Silva no úçtimo dia (3) à tarde entrou com um recurso pedindo que ela fosse suspensa.

* Governadora determina solução emergencial para colapso d’água no Alto Oeste.

A governadora Rosalba Ciarlini determinou ao secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e ao presidente da Caern, Yuri Tasso, que estudem soluções para resolver o grave problema de abastecimento d’água em Antônio Martins e Luis Gomes, em caráter emergencial, no Alto Oeste potiguar. O sistema entrou em colapso há 90 dias e o fornecimento está sendo feito por caminhões-pipa.

Rosalba determinou que se buscasse uma alternativa para levar água do açude de Lucrecia até Antônio Martins e do açude de Major Sales para Luís Gomes, aproveitando o projeto da adutora do Alto Oeste. “São 12 quilômetros de tubulação”, se apressa em informar o prefeito Edmilson Fernandes de Amorim, reconhecendo o esforço da governadora em regularizar o abastecimento. Segundo o prefeito, mesmo tenho chovido cerca de 800 mm no município, o açude dos porcos que abastecia Antonio Martins secou. “O volume que chegou ao reservatório da Caern não foi suficiente”, lamenta.

* Aposentados poderão ter reajuste incluído no Orçamento.

Centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados reúnem-se na próxima segunda(07) com o relator-geral do Orçamento de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para discutir o aumento real para os aposentados que ganham acima do salário mínimo.

O salário mínimo já tem uma política de reajuste baseada na variação da inflação e do produto interno bruto (PIB). Uma emenda ao projeto do Orçamento apresentada por um grupo de parlamentares reivindica reajuste equivalente à inflação mais 80% da variação do PIB de 2010.
 
Cerca de um terço de deputados já apoia a emenda com aumento real para os aposentados.

* Governo à moda antiga...

Observando a agenda da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), enviada diariamente pela sua assessoria de imprensa, é possível perceber o alto número de missas, solenidades e demais eventos sociais que contam com a presença da democrata.

Enquanto isso, o marido da gestora, Carlos Augusto Rosado, que não tem sua agenda divulgada, despacha com os secretários, prefeitos e deputados, exercendo o poder de forma paralela, de acordo com as revelações de fontes ligadas ao governo.

A gestão do casal Rosado é no estilo à moda antiga, quando as mulheres dos gestores ganhavam destaque pela participação na sociedade e o homem tomava as decisões políticas e administrativas.

A diferença é que, no passado, o homem era eleito e a mulher figurava de primeira dama. Na atualidade, o povo votou na mulher e deu o mandato ao homem. Há quem diga que o modo Rosado de governar envergonha a classe feminina.

Por enquanto, os resultados do governo não têm agradado à população. Mas só saberemos se a fórmula deu certo no final da gestão. 
Visão Política.

* SÃO RAFAEL : Agricultor encontra ossada humana em município potiguar.

Um agricultor de 66 anos encontrou uma ossada humana enquanto trabalhava preparando roçado para o plantio no Sítio Bezerro, zona rural de Rafael Fernandes/RN.

Familiares de uma mulher desaparecida desde o dia 11 de outubro deste ano, identificada como Josefa Dantas Pessoa, de 51 anos, acreditam que os restos mortais pertençam a ela.

Dois irmãos de Josefa Dantas informaram que reconheceram uma prótese dentária e as roupas encontradas como sendo de sua irmã.  

O corpo foi encontrado no início da tarde de quinta-feira, 3, por volta das 12h50. Josefa Dantas foi vista pela última vez no Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN.

Segundo relatou um perito do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró, inicialmente pelo estado em que o corpo se encontrava a morte pode ter sido há mais tempo do que o informado do sesaparecimento da senhora Josefa. Mesmo com a afirmação e reconhecimento dos familiares, o corpo foi levado para a sede do Itep em Mossoró/RN para fazer uma análise mais detalhada e a para a apuração da morte.
Ossada encontrada...
Dn Online.

* Garibaldi não acredita na reaproximação política entre Robinson e Rosalba.

O ministro da Previdência Garibaldi Filho declarou a imprensa que não acredita na reaproximação política entre o vice-governador Robinson Faria e o Governo de Rosalba Ciarlini.

Garibaldi lamentou o rompimento, afirmando que isso era algo que ninguém previa. O ministro evitou tecer maiores comentários a respeito das razões que provocaram o rompimento.

* Estadão: Comandada por réu no Supremo, CCJ inclui na pauta anistia a mensaleiros.

O Estadão de hoje mostra que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pretende anistiar os mensaleiros. O detalhe é que a CCJ é presidida por um dos réus, o deputado federal João Paulo Cunha (PT).
Veja trecho da matéria:

“O projeto que anistia os deputados cassados pela Câmara no escândalo do mensalão, descoberto em 2005, foi incluído na pauta da reunião da próxima quarta-feira da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal comissão da Casa. O presidente do colegiado e responsável por definir a pauta é o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), um dos réus no processo sobre o tema que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta polêmica é de autoria do ex-deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) e beneficiaria José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-SP) – os três foram cassados e também são réus no processo do STF. Se aprovada a anistia, eles poderiam disputar a eleição. A cassação os privou dos direitos políticos por oito anos.

Amorim argumenta na justificativa do projeto que a Câmara absolveu a maioria dos deputados citados no esquema o que, na visão dele, tornaria injusta a manutenção da punição somente aos três cassados.”

* Vereador propõe municipalizar o trânsito em Caraúbas.

O vereador Edson Morais, que é líder do governo na Câmara Municipal, está propondo a municipalização do trânsito de Caraúbas, em seu retorno a Câmara Municipal, depois de uma temporada auxiliando o governo Ademar Ferreira, na Secretaria de Governo.

Pelé, como é mais conhecido o vereador, disse que está preocupado com o trânsito complicado da cidade, especialmente em dias de feiras livres, quando o tráfego pelas ruas centrais se torna quase impossível, inclusive com pequenos acidentes. Atualmente a Polícia de Trânsito de Mossoró, atendendo ao Ministério Público Estadual, está fazendo um trabalho de repreensão nas ruas de Caraúbas, que consiste em apreender motos que estejam com documentação em atraso e/ou devido a falta de CNH do piloto. 

O vereador explica que a Polícia de Trânsito fez trabalho preventivo antes e esta conscientização também foi aplicada nas escolas, mas mesmo assim o trânsito continua caótico e que seria melhor organizado se passasse para o comando do município. 

Diante do quadro, o vereador Pelé abriu os debates na Câmara Municipal para municipalizar o trânsito. Quer tomar como exemplo o trabalho burocrático e agora prático no município de Mossoró. “O que queremos é o melhor para Caraúbas”, destaca Pelé. 
ACPMC.