terça-feira, 8 de novembro de 2011

* Deputado cobra instalação de núcleo avançado da UERN em Macaíba.

O município de Macaíba precisa de um Núcleo Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). É no que acredita o deputado estadual Dibson Nasser (PSDB). Nesta terça-feira (08), o parlamentar teve a confirmação de que a Assembleia Legislativa aprovou um requerimento de sua autoria que solicita a instalação do núcleo.

"Macaíba é uma das principais cidades do estado e merece receber um núcleo avançado da UERN. Estou satisfeito com o apoio dos demais deputados e vou continuar cobrando para que a cidade consiga cada vez mais benefícios", disse o parlamentar.

O requerimento nº 1604/2011 será encaminhado à direção da UERN e à Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, que receberão o pleito do deputado e analisarão a possibilidade de que a cidade seja contemplada. 
Com informações da assessoria do deputado.

* AVISO DA TOMADA DE PREÇO Nº. 008/2011. PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE LOCALIZADA NO 1° DE MAIO/CARAÚBAS.

A Presidente da Comissão Permanente de Licitação - C.P.L - no uso de suas atribuições legais e na forma do que determina a Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores torna publico a Tomada de Preços 008/2011, objetivando a execução das Obras de Construção de uma Unidade Básica de Saúde, localizada no PA 1º de maio, zona rural, cep: 59.780-000, Município de Caraúbas-RN - a ser custeada com recursos do Governo Federal - Ministério da Saúde – Portaria nº 2226/2009 – Política Nacional de Atenção Básica, Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde para Equipes de Saúde da Família, que será efetivada as 10h00min. do dia 29/11/2011, na sala da Comissão de Licitações na Prefeitura Municipal. O Edital contendo maiores informações se encontra a disposição dos interessados na sede da Prefeitura Municipal sito na rua Dr. Manoel António, 64, centro. cep: 59.780-000, Caraúbas RN, Em 08 de novembro de 2011 – VANIA MARIA PRAXEDES DE SALES – Presidente da Comissão Permanente de Licitação – C.P.L.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS-RN.

* Estudo de Demanda...

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte em conjunto com o Pòlo UAB "Sertão das Caraubeiras" estamos realizando um estudo de demanda para enviar à Natal objetivando que a UFRN implante o Curso de Licenciatura em Educação Física em Caraúbas.
 
É um momento importante para todos. É necessário preencher a ficha anexa e encaminhar para o Prof. Marcos Roberto (pode ser inclusive a noite na Escola Estadual Sebastião Gurgel) até sexta-feira, ou enviar por e-mail (marcos.rfg@r7.com).
 
Na ficha coloca-se o nome completo e o e-mail (não tendo e-mail o número do telefone). Gostaria de contar com o apoio de todos.
Abraços.
Prof. Marcos Roberto.

* Se cuida ROSA, para não virar Borboleta...

Já a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) apresentou uma aprovação de 25% entre os entrevistados da Certus em Natal. O índice de desaprovação ao governo bateu a casa dos 57,86%.

Não sabe somou 15%; e Não respondeu, 2%.
Governadora Rosalba Ciarlini apresenta neste momento um alto índice de desaprovação.

* Micarla de Sousa amarga mais de 90% de desaprovação...

A Certus Pesquisa e Consultoria indagou os entrevistados sobre a aprovação ou desaprovação à forma como Micarla de Sousa (PV) vem administrando Natal.

Segundo o instituto, Micarla é aprova por apenas 6,71% dos entrevistados. A desaprovação atinge 90,86%.

Não sabe, 1,86%; Não respondeu, 0,57%.
Micarla de Sousa: altos índices de rejeição e desaprovação à forma de governar Natal.

* Na pesquisa Certus, prefeita Micarla é a mais rejeitada com 60,86%.

A pesquisa Certus, divulgada hoje pelo portal No Minuto, apontou que a prefeita de Natal Micarla de Sousa é a mais rejeitada entre os pré-candidatos a prefeito da capital potiguar.

 Confira os números:
Micarla de Sousa: 60,86%
Wilma de Faria: 6,29%
Fábio Faria: 5,29%
Carlos Eduardo: 4%
Felipe Maia: 3%
Fernando Mineiro: 2,43%
Rogério Marinho: 2,29%
Hermano Morais: 0,57%

* Pesquisa Certus: Carlos Eduardo 38,43%, Wilma 25,57% e Rogério 6,29%.

A mais nova pesquisa para prefeito da capital potiguar. Realizada pelo Instituto Certus, a estatística mostra liderança do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) em segundo lugar.

Veja os números:

Carlos Eduardo: 38,43%
Wilma de Faria: 25,53%
Rogério Marinho: 6,29%
Hermano Morais: 4,57%
Felipe Maia: 3,29%
Micarla de Sousa: 1,57%
Fábio Faria: 0,86%

Nenhum dos citados somou 10,29%; Não sabe somou 4,14%; e 0,43% não respondeu.

A Certus realizou 700 entrevistas domiciliares.
Nominuto.

* Ex-prefeita de Brejinho é solta por determinação judicial.

A ex-prefeita de Brejinho, Ivonilde Matias Xavier, foi solta do Centro de Detenção Provisório Feminino de Parnamirim, na manhã dessa terça-feira (08) por determinação judicial.

Ela havia sido presa pela Polícia Federal após terem sido encontrados em sua residência, uma enorme quantidade de documentos, originais, referentes a convênios federais, prestação de contas, e a licitações, da época em que administrou o município e que haviam sido subtraídos da prefeitura.

A ex-prefeita deverá responder a mais este processo, em liberdade, já que responde a outros inquéritos na PF por irregularidades detectadas pela Controladoria-Geral da União.

* Funcionários públicos da saúde do Estado fazem parada de advertência por dois dias.

Servidores públicos da saúde do Rio Grande do Norte realizam a partir de hoje e se estenderá até amanhã (09) uma paralisação de advertência no intuito de abrir as negociações da pauta de reivindicações 2011 com o Governo do Estado. A paralisação dessa terça-feira prevê um ato público no Giselda Trigueiro, a partir das 9h, onde se concentrarão os servidores de Natal. Já na quarta-feira a movimentação acontece em Caicó, a partir das 9h.

Segundo informações, os servidores entregaram a pauta de reivindicações ainda em maio, no entanto, até agora, não conseguiram abrir as negociações. A pauta de 2011 pede um reajuste de 7,01% (inflação acumulada até abril 2011), criação da tabela de incentivo à qualificação (vetada quando o Plano de Cargos foi implantado em 2006), reajustes nas gratificações, contratação de concursados e condições de trabalho.

Além das novas reivindicações, os servidores também lutam para que os plantões indenizatórias realizados entre agosto de 2010 e abril de 2011 sejam pagos.

* Drogas chegam a 90% dos municípios potiguares.

A segunda pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que em 90,9% dos municípios do Rio Grande do  Norte ocorrem consumo de drogas. O percentual cai para 88,43% quando se faz referência à circulação de drogas, segundo o relatório divulgado em Brasília, ontem à tarde, pelo presidente da instituição, o gaúcho Paulo Ziulkoski.

Em contrapartida, o relatório “Observatório do  crack” mostra que o País, assim como os estados e municípios ainda estão rastejando, quando se trata da implementação de políticas públicas e execução de ações de combate à droga.

De acordo com o relatório, no Rio Grande do Norte foram pesquisados 121 dos 167 municípios, dos quais,  mais de 88,33% responderam que não possuem Conselho Municipal Antidrogas (Comad), assim como, a grande maioria não respondeu se tem uma das três modalidades de  Centros de Referências de Assistência Social (Creas), ou ainda Centros de Atenç ão Psicossocial (Caps) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), bem como 93 municípios não responderam se possuem Conselhos Tutelares.
Da Tribuna do Norte

* Consultas ao 6º lote de restituição do IR serão abertas nesta quarta-feira.

As consultas ao sexto lote do Imposto de Renda Pessa Física (IRPF) de 2011, ano-base 2010, serão abertas na próxima quarta-feira (9), a partir das 9h, disse a Secretaria da Receita Federal, conforme.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 16 de novembro. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

* Polícia Federal prende ex-prefeita de Brejinho.

Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, a Polícia Federal prendeu em flagrante na manhã da ontem (07) Ivanilde Matias, ex-prefeita de Brejinho/RN, município localizado na microrregião do Agreste Potiguar, distante cerca de 50 km de Natal, acusada de supressão e ocultação de documento público, crime previsto no art. 305 do Código Penal Brasileiro.

A mulher recebeu voz de prisão no momento em que durante as buscas foram encontrados em um dos cômodos da sua residência, localizada no centro daquela cidade, uma enorme quantidade de documentos originais  referentes a convênios federais, prestação de contas, licitações, etc., os quais datam da época em que ela administrou o município e que haviam sido subtraídos do prédio da prefeitura.
A ex-prefeita é acusada de cusada de supressão e ocultação de documento público 
A ex-prefeita é acusada de cusada de supressão e ocultação de documento público.

* Dr. Flávio Côrte não é mais o Promotor Titular de Caraúbas.

Desde ontem (07), a Promotoria Pública de Caraúbas já não conta mais com a titularidade do Promotor de Justiça Dr. Flávio Côrte, o mesmo apesar de continuar respondendo e atendendo no Ministério Público local, já está trabalhando na cidade de Mossoró/RN, porém a pedido, Dr. Flávio vai continuar atendendo em parceria com a nova promotora que passará a titular a partir do dia 25 de Novembro do corrente.

Dr. Flávio Solicitou a prorrogação da sua estada na promotoria local para concluir algumas ações pendentes, apesar de ter adotado algumas medidas "polêmicas", o trabalho de Dr. Flávio Côrte é reconhecido pela sociedade caraubense. 
Dr. Flavio Côrte já está atuando no MP de Mossoró.

* Caraúbas em 2009 de acordo com o IFDM.

Confira a realidade do município de Caraúbas de acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal ( IFDM) tendo por base o ano de 2009.
CARAÚBAS - RN (2009)
IFDM E ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO
Alto desenvolvimento
(superiores a 0,8 pontos)
  Desenvolvimento moderado
(entre 0,6 e 0,8 pontos)
  Desenvolvimento regular
(entre 0,4 e 0,6 pontos)
  Baixo desenvolvimento
(inferiores a 0,4 pontos)

* VEJA O RANKING DAS 60 CIDADES MELHORES COLOCADAS/V & C/FIRJAN/ ANO BASE 2009..


Municipio
IFDM
Emprego
& Renda
Educação
Saúde
Natal
0,8012
0,8819
0,724
0,7975
Mossoró
0,7364
0,7319
0,7729
0,7043
Apodi
0,7201
0,5981
0,7287
0,8334
Parnamirim
0,7196
0,5768
0,7119
0,8701
Itaú
0,6991
0,4726
0,7756
0,8491
Acari
0,6958
0,4018
0,8323
0,8532
Campo Redondo
0,6942
0,5462
0,7156
0,8208
Pau dos Ferros
0,6924
0,3745
0,7703
0,9323
Major Sales
0,6913
0,3111
0,8124
0,9504
10º
Ipueira
0,6911
0,2657
0,8809
0,9267
11º
Macau
0,6896
0,5804
0,7064
0,7821
12º
Serra do Mel
0,6856
0,6376
0,7390
0,6804
13º
Alto do Rodrigues
0,6853
0,5833
0,7295
0,7431
14º
Jardim do Seridó
0,6816
0,3675
0,7783
0,8991
15º
Riacho de Santana
0,6802
0,2901
0,8065
0,9441
16º
Santana do Seridó
0,6800
0,3025
0,8835
0,8539
17º
São José do Seridó
0,6743
0,3962
0,8401
0,7866
18º
São F. do Oeste
0,6737
0,3444
0,7177
0,9591
19º
G.Dix-Sept Rosado
0,6730
0,6293
0,6622
0,7274
20º
Caicó
0,6676
0,4268
0,7525
0,8235
21º
Goianinha
0,6641
0,5199
0,7088
0,7635
22º
Equador
0,6635
0,3161
0,7653
0,9091
23º
Doutor Severiano
0,6569
0,3244
0,7970
0,8494
24º
Caraúbas
0,6563
0,4502
0,7652
0,7535
25º
São J do Sabugi
0,6535
0,2642
0,8556
0,8408
26º
Cerro Corá
0,6533
0,4632
0,7231
0,7735
27º
Tenente Ananias
0,6529
0,3324
0,6760
0,9503
28º
Viçosa
0,6527
0,2867
0,7557
0,9156
29º
Guamaré
0,6523
0,4904
0,7103
0,7563
30º
Parelhas
0,6496
0,3200
0,7578
0,8711
31º
Felipe Guerra
0,6478
0,3568
0,8412
0,7453
32º
Angicos
0,6463
0,3895
0,6734
0,8761
33º
Água Nova
0,6460
0,2764
0,6849
0,9768
34º
Ten.Laurentino
0,6456
0,2903
0,8266
0,8199
35º
Portalegre
0,6455
0,3422
0,7453
0,8489
36º
Lajes
0,6451
0,3452
0,7259
0,8643
37º
Messias Targino
0,6451
0,2924
0,7957
0,8470
38º
Lagoa de Velhos
0,6424
0,4584
0,7310
0,7378
39º
Taboleiro Grande
0,6424
0,2436
0,7558
0,9277
40º
Vera Cruz
0,6408
0,4353
0,6931
0,7939
41º
Georgino Avelino
0,6406
0,3392
0,7632
0,8193
42º
Currais Novos
0,6401
0,3561
0,7618
0,8025
43º
Areia Branca
0,6365
0,4530
0,7521
0,7045
44º
Ouro Branco
0,6363
0,2860
0,7577
0,8652
45º
Martins
0,6355
0,3532
0,7643
0,7891
46º
Luís Gomes
0,6342
0,3190
0,7005
0,8830
47º
São Miguel
0,6341
0,3848
0,7201
0,7972
48º
Severiano Melo
0,6332
0,2981
0,7827
0,8189
49º
São Fernando
0,6324
0,3220
0,7387
0,8366
50º
Carnaúba/Dantas
0,6324
0,3121
0,7597
0,8255
51º
Cruzeta
0,6284
0,2931
0,8124
0,7796
52º
Florânia
0,6274
0,3847
0,7526
0,7450
53º
Serra N. do Norte
0,6255
0,3048
0,7430
0,8288
54º
Bodó
0,6252
0,3770
0,7451
0,7535
55º
Passagem
0,6250
0,3020
0,7740
0,7991
56º
Jaçanã
0,6243
0,3354
0,7354
0,8022
57º
Baía Formosa
0,6238
0,3828
0,7147
0,7741
58º
José da Penha
0,6235
0,2731
0,6339
0,9635
59º
Timbaúba/Batistas
0,6228
0,2689
0,7888
0,8107
60º
Rodolfo Fernandes
0,6221
0,2541
0,7632
0,8491

* Prefeituras querem previdência própria.

As prefeituras do Rio Grande do Norte, que estão endividadas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), estão trabalhando para implantar o regime próprio de Previdência Social, de forma planejada, organizada e com base numa forte parceria montada com o Ministério da Previdência, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), prefeito Benes Leocádio, informou que os primeiros passos já estão sendo dados. Tem os exemplos dos municípios que já implantaram e estão funcionamento relativamente bem. Para aproximar os bons exemplos dos que ainda não implantaram, a Femurn realizou o evento "Previdência Social em Debate", promovido pelo Ministério da Previdência Social com o apoio da UFRN.

Durante a palestra de sensibilização, os prefeitos Jaime Callado, de São Gonçalo do Amarante, e Francisco Néri de Oliveira, de Doutor Severiano, falaram sobre as vantagens para os municípios e para os servidores da implantação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O prefeito Ronaldo Teixeira, de Angicos, disse que o encontro foi bastante esclarecedor.

* Eleições Diretas para Diretores de Escolas serão realizadas até dia 30.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) fortalece a democracia na rede de ensino e promove eleições diretas para diretores e vice-diretores até dia 30 de novembro deste ano.

As eleições acontecerão em 326 Escolas Estaduais abrangendo os municípios circunscritos às 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação) e a todas as regiões do Rio Grande do Norte. "O processo democrático é muito importante para a nova gestão escolar. A representação dos alunos é algo positivo para o crescimento educacional da Escola, que tem que focar o ensino e a aprendizagem como sua meta principal", destacou a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho.

Com este processo de escolha de gestores pelo voto direto de professores, funcionários, alunos e pais de alunos, o Governo do Estado garante a continuidade e expansão da ação democrática na rede estadual de ensino, além de promover a abertura da Escola Pública para a participação efetiva da comunidade.

Têm direito a votar todos os alunos, a partir de 12 anos de idade, matriculados nas Escolas Estaduais que terão eleições diretas, além dos funcionários e professores do quadro do Estado que trabalham na Escola e o pai ou responsável por aluno (vota o pai ou a mãe, ou o responsável que assinou a matrícula).

* Lupi diz que não compactua com corrupção e que vai se defender de denúncias feitas por revista.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, vai convocar uma entrevista coletiva para se defender das denúncias feitas pela revista Veja desta semana, segundo a qual o assessor especial e coordenador-geral de Qualificação do ministério, Anderson Alexandre Santos, operava um esquema de cobrança de propina de organizações não governamentais (ONGs) que tinham contratos com a pasta.

Segundo Lupi, as instituições citadas pela revista não receberam recursos do ministério. "Acho estranha essa denúncia porque ela é vazia, não tem autor. As duas instituições que dizem ter sofrido a extorsão, não receberam dinheiro, não foi repassado [recurso]", disse o ministro à Agência Brasil.

Lupi ressaltou que vai abrir uma sindicância interna e pedir ao Ministério Público para investigar as denúncias da revista. Ele já pediu ao Ministro da Justiça uma investigação da Polícia Federal sobre o caso. Ainda no sábado (05), o ministro afastou o assessor acusado pela revista de envolvimento em irregularidades.
carlos-lupi
Eu vou cai também...

* Assassino de cinegrafista da Band já foi identificado.

A Polícia Civil do Rio acredita que o assassino do cinegrafista Gelson Domingos da Silva, da TV Bandeirantes, morto com um tiro no peito domingo pela manhã, pode estar entre os presos e mortos durante a operação na Favela de Antares, na zona oeste da cidade. Ontem, a PM prendeu mais um suspeito, detido com um comparsa quando deixava a favela em uma moto. Com eles, a PM encontrou uma pistola ponto 40 e 400 papelotes de cocaína. Os presos foram identificados como Marcio dos Santos Cruz, o Longa, de 23 anos, e Clayton da Silva Ignácio, de 20.
Colegas e amigos se despedem do cinegrafista da Band, atingido por um tiro de fuzil no peito 
Colegas e amigos se despedem do cinegrafista da Band, atingido por um tiro de fuzil no peito.
O tiro que atingiu Gelson atravessou o corpo e o projétil não foi recolhido pela perícia. Como não será possível o confronto de balística, os peritos da Divisão de Homicídios (DH) trabalham na ampliação das últimas imagens registradas pelo cinegrafista e no cruzamento de informações dos depoimentos das testemunhas para produzir prova contra o autor do disparo.

* ONG citada pela Veja está com atividades suspensas.

O Instituto Êpa, ONG potiguar citada na reportagem da última edição da revista Veja que revelou um suposto esquema de propinas no âmbito do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), está de portas fechadas, segundo informações de uma funcionária que pediu para não se identificar. O motivo da suspensão das atividades seria a interrupção dos repasses dos convênios realizados entre a entidade e o MTE. A TRIBUNA DO NORTE foi informada ainda que o responsável pelo instituto, de nome Cid Figueiredo, não estaria presente porque havia viajado para Assu, no interior do Rio Grande do Norte. A Êpa também tem denominação de 'Espaço de Produção ao Desenvolvimento Sustentável'. Ela foi constituída em 2005 com finalidade social e ambiental.
Na sede do Instituto Êpa, em Lagoa Nova, portas estão fechadas e funcionários confirmam paralisação 
Na sede do Instituto Êpa, em Lagoa Nova, portas estão fechadas e funcionários confirmam paralisação
A revista Veja informou que há pouco mais de um mês o ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB), reuniu-se com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a pedido de um dirigente do Instituto Êpa, na tentativa de fazer com que o MTE retomasse um programa de qualificação profissional firmado com a entidade. Um dos projetos firmados tinha como objetivo principal qualificar em caráter emergencial três mil trabalhadores no setor da construção civil nos municípios do Vale do Açu no período pós-enchentes. Um outro visava  atender 1.559 membros de famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família em Natal, Paraíba e Alagoas. É nesse contrato onde aparece o nome de uma outra responsável pela entidade: Aurenísa Celestino Figueiredo aparece como diretora-administrativa da ONG. A Êpa também firmou parceria com o MTE para desenvolver ações de qualificação a 760 profissionais voltadas para o setor da indústria nacional e Petróleo e Gás Natural.
Tn Online.

* Reativado Abastecimento de Carros-Pipa da Defesa Civil em Caraúbas.

Um problema a menos no tocante a deficiência do Abastecimento D’água no município de Caraúbas. Na sexta feira, dia 04, O Ministério da Integração Nacional reativou a sistemática de abastecimento d’água através da Defesa Civil. A informação é do Coordenador da Defesa Civil caraubense Lucinaldo Souza-Naldo do Recanto-.

Este abastecimento d’água é feito por 3 carros-pipa , em 70 comunidades rurais o que beneficia diretamente 4.196 pessoas, o que representa investimentos por mês de R$ 45.000,00, recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional e operacionalizado pelo Exército Brasileiro do através 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Natal-RN.

Mais 4 comunidades rurais foram incluídos nos beneficiários com o abastecimento dos carros-pipa da Defesa Civil.

Maiores Informações poderão ser beneficiadas pelo telefone 96700201 e falar com Lucinaldo Souza-Naldo do Recanto, coordenador da Defesa Civil do município de Caraúbas. 

* Servidores temem que Governo acabe com Centrais do Cidadão no interior.

Deu no blog do Pedro Carlos...
Conversei com dois funcionários da Central do Cidadão de Macau e ouvi deles que há um verdadeiro pânico generalizado dentre os servidores destes locais. É que ontem rolou um boato de que as centrais serão desativadas no Rio Grande do Norte, com exceção de duas de Natal e a de Mossoró. Todas as demais seriam desativadas e os serviços voltariam a serem feitos de maneira descentralizada, com cada organismo em suas sedes próprias.

Explicação
Segundo ouvi dos funcionários — a maioria contratados já que nunca foi feito concurso para as centrais do cidadão —, a explicação é a de que o Estado estaria alegando contenção de despesas. O fato, no entanto, é que se isso for verdade, a meu ver será um grande retrocesso. As centrais do cidadão são um avanço, que facilitam e muito a vida dos potiguares. Desativar o serviço seria um desserviço à sociedade. Já passei a pauta para os colegas aqui do CT e dentro em greve deveremos ter um pronunciamento oficial sobre o assunto por parte do Governo do Estado.

Sucateadas
Nunca é demais lembrar que as centrais do cidadão estão sucateadas, enfrentando problemas seriíssimos. Quer uma prova? Em Macau, o serviço de emissão de carteiras de identidade ficou suspenso por 45 dias devido à falta de internet e telefone na sede da Central do Cidadão. Detalhe: o motivo foi o corte das prestadoras do serviço por falta de pagamento. E olhe que estou falando em um município médio. Já pensou nos municípios menores? O Estado tem o dever de se pronunciar.