quarta-feira, 9 de novembro de 2011

* Vestibular terá recorde de 30 mil candidatos; confira locais de prova.

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) divulgou nesta quarta-feira a demanda total de candidatos do Vestibular 2012, que alcançou o recorde de 30.125 inscritos para 6.209 vagas. Até então, o recorde havia sido de pouco mais de 28 candidatos no vestibular do ano passado.

O Curso de Medicina apresentou a maior demanda com 38 candidatos por vaga, seguido de Psicologia com 17 por vaga e Arquitetura com 11 candidatos por vaga.

Clique aqui para conferir a demanda do seu curso

A Comperve também disponibilizou nesta quarta-feira a consulta aos locais de prova que serão aplicadas simultaneamente na Grande Natal, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Santa Cruz.

Clique aqui e confira o local de prova.

* Pelé sobre Xuxa: "Se ela se lembra do meu pé, imagina do resto...".

O bem humorado Pelé participou nesta terça-feira (08) do lançamento do seu livro "Primeiro Tempo", que conta o início da trajetória do "Rei do Futebol". A informação foi publicada pelo portal UOL nesta quarta-feira (09).

Segundo o portal, sentado em uma poltrona e ouvindo as mais diversas perguntas dos jornalistas, não faltou ao eterno camisa 10 muita descontração e algumas cutucadas.

A principal delas foi direcionada a apresentadora Xuxa. Cerca de dois meses atrás, a ex-namorada do Rei havia dito que o pé de Pelé era uma das coisas mais nojentas que já havia visto na vida. Ele então respondeu: "Eu estava viajando e fiquei sabendo do que foi dito. Eu não sei quem é essa apresentadora. Mas se ela se lembra do meu pé, imagina do resto", brincou.
 É realeza demais...

* Inauguração do CRAS do Leandro Bezerra foi adiada.

Devido a algumas pendencias burocráticas encontradas perante a Caixa Economia Federal, a entrega da sede própria do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Leandro Bezerra, que estava marcada para o próximo dia 12 foi adiada.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Josilene Ferreira, já estão sendo providenciadas em regime de urgência por parte do município toda a documentação burocrática requerida pela caixa.

A nova data para a entrega do benefício ainda não foi marcada, mas o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), também está trabalhando junto a caixa para ter a liberação o quanto antes para realizar a inauguração da estrutura.

O prédio conta com uma sala para recepção, três cômodos para atendimentos, cozinha, uma salão para o auditório e quatro banheiros, sendo dois adaptados para deficientes e custou ao todo R$ 153.997,21. O CRAS terá além de toda uma equipe para atender a população um Psicólogo e um Assistente Social. Ainda conforme as informações da Secretária os trabalhos do CRAS do bairro Leandro bezerra continuarão sendo realizados no mesmo prédio em que funciona atualmente. 
 A obra já está pronta...

* Assistência Social começa recadastramento para o Programa do Leite nesta quinta (10).

O município de Caraúbas está entre os 40 do Rio Grande do Norte no novo programa piloto da  distribuição de leite a população. Todos os beneficiados serão recadastrados conforme as exigências da resolução 37 de 9 de novembro de 2009. O trabalho de recadastramento começa nesta quinta-feira. Cada região terá um coordenador para atender o cidadão.

A primeira reunião para tratar da mudança foi realizada no dia 7, em Natal, com a presença do
vice-prefeito Alcivan Viana e da secretaria de Assistência Social Jusilene Fernandes. O prefeito Ademar Ferreira já havia agendado outras reuniões e não pode estar presente.

Em Caraúbas, a secretária Jusilene Fernandes e o vice-prefeito Alcivan Viana passaram as
instruções para os coordenadores do programa nos pólos do município e buscaram parceria  com a secretária Sheyla Gurgel, da SPOCAMPO, para beneficiar o máximo possível.

Hoje a secretaria Jusilene Fernandes entrou em contato com o coordenador Estadual Rubens
Carneiro e já recebeu nova convocação para na próxima terça-feira já ir de novo a Natal, desta vez acompanhada com o prefeito Ademar Ferreira, fechar o acordo oficialmente.

Em contato com a Assessoria, Rubens disse que não poderia precisar o número de pessoas que serão beneficiadas em Caraúbas, mas destacou que depois de feito o cadastro nos próximos dias, poderá já ter uma noção mais aproximada de quantas pessoas receberão leite.

Quem poderá se cadastrar para receber o leite do Governo?

Art. 3º Os beneficiários consumidores do Programa PAA - Leite são famílias com renda mensal per capita de até ½ (meio) salário mínimo e que tenham, entre seus membros, pessoas em alguma das seguintes condições:

I - Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal;

II - Crianças de 2 até 7 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com
controle de vacinas em dia;

III - Nutrizes até 6 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida 
da criança;

IV - Pessoas com 60 anos ou mais;

V - Outros, desde que justificado e autorizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN;

§ 1º Os beneficiários terão direito a 1 litro de leite por dia até o limite de 2 litros por família.

§ 2º As crianças cadastradas até a data de publicação desta Resolução com idade de até 2 (dois) anos permanecerão como beneficiárias do Programa até a idade limite prevista no Inciso
II deste Artigo.

§ 3º Para efeitos de cadastramento, o beneficiário titular deverá ser o responsável pela família, devendo ser registrado na ficha de cadastro o membro familiar que atende a um dos requisitos
listados acima.
ACPMC.

* Pedido de vista adia decisão sobre Ficha Limpa no Supremo.

Um pedido de vista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa adiou nesta quarta-feira (09) uma decisão sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012. Não há data para que seja retomado o julgamento.

Em vigor desde junho de 2010, a Ficha Limpa gerou incertezas sobre o resultado da disputa do ano passado. Em março deste ano, os próprios ministros decidiram que ela não deveria ter sido adotada no ano passado.

Antes de ser encerrada a sessão, apenas o relator do caso, ministro Luiz Fux, votou a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012. Segundo o ministro, a Ficha Limpa não fere princípios básicos da Constituição Federal. Luiz Fux defende que a lei pode atingir condenações anteriores a sua vigência, porque os efeitos dessas decisões persistem nos anos seguintes.

Na saída do plenário, Barbosa disse que pediu vista para evitar um novo empate, como o que ocorreu nesta quarta quando o STF analisou recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA) contra decisão que o manteve inelegível nas eleições de 2010.
Joaquim Barbosa suspendeu decisão sobre validade da Ficha Limpa em 2012 ao pedir vista (Foto: Nelson Jr./SCO/STF) 
Ministro Joaquim Barbosa alegou que suspendeu decisão para evitar novo impasse no STF sobre a validade da Ficha Limpa nas eleições.

* Na reunião da bancada, governadora defende duplicação de rodovia federal para Mossoró.

Durante a reunião da bancada federal potiguar a governadora Rosalba Ciarlini dedicou atenção especial ao pleito de duplicar a BR 304, que liga Natal a Mossoró. Além da chefe do Executivo potiguar, os representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Semi-árido e da Maternidade Januário Cicco, além de empresários do turismo, também apresentaram pleitos para serem incluídos no projeto do Orçamento Geral da União.
Bancada reunida.

* Escola Estadual Maria Sílvia vai realizar sua 1ª Gincana Pedagógica Educativa.

A Escola Estadual Profª Maria Sílvia de V. Câmara irá realizar sua 1ª Gincana Pedagógica Cultura, a mesma acontecerá amanhã (10) e sexta-feira (11), na oportunidade serão realizadas inúmeras tarefas de cunhos esportivas, culturais e pedagógicas.

Toda sociedade escolar está envolvida no projeto, as equipes que estão ensaiando a semanas prometem um show de animação, conhecimento e muita disposição, assim toda sociedade caraubense está convidada a acompanhar essa quer promete ser uma das mais importantes gincanas já realizadas em nossa cidade.

* Participe da nossa enquete!

O blog gostaria de saber o que você achou das atrações da festa de São Sebastião 2012, vote e opine, sua opinião é muito importante para nós!

* CCJ aprova prorrogação da DRU até 2015.

A prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU ) de 31 de dezembro de 2011 até 31 de dezembro de 2015 foi aprovada, nesta quarta-feira (09), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Esse dispositivo desvincula de órgão, fundo ou despesa 20% da arrecadação de impostos, contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico, para livre aplicação pelo governo federal.

A medida foi sugerida pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), por meio de proposta de emenda à Constituição (PEC 87/2011). O relator, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), já havia recomendado a aprovação da matéria e, nesta quarta-feira (9), apresentou voto contrário a emendas elaboradas pelos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).

* Governadora discute emendas ao OGU com a bancada federal do RN.

A governadora Rosalba Ciarlini vai se reunir hoje (09) com senadores e deputados federais que integram a representação do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. A reunião com a bancada está marcada às 18 horas, na Câmara dos Deputados. A intenção é abrir as discussões sobre as emendas ao Orçamento Geral da União que beneficiem o Estado.

É a primeira vez que Rosalba participa, como governadora, das discussões sobre as emendas ao OGU e ao Plano Pluniranual (PPA). No ano passado, ela indicou emendas na condição de senadora.

A governadora quer apresentar as sugestões do governo, tendo esse entendimento prévio com os parlamentares. A bancada e o governo devem reservar emendas nas áreas de saúde, infraestrutura, turismo e desenvolvimento social.

Antes da reunião com a bancada, a Governadora cumpre outros compromissos na capital federal.

* Prêmio da Mega-Sena pode chegar a R$ 21 milhões nesta quarta-feira.

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteia, nesta quarta-feira (09), as seis dezenas do concurso 1.335 da Mega-Sena. O prêmio previsto é de R$ 21 milhões.

De acordo com a Caixa, as apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira em qualquer lotérica do país.

* Líder do Governo afirma que Executivo está calculando impacto da convocação dos PMs.

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Getúlio Rego (DEM) disse que o Executivo está analisando o impacto financeiro da convocação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O deputado ressaltou que o Governo está atento ao prazo de validade do concurso que expira no próximo dia 19. “É certo que o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros precisa destes jovens para melhor o atendimento que a instituição presta à sociedade e que é bem avaliado pelo conjunto da população”, enfatizou.

* Exclusivo: Atrações da Festa de São Sebastião 2012 em Caraúbas.


Confira as atrações da Festa de São Sebastião 2012 na cidade de Caraúbas:
Dia 10/01/12: Banda Magníficos;
Dia 11/01/12: Banda Feras;
Dia 12/01/12: Noite do Brega: José Orlando, Borba D'Paula e Lairton dos Teclados;
Dia 13/01/12: Dorgival Dantas;
Dia 14/01/12: Almir Ex- The Fevers;
Dia 15/01/12: A confirmar
Dia 16/01/12: João Zinho e Banda Sete;
Dia 17/01/12: Grafith;
Dia 18/01/12: Forró Boca-Boca e Roberto e Banda Meus Amores;
Dia 19/01/12: Saia Rodada e Forró Ferro na Boneca;
Dia 20/01/12: Forró Cavalo de Pau

* Ministro Luiz Fux diz que STF deve analisar Lei da Ficha Limpa.

O ministro Luiz Fux, relator da ação que trata da validação da Lei da Ficha Limpa de modo definitivo, disse ontem (08) que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar o caso nesta quarta-feira (09) porque a demanda é urgente. As três ações que tratam do assunto são as primeiras da pauta da sessão plenária desta quarta-feira. “Observamos certa urgência no julgamento da Lei da Ficha Limpa, porquanto ela vai sinalizar como devem ocorrer as eleições de 2012”, declarou Fux, em encontro, em seu gabinete, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades que defendem a norma.

A dúvida se os processos da ficha limpa serão ou não chamados a julgamento pelo presidente Cezar Peluso surgiu no último dia (07), depois que a presidenta Dilma Rousseff indicou Rosa Maria Weber para ocupar a décima primeira vaga da Corte. Quando os processos da fiicha limpa foram pautados, na semana passada, não havia expectativa de que o nome do novo integrante do STF fosse anunciado no curto prazo. No entanto, a manifestação do Executivo fez com que um grupo de ministros defendesse que a Corte espere a chegada da nova ministra para se posicionar novamente sobre o assunto.

* Ministro da Educação convoca às pressas reitor da UFERSA a Brasília.

O ministro Fernando Haddad, da Educação, convocou às pressas hoje (09) o reitor Josivan Barbosa, da UFERSA, a Brasília. Pauta: o reitor não foi informado de que se tratava.

No final de semana passada, o presidente nacional do PT, deputado federal Rui Falcão, de SP, esteve em Mossoró e assegurou total apoio ao reitor em sua pré-candidatura de prefeito.

Junto com Rui Falcão veio o deputado federal José Guimarães, do PT/CE, que procurou assegurar que o PT nacional estava firme e forte com a pré-candidatura DE prefeito do reitor em Mossoró.

Segundo Guimarães, a deputada federal Sandra Rosado (PSB/RN) o procurou em Brasília para tratar da sucessão mossoroense. Guimarães teria oferecido a condição de vice-prefeito a líder do PSB na Câmara dos Deputados.

Entretanto, consultada sobre este encontro, a deputada federal Sandra Rosado disse que não teve encontro nenhum com Guimarães e que da sucessão mossoroense trata em Mossoró.

Sandra disse que achava estranha a colocação de Guimarães, pois Ideli Salvatti, articuladora política do Planalto, havia pedido apoio da bancada do PSB para aprovar a prorrogação da DRU até 2015, o que aconteceu na noite de ontem com apoio total dos 30 deputados do PSB.

DRU – É uma reserva financeira de R$ 20 bilhões no Orçamento Geral da União para a presidenta Dilma Rousseff usar conforme entender ser necessário para evitar que o Brasil afunde com a crise mundial, assim como fez Lula e FHC.

Os recursos da DRU, não utilizados no Orçamento de 2011, poderão ser usados em Educação, Saúde, entre outros setores essenciais a sociedade. Será que o ministro Fernando Haddad vai liberar os recursos solicitados, com projetos, para ampliar a UFERSA?

Ou será que Sandra Rosado conseguiu, com apoio do PSB, convencer a cúpula nacional do PT a mudar de idéia quanto ao partido ter candidatura própria em Mossoró com o reitor Josivan Menezes,d a UFERSA?

Entramos em contato com o reitor Josivan Menezes por duas ocasiões. Na primeira, o reitor confirmou que estava sendo convocado às pressas em Brasília por Haddad e desligou.

Na segunda, Josivan Meneses disse: “o ministro Fernando Haddad é muito ligado a mim. Vamos conversar”. Enquanto isto, a futurologia entra em ação. Se destacará o que tiver a mente mais forte.
 Cesar Alves.

* Assembleia do RN gasta mais de R$ 25 mil com diárias em dois dias de evento.

Os dois dias de evento da Assembleia Cidadã na cidade de Umarizal, realizada dias 26 e 27 de outubro, custaram apenas em diárias para o pagamento aos servidores públicos do Legislativo R$ 25.170,61. Os cofres públicos pagaram diárias a 40 funcionários do Legislativo para viajarem a Umarizal.

Um dos servidores chegou a receber nos dois dias de evento o valor de R$ 2.813,72, apenas em diária.
Além dos gastos com diárias, a Assembleia Cidadão também envolve contratos com locação de tendas, som e estrutura.

* Ex-governador do RN recorre da condenação a 84 anos de prisão.

Condenado a 84 anos de prisão por peculato e falsidade ideológica, o ex-governador Fernando Freire (PMDB) recorreu da sentença da juíza da 6ª Vara Criminal de Natal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, e responde ao processo em liberdade. Ontem, às 13h17, o processo foi distribuído, por sorteio, para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que ficará responsável pela ação 0023460-11.2005.8.20.00001. Após analisar o processo, a desembargadora iniciará o julgamento do caso.

Este é apenas um dos inúmeros processos nos quais Freire é réu. Os demais continuam tramitando na Justiça. No julgamento anterior desta ação criminal, além do período em reclusão, o ex-governador foi condenado a 840 dias de multa. Além dele, Maria do Socorro Dias de Oliveira e Marilene Gomes de Araújo também recorreram e fazem parte do mesmo processo. No primeiro julgamento, elas foram condenadas a 70 e 45 anos de prisão, respectivamente.

Os réus são acusados de desvio de dinheiro público estadual mediante a atribuição de gratificações de representação de gabinete a funcionários fantasmas. Segundo o Ministério Público, as gratificações eram emitidas por meio de cheques-salários sacados ou depositados em favor dos próprios réus ou de outras pessoas a eles ligadas. O esquema durou cerca de dois anos e envolvia 14 "laranjas".
Se Lupi e Lula são inocentes eu também sou droga!

* Arena das Dunas receberá Carnatal após Copa do Mundo.

A Arena das Dunas, estádio da Copa 2014 em Natal, terá seu projeto adaptado para receber a estrutura do Carnatal, maior carnaval fora de época do país e a maior festa popular do Rio Grande do Norte.

A OAS, empreiteira que está construindo o estádio que vai abrigar quatro partidas da primeira fase do Mundial, estuda utilizar as arquibancadas móveis localizadas atrás das traves de gol, que representam 10 mil do total de 42 mil assentos da arena.

Após a Copa do Mundo, os módulos seriam retirados para funcionar como um corredor para passagem de trios elétricos, ou como palco principal para realização de shows e eventos culturais.

Pelo contrato firmado após a licitação, a OAS será a mantenedora da Arena das Dunas por 20 anos. Por enquanto, o Governo do Estado não se mostrou contrário aos interesses da OAS, nem da Destaque Promoções, que realiza o Carnatal e que já procurou a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (Secopa) manifestando interesse em realizar a festa no mesmo local onde ocorreu até o ano passado, no entorno do Machadão/Machadinho, hoje em escombros.

* Assunto está superado, diz Lupi sobre denúncias no Ministério do Trabalho.

Ao comentar as denúncias de pagamento de propina no Ministério do Trabalho, o ministro Carlos Lupi disse hoje (9) que o assunto está superado e que todos os esclarecimentos já foram prestados ao seu partido, o PDT, e à imprensa.

"A gente já deu as respostas que tinha que dar, apresentou os documentos, o procurador-geral da República já se pronunciou. Agora, estou aqui para trabalhar", explicou, na abertura do encontro sobre estratégia de inclusão produtiva urbana do Programa Brasil sem Miséria.

Lupi reafirmou que a equipe que trabalha com ele não cobra propina em nome do partido, mas lembrou que o ministério conta com cerca de 10 mil funcionários. "Não posso impedir que alguém do vigésimo escalão, na ponta, tenha feito alguma coisa errada. Se tiver feito, cadeia para o corrupto e para o corruptor", disse.

O ministro voltou a classificar a denúncia como vazia e irresponsável e pediu que sejam apresentadas provas relacionadas a supostos pagamentos de propina que envolvam o seu nome. "É um instrumento dos covardes, que se escondem atrás do anonimato. Gostaria de desafiá-los a apresentar."

* Creche Modelo do Haroldo Maia está 60% concluida.

Obras da Creche Modelo chega a 60%, a obra de construção da Creche Modelo de Caraúbas/RN, que fica localizada no conjunto habitacional Haroldo Maia, está com os trabalhos de construção em andamento. A estrutura vai atender pelo menos 120 crianças por turno. De acordo com informação do responsável pela obra, o mestre de obras Raimundo Galdino Filho, a creche já está com 60% da estrutura pronta.

Segundo ele, no próximo dia 10 de novembro virá uma fiscalização para fazer medições da obra e liberar mais recursos.

Após constatada que a 1º parcela foi aplicada devidamente, Raimundo Galdino disse que o banco liberada a 2ª parcela para finalizar o trabalho. O valor total do benefício é R$ 1.300.738,01, que são liberados conforme os trabalhos vão sendo feitos.

Além dessa, obras também estão em andamento, o prefeito Ademar Ferreira destacou que tem também o Estádio Municipal de Futebol, a reforma da Praça Reinaldo Pimenta e uma segunda creche modelo, que está com os recursos assegurados em conta, dentre várias outras que estão em andamento.

O prefeito Ademar Ferreira lembra que já está praticamente pronta para inaugurar as obras do Centro de Referência Social (CRAS), no bairro Leandro Bezerra, obra tocada pela Prefeitura Municipal, e a Agência da Previdência Social, que é tocada pelo Ministério da Previdência Social, no bairro do Aeroporto.

Todos estes investimentos vem a coroar a construção da maior obra da história de Caraúbas, a construção e implantação do Campus da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), uma conquista do Governo Ademar Ferreira para a Caraubas e Região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte.
 Obra está em andamento.
ACPMC.

* Cássio Cunha assume mandato no Senado.

O senador Cássio Cunha Lima (PB) tomou posse ontem no Senado, ampliando a bancada do PSDB na Casa para dez parlamentares. Ele assume no lugar de Wilson Santiago (PMDB-PB) diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei da Ficha Limpa não se aplica aos candidatos eleitos em 2010.
Cássio Cunha Lima afirma que 'juiz nenhum' pode substituir o eleitor 
Cássio Cunha Lima afirma que 'juiz nenhum' pode substituir o eleitor.
Cunha Lima elegeu-se senador pela Paraíba com mais de um milhão de votos, mas foi impedido de tomar posse pela lei que proíbe a candidatura de políticos condenados por crimes eleitorais.

Governador da Paraíba eleito em 2006, Cássio Cunha Lima teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009, acusado de compra de votos durante a campanha.

Em seu discurso de posse, o tucano criticou a decisão judicial que impediu sua posse, afirmando que "juiz nenhum pode substituir o povo". A posse de Cássio Cunha Lima influencia a correlação de forças no Senado porque fortalece a oposição, que passa a contar com 17 integrantes: dez do PSDB, cinco do DEM e dois do PSOL. 
Tn Online.

* Governo amplia atendimento do SUS.

A presidenta Dilma Rousseff lançou ontem um pacote na área de saúde que prevê a ampliação do atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificação do atendimento, inicialmente em 11 grandes hospitais públicos, com a promessa de chegar a 40 prontos-socorros em 2014, contemplando todos os Estados. Repetindo metáfora usada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Dilma prometeu, em discurso, "pegar o touro a unha" para acabar com mau atendimento no serviço de saúde pública, melhorando a sua qualidade.

Nenhuma das autoridades defendeu explicitamente a volta da CPMF para financiar a saúde. Mas todos citaram a necessidade de mais recursos para o setor. "São inúmeras as dificuldades para fazer funcionar bem um modelo como o SUS e elas vão desde a necessidade de vultosos recursos financeiros até muita determinação e compromisso de gestão mais bem organizada do País", afirmou a presidenta. Dilma pregou um pacto de emergência republicano para a saúde e disse que são inúmeros os problemas no setor, mas que parte deles pode ser resolvido com o que já existe. "É óbvio que precisamos de mais; ninguém faz um sistema único de saúde para 100 milhões de pessoas sem recursos financeiros, embora, com o que já temos, nós podemos fazer mais e isso depende fortemente de nós".

* PT: Um partido diferente: 83% das obras fiscalizadas pelo TCU tem irregularidades graves.

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu na tarde desta terça-feira (08) a visita do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler. Ele estava acompanhado de Raimundo Carreiro, ministro do TCU. Zymler e Carreiro vieram entregar a Sarney o Relatório de Fiscalização de Obras de 2011 (Fiscobras 2011), que subsidia a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) no que diz respeito a distribuição de recursos orçamentários para o próximo ano.

Em 2011, o TCU fiscalizou 230 obras e encontrou irregularidades graves em 190. O relatório do TCU recomenda a paralisação de 26 obras, como a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e a implantação da Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro (RJ). De acordo com o ministro Raimundo Carreiro, relator do Fiscobras, as principais irregularidades identificadas pelo TCU em 2011 foram superfaturamento e projeto básico deficiente.

O presidente do TCU disse esperar que as recomendações do tribunal sejam atendidas, pois as correções das irregularidades podem evitar a paralisação das obras. Segundo Benjamin Zymler, as correções propostas podem gerar benefícios de até R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos – Esse valor representa duas vezes o orçamento do próprio TCU – disse Zymler. Ao se referir ao relacionamento institucional do TCU com o Congresso Nacional e com o Executivo, Zymler disse que o TCU deve ser visto como um órgão de cooperação e fez questão de ressaltar o caráter preventivo do trabalho do tribunal. 
Da Agência do Senado.