quarta-feira, 16 de novembro de 2011

* Após ocupação, moradores lotam quadra na Rocinha para ouvir o Bope.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) fez, nesta quarta-feira (16), uma reunião para os moradores da Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de explicar como será o trabalho da tropa de elite da Polícia Militar na favela. A comunidade foi ocupada há três dias, para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

O vice-governador do Rio Luiz Fernando Pezão e os secretários Rodrigo Neves, Rafael Picciani e Júlio Lopes também participaram do encontro.

A reunião aconteceu em uma quadra esportiva localizada no alto da Rocinha. O espaço ficou pequeno diante do enorme público que compareceu ao local. As arquibancadas ficaram lotadas, principalmente de moto-taxistas e representantes da associação de moradores.
Moradores lotaram quadra no alto da Rocinha (Foto: Wilton Junior/Agência Estado/Ae) 
Moradores lotaram quadra no alto da Rocinha .

* Secretaria de Saúde expõe dois programas de Caraúbas em Congresso.

Secretaria de Saúde inaugura Serviço de Pronto-Atendimento Pediátrico do Hospital Getúlio VargasA Secretaria de Saúde de Caraúbas vai expor, em Natal, durante o  XII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, dois programas implantados em Caraúbas com muito sucesso.

Equipe da Secretaria de Saúde de Caraúbas tem no comando a secretária Juliana Carlos. É composta por Giovane Nobre, Socorro Melo, Wellton Júnior, Ellany Gurgel e Erivânia Águida. “A meta é apresentar os programas que alcançaram êxito”, diz Juliana Carlos.

O XII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde tem como tema “Amostra Potiguar Aqui tem SUS”. No evento a equipe de Caraúbas vai mostrar o Programa Bem Viver Caraúbas e o Projeto de Saúde bucal intitulado "Abra a boca e diga sim a sua saúde".

A secretaria Municipal de Saúde realiza vários outros programas em Caraúbas e já prepara outro, tão importante quanto. “O Mãe Caraubense” deve ser lançado até dezembro deste ano, beneficiamento mais de 70 mulheres que esperam filhos no município.
Da Assessoria.

* Desaprovação do Governo Rosalba Ciarlini é de 54% em Caicó.

Situação difícil ainda é para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Em Caicó, seus 10 primeiros meses de governo estão sendo avaliados de forma positiva por apenas 12,8%. Enquanto isso, 54% desaprovam sua administração. A aprovação é muito parecida com a feita pelo mesmo instituto no mês de julho, quando o governo Rosalba tinha 11,2% de avaliação positiva. Já a desaprovação subiu dos 38,8% no mês de julho para 54% em novembro.

Foi o resultado obtido pelo Instituto Agorasei, ao ouvir 500 pessoas nos dias 11 e 12 deste mês. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi encomendada pelo Partido da República.

Como você avalia os primeiros 10 meses do governo Rosalba Ciarlini?
Ótima 1.2%
Boa 11.6%
Regular 27.6%
Ruim 16.6%
Péssima 37.4%
Não Sabem 5.6%
Por Marcos Dantas

* 'Tropa de Elite 2' está fora do Globo de Ouro, considerado prévia do Oscar.

Indicado pelo Brasil para tentar uma vaga na disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro, “Tropa de Elite 2” não pôde fazer a inscrição para concorrer ao Globo de Ouro, considerado uma prévia da principal premiação de Hollywood. De acordo com a Zazen, produtora do filme de José Padilha, o regulamento prevê que só podem participar somente obras que estrearam nos Estados Unidos entre novembro de 2010 e outubro de 2011. “Tropa de Elite 2” entrou em cartaz em outubro do ano passado.

Ainda segundo com a produtora, a assessoria de imprensa responsável pela promoção do longa no exterior enviou, no dia 4 de novembro, um e-mail dando conta da impossibilidade de o filme tentar vaga no Globo de Ouro.
Tropa de elite (Foto: Divulgação/Divulgação) 
Disputa pelo Oscar 2012 é a prioridade para  o filme de José Padilha, diz produtora.

* Benetton anuncia retirada de fotomontagem de 'beijo' com Papa.

O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira (16) a decisão de retirar de circulação de sua nova campanha publicitária uma fotomontagem que mostra o Papa Bento XVI "beijando" na boca o imã da universidade egípcia de Al Azhar, Ahmed el Tayyeb.

"Lembramos que o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, a Benetton, lamentando o fato de a utilização da imagem ter "ofendido os sentimentos dos fiéis"

O anúncio da decisão da Benetton foi divulgado minutos depois que o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, ter informado em nota oficial que a Secretaria de Estado do Vaticano estudava possíveis medidas para "garantir o respeito à figura do Santo Padre". O Vaticano considerou a fotomontagem falta de respeito a Bento XVI.
Papa Bento XVI aparentemente beijando o Imã do Cairo na boca em uma fotomontagem. (Foto: Divulgação) 
Papa Bento XVI aparentemente beijando o imã do Cairo na boca em uma fotomontagem.

* Em nenhuma hipótese Nem pode ficar no RJ, diz presidente do TJ.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebelo dos Santos, disse nesta quarta-feira (16) que o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, não pode ficar no Rio de Janeiro. Ele acredita que a transferência dele e de outros dois traficantes, conhecidos como Peixe e Coelho, ocorra em uma semana.

"O Nem não pode ficar aqui (no RJ) em nenhuma hipótese. Ele não pode ficar aqui exatamente por ser o chefe máximo da facção", disse o presidente do TJ-RJ.
Carros de escolta levam Nem de volta  (Foto: Mylène Neno/G1) 
Carros de escolta levam Nem de volta para Bangu 1 .

* TRF-5 mantém questões do Enem anuladas só para 639 alunos do Ceará.

O Tribunal Regional Federal da 5° Região (TRF-5) decidiu manter a decisão de anular as 14 questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 639 alunos do 3° ano do Ensino Médio do colégio Christus, de Fortaleza, negando o recurso protocolado pelo Ministério Público Federal do Ceará. O pleno do Tribunal se reuniu na tarde desta quarta-feira (16), no Recife. O MPF ainda pode recorrer para o Superior Tribunal de Justiça.

O novo recurso do Ministério Público Federal, protocolado na última sexta (11) por meio da Procuradoria Regional Federal da 5° Região, pedia a anulação das perguntas para os quatro milhões de candidatos do Enem. O recurso foi avaliado pelo presidente do TRF-5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, e 11 desembargadores e a decisão foi tomada por maioria - apenas um desembargador votou contra.

O MPF havia conseguido liminar da Justiça Federal do Ceará, garantindo a anulação para todos os que prestaram o Enem, mas ela foi cassada pelo presidente do TRF-5, no último dia 4. No entendimento do presidente, nenhuma das duas soluções é satisfatória. "Mas não vale sacrificar o todo pela parte. Seria cinco milhões de vezes mais injusto anular as questões para todos os candidatos. Não há mistério na recomposição das notas da prova. É uma simples questão de matemática aferir novos valores às questões sobrantes", disse o desembargador.
Paulo Roberto de Oliveira Lima - presidente do TRF-5 (Foto: Luna Markman/G1) 
Desembargador Paulo Roberto Lima manteve a decisão favorável ao MEC .

* PDT avaliará se permanência de Lupi é 'oportuna', diz presidente do partido.

O presidente do PDT, André Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (16) que o partido vai discutir se a permanência do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, à frente da pasta é "oportuna".

Segundo ele, a executiva nacional do partido vai se reunir nesta quinta (17), em Brasília, para avaliar as denúncias de que Lupi teria usado, durante viagens ao Maranhão em 2009, um avião pago por Adair Meira, dirigente de ONGs posteriormente beneficiadas por convênios com o ministério.

"Nós temos hoje total confiança no ministro Lupi, confiança de que não houve irregularidade. Resta saber se é oportuna a permanência dele no Ministério do Trabalho", afirmou. Figueiredo disse que o partido está sofrendo "desgaste" com as denúncias.

* Lula se antecipa a efeito da quimioterapia e raspa barba e cabelo.

O Instituto Lula informou na tarde desta quarta (16) que a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba e cortou o cabelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe.

Com a decisão de raspar barba e cabelo, Lula se antecipou aos efeitos da quimioterapia, que provoca a queda de pelos. O ex-presidente cultivava a barba, que se tornou uma marca pessoal, desde quando era sindicalista, nos anos 1970.
Lula sem cabelo e barba (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula) 
Lula sem cabelo e barba, em imagem divulgada pelo Instituto Lula, ONG do ex-presidente.

* Lista dos aprovados para o Conselho Tutelar de Caraúbas.

O Ministério Público divulgou hoje a lista de nomes aprovados para se tornarem candidatos ao conselheiro tutelares em Caraúbas. A eleição é no próximo dia 10 de dezembro, e cada eleitor pode votar em até dois candidatos, Confira a lista:

1 - Antônio Francisco Maia
2 - Audenia Martins da Silva Ferandes
3 - Carlos Henrique Bezerra de Andrade
4 - Djuliane Macnamara Jácome de Morais
5 - Eilson Carlos Fernandes Pimenta
6 - Janaína Medeiros de Morais
7 - Jeová de Oliveira Sales
8 - Lídia Cristiane Fernandes de Lima
9 - Maria Neumam Gurgel Amorim
10 - Rivaldo Fernandes Pimenta
11 - Samuel Batista Neto
12 - Tássio Otoni de Oliveira.

* Censo 2010: mais da metade da população do RN é parda.

Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte tem menos da metade da população que se classifica como branca. No Censo 2010, dos 3.168.027 habitantes do estado, 1.303.592 se classificaram como brancos, o que corresponde a 41,14%. A maioria da população do estado se classifico como parda.

Ao todo, 1.662.645 pessoas se consideram pardas, o que corresponde a 52,48% da população, enquanto 166.090 são negros (5,24%), 32.796 são amarelos (1,03%) e 0,08% são indígenas.

No Censo 2010, registrou-se uma redução da proporção brancos e o crescimento dos pardos em todo o país. Assim como no Rio Grande do Norte, foi a primeira vez que um Censo Demográfico registrou uma população branca inferior a 50% no Brasil.

* Aí mata: RN descumpre lei do Piso Nacional do Professor.

O Rio Grande do Norte está incluído entre os 17 Estados brasileiros que não cumprem a lei do Piso Nacional do Professor. Reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que no Estado potiguar não está sendo cumprida a determinação legal de que os docentes passem ao menos 33% do tempo fora da sala de aula para dar assistência aos alunos e preparar aulas.

Em situação semelhante ao do Rio Grande do Norte estão outros 14 Estados. E no total são 17 que não cumprem a determinação de pagar o piso nacional do professor que é de R$ 1.187.

* Assembleia Legislativa fará audiência sobre pequenos produtores rurais.

A Assembleia Legislativa promoverá amanhã audiência pública sobre a situação dos pequenos produtores rurais. A proposição foi do deputado estadual George Soares (PR).

O evento começará às 14h30, no Plenarinho.. “Essa luta já é antiga dos produtores e, como deputado pretendo mobilizar órgãos e autoridades para que olhem com mais atenção para eles. Dentre os temas a serem debatidos, estão: o endividamento rural, os honorários de energia elétrica, com tarifa reduzida fornecida pela COSERN,a regularização fundiária, capacitação desses produtores, dentre outros temas “, ressalta o deputado.

* OAS lançará nova etapa da arena.

Resta muito pouco das arquibancadas do Machadão, a demolição mecânica já realizou 60% do serviço, mas o secretário da Secopa Demétrio Torres ressalta que ainda há muito trabalho pela frente, uma vez que o serviço só estará considerado completo depois que todo material resultante desse processo esteja reciclado e pronto para ser reutilizado. Os órgão externos de fiscalizam do andamento dos projetos  das arenas apontam que os trabalhos em Natal caminham bem.
Demolição do Machadão está prevista para acabar no fim do mês 

Quanto as arquibancadas do Machadão a previsão é de que, nos próximos 15 dias toda aquela estrutura já esteja no chão, deixando a área livre para implantação de uma nova fase da construção da Arena das Dunas.

"Demolir a parte que sai do chão é mais fácil, o maquinário usado neste tipo de trabalho é muito moderno e facilita essa ação. Mas o problema todo consiste na demolição das fundações. Para se ter uma ideia, basta dizer que as arquibancadas do Machadinho foram derrubadas em 24 horas, mas só na última sexta-feira é que acabamos com a demolição das fundações que sustentavam o ginásio", explicou Demétrio.

* Taxa de analfabetismo cai 27,2% no Rio Grande do Norte.

A taxa de analfabetismo caiu 27,2% em uma década no Rio Grande do Norte, passando de 25,4% em 2000 para 18,5% no ano passado. Mesmo assim, o RN tem 441.723 habitantes, com 15 anos ou mais de idade  que não sabem ler e escrever, o equivalente à população de Mossoró e Parnamirim, as duas maiores cidade do Estado depois de Natal, a capital. Os números são do Censo-2010, divulgado na manhã desta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Parnamirim é o município com a menor taxa de analfabetismo.  Entre um Censo e outro, houve redução de 42% na taxa, de 13,8% para 8,0%. A segunda menor taxa é a de Natal (8,3%) e a maior a de João Dias (38,9%), município do Oeste Potiguar que também tem a maior taxa de extrema pobreza do RN. Os 8,3% de analfabetismo em Parnamirim representam menos da metade da média estadual. Por faixa etária, o analfabetismo na terceira cidade mais populosa do Estado é de 2,3% entre 15 e 24 anos; de 7,3% para a faixa entre 24 e 59 anos e de 27,6% para quem tem 60 anos ou mais.

* Destaque divulga ordem de saída dos blocos do Carnatal 2011.

A Destaque promoções divulgou na tarde desta terça-feira (15), no site oficial do carnatal, a programação completa dos quatro dias de festa da maior micareta do pais.

Além dos horários, a programação apresenta uma novidade que é o trio 51, porém as atrações ainda não foram divulgadas pela organização.

Veja abaixo os horários, os blocos e a ordem das atrações musicais do Carnatal 2011:

Programação

Quinta-feira (1 de dezembro)
19h Me Leva - Netinho
19h30 Nana Banana - Chiclete com Banana
20h00 Burro Elétrico - Capilé
20h30 Trio 51 - atração a ser divulgada

Sexta-feira (2 de dezembro)
18h30 Nana Banana - Chiclete com Banana
19h00 Cerveja e Coco - Ása de Aguia
19h30 Bicho - Ricardo Chaves
20h00 Swingaê - Psirico
20h30 Caju - Eva
21h00 Trio 51 - atração a ser divulgada

Sábado (3 de dezembro)
17h30 Nana Banana - Chiclete com Banana
18h30 Cerveja e Coco - Ivete Sangalo
19h30 Caju - Cláudia Leite
20h Swingaê - Parangolé
21h30 - Bicho - Tomate
22h30 - Amar É - Jammil

Domingo (4 de dezembro)

17h30 Cerveja e Coco - Ása de Aguia
18h00 Swingaê - Grafith
18h30 Caju - Tuca Fernandes
19h00 Bicho - Ricardo Chaves
19h30 Trio 51 - atração a ser divulgada.

* Câmara prepara novo aumento para seus servidores.

Um ano e meio depois de obterem um aumento de até 40%, os 15.068 servidores da Câmara podem conseguir outro, desta vez de até 39%. A negociação não está fechada, porque os deputados acertam detalhes com o sindicato da categoria, que inclui o pagamento de uma dívida de gratificações pendentes desde janeiro deste ano. Só o novo plano de carreira custará R$ 207 milhões por ano, cerca de 7% a mais na folha de pagamento da Casa. Além disso, a diferença nas gratificações de representação (GR) soma um débito de aproximadamente R$ 300 milhões. A justificativa para um novo aumento é que o anterior não deu certo e que, ainda assim, a atual proposta não equipara os rendimentos na Câmara aos do Senado.

Segundo o relator do Projeto de Lei 2167/11, Paulinho da Força (PDT-SP), o aumento mínimo será de 20% e o máximo, de 39%. Ele informa que os maiores salários terão os menores reajustes. O plano aprovado no ano passado elevou os rendimentos de nível superior para até R$ 17 mil. Com os 20% anunciados por Paulinho, esse salários devem chegar a R$ 20.400 por mês.

* Prefeito Ademar Ferreira assina convênio para Programa do Leite Piloto nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira, o prefeito Ademar Ferreira, acompanhado com as secretárias Sheyla Gurgel, da SPOCAMP; Jusciline Fernandes, de Assistência Social; e o vice-prefeito Alcivan Viana, assina convênio com a Governadora Rosalba Ciarlini, em São José do Mipibu, para implantar um novo modelo do Programa do Leite no município de Caraúbas.

Além de Caraúbas, a parceria está sendo firmada com outros 40 municípios do Rio Rio Grande do Norte. O coordenador estadual do Programa do Leite, Rubens Suassuna Carneiro, explicou que primeiro serão estes 40 municípios, de forma piloto, que vão receber o benefício. Logo em seguida, já com possíveis ajustes, serão acrescentados os demais municípios.

No novo modelo, segundo Rubens Suassuna Carneiro, os municípios farão o cadastro dos agricultores levando em consideração precisamente o que prevê a Resolução do Programa Federal de Aquisição de Alimentos (PAA) e depois a distribuição. O processo será fiscalizado por servidores da Emater existentes em quase todos os municípios.

Para fazer este cadastro, houve primeiro uma orientação no dia 7 deste mês, em São José do Mipibu. De Caraúbas, participou o prefeito Ademar Ferreira, o vice prefeito Alcivan Viana e a secretaria de Assistência Social Juscilene Fernandes. “Retornamos para Caraúbas, reunimos os nossos colaboradores (10) e passamos as orientações sobre o cadastro”, explica.

Neste dia 15 de novembro, Juciliene Fernandes disse que concluiu o cadastramento de famílias em Caraúbas para receber leite do PAA em 3 pontos instalados na cidade (bairros Alto de São Severino, Leandro Bezerra, e na sede da EMATER). “Na zona rural, cadastramos em quatro regiões pólos: Mirandas, São Geraldo, Marina e Cachoeira”, disse Juscilene Fernandes.

O trabalho de cadastro das famílias foi feito através de uma parceria das secretarias de Assistência Social e SPOCAMP. Hoje, as secretarias Jucilene Fernandes e Sheyla Gurgel. O prefeito Ademar Ferreira disse que existe uma expectativa muito boa de aumentar a quantidade de leite distribuída a famílias carentes em Caraúbas.

Importância - O PAA Leite tem a finalidade de diminuir a vulnerabilidade social através do combate à fome e a desnutrição da população em estado de insegurança alimentar, além de fortalecer a cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Norte, de bovinos e caprinos, garantindo a compra do produto proveniente da agricultura familiar por preços justos.
Da Assessoria - Cézar Alves.

* Sete prefeituras estão com o FPM bloqueados.

Cerca de sete prefeituras do Rio Grande do Norte estão na relação dos municípios bloqueados pela Secretaria da Receita Federal. Os dados estão disponibilizados no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIA).

Para regularizar a situação, os municípios abaixo relacionados devem encaminhar-se a Delegacia ou Agência da Receita Federal da sua região para desbloqueio.

Na lista, Baía Formosa está com o FPM bloqueado desde maio. Já Pendências, no Vale do Açu está com essa pendenga desde setembro. Na lista de bloqueados a partir deste domingo (13) encontra-se Alexandria, Governador Dix-Sept Rosado, Serra Caiada, Lagoa Salgada e Severiano Melo.

* Caraúbas vai ganhar uma equipe do GTO com 16 homens.

O capitão PM Carvalho foi designado pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, para comandar o policiamento ostensivo no município de Caraúbas.

A designação já havia sido acertada e atendia ao pedido feito pelo prefeito Ademar Ferreira e do presidente da Câmara Vinínius Amorim, exatamente por temer a insegurança em Caraúbas.

Caraúbas não é um município como os demais da região. Existe um clima de guerra instalado há décadas e que ficar sem policiamento ostensivo é risco muito grande desta guerra voltar.

Além deste crime, a cidade tem um presídio superlotado, dois bancos e acesso fácil há outros 9 municípios da região. É fácil entrar e sair em Caraúbas por estradas vicinais.

Agora o cenário vai mudar. É o que garante o capitão Carvalho. Ele disse que vai formar uma equipe do GTO com 16 homens para atuar firme e forte em Caraúbas.

Enquanto esta equipe do GTO para Caraúbas é formada, a equipe da Operação Oeste e do BOPE (Sertão Seguro) vão está circulando no município e cidades vizinhas.
Retrato do Oeste.

* Bancos lucram R$ 38 bi.

Os lucros dos três maiores bancos do país com prestação de serviços e tarifas bancárias somou quase R$ 38 bilhões, de janeiro a setembro deste ano, segundo dados divulgados nos balanços contábeis do Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco, referentes ao terceiro trimestre. Em relação a igual período do ano passado, quando o lucro com essas receitas chegou a R$ 34,1 bilhões, o crescimento foi 11,4%.

No caso do Banco do Brasil (BB), as receitas com prestação de serviços (cartão de crédito e débito, conta-corrente, administração de fundos e outros) e tarifas bancárias (pacote de serviços, operações de crédito, transferência de recursos e outros) chegaram a R$ 13,215 bilhões no período de janeiro a setembro deste ano, um crescimento de 11,4% em relação ao ano passado. Somente as receitas com cartão de crédito e débito do BB chegaram a R$ 2,337 bilhões e com pacotes de serviços, a R$ 1,979 bilhão.

O Itaú Unibanco apresentou receitas com prestação de serviços e tarifas bancárias de R$ 13,960 bilhões, de janeiro a setembro de 2011, alta de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

O balanço do Bradesco, divulgado recentemente, mostrou que as receitas com a prestação de serviços e tarifas chegaram a R$ 10,816 bilhões no acumulado até setembro deste ano, crescimento de 12,3%.

* PMDB não considera viável candidato único no 1º turno.

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, analisou com ponderação a defesa feita pelo senador José Agripino Maia (DEM) para que os partidos aliados do Governo do Estado lancem uma candidatura única a prefeito de Natal em 2012. O peemedebista afirmou que esse projeto seria o ideal, no entanto, não vê viabilidade já que algumas candidaturas já foram postas.
Rogério Marinho garante que PSDB não será empecilho ao diálogo 
Rogério Marinho garante que PSDB não será empecilho ao diálogo.
"Seria importante se isso (a candidatura única dos governistas) pudesse ocorrer. Mas, em termos práticos, há candidaturas que já se colocaram. O deputado federal Rogério Marinho está com a bandeira de oposição ao Governo Federal. Ele escolheu esse caminho, que respeito muito, está fazendo grande esforço e já tem raízes fixadas para ser candidato a prefeito", analisou o deputado federal Henrique Eduardo.