terça-feira, 22 de novembro de 2011

* Vereadores pedem que a prefeita não renuncie.

Como tinha sido antecipado pela própria prefeita Fafá Rosado (DEM), em entrevista ao Correio da Tarde no último dia 15 de outubro ela não vai renunciar. A reafirmação foi feita ontem pela prefeita aos os nove vereadores que integram a bancada da prefeita Fafá Rosado. Os vereadores disseram que estão fechados com a prefeita Ontem (21), em mais uma demonstração de que eles estão envolvidos com os últimos acontecimentos na política local, os vereadores se reuniram e convocaram uma reunião com a prefeita.

De acordo com os vereadores Daniel Gomes (PMDB) e Claudia Regina (DEM), fizeram questão de esclarecer que o encontro não tinha sido solicitado por um ou dois vereadores como chegou a ser ventilado. Na verdade os nove vereadores fizeram a solicitação.

"Nós fomos a prefeita reafirmar nosso apoio a ele e dizer que estamos ouvindo do povo e também é nosso pensamento que ela não renuncie do seu mandato de prefeita de Mossoró. Por nós ela cumprirá o mandato até o final, 31 de dezembro de 2012", disse o vereador Daniel Gomes recebendo o aval da vereadora Claudia Regina e outros parlamentares que se encontram juntos.

A vereadora Claudia Regina disse que decisão dos vereadores foi comunicada inicialmente por eles ao chefe de Gabinete da Prefeita, Gustavo Rosado, no Palácio da Resistência e depois oficializaram a decisão deles à própria Fafá Rosado. "Ficamos felizes com a resposta que recebemos da prefeita que reafirmou seu compromisso de cumprir o mandato até o final, acabando de vez com as especulações em torno do assunto.

Além de Claudia e Daniel estiveram reunidos com a prefeita Fafá Rosado, os vereadores os vereadores Claudionor dos Santos, Manoel Bezerra, Flávio Tácito, Maria das Malhas e Chico da Prefeitura, Ricardo de Dodoca, do PTB; Zé Peixeiro e Daniel Gomes, do PMDB.

* Robinson inicia peregrinação pelo interior do Estado.

O vice-governador Robinson Faria está iniciando uma maratona por diversos municípios pelo interior do Rio Grande do Norte.

Ele pretende visitar nos próximos dias suas principais bases eleitorais. Robinson com toda a sua capacidade e paciência de bom articular político está realizando um trabalho de formiguinha para manter seu eleitorado, propenso e evitar uma fuga por parte de alguns aliados com o apoio que será oferecido pela governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), que deverá investir de forma maciça nas bases do ex-aliado.

No final de semana ele já visitou aliados na região Agreste, como a prefeita Graça, e os ex-prefeitos Solon e João Galvão, em Monte Alegre.

Ele também visitou Nísia Floresta, para comemorar o aniversário do vereador Eugênio Gondim, presidente da Câmara do Município.

* Frank Sinatra fez filme pornô, diz biógrafo.

Sem dinheiro, Frank Sinatra teria participado de um filme pornô aos 19 anos de idade e recebido apenas US$ 100 por sua atuação, afirma Darwin Porter, autor da biografia “Frank Sinatra: The Boudoir Singer”.

O escritor, que foi entrevistado pelo jornal “Daily Mail”, passou décadas estudando a vida do cantor, que morreu em 1998 aos 82 anos.

Segundo Porter, o nome do filme, rodado em 1934, foi “The Masked Bandit” e o artista tentou escondê-lo durante toda a vida.

Para manter o filme longe do conhecimento público, Sinatra teria buscado a ajuda da máfia, com que sua ligação se tornou lendária.

Uma cópia do pornô chegou inclusive às mãos de Sammy Davis Jr., um dos melhores amigos de Sinatra, que apagou o filme. 
Sinatra teria recorrido à máfia para esconder o filme.

* Lula sente muito cansaço e tem falta de apetite, diz assessor.

O assessor do Instituto da Cidadania, José Crispiniano, afirmou no início da noite desta terça-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recentemente diagnosticado com um câncer na laringe, tem sentido muito cansaço e falta de apetite, sintomas atribuídos à série de sessões de quimioterapia. O assessor aguarda a saída de Lula do Hospital Sírio Libanês, prevista para as 20h30.

Ao voltar para casa, Lula deve permanecer em repouso por 20 dias, retornando após ao hospital para nova avaliação e para realizar a terceira sessão de quimioterapia. De acordo com Crispiniano, Lula não sente enjoos, sintoma que deve aparecer a partir do sábado, quando o ex-presidente irá retirar a bolsa que o medica através de um cateter.

O câncer de Lula
 
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

* Affair de Neymar, modelo deixa seio a mostra na praia.

Na última segunda-feira, 21 de novembro, ela desfilou suas curvas em uma praia do Rio de Janeiro, escolheu um biquíni verde neon e já teve um affair com o jogador Neymar. Se você pensa que estamos falando de Nicole Bahls, se enganou. Coincidência ou não, a descrição foi para Carol Abranches, a modelo que está na crista da onda depois de ter sido flagrada na companhia do craque santista.

A morena participou de um novo ensaio sensual na praia da Barra da Tijuca e mostrou afinidade com as câmeras. Durante o banho de mar, Carol ousou mais uma vez e pareceu nem se importar em deixar os seios à mostra para arrumar o biquíni.
 (Divulgação)

* MEC pune 70 faculdades e proíbe criação de novos cursos.

Setenta instituições de ensino superior que tiveram desempenho insatisfatório na última avaliação do MEC (Ministério da Educação) irão passar por um processo de supervisão que inclui congelamento de vagas e perda da autonomia para criar novos cursos. Na última quinta-feira (17) o ministro da educação, Fernando Haddad, havia anunciado o corte de 50 mil vagas no ensino superior.

A supervisão é um sistema de alerta para as instituições, dando oportunidade de melhorarem o ensino, caso contrário, o próximo passo é descredenciar o curso. Nos últimos anos, a supervisão foi utilizada para os cursos de medicina, direito e pedagogia. De acordo com Haddad, o sistema foi satisfatório para a grande maioria dos cursos.

- O MEC sinalizou que, ao invés de simplesmente suspender renovação de reconhecimento de cursos, deveria se fazer um ajuste quantitativo e isso teria impacto na qualidade. E a tese é verdadeira. Em 95% dos casos de cursos de medicina, o ajuste quantitativo e o plano de saneamento de deficiências foram a medida certa e calibrada para que a qualidade melhorasse.

As medidas foram publicadas nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União. No grupo estão sete centros universitários e três universidades que perderam sua autonomia. Com isso, ficam impedidas de abrir novas vagas ou cursos.A lista das instituições incluídas no processo de supervisão pode ser consultada no Diário Oficial.

* Essa é uma boa: Rosalba Ciarlini quer criar Carteira de Habilitação gratuita.

A governadora Rosalba Ciarlini encaminhou nesta terça-feira (22), para a Assembleia Legislativa, três mensagens mensagem para apreciação da Assembleia Legislativa.

A primeira é sobre o projeto de Lei Complementar que cria o Programa CNH Popular, que pretende conceder gratuidade na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda. As outras duas mensagens são de Projetos de Lei tendo como foco o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com o texto do projeto, o programa CNH Popular será destinado para pessoas que forem retirar a habilitação pela primeira vez, nas categorias “A” e “B”, ou na hipótese de mudança de categoria, “C”, “D”, ou “E”. O benefício será válido para quem estiver inscrito no Programa Bolsa Família. O objetivo é estimular a empregabilidade, a partir do uso da habilitação como elemento condicionante para o emprego formal.

* Diagnóstico da Educação será concluído no dia 23 de dezembro.

O prefeito Ademar Ferreira pediu um diagnóstico preciso e claro do quadro de educação da Rede Pública de Ensino de Caraúbas, como forma de elaborar projetos para melhorar o ensino público municipal. Para elaborar este trabalho, o secretário de Educação, Francisco de Assis Batista, está desenvolvendo em todas as escolas do município o Programa Caravana da Educação. “A previsão é concluir o trabalho no dia 23 de dezembro”, diz Assis Batista.

O Programa Caravana da Educação já passou por todas as escolas municipais da cidade. Na Zona Rural, Assis Batista disse que já esteve na localidade de Mariana, Pedrês, Língua de Vaca, Ursulina, Santa Agostinha, Pedra II e Petrolina. O trabalho continua nas demais comunidades, como Apanha Peixe, São Geraldo, entre outras comunidades de porte menor.

O secretário Assis Batista disse que a equipe do Programa Caravana da Educação avalia o desempenho dos funcionários, dos professores e dos alunos de cada escola. “Avaliamos a parte administrativa e pedagógica de cada instituição, assim como avaliamos precisamente a situação da estrutura de cada escola e os equipamentos”, destaca o secretário.

“Está sendo muito proveitosas nossas visitas as escolas. Os pequenos problemas detectados pela equipe do Programa Caravana da Educação são imediatamente resolvidos. Dessa forma, de imediato, já estamos melhorando as condições de ensino e de aprendizagem das instituições municipais, conforme orientou o prefeito Ademar Ferreira” disse Assis Batista.

A partir do diagnóstico, conforme o prefeito Ademar Ferreira e o secretário Assis Batista, serão elaborados políticas públicas de educação, com previsão de recursos no Projeto de Orçamento Municipal, para melhorar as condições de ensino e de aprendizagem dos alunos. “A idéia é avançar no ensino público de qualidade”, destaca o secretário Assis Batista. 
ACPMC.

* Servidores do ITEP suspendem paralisação de advertência.

Os servidores do Itep suspenderam a paralisação de advertência iniciada às 7h desta terça-feira (22) e que seguiria até esta quarta-feira (23). A decisão foi tomada em Assembleia da categoria, no início desta tarde, na sede do Sinpol, após o Governo do Estado propor uma reunião para acontecer às 16h de amanhã no Gabinete Civil, com a presença de todos os gestores envolvidos com o andamento do Anteprojeto de Lei que trata do Estatuto do Órgão.

A categoria entende que esta medida é resultado do suposto alcance imediato do objetivo da paralisação de advertência, com a sensibilização do Governo, e acredita que "é importante para que possam vislumbrar o Anteprojeto tramitando administrativamente no âmbito do Poder Executivo e seguindo para votação na Assembleia Legislativa, o que já deveria ter ocorrido desde o primeiro semestre de 2011".

Pela manhã ocorreu a mobilização da categoria, que fez passeata pelas ruas do Centro, chegando à Assembleia Legislativa, quando reivindicou atenção dos deputados para a questão, tendo reunião, inclusive, com o presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Motta, com presença do deputado Fábio Dantas. Os profissionais, inclusive, cogitaram o início de greve por tempo indeterminado quando houve o contato suspendendo uma reunião entre os servidores e o Governo.

* Governo Rosalba investiu apenas 1,14% da sua receita.

O Governo do Estado investiu, até o momento, apenas 1,14% do orçamento gasto. O índice foi apresentado hoje em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças. O presidente da Comissão, deputado estadual José Dias, criticou o baixo percentual. Ele disse que em governos passados a capacidade de investimento já chegou a 10%. “Está muito aquém do ideal e praticamente desapareceu”, criticou.

O secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, afirmou que o governo está sendo rigoroso na contenção de gastos e que a dívida foi reduzida em 4,5% com relação ao mesmo período do ano passado e que assim, vem impactando menos a receita líquida. “O valor da dívida tem diminuído, impactado menos a receita líquida e isso indica uma situação mais confortável do estado”, disse o secretário. Obery exemplificou com um comparativo dos recursos com disponibilidade em caixa, que em 31 de dezembro de 2010 eram R$ 334.999,00 e em 31 de agosto passado era de R$ 743.860,00.

O próprio Obery reconheceu que a capacidade de investimento atual é muito baixa: “Com licença da palavra, é um índice ridículo, que não atende as necessidades atuais para fazermos investimentos como a construção de escolas e hospitais. Mas o governo está atuando para impedir que os gastos com pessoal limitem sua capacidade de investimento”, disse.
 
Audiência pública ocorreu na Comissão de Finanças.

* Bancada federal do RN se reunirá hoje para definir emendas coletivas.

A bancada federal do Rio Grande do Norte se reunirá hoje para definir as emendas coletivas a serem incluídas no Orçamento Geral da União. O encontro, coordenado pela deputada federal Sandra Rosado (PSB), começará às 17h, horário de Brasília.

A governadora Rosalba Ciarlini se encontrou, há poucos instantes, com a deputada Sandra onde apresentou as emendas prioritárias para o Executivo potiguar.

* Abrigo de idosos de Caraúbas, exemplo de solidariedade.

Ajudar o próximo, abrigar e se doar em um trabalho que exige amor e solidariedade. Essa é a filosofia da Associação Filantrópica de Proteção ao Idoso Jorge Gurgel Fernandes do Amaral, em Caraúbas, região Oeste do Estado. Um lugar onde o acolhimento e o cuidado com os abrigados se mostram como os detalhes mais marcantes da entidade.
 
O abrigo de idosos de Caraúbas se mostra como exemplo de dedicação e carinho. Uma entidade que nasceu do trabalho da médica Verlúzia Maria Gurgel Fernandes, que há dez anos teve a ideia de fundar uma casa para abrigar idosos que não tinham família, ou que eram desprezados por seus familiares.
 
Velúzia conta que na ocasião atuava na área de clínica geral em um hospital público de Caraúbas e tinha quatro pacientes idosos internados que quando recebiam alta médica inventavam outra doença só para permanecerem no hospital. "Eu, assim como outros colegas médicos, percebi que os idosos queriam ficar no hospital porque se sentiam abrigados lá e porque não tinham onde morar", ressalta.
 
Tomando esse fato como base, Velúzia conta que teve a ideia de criar um espaço para abrigar idosos que não tinham onde morar. "Inicialmente aluguei uma casa onde começamos a abrigar idosos, essa primeira unidade funcionou informalmente durante dois anos", disse. Acrescenta que após dois anos recebeu a visita de uma promotora de Justiça que realizou uma fiscalização na unidade e atestou que a entidade não podia funcionar daquela forma, precisaria se tornar uma instituição registrada e obedecer a inúmeros critérios legais.
Gazeta do Oeste.

* PAC 2 executou 15% do orçamento e concluiu 11,3% das obras previstas.

O segundo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em 2011 mostra que foram cumpridos, até o final de setembro, 15% da execução orçamentária prevista para o período 2011-2014, totalizando R$ 143 bilhões. De acordo com o governo federal, 11,3% das obras já foram concluídas.

O balanço está sendo apresentado hoje (22). Segundo os dados, entre junho e setembro deste ano, houve aumento de 66% na execução orçamentária, passando de R$ 86,4 bilhões para R$ 143,6 bilhões.

Na comparação com 2010, o volume de pagamentos efetuados via Orçamento Geral da União, durante o mesmo período, aumentou 22%, passando de R$ 17,7 bilhões para R$ 21,6 bilhões em 2011.

Dos R$ 143,6 bilhões executados, R$ 55,2 bilhões correspondem ao financiamento habitacional destinado à pessoa física; R$ 41,4 bilhões ao executado pelas empresas estatais; R$25,6 bilhões ao setor privado; e R$ 13,2 bilhões ao Orçamento Geral referente à área fiscal e de seguridade. O restante (R$ 5,4 bilhões) referem-se ao Programa Minha Casa, Minha Vida; ao financiamento ao setor público (R$ 2 bilhões); e às contrapartidas de estados e municípios (R$ 700 milhões).

A previsão é que o PAC 2 execute R$ 955 bilhões entre 2011 e 2014. Desses valores, R$ 708 bilhões são previstos para a execução de obras (74% do total). As demais obras serão concluídas após 2014.
Fonte: Agência Brasil.

* Corpo de professor encontrado queimado dentro de veículo no Alto Oeste potiguar.

professor_Carlos_MagnoPopulares encontraram na manhã de ontem o corpo de um homem carbonizado, dentro do porta-malas de um carro na zona rural do município de Doutor Severiano. A polícia identificou como sendo do professor Carlos Magno Viana Fonseca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), campus de Pau dos Ferros.

Segundo informações da polícia, por volta das 6h um veículo Eco Sport foi localizado em um matagal na comunidade de Lagoa de Dentro, totalmente carbonizado e no interior do porta-malas o corpo do professor carbonizado com as mãos amarradas para trás. O carro e o cadáver foram reconhecidos pela namorada da vítima e por familiares.
Carlos Magno, que era natural de Portalegre, havia saído de sua casa na tarde de domingo, com destino ao município de Doutor Severiano, para ver a namorada e não mais foi visto. Ele era professor da Uern e se preparava para nos próximos dias defender tese de doutorado.
A polícia ainda não tem pista que possa levar aos culpados pelo crime, no entanto já começa a ouvir familiares e amigos da vítima para tentar montar o quebra-cabeças das investigações, que serão realizadas pelo delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros.

* PT define que vice será Rútilo Coelho.

O pré-candidato a prefeito de Mossoró pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Josivan Barbosa de Menezes - reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) -, resolveu partir para a briga com o PSB, controlado pela deputada federal Sandra Rosado e que tem a deputada estadual Larissa Rosado como nome ao Palácio da Resistência nas eleições do próximo ano. A primeira medida tomada pelo petista foi atrair o PDT. Josivan afirmou que o processo de "finalização" para a escolha do candidato a vice-prefeito foi concluído e que o nome seria o empresário Rútilo Coelho.
 
A tática adotada pelo reitor da Ufersa consistiu em mirar no PDT para atrair o PC do B. É que Rútilo Coelho foi candidato a suplente de senador do PC do B nas eleições do ano passado. Josivan Barbosa raciocinou que, se Rútilo foi bem aceito pelos comunistas em 2010, o partido não teria restrição para se aliar ao PT em 2012. "O PC do B vai ser o primeiro partido a aplaudir (o convite para Rútilo ser o candidato a vice-prefeito do postulante petista)", disse.
 
Além disso, Josivan se vale da máxima de que o projeto do PT - o qual teria ligações com o pensamento dos demais partidos oposicionistas - representa a verdadeira oposição em Mossoró. Nesse sentido, o reitor da Ufersa deixou claro que a posição do PSB não refleteria a ideia política das legendas de esquerda por ser controlado por uma ala da família Rosado.

* Caraúbas estuda instalar Câmeras de vigilância.

A população do município de Caraúbas, assim como de vários outros da região Oeste do Rio Grande do Norte enfrenta onda de violência em decorrência da falta dos serviços investigação de Polícia Civil, o que gera impunidade, e também policiamento ostensivo da Polícia Militar, que gera sensação de insegurança. Caraúbas tem apenas três PMs e um agente civil.

E Caraúbas é especial pelo seu histórico do passado e também porque é dotada de uma Cadeia Pública superlotada, polariza outros 9 municípios, inclusive com acesso de estradas vicinais, tem dois bancos e comércio forte, sendo completamente impossível apenas 3 policiais numa viatura com bateria fraca, sem amortecedor e apenas um policial civil atender a todos.

O quadro já foi exposto em duas ocasiões ao Secretario Estadual de Segurança, Aldair Rocha, pelo prefeito Ademar Ferreira e seus assessores. O Ministério Público Estadual moveu Ação Civil Pública e a justiça determinou a imediata nomeação de delegados e policiais militares, porém nada disto sensibilizou o Governo do Estado para melhorar a segurança da cidade.

A conseqüência deste descaso foram assassinatos, assaltos e até um ataque a cidade, uma afronta ao Estado. Nos atos religiosos domingo, o padre e o pastor chamaram a atenção para a população não perder de vista a chama do perdão, da boa convivência em sociedade. Cobraram apoio do Governo do Estado para reforçar a segurança do município.

Semana passada a juíza Daniela Rosado e o promotor Flávio Corte realizaram reunião com o delegado da Divisão do Oeste Odilon Teodósio e com o comandante da PM, Capitão PM Carvalho, além de representantes da sociedade, Poder Executivo e Legislativo, procurando uma solução. Entre as sugestões, a instalação de Câmeras de vigilância integradas a PM.

Segunda-feira a empresa de segurança eletrônica Santi Ferr enviou os especialistas Cláudio André Onesko e Gisele Onesko, a pedido do Capitão Carvalho, para fazer um levantamento e apresentar um orçamento de custo de instalação das Câmeras. Apesar de ser uma obrigação do Estado, o município e a sociedade querem ajudar a melhorar a segurança.

As demais cidades da região Oeste também podem contribuir para melhorar a segurança, basta os prefeitos se unirem ao prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas, por uma base de apoio ao Bope em Caraúbas para atuar em toda a região Oeste. Mesmo sem esta base de apoio, o trabalho do Bope na região vem surtindo efeito.
Especialista em segurança eletrônica Claudio Onesko e o Capitão PM Carvalho acompanhados com 
Alberto Matos e Keyoshe Targino da municipalidade local.

* Uern: convocados na última chamada do PSV devem se matricular dia 25.

A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Comperve/Uern) divulgou a quinta e última chamada de candidatos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2011) e convoca para a realização de matrícula no segundo semestre letivo de 2011.2.

A matrícula dos convocados em quinta e última chamada será realizada na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro de 2011, na secretaria do curso para o qual o candidato está sendo convocado. A Comperve ressalta que não será aceita matrícula na modalidade condicional.

Os interessados em verificar a lista completa de candidatos selecionados para ingresso na Uern na quinta e última chamada podem conferir o edital através do site da instituição, www.uern.br.

* Juros da dívida atingem R$ 170 bi.

O financiamento da Dívida Pública Federal (DPF) custou ao Tesouro Nacional R$ 170,13 bilhões de janeiro a outubro deste ano. O valor dos juros foi incorporado ao estoque, elevando o total da dívida do governo nas mãos de investidores. Parte desse valor foi neutralizado porque os títulos resgatados pelo Tesouro superaram em R$ 57,61 bilhões o valor de novos papéis emitidos em 2011. Desta forma, a DPF fechou outubro em R$ 1,806 trilhão, R$ 112,52 bilhões a mais que o estoque registrado em dezembro de 2010.

Na comparação com setembro, a dívida teve uma ligeira queda, de 0,12%. Esse movimento foi puxado pela Dívida Pública Federal externa (DPFe), que caiu 12,83% por conta de antecipações de pagamento de parte da dívida com o Banco Mundial (Bird). Por outro lado, a Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi), que corresponde à maior parte do estoque (R$ 1,73 trilhão) subiu 0,51% em outubro. 

* Controle prévio de licitação identifica superfaturamento.

Um trabalho de prévio controle das contas públicas realizado desde julho deste ano pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) tem identificado graves irregularidades nos processos deflagrados pelos órgãos públicos estaduais e municipais do Rio Grande do Norte e já conseguiu evitar o desperdício de aproximadamente R$ 35 milhões. Isso foi possível com o advento da resolução n.º 009/2011 - TCE/RN, instituída na gestão do conselheiro Valério Mesquita, cuja linha de ação tem causado embaraço por evidenciar a falta de zelo com o erário. A medida é uma pequena peça no quebra-cabeça do TCE, que analisa também todas as despesas realizadas pelo poder público. O caso mais emblemático é o da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), cuja licitação  no valor de R$ 28,03 milhões para adquirir material de consumo traumo-ortopédico estava superfaturada (nos lotes 09 e 20), respectivamente, em 250% e 388%, de acordo com a pesquisa mercadológica encomendada pelo Tribunal 15 processos licitatórios estão sob as mesas de conselheiros e técnicos do TCE/RN face a suspeição de impropriedades.

O relator do procedimento da Sesap, o conselheiro Renato Costa Dias, votou pela suspensão da licitação porque constatou ainda outras irregularidades substanciais que entendeu serem merecedoras de retificações. Entre elas está o fato de um dos vencedores da licitação não possuir a habilitação necessária no edital. Renato Dias verificou também que havia ilegalidade na desclassificação sumária de uma empresa sem que a Secretaria apresentasse explicação convincente para tal. Além disso, ele pontuou que alguns participantes da concorrência requereram a impugnação do processo sem que a Sesap considerasse tal pedido.  "O mais grave neste caso foi a constatação do significativo dano financeiro. A administração estaria comprando um produto cujo preço no mercado era bem mais baixo", explicou o coordenador da Diretoria de Administração Direta (DAD), Renato Duarte. A DAD é a principal das três células organizacionais do TCE/RN que desenvolve o trabalho preventivo das contas públicas, uma vez que é a responsável por avaliar o maior orçamento - o do Governo do Estado.

* PT caraubense define bandeira de luta para eleição de 2012.

O PT da cidade de Caraúbas definiu sua principal bandeira de luta para o pleito de 2012. Quem estava pensando em melhorias nas áreas de educação, saúde, habitação, segurança se enganaram. A principal bandeira de luta do Partido dos Trabalhadores à nível de Caraúbas será o cheque participativo.

Isso mesmo, o cheque participativo é uma das formas encontradas pelo PT para tentar vencer o pleito de 2012. Sem dispor de estrutura político-eleitoral nem ao menos de partidos para compor uma possível coligação, ao menos nesse momento, o grupo escabecado pelo Edil Ivanildo Fernandes (PT) acredita que com uma espécie de Bolsa Família local irá conseguir empolgar a população caraubense em torno dos nomes do partido.

O cheque participativo séria uma bolsa distribuída pelo poder público local a cerca de 500 famílias, recebendo a quantia de R$ 100 reais por família, no primeiro ano de governo. De acordo com os seus partidários essa será a formula para derrotar o grupo situacionista, inclusive com os Alves, no próximo pleito.

Em uma cidade tão cheia de erros, como propaga os petistas locais, em sua maioria familiar, a busca encontrada para a maioria desses erros ser a criação de uma BOLSA é no mínimo ser simplista demais. Na verdade apesar de ser a principal bandeira da oposição local, o Partido dos Trabalhadores não apontou, mesmo que na teoria, mesmo que de forma simples, como resolver tamanhos "erros" praticados pela atual administração em sua ótica. O projeto oposicionista se apega na ideia da força da oposição e só, aprova disso, é que até o atual momento esse bloco não realizou um só levantamento estatístico para saber a certo por onde começar e mais, para alguns o nome pré lançado ao Palácio Jonas Gurgel poderá não ser o que está postulado, porém como diria "Em política tudo pode acontecer, inclusive nada", ao certo é que ainda falta muito para se definir o PT local como alternativa.

É aguardar...
Vote em mim, se ganhar te dou um cheque!

* Campanhas pró-divisão do Pará captam 4 vezes mais que adversários.

As duas frentes de apoio à divisão do estado do Pará para a criação de Tapajós e Carajás arrecadaram mais de R$ 1,3 milhão para a campanha. O valor arrecadado em prol da divisão corresponde a cinco vezes a receita obtida pelas frentes que defendem a manutenção do território paraense, que foi de R$ 236 mil.

O plebiscito que vai definir se os paraenses querem ou não o desmembramento do estado será realizado no dia 11 de dezembro.
Divisão do Pará (Foto: Editoria de Arye/G1)
Os dados sobre as prestações de contas foram divulgados nesta segunda-feira (21) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 80% das contribuições para a campanha pró-desmembramento foram feitas por empresários do estado, que doaram R$ 1,1 milhão.

As empresas também foram responsáveis por maior parte das contribuições para o orçamento das frentes contrárias à divisão, mas em menor proporção. Foram R$ 150 mil, 63% do total, em doações de pessoas jurídicas.

* PDT apoiará Dilma mesmo sem ministério, diz Lupi.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, alvo de denúncias de irregularidades, disse nesta segunda-feira (21) que o PDT, seu partido, apoia o governo Dilma Rousseff com ou sem ministérios. Em evento no Rio, ele disse estar "pronto para a luta", um dia antes de o PDT realizar encontro em que seu futuro à frente da pasta deve ser o principal tema.

"O que vai haver na reunião é um debate. Não temo perder o ministério. O PDT apoia o governo Dilma com ou sem ministérios", disse Lupi, após evento na sede do Ministério do Trabalho. "Estou pronto para a luta", acrescentou.

Segundo denúncias publicadas na imprensa, Lupi teria voado em 2009 em uma aeronave providenciada pelo empresário e dirigente de organizações não governamentais Adair Meira. Meses após o voo, uma ONG da qual Meira é dirigente firmou convênios com o Ministério do Trabalho.

Antes dessa denúncia, o ministro já respondia a acusações sobre a existência de um esquema de arrecadação de propinas junto a ONGs que têm convênios com a pasta. Os recursos obtidos seriam usados para abastecer o caixa do PDT.

* TSE emite resolução com regras para pesquisa eleitoral em 2012.

O Tribunal Superior Eleitoral emitiu resolução com as regras para pesquisas eleitorais em 2012. A partir de 1º de janeiro de 2012 as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar no juízo eleitoral, ao qual compete fazer o registro dos candidatos, com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação.

Para isso, as entidades e empresas devem prestar as seguintes informações: quem contratou a pesquisa; o valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho e margem de erro, entre outros dados.

Ainda conforme as regras para realização e divulgação das pesquisas eleitorais, a partir de cinco de julho de 2012, os nomes de todos os candidatos deverão constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, deverão ser informados obrigatoriamente: o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou e o número de registro da pesquisa.
As pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que respeitado o prazo de cinco dias para o registro. A divulgação de levantamento de intenção de voto efetivado no dia das eleições somente se fará após encerrada a votação na respectiva unidade federativa.

Na divulgação de pesquisas no horário eleitoral gratuito, devem ser informados o período de sua realização e a margem de erro. Não é obrigatório que os concorrentes sejam mencionados, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor em erro quanto ao desempenho do candidato em relação aos demais.

* Aí mata: Bando assalta delegacia e prende PMs.

Pouco mais de trinta minutos foram suficientes para mudar a rotina da pacata cidade de Parazinho - distante cerca de 120 quilômetros da capital do Estado. Os pouco mais de cinco mil habitantes do município foram surpreendidos pela atuação de uma quadrilha, que realizou um verdadeiro arrastão por estabelecimentos comerciais da localidade. Rendidos, os dois policiais militares de serviço nada puderam fazer para combater a ação criminosa.
A delegacia de Parazinho conta com efetivo de apenas quatro PMs 
A delegacia de Parazinho conta com efetivo de apenas quatro PMs.
A atuação da quadrilha surpreendeu pela ousadia. O roubo de armas e fardamento do destacamento da Polícia Militar da cidade facilitou os assaltos conseguintes. Assim que chegaram à cidade, por volta das 11h do domingo passado, fizeram da delegacia da cidade o primeiro alvo.

De cara limpa, bateram palma na porta do local e foram recebidos pelo soldado José Carlos. Perguntaram pelo sargento Gilmar Souza - comandante do destacamento. Logo depois, renderam ambos e os algemaram junto aos dois presos que também se encontravam na delegacia.

Três revólveres calibre 38, uma pistola calibre ponto 40, uma pistola calibre 380 foram levados. Além disso, o bando ainda roubou um fuzil calibre 762 e uma espingarda calibre 12. Capas táticas, coletes balísticos e fardamentos que estavam pendurados em um varal deram ainda mais poder aos homens que invadiram a cidade.