segunda-feira, 28 de novembro de 2011

* Sthefany Brito diz que não abriria mão do trabalho por amor novamente.


FAMOSIDADES 
Capa da edição de dezembro da revista “VIP”, Sthefany Brito abriu o coração para a publicação e falou sobre carreira, personalidade e amor. No ar na novela “A Vida da Gente”, a atriz contou como foi retornar às telinhas depois de quatro anos afastada.

“Está sendo uma delícia. Parece que eu nunca parei. Que dormi ontem, acordei e estou fazendo a novela hoje. Me sinto em casa. Meu trabalho é minha vida, a coisa que mais amo fazer. Estava sentindo falta de decorar texto, gravar, dessa loucura de não ter mais tempo... Minha vida sempre foi assim, desde meus sete anos”, falou a atriz.

Sthefany ficou afastada das telinhas por conta de seu casamento com o jogador Alexandre Pato. Depois da cerimônia, os pombinhos foram morar na Itália e ela teve que deixar a carreira para trás. Questionada se havia algum tipo de arrependimento, a atriz se mostrou bastante romântica, mas afirmou que não repetiria sua loucura de amor.

* Ex-governadora Wilma de Faria recebe tratamento “especial” da presidente Dilma.

A ex-governadora Wilma de Faria recebeu tratamento diferenciado da presidente da República Dilma Rousseff. Em meio a quase toda bancada federal e a governadora Rosalba Cialrini, foi a ex-gestora que Dilma se referiu de forma especial.

A presidente lembrou que foi Wilma de Faria que levou para a então ministra Dilma Rousseff o projeto do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “E a partir daí vinham todos os deputados e senadores para minha sala. Esse (o aeroporto) foi um esforço conjunto que fez com que o aeroporto saísse do papel, tamanha união, firmeza de propósito e união explicam porque isso aqui deu certo”, comentou.

Ela disse que contava aquele fato homenageando as lideranças do Rio Grande do Norte. “Vamos lutar juntos para transformar essa área em outra porta para o desenvolvimento mais rápido do Estado fantástico que é o Rio Grande do Norte”, completou.

* Sinal Fechado: Justiça prorroga prisões de investigados.

A Justiça prorrogou a prisão temporária de dez investigados na operação Sinal Fechado. A decisão foi proferida na tarde desta segunda-feira (28), pela juíza Emanuelle Cristina, da 6ª Vara Criminal. Além disso, a Justiça também converteu em prisão preventiva a prisão temporária de Carlos Alberto Zafred Marcelino.

A decisão atende a pedido do Ministério Público Estadual. Caso não fosse acatado, os investigados que estavam cumprindo prisão temporária seriam liberados na manhã da terça-feira (29).

O MP requereu a prorrogação das prisões temporárias sob o argumento de que os documentos apreendidos ainda não puderam ser analisados por estarem sendo reunidos e separados pela Justiça, e ainda pelo fato de nem todos os investigados terem sido interrogados. Sob esse argumento, a juíza decidiu acatar o pedido para a prorrogação das prisões.

* Enem é aplicado hoje a 13,9 mil presos e internos.

Começa hoje (28) a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 527 unidades prisionais. Foram inscritos para participar da prova 13.962 presos e jovens que cumprem medidas socioeducativas. O exame é aplicado em presídios desde 2004.

As provas de hoje são ciências da natureza e humanas e os candidatos responderão a 45 questões de cada área, assim como ocorre no Enem tradicional. Amanhã (29), os participantes farão a redação, além de responderam os itens referentes a linguagens e matemática.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), haverá em cada sala de aplicação, agentes penitenciários, além dos fiscais contratados pelo consórcio Cespe/Cesgranrio, responsável pela realização do Enem. Assim como já ocorre na aplicação regular do exame, os participantes não podem usar lápis ou borracha. As canetas serão entregues na hora da prova.

* RN é eleito melhor estado turístico por agentes de viagem paulistas.

Em meio ao início da alta temporada o turismo potiguar recebe uma excelente notícia. Os agentes de viagem que participaram da 34ª Aviestur (Feira de Turismo do Estado de São Paulo), em abril deste ano, elegeram o Rio Grande do Norte como o vencedor da categoria de melhor destino como estado Brasileiro e a cidade de Natal como melhor destino cidade Brasileira.

Promovida pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior de São Paulo), a feira é uma das mais importantes do setor e reuniu 3.538 profissionais, entre visitantes e expositores, dos quais 2.825 agentes de viagens que representaram 1.123 agências, das 295 cidades participantes.

"Este prêmio é muito importante, pois dá destaque nacional aos produtos turísticos potiguares além de reconhecer que o trabalho realizado pelo Governo do RN e todo o trade do turismo está no caminho certo. Este público que nos elegeu é especial, pois são eles os maiores emissores de turistas para o nosso Estado", afirmou o secretário de turismo do RN, Ramzi Elali.
Morro do Careca - Natal-RN
 Morro do Careca um dos cartões postais do estado.

* Dilma Rousseff assina concessão do Aeroporto de São Gonçalo.

Considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte, legado da Copa 2014 e o novo pilar da logística do Nordeste, o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante terá a concessão assinada nessa segunda-feira (28) pela presidenta de República, Dilma Rousseff, que vem ao estado para o compromisso. Inclusive, o avião presidencial vai pousar na pista do novo aeroporto.

Um dos legados da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para o Rio Grande do Norte, pois há o compromisso do consórcio Inframérica de concluir a obra até o mundial de futebol, o Aeroporto de SGA está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina, graças, entre outras razões, à sua localização privilegiada junto aos grandes centros comerciais mundiais.

"Por isso, o Governo do Rio Grande do Norte tem a imensa satisfação de participar ativamente da construção dessa importante obra de infraestrutura para o Brasil e para o mundo", disse Rosalba Ciarlini, governadora do estado do Rio Grande do Norte.

* Surto de gripe A assusta moradores de cidade no sertão do Ceará.

A população de Pedra Branca (CE), de 43 mil moradores, está assustada. Em cinco dias, 232 pessoas deram entrada no Hospital de Pedra Branca com os sintomas da gripe A-H1N1. "Eu senti uma fraqueza, uma dor na barriga, e febre", conta Simões Alves Carneiro, agricultor.

O hospital criou um setor de notificação para centralizar os casos suspeitos que chegam a todo instante. Quem tem os sintomas mais graves vai para observação.

Os casos vieram à tona depois que um professor de uma escola profissionalizante, com fortes sintomas, foi à Fortaleza para se tratar e lá recebeu o diagnóstico da gripe "A-H1N1". Ele disse que teria tido contato com uma pessoa doente que veio de São Paulo.

O Hospital de Pedra Branca recebeu remessas do medicamento para combater a gripe no fim de semana. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, exames de laboratório feitos em Fortaleza confirmaram onze casos.
Gripe A: 232 pessoas deram entrada no Hospital de Pedra Branca.
Nominuto.

* Governadora Rosalba e prefeita Micarla são vaiadas.

A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Natal Micarla de Sousa foram vaiadas durante solenidade no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

A governadora, ao discursar, foi vaiada por diversas vezes. A prefeita Micarla, ao ser chamada para o palanque, também recebeu vaias.

* Presidente Dilma Rousseff enfatiza geração de emprego no novo aeroporto do RN.

A presidente Dilma Rousseff dedicou parte do seu discurso a enfatizar a geração de emprego no Rio Grande do Norte a partir do aeroporto de São Gonçalo. “Estamos abrindo aqui no Rio Grande do Norte oportunidade especial de desenvolvimento. Muitas empresas precisam de logística aeroportuária para produzir seus produtos e distribuir com a rapidez necessária. Geralmente esses produtos são de ramos industriais sofisticados, como a tecnologia da informação”, comentou.

Ela disse que o aeroporto envolve cargas e transporte de pessoas e explicou: “a carga tem uma característica porque beneficia as pessoas da região porque traz oportunidades que, sem esse aeroporto, não se teria. Entre essas oportunidades o mais importante é a oferta de emprego”. E foi mais além: “O Rio Grande do Norte abre um novo caminho para o seu desenvolvimento. O aeroporto do Rio Grande do Norte entra na nova fase dos aeroportos do Brasil”, disse fazendo referência a concessão.
Anna Ruth.

* Rosalba defende o nome de Aluízio Alves para o aeroporto de São Gonçalo.

A governadora Rosalba Ciarlini quer o nome do ex-governador Aluízio Alves para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Rosalba afirma defender o nome de Aluízio para o aeroporto pelos serviços prestados por ele ao Rio Grande do Norte.

"Aluízio Alves foi um gestor que modernizou o Estado", completou a governadora. Quanto à polêmica  levantada sobre a possibilidade do nome da Dona Militana para o aeroporto, Rosalba Ciarlini disse que respeita a romanceira, mas prefere a homenagem a Aluízio Alves.

* Anac atualiza normas para inspeção em aeroportos e lista de objetos proibidos nos aviões.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou hoje (28) uma atualização dos procedimentos de inspeção de passageiros nos aeroportos e uma nova lista de itens proibidos nas cabines das aeronaves.

As informações estão na Resolução 207 da Anac, disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União.  O objetivo, segundo a agência, é prevenir que armas, explosivos e outros produtos perigosos sejam introduzidos em áreas restritas de segurança dos aeroportos ou a bordo de aeronave. Os itens proibidos vão desde tacos de sinuca e golfe a isqueiros com mais de 8 centímetros.

A novidade em relação à última publicação, de agosto de 2010, é que a agência deixa expresso que agentes de segurança poderão solicitar ao passageiro que retire "algum tipo de vestimenta que possa ocultar item proibido", como peças que cubram a cabeça, casacos e sapatos.

* PDT quer Lupi fora do cargo antes que Dilma demita.

Parlamentares do PDT vão fazer um novo apelo esta semana para que o ministro Carlos Lupi (Trabalho) peça demissão do cargo antes que seja forçado a sair pela presidente Dilma Rousseff. A situação do ministro se agravou neste final de semana após a revelação que ele foi funcionário-fantasma por cerca de seis anos na Câmara dos Deputados. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que Lupi precisa tomar a iniciativa de se afastar do governo. ‘Antes que ele seja demitido, é melhor que peça para sair.’

O deputado Reguffe (DF) criticou o apego do ministro ao posto. “A política está muito calcada em cargos no governo. O PDT deveria adotar uma postura de independência, sem cargos’, disse.

O senador Pedro Taques (MT) afirmou que Lupi deve satisfações sobre sua passagem pela Câmara.  “Acho que ele tem que dar esclarecimentos ainda hoje. Estou aguardando. Quero ouvi-lo”.

* Uern prevê novos cursos.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deverá abrir o primeiro curso na área das engenharias em 2013. Isso porque já foi aprovada pelo conselho da instituição a criação do curso de nível superior em Ciência e Tecnologia (C&T) no campus de Natal. Apenas dois cursos superiores tiveram criação aprovada, sendo o segundo o curso de Teatro, cuja resolução está em vigor desde 2005. A estratégia da instituição é iniciar atividades acadêmicas na área de engenharia, visto que "é a única área do conhecimento que ainda não temos nenhum curso. Em todas as outras áreas já contemplamos com pelo menos um curso", justifica o reitor Milton Marques.

A estratégia da instituição com o curso de C&T é abarcar o potencial do desenvolvimento da energia eólica com forte concentração na região metropolitana de Natal. "Precisamos formar conhecimento para que possa auxiliar o desenvolvimento de tecnologia nesse segmento que começa a ganhar força no nosso Estado", defende.

Na verdade, o curso de C&T em Natal é uma corrida contra o tempo para recuperar o que, segundo Milton Marques, as universidades de Mossoró não acompanharam com o ápice da produção petrolífera em Mossoró. "Tivemos um boom do petróleo em Mossoró e nenhum curso na área foi criado para atender essa oferta na cidade. Hoje, vimos o petróleo passar e toda a tecnologia ser desenvolvida na Federal do RN (UFRN), que dispõe de cursos na área", explica ele.

* Comperve divulga gabarito do primeiro dia do vestibular da UFRN.

A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulgou, na tarde deste domingo, 27, o gabarito referente ao primeiro dia de provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O processo vale o ingresso do estudante na instituição no ano de 2012.

As provas da manhã deste domingo, que envolveram questões das disciplinas de biologia, química, física, matemática e língua estrangeira, totalizando 60 questões também foram disponibilizadas pela instituição. O vestibular segue até terça-feira, 29.

Confira o gabarito do primeiro dia de provas:

01 - C     31 - D
02 - C     32 - A
03 - A     33 - C
04 - D     34 - B
05 - B     35 - A
06 - D     36 - D
07 - A     37 - B
08 - D     38 - D
09 - C     39 - B
10 - C     40 - A
11 - B     41 - B
12 - C     42 - B
13 - A     43 - A
14 - B     44 - B
15 - A     45 - C
16 - C     46 - D
17 - B     47 - C
18 - A     48 - B
19 - C     49 - A
20 - D     50 - B
21 - C     51 - D
22 - D     52 - A
23 - A     53 - D
24 - A     54 - D
25 - D     55 - C
26 - A     56 - B
27 - A     57 - C
28 - D     58 - B
29 - B     59 - D
30 - C     60 - C

Para ter acesso às provas aplicadas na manhã deste domingo, basta acessar o site da Comperve.

* Empresário Gilmar da Montana emite nota e desafia MP a provar acusações.

O empresário José Gilmar Lopes, conhecido como Gilmar da Montana, emitiu nota oficial desafiando o Ministério Público a provar as acusações de que ele participou do esquema de corrupção operacionalidade no DETRAN nos anos de 2008 a 2010.

Veja a nota na íntegra:

Nota à sociedade potiguar

· Do leito hospitalar onde me encontro, assisto com revolta, indignação e tristeza o meu nome ser jogado numa vala comum entre supostos corruptos e corruptores. Sempre pautei a minha vida pessoal e profissional sob os alicerces do trabalho, da família, do respeito e da honestidade. Não posso, portanto, ficar calado diante das acusações sem provas que fazem contra a minha pessoa.
 
· Desde o primeiro momento em que o meu nome foi envolvido nesse assunto, sempre procurei ser claro, positivo e transparente nos questionamentos que me foram feitos, até como forma de poder dar ao MPE a oportunidade e as condições de separar o joio do trigo.

· È preciso que se diga que o meu relacionamento com o grupo Inspar se deu tão somente no âmbito comercial. Sou construtor e a minha construtora – como poderia ter sido qualquer uma do nosso estado – foi a escolhida para erguer os prédios onde funcionaria as bases de prestação de serviço de inspeção veicular.

· Trabalhei, investi, fiz obras pelas quais não recebi um único centavo. Fiquei no mais completo e absoluto prejuízo.

· Tive a minha casa e escritório devassados, fui preso e hospitalizado, me vejo condenado sem julgamento, com o meu nome negativamente exposto perante a sociedade, envolto em um ‘mar de lama’.

· No entanto, os meus acusadores não apresentam – e não vão apresentar porque não existe – uma única prova, cabal, consistente e fulminante, que indique que eu me beneficiei de dinheiro público, que recebi ou ofereci propinas, que fui corrompido ou que sou agente corruptor.

· Mesmo sem ser protagonista de qualquer ato de corrupção passiva ou ativa, estou com meus bens seqüestrados, impossibilitado de movimentar os meus negócios.

· A decisão judicial que me veta o direito de exercer a minha vida empresarial, penaliza também 180 famílias de operários e trabalhadores sérios e honestos, privados agora de receber seus vencimentos e vantagens como o 13º salário.

· Continuo preso, sofrendo de uma privação de liberdade temporária, cuja legalidade é questionável, pois o Ministério Público já colheu os objetos que julgou necessário para subsidiar a ação investigativa.

· Confio na Justiça do meu estado e desafio a quem quer que seja que apresente as provas dos crimes que me acusam, ou me esqueçam.

· Não posso continuar a ser usado como ‘bode’ expiatório de um espetáculo midiático do qual eu sou vitima e não réu.

· Reafirmo a minha inocência e enfatizo que em nenhum momento cometi qualquer ilicitude, nem atos que possam envergonhar a minha família, meus amigos, parceiros comerciais, colaboradores e a sociedade potiguar como um todo.

José Gilmar de Carvalho Lopes

* Dilma Rousseff desembarcará no RN com dois ministros e o líder do PMDB.

A presidente Dilma Rousseff desembarcará no Rio Grande do Norte com uma comitiva restrita. Virão no avião presidencial o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e o ministro da Previdência Garibaldi Filho.

Além deles também embarcará o líder do PMDB na Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

O ministro da Educação Fernando Haddad, que havia sido anunciado, não desembarcará no Estado.