segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

* Prefeito e vereadores de Vila Flor são presos por corrupção.

Vinte e dois promotores do Ministério Público Estadual e cerca de 120 policiais militares cumprem vários mandados de prisão e de busca e apreensão no município de Vila Flor, distante 80 km de Natal, desde as primeiras horas da manhã de hoje (19). O prefeito e cinco vereadores já foram presos.

Os promotores do Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), investigam a participação dos agentes públicos detidos em um esquema de pagamento de propina para favorecimento na Câmara Municipal do município.
Prefeito Grinaldo Joaquim de Souza (PSD).

* Programa do Leite agoniza, depois de ser referência.

O Programa do Leite do Rio Grande do Norte, que já foi referência no Brasil, como segurança alimentar a segmentos com carência nutricional, além de garantir suporte a uma cadeia econômica estratégica, está se desmanchando. Pode acabar.

A InterTV Cabugi mostrou reportagem agora há pouco dissecando o caso.

Produtores estão se descredenciando do programa, pequenos e médios criadores começam a vender rebanho e os beneficiados finais, também se queixam do não-recebimento do leite.

Na página na Internet do Governo do Estado, a informação é que existe distribuição direta, diariamente, a 155 famílias. Uma mentira deslavada.

Informações extraoficiais apontam que o programa hoje não passaria de 80 mil litros por dia.
Rubens Suassuna, coordenador do Programa do Leite, lotado na Secretaria da Agricultura do Estado, foi entrevistado. Afirmou que existem dificuldades “pontuais”, mas admitiu que “não há recurso para pagar folha de pessoal e 13] do servidor e os fornecedores ao mesmo tempo”.

Prometeu que nos próximos dias estará havendo pagamento da 1ª quinzena de novembro e a partir de janeiro de 2012 haverá regularização de repasses.
Carlos Santos.

* Grupo da ex-senadora Marina Silva já admite nova sigla partidária.

Em meio às críticas ao atual cenário político e eleitoral no Brasil, alguns representantes do movimento “Nova Política”, liderado pela ex-senadora Marina Silva (sem partido), admitiram que a articulação muito provavelmente dará origem futuramente a uma nova legenda.

Apesar de a ex-presidenciável do PV negar reiteradamente que o objetivo do grupo seja a criação de uma nova sigla visando a eleição de 2014, durante o segundo encontro nacional do movimento, neste fim de semana, em Belo Horizonte, representantes dos partidos PPS e PSOL – que eram maioria no evento – avaliaram que não haveria dificuldades para uma futura composição.

“Cada sigla tem centenas de milhares de filiados, e é impossível imaginar que todos vão pensar da mesma forma sempre. Não é tão difícil encontrar pontos em comum”, avaliou a pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine.

* Ministro do Supremo decide limitar atuação do CNJ.

Em decisão individual, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), limitou a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos processos administrativos contra magistrados. A ação é de autoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que acionou o STF contra uma resolução editada em julho pelo CNJ.

De acordo com Marco Aurélio, o conselho só deve atuar para punir magistrados quando o caso já tiver sido encerrado na corregedoria local. O ministro esclarece, no entanto, que sua decisão não cancela o poder do CNJ de chamar para si a responsabilidade de julgar casos que não andam.

"Pode continuar avocando, desde que haja um motivo aceitável, e não pela capa do processo. O que não pode, em última análise, é atropelar o trabalho das corregedorias locais", explicou o ministro.

* Deputado federal Rogério Marinho apresenta mais de 50 emendas ao Plano Nacional de Educação.

O deputado federal Rogério Marinho, líder do PSDB na Comissão de Educação da Câmara, apresentou mais de 50 emendas ao novo Plano Nacional de Educação (PNE), que definirá metas para o setor pelos próximos dez anos.

Entre as propostas de mudança do parlamentar ao relatório produzido pelo deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), está o aumento do financiamento público da educação para 10%, como também defendem as entidades ligadas ao setor. O projeto prevê estipular esse valor em 8%, enquanto o governo Dilma Rousseff (PT) pretende manter em 7%.

Além disso, Rogério defende a flexibilização e diversificação do ensino médio e profissional. Esta proposta é fruto dos seminários realizados pelo deputado, que foi coordenador temático do Ensino Médio e Profissionalizante do PNE, em várias partes do país.

Rogério Marinho apresentou emendas ainda com o objetivo de garantir a autonomia de Estados e municípios, assim como um apoio maior do Governo Federal no setor educacional.

* Potiguar é o segundo que mais trai no Nordeste, aponta pesquisa.

"Traição é traição, romance é romance. Amor é amor e o lance é o lance". Assim diz o refrão de uma música popular presente em toda balada jovem da capital do Rio Grande do Norte, o estado vice-campeão em matéria de infidelidade, segundo aponta uma pesquisa feita por um site especializado em traições. O Estado só perde em número de traições para a terra do axé, a Bahia, que lidera o ranking no Nordeste. Os potiguares são vice-campeões em infidelidade na região: já são 10 mil traidores no Estado, de acordo com o levantamento, que considera apenas os usuários cadastrados no site. Para os norte-rio-grandenses, a infidelidade continua sendo uma forma de apimentar a vida íntima.
 
Obviamente não se trata de um estudo empírico sobre o caso, mas apenas a versão de um site da internet, o Ashleymadison.com. Os dados não são oriundos de uma pesquisa de opinião com análise qualitativa de dados. Ainda assim, não deixa de ser uma curiosidade. É possível que a explicação para o fenômeno da infidelidade esteja no clima quente, ou talvez em ritmos frenéticos e sensuais como o forró e o axé. Quiçá um tantinho da cultura local, herdeira da miscigenação colonial? Bom, independente do motivo, o fato é que a região Nordeste também aparece no topo da lista em casos extraconjugais. “Os nordestinos são os amantes mais sensuais do país”, afirma Eduardo Borges, representante da empresa no Brasil, que lança oficialmente o site em Natal este mês de dezembro, depois de tão repentino sucesso na terra de Poti.
 
Os dados oficiais que mais se aproximam do assunto são os que foram divulgados recentemente nas Estatísticas do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano passado, 179 casais no Estado se separaram e 1.115 se divorciaram em processos judiciais não consensuais. Entre os motivos, a conduta desonrosa ou a violação dos direitos do casamento. Outro campo fértil para as traições é a internet. Levantamento conduzido pelo instituto QualiBest, encomendado por uma revista nacional em julho passado, mostra que 41% dos brasileiros já tiveram algum tipo de interação virtual que pode ser considerado traição durante algum relacionamento sério. Desses, 57% são homens e 43% mulheres.

* Comunicado Importante.

Atenção Caraúbas e Região. Está confirmado o Concurso do INSS, as provas serão realizadas no dia 12 de Fevereiro, com salário de R$ 4.496,89 para nível médio e R$ 9.070,93 para nível superior.

Não percam esta oportunidade e venham se preparar no Galileu Cursinho de Caraúbas. As inscrições estão abertas e as aulas serão iniciadas no dia 02 de Janeiro, a partir da 19h00 na Escola Municipal Josué de Oliveira. Outras informações falar com João Gomes pelos Telefones: 9604 9884/8125 4482.

Professores Convidados:

Português – Professora Kalene Fernandes.

Informática – Professor Luiz Carlos.

Raciocínio Lógico – Professor Antonio Marcos.

Conhecimentos Específicos – Professor – Advogado Nicodemos Gomes

* Um Sonho de Natal das crianças de Caraúbas.

Uma tarde inesquecível. Foi assim para mais de 4 mil crianças na Praça Benjamim Constant, no bairro Leandro Bezerra, no final da tarde de sábado, 17, em Caraúbas. ‘Um Sonho de Natal’, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria do Trabalho e de Ação Social, atraiu mais de dez mil pessoas na Praça de Eventos do município, onde o papai Noel fez a alegria da criançada chegando ao local de helicóptero e distribuindo mais de 4 mil presentes.

A festa ‘Um Sonho de Natal’ não teve atrações musicais para atrair público, como acontece sempre em eventos deste tipo. A diversão das crianças ficou por conta do grupo circense Ciranduis, de Janduís, e a apresentação do Grupo Dançart, de Caraúbas. A festa contou também com a participação especial do Grupo Los Patos Mojado, da cidade de Rosário Central, da Argentina.

O estudante Elias Silva Carlos, de 6 anos, segurando um presente que recebeu do Papai Noel, disse que adorou as brincadeiras dos palhaços do palco (Ciranduis e Los Patos Mojado) que envolveu garotos da platéia no espetáculo. O menino estava acompanhado com outros três igualmente felizes. A mãe bem perto não escondia a alegria de acompanhar os filhos numa tarde especial. “Temos que aproveitar”, disse a senhora saindo apressada do local.

Elias disse que também se deliciou com picolé, pulou no pula pula, mas não deu tempo brincar na piscina de bolinhas. Mesmo assim, estava muito feliz. A secretaria Josilene Ferreira, do Trabalho e da Assistência Social, responsável pela organização da festa, disse que os mais de 4 mil presentes, conseguidos através de parcerias com a iniciativa privada e pública, foram distribuídos as crianças carentes cadastradas nas escolas da cidade e da zona rural.

Os presentes e os picolés foram distribuídos as crianças em 6 barracas instaladas na Praça de Eventos, que também ganhou um palco para as apresentações culturais e o Papai Noel conversar com o público. Também foram instalados parquinhos de diversão e palhaços brincaram com as crianças. No centro da Praça de Eventos os guardas municipais fizeram um cordão de isolamento para a chegada do bom velhinho no helicóptero.

Depois de um sobrevôo na cidade, a aeronave pousou no centro da Praça de Eventos fazendo muito barulho. A garotada adorou a surpresa. O helicóptero trouxe o prefeito, o vice e a primeira dama Maria Auxiliadora fantasiados de papai Noel com seus sacos de presentes. “Esta é uma bonita festa para as crianças neste natal, que vai se repetir agora anualmente. Agradeço aos parceiros da Prefeitura e parabenizo a secretaria Josilene pela organização”, disse o prefeito.

Parceiro importante na realização de Um Sonho de Natal, o secretário de Educação, da Cultura e do Desporto, Assis Batista, falou de sua satisfação de ter contribuído. Destacou que inicialmente havia pensado em fazer uma festa de natal nas escolas, mas quando conheceu o projeto Um Sonho de Natal, da Secretaria do Trabalho e da Ação Social, se aliou, providenciando o transporte para trazer as crianças da zona rural para participar da festa na cidade.
 Prefeito Ademar chegou de helicóptero.

* Brasil terá bioinseticida contra dengue em 2012.

O país contará com um importante aliado para combater a dengue no próximo ano. Um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fabricado por uma indústria farmacêutica promete ser divisor de águas na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

O bioinseticida é resultado de quase dez anos de pesquisas coordenadas pela cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de medicamentos. Criado a partir do Bacillus thuringiensis e do Bacillus sphaericus, ele será produzido na forma de comprimidos, para dissolução em caixas d’água, ou em apresentações maiores, para utilização em açudes e reservatórios.

“No caso da dengue domiciliar, é recomendável a utilização do comprimido hidrossolúvel. O produto tem duas ações concomitantes: paralisa os músculos da boca e do intestino da larva e causa infecção generalizada nela”, explicou Elizabeth, engenheira bioquímica e bióloga.

* Piso salarial do professor poderá ser reduzido.

Cristovam Buarque (PDT-DF) fez apelo para que a presidente Dilma Rousseff oriente a base a barrar alterações feitas pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em projeto do Senado que regula o reajuste do piso salarial dos professores. Segundo ele, os critérios podem provocar a redução do piso.

— Faço esse apelo com muita esperança. Creio que ela não vai deixar passar isso, pois não deve querer ficar com a marca da redução do piso dos professores — comentou.

Cristovam explicou que o projeto, de sua autoria, estabelece dois critérios: em ano sem crescimento econômico, aplica-se o índice de inflação (INPC); em ano com crescimento, aplica-se a taxa de aumento das transferências da União ao Fundeb.

* Morre, aos 69 anos, Kim Jong-il, ditador da Coreia do Norte.

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-il, morreu no último sábado durante uma viagem de trem, de acordo com a rede estatal de TV local. A informação foi confirmada por agências internacionais. A morte dele foi anunciada em uma "transmissão especial" da TV por uma apresentadora "vestindo roupas pretas". Nas imagens, ela parece estar nervosa e emocionada.

De acordo com as informações da TV estatal, Kim Jong-il morreu em virtude de excesso de trabalho "mental e físico", disse a BBC. Ele teria sofrido um ataque cardíaco. Kim tinha 69 anos.

'Choque'

A correspondente da rede britânica na Coreia do Sul disse que a morte do líder norte-coreano causa uma "onda de choque" no país vizinho. Os militares sul-coreanos estariam em estado de alerta desde que souberam da informação sobre a morte do ditador, que estava no poder desde que o pai dele, Kim Il-sung, morreu, em 1994.
De acordo com as informações da TV estatal, Kim Jong-il morreu em virtude de excesso de trabalho mental e físico 
De acordo com as informações da TV estatal, Kim Jong-il morreu em virtude de
excesso de trabalho mental e físico.