quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

* Sisu vai oferecer 108 mil vagas em universidades públicas para 2012.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior para o primeiro semestre de 2011. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante disputar vagas em diferentes instituições a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O sistema entra no ar segunda-feira (26) para que os estudantes possam consultar as vagas disponíveis que estão distribuídas em 3.327 cursos. As inscrições para o processo de seleção começarão no dia 7 de janeiro. Em comparação ao total de vagas disponibilizadas pelo Sisu no primeiro semestre de 2011, a oferta cresceu 30%.

* Definida a data para abertura do Hotel e Balneário Olho D'água do Milho/Caraúbas.

Definida a data para a abertura do Hotel e balneário Olho D'água do Milho/Caraúbas, a mesma será no dia 10 de Janeiro de 2012.

Na oportunidade já estará disponível toda estrutura desde piscinas, bares e o hotel é aguardar e conferir a melhor área de laser do interior do Rio Grande do Norte.

Reservas e maiores informações com: Egícia Ferreira pelo tel: 9997-5851.

Hotel Olho D'água do Millho/Caraúbas.

* Filho de Kim Jong-il dividirá poder na Coreia do Norte, diz agência.

Após a morte do ditador Kim Jong-il, a Coreia do Norte vai passar a ter um governo coletivo composto pelo filho do ex-mandatário, Kim Jong-un, seu tio, Jang Song-thaek, e a cúpula militar, informou à agência Reuters uma fonte próxima aos governos norte-coreano e chinês.

A fonte recusou a ter sua identidade identificada, mas já antecipou corretamente outros eventos no passado, como o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte em 2006.

Segundo as informações, Kim Jong-un estará à frente do grupo de comando.

* Brasil tem 11,4 milhões morando em favelas e ocupações, diz IBGE.

Em 2010, 6% da população do país, ou 11.425.644 pessoas, moravam nos chamados aglomerados subnormais, como favelas e ocupações, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, parte dos dados do Censo Demográfico 2010, foi divulgado nesta quarta-feira (21) e também traça o perfil de serviços, como água e esgoto, disponíveis nesses locais de ocupação irregular.

Segundo o instituto, um aglomerado subnormal é um conjunto de no mínimo 51 unidades habitacionais, que podem ser barracos, casas ou outras moradias consideradas carentes. Esses conjuntos são fruto de ocupação ilegal de terra. Podem ser favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades ou vilas.

* Previsões apontam um bom inverno no RN em 2012.

Uma boa notícia para os agricultores do Rio Grande do Norte e principalmente para a região do Seridó:

Meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do  Estado (Emparn) apontam que o primeiro trimestre de 2012 promete ser chuvoso em boa parte do Rio Grande do Norte.

Em janeiro e fevereiro, haverá boa quantidade de chuva, porém, será em março, segundo as previsões, que as precipitações ficaram mais volumosas. O aumento na quantidade de água será causado pelo fenômeno La Niña. “Além disso, vamos sofrer ação das zonas de convergência e a média de chuva será de 300mm para o Estado”, avisou o meteorologista Alexandre Santos.

* Publicado Censo Escolar 2011; dados indicam aumento de 8,6% de matrículas.

Os dados do Censo Escolar 2011 foram divulgados no Diário Oficial da Unia (DOU) nesta segunda-feira, 19 de dezembro. O levantamento publicado pela Portaria 1.746/2011 indica um aumento do número de matrículas na Educação Infantil.

Para consultar os dados referentes ao Rio Grande do Norte, basta consultar no link abaixo a edição n. 242, de 19 de dezembro de 2011, na página 433 a partir da qual estão dispostos, por município, todas as informações do Censo Escolar 2011 relativas ao RN. http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=25&data=19/12/2011

Com base nos números do Censo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) calcula: comparadas ao ano anterior, às matrículas em creches registraram crescimento de 8,6%. Ao todo, foram 1,4 milhão de crianças de 0 a 3 anos na escola matriculadas em creches municipais e estaduais.

O novo Censo mostra que do total de crianças na escola, 53 % são atendidas em regime integral. Segundo estimativa da Confederação, no ano anterior, o número era de 1.815 milhão, que representa aumento de 11% de 2010 para 2011. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o aumento das matrículas nas creches representa o esforço dos Municípios no atendimento de suas responsabilidades.

Decréscimo Ainda de acordo com a nova contagem, nas demais etapas da Educação Básica houve redução no número de matrículas. No ensino fundamental o decréscimo foi de 4,4% e no Ensino Médio de 0,33%, o que representa 441.169 alunos a menos no sistema escolar. Ao somar as duas etapas, as redes públicas contam com 15.934.047 milhões de matrículas, em que 9.053.896 no Ensino Fundamental 6.880.151 no Ensino Médio.

A CNM avalia que os dados divulgados são positivos para as administrações municipais e demonstram que os Municípios têm providenciado a oferta da Educação Básica nas etapas que são sua responsabilidade. Além disso, mesmo com as dificuldades enfrentadas em relação ao financiamento da creche, o atendimento nesta etapa de ensino tem aumentado.
Jornalista Chico Costa
Fonte: CNM/FEMURN

* A Escola-Creche “Gizelda Fernandes” realiza Colação de Grau.

A equipe do educandário municipal à frente a profa. Djanira de Moraes Cruz deu exemplo e o vereador Novinho Praxedes foi o Paraninfo da turma

O vereador Ailton Praxedes Fernandes (Novinho), foi considerado pela educadora Djanira de Moraes Cruz –Dirinha- como um importante apoiador e incentivador da educação, notadamente para a Escola-Creche Municipal Gizelda Fernandes Soares localizada no Alto São Severino-Alto da Liberdade. ”Ele sempre está disposto a colaborar, apoiar e incentivar todas as importantes ações em prol da educação das nossas crianças” discursou a profa. Djanira na abertura da solenidade que formou os “doutores do ABC”, na noite de ontem, terça feira, dia 20, a partir das 18h30.

A turma de formandos 2011 da Escola-Creche Municipal Gizelda Fernandes Soares levou o nome da profa. 
Maria Djanira de Morais Cruz.
Maria Djanira de Moraes Cruz, como madrinha foi escolhida a professora Maria Elineuza dos Santos, coordenadora pedagógica da entidade educacional. A patronesse, que na ocasião da solenidade esteve representando o prefeito Ademar Ferreira da Silva, foi a Secretária Municipal de Administração e também professora Vânia Maria Praxedes de Sales.

A benção dos anéis dos formandos 2011 da Escola-Creche Gizelda Fernandes Soares, ficou a cargo do professor Francisco Aliandro da Costa.

Após diplomadas, as crianças receberam a conferência de grau pela professora Amércia Nunes de Moraes, que ao lado da também professora Kalíngia Kátia, que esteve representando o Secretário Municipal do 

Desenvolvimento da Educação da Cultura e do Desporto, professor e vereador Francisco de Assis Batista ausente da solenidade de colação de grau por motivo superior.

A tradicional dança da Valsa, distribuição de presentes e lembranças aos formandos e família e um jantar de confraternização natalina marcaram o encerramento de formatura dos doutorandos do ABC da Escola-Creche Gizelda Fernandes Soares.

Em seu discurso o vereador Ailton Praxedes agradeceu a profa. 
 Vereador Novinho Praxedes foi o paraninfo.
Djanira de Moraes Cruz e disse da satisfação em sempre estar colaborando espontaneamente com a educação caraubense e o reconhecimento por isto, constatado pela profa. Djanira em noite tão especial para aquelas crianças.
Jornalista Chico Costa

* Lei Geral da Copa vai ter que esperar o ano que vem.

A votação da Lei Geral da Copa, na Comissão Especial da Câmara, foi adiada para fevereiro do ano que vem. O adiamento da votação, que deveria ter ociorrido na terça (20), se deu porque não houve acordo entre os deputados da comissão em torno do texto do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP). O principal ponto de discórdia é a liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios da Copa do Mundo, para atender aos interesses de patrocinadores.

Em função das divergências, deputados que estavam na comissão para votar o substitutivo de Cândido deixaram de assinar a lista de presença para evitar o quórum mínimo necessário, principalmente os parlamentares contrários à liberação de bebida nos estádios.

Outro ponto sem acordo é o que trata da responsabilidade civil da União por danos ocorridos durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e a Copa das Confederações, em 2013. Também há polêmica em torno da meia entrada e do ingresso social para os idosos. O texto do relator garante a reserva de 300 mil ingressos populares, que não custarão mais de R$ 50, para estudantes, indígenas e beneficiários do Programa Bolsa Família.

* A equipe pro emancipação do Distrito São Geraldo, Caraúbas/RN. Participou de um jantar da “Nova Geração” em Apodí, a convite do professor Flaviano.

Estiveram presentes, varias lideranças, entre elas, o Deputado Federal Fabio Faria e o seu pai, o vice governador Robson Faria.  Na ocasião foi discutido com os mesmos a proposta de criação de um novo município, assim como foi entregue também, a cópia do projeto emancipatório nas mãos dessas autoridades estaduais.

O Deputado Federal Fabio Faria e o vice governador, Robson Faria, falaram que estão acompanhando as movimentações ocorridas nos últimos meses sobre o Distrito São Geraldo, e se comprometeram a mostrar o projeto à bancada estadual do Rio Grande do Norte.

Com isso o movimento vem ganhando a cada dia mais força, e a população ficando mais otimista em relação ao desenvolvimento das comunidades rurais. Agora o projeto será avaliado e futuramente poderá ocorrer um plebiscito nessa área, conhecida também como, a Várzea Caraubense.

A comissão agradeceu a todos pela boa recepção, e afirmaram continuar na luta pelo progresso da Região.  
 Comissão participou de confraternização.
Elder Morais.

* Bebê com duas cabeças nasce no Pará e passa bem.

Um bebê com duas cabeças idênticas nasceu no Hospital Municipal de Anajás, no Pará, nessa segunda-feira. De acordo com o diretor do Hospital Municipal de Anajás, Claudionor Assis de Vasconcelos, a criança está em perfeito estado de saúde. Já foi aimentada pela mãe e agora seguiu para Belém para realizar exames em um hospital com mais estrutura.

A criança nasceu por volta da 1h da manhã de ontem, após uma jovem de 25 anos, mãe de três filhos e moradora da zona rural da cidade, chegar ao hospital com fortes dores. Os médicos de plantão identificaram por meio de um ultrassom que o bebê tinha duas cabeças e que o parto seria de risco para os bebês e para a mãe.

Foi realizado uma cesariana e cirurgia durou cerca de uma hora já que o bebê estava sentado. "Apesar de todos os problemas de um hospital de interior, os médicos conseguiram salvar mãe e bebê, que era nosso objetivo. E para a gente foi uma grande surpresa verificar que a criança estava muito bem de saúde", contou o diretor.


 (Divulgação)