segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

* Proposta muda regras para concessão de benefícios do Bolsa Família.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2020/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que muda as regras para a concessão de benefícios do Programa Bolsa Família. Conforme a proposta, as famílias menores que conseguirem se enquadrar no programa poderão receber benefícios de maior valor.

Segundo o autor, o objetivo é evitar que “as famílias pobres ou extremamente pobres aumentem o número de filhos no intuito de alcançar o atual limite de benefícios variáveis”.

A lei que trata dos benefícios do Programa Bolsa Família (10.836/04) estabelece uma série de valores que são relacionados à composição familiar, levando em conta a quantidade de crianças, adolescentes, grávidas e nutrizes.

De acordo com o projeto, o chamado benefício variável (R$ 32 atualmente), destinado às famílias que se encontrem em situação de pobreza ou extrema pobreza e que sejam compostas por gestantes, nutrizes, crianças de até 12 anos ou adolescentes até 17 anos, será pago até o limite de um benefício por família.

* Nota de esclarecimento.

Como participante do evento no sentido de colaborador e baseado também na nota de esclarecimento do Centro Municipal Ensino Infantil "Maria Madalena Rosendo", gostaria de também deixar a minha versão dos fatos. Fui convidado pelo empresário e amigo Juninho Alves para participar de uma reunião na sede da Banda Saia Rodada, quando lá cheguei encontrei os blogueiros Ricardo Adriano, Leysson Carlos, Maycon Oliveira, Gidel Morais, Juninho de Duquinha e Juninho Alves, após a exposição do projeto e de inúmeras, boas opiniões, resolvemos colaborar com o "I Natal da Criança Feliz", no final da reunião cada blog, ficou responsável por determinadas Escolas as minhas foram Maria Sílvia e Maria Madalena, confira: Matéria do Caraúbas Hot News Cada blog ficou responsável por fazer o levantamento da quantidade de crianças das escolas da cidade. Posteriormente, acontecerá a entrega de presentes para os meninos e meninas nos dias 23 e 24 deste mês.

Veja como ficou o cronograma de responsáveis pelas entregas:

#Caraúbas HotNews - Escolas Lourenço Gurgel, Josué de Oliveira e Hugolino d'Oliveira
#Sociedade Ativa - Escolas Antônio Carlos, Gizelda Fernandes e Leônia Gurgel
#Icém Caraúbas - Escolas Jonas Gurgel e Casa da Criança
#Blog do João Marcolino - Escolas Maria Sílvia e M. Madalena
Assim sendo determinado na reunião fui até a Escola Maria Madalena e lá disse o motivo da visita e a diretora da Unidade a Sra. RAIMUNDA RIZOLENE DA SILVA (Gestora), me perguntou o dia da entrega e assim como tinha ficado decidido na reunião, como muito bem postou meu amigo Gidel Morais, confira:
Veja a baixo os dias e os locais do I Natal da Criança Feliz:

Dia 23 de dezembro:
  1. Creche Municipal Giselda Fernandes (8h); 
  2. Escola Municipal Leônia Gurgel (9h); 
  3. Escola Estadual Antônio Carlos (10h);
  4. Jardim de Infância Hugolino de Oliveira (14h); 
  5. Escola Josué de Oliveira (15h). 

Dia 24 de dezembro:
  1. Creche Maria Madalena (8h); 
  2. Escola Estadual Maria Silvia (9h);
  3. Casa da Criança (10h);
  4. Escola Estadual Lourenço Gurgel (14h); 
  5. Escola Municipal Jonas Gurgel (15h). 
Gidel de Morais. 
Expliquei a diretora que a data era aquela de acordo com a reunião, após a mesma me informou que não era possível abrir a Escola no dia 24/12, pois já vivia longe da família pelas atividades pedagógicas queria dedicar o dia 24/12, para sua família. Eu entendi os motivos mais mesmo assim pedi para a mesma fazer a relação que entregaríamos os presentes na Escola Estadual Maria Sílvia, no dia marcado para a coleta dos dados voltei a Escola, fui amigavelmente recebido, recebi os dados, a Sra. RAIMUNDA RIZOLENE DA SILVA (Gestora), me indagou se os alunos teriam fichas e responde que iriamos nos reunir de novo e eu voltaria a Escola, fato esse que não foi possível não por minha culpa, visto que só voltamos a nos reunirmos no dia 22/12, com o empresário Juninho Alves, essa reunião terminou por volta das 17h, ficando eu impossibilitado de voltar a Escola Maria Madalena para informa que tinha havido uma mudança no cronograma como postou meu amigo Maycon Oliveira, confira: Em virtude do final do ano letivo, a entrega dos 1.500 presentes para crianças de dez escolas caraubenses será realizada nesta sexta-feira (23). Confira os locais e horários:

Manhã
#08h00min - Josué de Oliveira e Lourenço Gurgel
#09h00min -Leônia Gurgel, Casa da Criança e Antônio Carlos

Tarde
#14h00min - Gizelda Fernandes e Hugolino D'Oliveira
#15h00min - Maria Sílvia e Maria Madalena
#16h00min - Jonas Gurgel
Por MAYKON OLIVEIRA
Assim sendo, gostaria de externa que após terminar a reunião, como a data para a realização da entrega era dia 24/12 e que pela impossibilidade da Escola Maria Madalena está fechada por motivos justo, a entrega dos brinquedos séria na Escola Maria Sílvia, por gentileza visto que sou o gestor da unidade e as mães dos alunos serem da mesma região, procurei apenas amenizar o problema e realizar a entrega na Maria Sílvia, no dia da confraternização da Maria Sílvia dia 22/12, informei que a entrega dos brinquedos da Maria Madalena séria em conjunto com o do Maria Sílvia, no dia 23/12 às 15h, esse foi o episódio na sua totalidade. Quero aqui mais uma vez reafirma que o evento não era meu, era apenas um parceiro, se houveram distorções essas não foram praticadas por mim, não tenho nada contra a Sra. RAIMUNDA RIZOLENE DA SILVA nem a favor, com isso gostaria de reafirmar o meu compromisso com o evento, em nenhum momento foi levado em conta cores partidárias, até porque ALVES E FERREIRAS a muito tempo estão não no mesmo barco e sim na direção do barco, para finalizar quero deixar bem claro que não preciso de um evento solidário para me propagar, espero que em 2012 esse evento seja ampliado, assim como o Sonho de Natal, agora se não houve nem "Sonho nem Criança Feliz", na Maria Sílvia se Deus quiser estaremos mais uma vez presenteando todas as nossas crianças. 
Um abraço do inoxidável João Marcolino Neto.
Agradeço se for postado nos blogs parceiros.

* GESTORA DE ESCOLA CARAUBENSE ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO.

CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL “MARIA MADALENA ROZENDO”
NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
A gestora do CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL “MARIA MADALENA ROZENDO”, Raimunda Rizolene da Silva, vem através desta, esclarecer a população caraubense e a equipe organizadora do I NATAL DA CRIANÇA FELIZ, alguns equívocos que surgiram no decorrer da culminância do projeto que denegriram a imagem da instituição de ensino e da integridade do gestor escolar.
 
Em nenhum momento a nossa escola foi advertida que houve modificação com relação à data de entrega de presentes a nossos alunos, nem tão pouco, fomos comunicados que haveria mudança de endereço para entrega dos mesmos.
 
Quando indagada pelo gestor, blogueiro e jornalista JOÃO MARCOLINO, não me impus enquanto gestora de recebê-los em nossa escola, porém solicitei ao mesmo que ao invés do dia 24, fosse feita a distribuição no dia 23(sexta-feira), ou outra data, pois no dia solicitado, pelo mesmo, não era possível. Justificando o motivo superior de não poder recebê-los no dia 24 (que era desejo do organizador), ficamos aguardando a resposta.
 
Até o presente momento, não fomos comunicados pela equipe organizadora ou pelo próprio JOÃO MARCOLINO a antecipação do evento, o que temos conhecimento é que por falta de informação ou de conhecimento por parte de algumas pessoas, consideraram que por a escola não receber a equipe foi levado a cunho político e isso é uma inverdade por parte de quem por ventura plantou esse assunto irreal na nossa comunidade escolar.
 
Enquanto gestora me preocupo com a melhoria na qualidade de vida e educação da nossa comunidade escolar, estou pronta para ajudar no que for necessário, como citei em diálogo com João Marcolino, porém, não foram esse sentido solidário que transpareceu da minha pessoa e quem convive comigo, sabe que não meço esforços para o trabalho principalmente quando beneficia a escola que atuamos.
 
Jamais nossa instituição escolar, levanta a bandeira desse ou aquele partido político, ou denegrimos a imagem desse ou aquele cidadão, o nosso compromisso é com uma educação de qualidade e priorizar a formação cidadã de nossos alunos e a melhoria para eles, não com intuito de fazer politicagem.
 
Caraúbas, 26 de dezembro de 2011.
RAIMUNDA RIZOLENE DA SILVA (Gestora)

* Comunicado Importante.


AVISO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO
TOMADA DE PREÇO nº 011/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO nº 001117/2011

A Presidente da Comissão de Licitações da Prefeitura Municipal de Caraúbas-RN, no uso de suas atribuições legais, vem comunicar aos interessados em participar do processo licitatório retro mencionado, que, por motivo de ordem superior, o mesmo foi prorrogado das 10h:00 do dia 10 de janeiro de 2012, para às 10h:00 do dia 13 de janeiro de 2012. Maiores informações entrar em contato com a Prefeitura Municipal pelo fone (84) 3337 3379. Caraúbas-RN, 26 de dezembro de 2011. Vania Maria Praxedes de Sales, Presidente.

* Liécio Nogueira demonstra interesse em disputar vaga no legislativo caraubense.

O servidor público Liécio Nogueira participou de entrevista na FM Liberdade, na comunidade de Santana, e na oportunidade demonstrou interesse em disputar uma vaga no legislativo caraubense nas eleições de outubro de 2012.

Liécio é natural da região da Várzea e recentemente se filiou no Partido dos Trabalhadores (PT).
Liécio Nogueira (PT) demonstra interesse em disputar vaga no legislativo caraubense.
Imagem: Felipe Guerra na Web

* Prefeitura Municipal de Caraúbas intensifica trabalhos para concluir obras.

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB), vem intensificando as cobranças nas empresas responsáveis pela construção de algumas obras no município de Caraúbas. 

Nesse sentido os serviços estão sendo realizados no estádio de futebol, praça da avenida Benjamin Constant e praça Reinaldo Pimenta.

De acordo com o prefeito Ademar Ferreira a maioria das obras em andamentos em nosso município serão inauguradas antes do aniversário da cidade em 05 de março.

* PRF/RN registra três mortes nas rodovias federais no final de semana do Natal.

A Operação da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN) realizada no período de Natal, entre a sexta-feira (23) e domingo (25) registrou 35 acidentes com três mortes e 22 feridos nas rodovias do estado.

No mesmo período do ano passado, a PRF havia registrado 36 acidente, com a morte de uma pessoa e 15 feridas. No período em que foram iniciadas as ações preventivas - do dia 16 de dezembro até o dia 25 passado - de 2010 para 2011, o número de acidentes foi reduzido de 132 para 126 e o número de mortos de 10 para 4.

A PRF/RN informou ainda que continuará reforçando o policiamento nas rodovias federais do estado até o período do Carnaval 2012. Além disso, eles contam com o Apoio da Polícia Militar do RN e da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) no combate à embriaguez no volante.

* Deputado Getúlio Rêgo participa em instante do programa liderança em debates.

A partir das 11h15min o deputado Getúlio Rêgo (DEM) participa do programa Liderança em Debates, na FM Liderança 87,9.
Com o apoio de Eugênio Alves, Getúlio Rêgo foi o deputado estadual mais 
votado em Caraúbas nas últimas eleições.

* Henrique faz balanço de atividade parlamentar.

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, aproveita o início do recesso parlamentar para agradecer aos seguidores do  mandato que o acompanham nas mídias sociais. A interatividade no exercício da atividade parlamentar, através das mídias sociais. A interatividade foi uma das marcas do parlamentar, que está no 11º mandato. O balanço do 41º ano de trabalho como deputado federal é extremamente positivo. Henrique Alves, que comanda uma bancada de  80 deputados, destacou a prestação de contas anual do trabalho da Câmara dos Deputados, feita pelo presidente Marco Maia, por sugestão do líder do PMDB.

Em 2011 foram aprovados 637 projetos, sendo 144 em plenário e 493 conclusivos nas 20 comissões temáticas permanentes. Todos eles tiveram a participação do líder, responsável pela indicação e orientação dos membros do PMDB nas comissões, presidência e relatoria das matérias que couberam ao partido. As comissões especiais e frentes parlamentares também contam com a participação do PMDB.

Henrique ressaltou o papel que  exerce sobre a bancada e a união do grupo quando estão em jogo assuntos de interesse do Brasil e do governo, do qual o PMDB é o principal aliado com a participação do vice-presidente da República, Michel Temer. Ressaltou ainda votações importantes com a presença decisiva do PMDB como a nova política do salário mínimo, a emenda 29 (SUS) e a Desvinculação de Receitas da União.

* Governo divulga dias de feriado nacional e ponto facultativo em 2012.

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) publica uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional em 2012 e estabelece datas de ponto facultativo para os órgãos públicos federais.

Segundo o texto da portaria nº 585, de 22 de dezembro de 2011, as datas consideradas feriados nacionais são: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes ), 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Outro feriado divulgado é de 28 de outubro, em que funcionários públicos comemoram o Dia do Servidor Público, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24 de dezembro (véspera do Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).

A portaria, assinada pela ministra Miriam Belchior, estabelece que os órgãos federais irão observar em cada localidade os feriados declarados em leis estaduais e municipais e que os serviços essenciais de cada área deverão ser mantidos.

* Sisu tem 1.687 para o Rio Grande do Norte.

A partir desta segunda-feira (26), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão consultar onde estão as 108 mil vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2012. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.

No Rio Grande do Norte, o número de vagas ofertadas é de 1.687, e para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes: 15 em cada. Nenhuma instituição do Distrito Federal aderiu a esta edição do Sisu.
Veja a oferta de vagas no Sisu por estado

Acre- 240 vagas
Alagoas- 5.805 vagas
Amazonas- 2.722 vagas
Amapá- 160 vagas
Bahia- 5.298 vagas
Ceará- 6.158 vagas
Espírito Santo- 850 vagas
Goiás - 1.561 vagas
Maranhão- 3.238 vagas
Minas Gerais- 11.873 vagas
Mato Grosso do Sul- 6.815 vagas
Mato Grosso- 5.609 vagas
Pará- 995 vagas
Paraíba- 3.699 vagas
Pernambuco- 4.564 vagas
Piauí - 7.049 vagas
Paraná- 4.399 vagas
Rio de Janeiro- 14.137 vagas
Rio Grande do Norte- 1.687 vagas
Rondônia- 16 vagas
Roraima- 419 vagas
Rio Grande do Sul - 1.070 vagas
Santa Catarina- 650 vagas
Sergipe - 145 vagas
São Paulo - 9.064 vagas
Tocantins- 701 vagas.

* Dilma: governo não vai descansar até retirar da miséria 16 milhões de pessoas.

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje que o governo não vai descansar enquanto não atingir a meta de retirar da miséria 16 milhões de brasileiros. No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela lembrou que, até o momento, 407 mil famílias foram localizadas pelo programa Brasil sem Miséria.

De acordo com a presidenta, o número representa 90 mil famílias a mais do que a meta fixada para este ano. Do total de 407 mil, 235 mil já estão recebendo o benefício. Um levantamento do próprio governo mostrou que cerca de 800 mil famílias brasileiras preenchem os requisitos para participar do programa, mas ainda não estão cadastradas.

“Para identificar essas famílias, foi fundamental a chamada busca ativa, que é o nosso compromisso de ir atrás dos extremamente pobres para garantir os seus direitos. Até 2013, nós vamos, com certeza, encontrar todos que ainda não estão no Bolsa Família e dar a eles o direito e as condições para que deixem de ser extremamente pobres”, disse a presidenta.

Segundo Dilma, a mobilização de estados e municípios contribuiu para que a meta de famílias localizadas em 2011 fosse superada. Governadores do Amapá, Espírito Santo, de Mato Grosso, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, de Goiás, Rondônia e São Paulo assinaram um pacto com o programa Brasil sem Miséria e complementam o benefício que as famílias mais pobres recebem.

Outras medidas adotadas pelo governo, de acordo com a presidenta, reforçaram a estratégia do programa. Dilma destacou, entre elas, a ampliação do número máximo de benefícios de três para cinco filhos com até 15 anos; e a implantação do Bolsa Gestante, para mulheres grávidas que realizam o pré-natal, e do Bolsa Nutriz, para mulheres em período de amamentação.

“No campo, já iniciamos a distribuição de 375 mil toneladas de sementes. Também avançamos muito na questão da água com o programa Água para Todos. Só nesses primeiros seis meses do Brasil sem Miséria, já viabilizamos a construção de 315 mil cisternas”, ressaltou Dilma.

* Prestação de contas dos ônibus universitários de Caraúbas (RN) – Rugna Begna.

Venho através deste, como responsável geral apenas do mês de Dezembro do ônibus Universitário (que nos meses anteriores estava na responsabilidade de outras pessoas e eu apenas responsável pela arrecadação da UERN noturno), prestar contas a toda a classe estudantil que utiliza esse ônibus, para que sejam cientes da importância do compromisso de cada um, assim como também na seriedade do bom uso do dinheiro arrecadado. Aproveitando o ensejo, queria relatar o problema que ainda existe com alguns alunos inadimplentes, que quando não honram o seu compromisso acaba prejudicando aqueles que pagam em dia, como aconteceu recentemente, e também parabenizar os que foram guerreiros e utilizaram de sua consciência, cumprindo com o seu dever.
RUGNA BEGNA DE OLIVEIRA

Resto do mês de novembro a noite só da UERN

EM CAIXA: R$ 300,00
Total arrecadado do mês de dezembro
MANHÃ: R$ 1.610,00
NOITE: R$ 2.720,00
ALUNOS UNP (20 REAIS) + R$ 140,00
R$4.470,00
Saída:
Magnildo: ................................................................................R$ 3.500,00
Mazinho : ................................................................................R$ 200,00
Antônio : ..................................................................................R$ 200,00
Janicleide (Carro para Mossoró-UERN)..................................R$ 30,00
Carro de Almir (dia 20/12 para UNP) ......................................R$ 90,00
Carro de Almir (dia 22/12 para UNP) ......................................R$ 90,00
ARIADNY (fazer prova dia 23/12) ...........................................R$ + 20,00
4.130,00
ENTRADA: R$ 4.470,00
SAÍDA: - R$ 4.130,00
RESTO R$ 340,00
EM CAIXA
NOVEMBRO DA UERN ........................................................ R$ 300,00
DEZEMBRO.........................................................................+ R$ 340,00
TOTAL ................................................................................... R$ 640,00