quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

* UBS do São Severino: licitação no dia 10 de janeiro 2012.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai construir mais duas Unidade Básica de Saúde (UBS), para atender a área urbana do município. O prefeito Ademar Ferreira destaca que este é mais um avanço na Saúde Preventiva do município.

O Controlador Geral do Município, André Viana, informou que a Licitação Pública para contratar a empresa que vai construir da UBS do Bairro Alto São Severino, no Conjunto Antônio Linhares, será realizada no dia 10 de janeiro de 2012.

A secretaria de Saúde Juliana Carlos informou que a UBS do Alto Severino está orçada em R$ 250.650,72, o mesmo valor que está orçada a unidade prevista para o Bairro Sebastião Maltez. “São obras que vão ampliar a rede de atendimento a população”, diz Juliana Carlos.

Além desta unidade, já existe uma UBS pronta no bairro Leandro Bezerra. Deverá ser inaugurada em breve. O prefeito Ademar Ferreira informa que não é só na cidade de Caraúbas que a estrutura de saúde está recebendo investimentos na ampliação.

O prefeito estaca já concluiu o posto de saúde do Assentamento 1º de Maio e existe outra em construção localidade Marrecas. “Inauguramos recentemente o Posto de Saúde com odontologia na localidade Mariana”, destaca o prefeito Ademar Ferreira.

* Jovem baleada diz que ela mesma fez disparo dentro de carro de Adriano.

A estudante Adriene Cyrilo Pinto, baleada na mão esquerda dentro do carro do jogador Adriano, do Corinthians, disse à polícia nesta quarta-feira (28) que ela mesma foi a autora do disparo. A informação é do delegado Fernando Reis, responsável pelas investigações do caso após ouvir a jovem.

Adriene acusava Adriano de estar no banco traseiro e ser o autor do disparo que a atingiu na mão esquerda. O jogador negava, alegando que estava no banco do carona no momento do disparo. A versão de Adriano é confirmada pelas outras três mulheres e um amigo do jogador que estavam no veículo na hora do disparo, além de um funcionário de uma boate da Barra de onde o grupo havia saído.

* Caraúbas vai ter réveillon em praça pública com bandas e queima de fogos.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através de sua Assessoria de Comunicação, informa que este ano haverá realização do réveillon na cidade de Caraúbas.  A festa será realizada em parceria com a empresa Saia Rodada e o empresário Junior Praxedes, da rede de postos JP.

O prefeito Ademar Ferreira comunica que vão animar a passagem de ano e chegada de 2012 as bandas Amaré e Forró Novo Stilo, contratadas pelo empresário Junior Praxedes; no Trio Elétrico Saia Elétrica, patrocinado pelo Grupo Saia Rodada.

A Prefeitura Municipal, conforme o prefeito Ademar Ferreira, está contratando um shows pirotécnico, às 00h, além de investir na estrutura da festa, que terá início ás 22h na Praça Aproniano Martins de Sá, mais conhecida como a Antiga Praça dos Festejos.

O prefeito Ademar Ferreira comunica também que está tudo pronto para os festejos do padroeiro São Sebastião, que começa no dia 10 de janeiro e vai até o dia 20. Esta festa é comandada pela Paróquia de São Sebastião, em parceria com a Prefeitura e iniciativa privada. 
Reveillon

* Convite Importante!

Capa Padre
DIA: 31 de Dezembro
HORA: 9h
LOCAL: Igreja Matriz de São Sebastião/Caraúbas-RN
CELEBRANTE: Padre Francisco das Chagas

* Chimpanzé do filme Tarzan morre aos 80 anos.

O chimpanzé que viveu Chita, a inseparável companheira de Tarzan nos filmes da década de 1930, morreu aos 80 anos de idade, num santuário de animais na Flórida, EUA. Chita viveu o dobro da expectativa de vida normal para essa espécie em cativeiro. O chimpanzé morreu de falência renal na noite de Natal.

Chita conseguiu viver mais até do que seu amigo das telas. Em 1984, o ator Johnny Weissmuller, que interpretava Tarzan, morreu poucos meses antes de completar 80 anos.
Chita.

* Programa Minha Casa, Minha Vida tem novas regras para candidatos.

O governo federal alterou os critérios de seleção dos candidatos a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. A regulamentação foi publicada em portaria publicada nesta terça-feira (27) no “Diário Oficial da União”. Entre as mudanças está a indicação de percentual de unidades que devem ser reservadas para idosos e pessoas com deficiência.

O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional do governo federal para construção de moradias em parceria com estados e municípios. Ele foi lançado em março de 2009, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a meta inicial de construir 1 milhão de moradias populares.

O novo texto, que revoga a portaria número 140 publicada em 6 de abril de 2010, determina que sejam reservadas, no mínimo, 3% das unidades para idosos. O mesmo percentual deve ser respeitado para pessoas com deficiência ou seus famíliares diretos.

Na portaria de 2010, ficava determinado que os dois grupos deveriam ser atendidos segundo “percentuais mínimos previstos nos normativos específicos dos programas integrantes”, sem determinar textualmente os números.

Limite de renda

Entre as novidades, o novo texto retira a citação à exigência de que os candidatos tenham renda familiar mensal bruta limitada a R$ 1.395,00. O governo já havia anunciado adequação nos valores quando deu detalhes da programação do Minha Casa, Minha Vida 2.

Com a mudança, a primeira condição da seleção é que o candidato já esteja inscrito em cadastros habitacionais do Distrito Federal, estados ou municípios. A mesma condição já estava citada na portaria anterior. Cada um dos programas habitacionais locaisi já deve prever critérios de renda e condição social para inscrever os candidatos.

* ProUni abre inscrições em janeiro para 195 mil bolsas.

Estarão abertas em 14 de janeiro próximo as inscrições de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação. O período se estenderá até o dia 19 do mesmo mês. A oferta para o primeiro semestre de 2012 é de 195.030 bolsas - 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

Com a oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, de 108.552 vagas em instituições públicas, chega a 303.582 o número de oportunidades de ingresso no ensino superior para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

* Projeto diminui dígitos da numeração de candidatos a vereador.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2186/11, do deputado Laurez Moreira (PSB-TO), que reduz de cinco para quatro o número de dígitos para identificação do candidato a vereador. A idéia é usar os dois números do partido acrescidos de dois algarismos à direita. Atualmente é usado o número do partido mais três algarismos.

Segundo o deputado, “mostra-se possível a fixação do número de identificação do candidato a vereador na forma proposta, permitindo-se que os candidatos a vereador possam concorrer com identificação composta por quatro dígitos, facilitando a fixação do número pelo eleitor”.

* Prefeitura de Caraúbas realiza reparos na adutora do assentamento Petrolina.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN, através da Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMP), realiza reparos na adutora que abastece o assentamento Petrolina, que tem aproximadamente 300 moradores, na zona Rural de Caraúbas.

A Secretária Sheyla Gurgel informa que adutora vinha apresentando problemas desde agosto de 2011. Os moradores reclamaram o caso ao prefeito Ademar Ferreira, mostrando o problema e opinaram o que seria a solução.

Diante do quadro, a Prefeitura Municipal de Caraúbas, através da SPOCAMPO, contratou uma empresa especializada em manutenção de poços/bombas. A mesma que fez o trabalho que aumentou a vazão do Poço do Assentamento 1º de Maio.

A secretaria Sheyla Gurgel acrescentou que além reparar o poço e trocar a bomba, a Prefeitura de Caraúbas também vai substituir a antiga tubulação antiga, que é de ferro, por tubos que são de PVC. “Este material não prejudica a água”, diz.

Na cidade – O abastecimento da cidade de Caraúbas foi regularizado depois que a CAERN retirou vazamentos da adutora que abastece a cidade e instalou novas bombas. A cidade, que passava até 20 dias sem receber água, agora tem um revezamento que permite o abastecimento regular de Caraúbas, que tem 20 mil habitantes.
 Reparos foram realizados na adutora.

* Tiririca diz que em 1 ano fez 3 amigos e aprendeu o que deputado faz.

Após o primeiro ano de mandato na Câmara, o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, o mais votado do país na eleição do ano passado (1,3 milhão de votos), afirma que terminou 2011 “feliz”, depois de um começo “difícil para caramba”.

Ele fez campanha pedindo voto aos eleitores sob o argumento de que "pior que está, não fica" e dizendo que não sabia o que fazia um parlamentar.

Segundo informações do site da Câmara, Tiririca compareceu a todas as sessões deliberativas de 2011. Na Comissão de Educação e Cultura, da qual é membro titular, participou de 51 das 58 reuniões realizadas este ano.

“Quando eu cheguei, nos primeiros meses, foi difícil para caramba. Foi tudo muito novo para mim, complicado. Fui pegando o jeito e hoje estou tranquilo. Estou até feliz. Eu pensei que no começo iam me tratar diferente, fiquei com medo de que dissessem: ‘É artista, tem nariz empinado’. Mas viram que sou humilde. Tenho até feito amizade. Tenho três amigos que são amigos mesmo”, contou o deputado federal mais votado do Brasil nas eleições de 2010.

Segundo Tiririca, os amigos na Câmara são os deputados Paulo Freire (PR-SP), pastor que integra a Frente Parlamentar Evangélica; Esperidião Amim (PP-SC), ex-governador de Santa Catarina; e Francisco Escórcio (PMDB-MA), um dos principais aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).