terça-feira, 17 de janeiro de 2012

* Gratificação será retomada nas Centrais do Cidadão.

O Governo do Estado retomará o pagamento das gratificações a partir do próximo mês. Os servidores das Centrais do Cidadão serão os primeiros a ter o benefício retomado. No entanto, a  Assessoria de Comunicação do Governo esclareceu que nem todos os funcionários das Centrais terão gratificações, como ocorria na gestão Wilma de Faria e Iberê Ferreira. Também não está decidido quando o pagamento vai ser reiniciado em outros órgãos do Executivo estadual.

O governo ainda finaliza um estudo para definir os critérios da escolha dos servidores que serão beneficiados. Segundo a Assessoria de Comunicação, está sendo feito um levantamento pelas secretarias do Gabinete Civil e de Administração e Recursos Humanos. Apenas após a conclusão desse trabalho, serão divulgadas quantas pessoas receberão as gratificações.

No total, o Estado tem 22 Centrais do Cidadão. Ao assumir o cargo, o novo secretário estadual de Interior Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, chegou a anunciar que as gratificações seriam retomadas.

Sobre as Centrais, a disposição da gestão estadual é também de fazer uma recuperação dos órgãos e instalar outras unidades, inclusive uma em Natal. 

* Política caraubense e as suas surpresas...

De acordo com algumas informações que nos chegam, apontam para uma ampla movimentação na política caraubense nos próximos sessenta dias...

Essas surpresas passaram pela entrevista do Alves e a formação do novo cenário político local...

Na política tudo pode acontecer, inclusive nada...

Será preciso ter nervos de aço, pois vem muitas novidades por aí...

É aguardar...

* Exclusivo: Eugênio e Juninho concederão entrevista após à festa de São Sebastião.

No início da noite de hoje (17), conversamos demoradamente com o Ex-prefeito Eugênio Alves (PR), na oportunidade ficou decidido que após à festa de São Sebastião os irmãos Alves concederão uma entrevista para o blog e para o programa Liderança em Debates.

Nesta entrevista os irmãos Alves irão dizer a Caraúbas e a toda região qual será o rumo político de ambos, pelo teor da conversa inicial, posso adiantar que essa entrevista dará um novo rumo a política caraubense.

É aguardar...
Juninho e Eugênio tomarão um decisão em conjunto...

* Futebol entre amigos...

Na tarde de ontem (16), vários amigos se reuniram no Hotel Olho D'água do Milho, para realizar a já tradicional partida entre os Caraubenses presentes e ausentes, entre eles os grandes Ben-ti-vi e Sabiá.

Em uma clima de muita alegria a partida foi o início de uma grande confraternização que terminou na AABB de Caraúbas.
Participantes do jogo se confraternizam com Bem-ti-vi e Sabiá.
Imagem: Leysson.

* Crack chegou a 87% do RN.

Um levantamento inédito da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que a mais devastadora das drogas na atualidade, o crack, já chegou a pelo menos 87% do Rio Grande do Norte, ou 106 de 121 municípios pesquisados.

O Observatório do Crack assusta. De acordo com o mapa da droga no RN, a maioria das cidades tem consumo de mensuração média com as drogas. Na Região Metropolitana de Natal (RMN), quatro cidades foram sondadas. Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba atingiram alto índice de consumo da droga. Nísia Floresta ficou no patamar médio. As demais unidades da RMN, incluindo a capital, não foram incluídas no levantamento.

Chama atenção a fragilidade da rede de apoio ao usuário. O mapa indica inconsistência na capacidade de resposta dos agentes públicos contra o crack na medida em que poucas cidades dispõem de unidades de atendimento psicossocial, os CAPs.

Fica evidente ainda a falta de apoio ao combate à droga. Não por acaso, nas cidades do interior onde se sabe ser notável a falta de aparato policial para repressão do tráfico os índices de consumo são altos. São exemplos: Barcelona, São Tomé, Serra Caiada, Lagoa de Pedras, Ipanguaçu.

O levantamento da CNM é o primeiro a aprofundar o problema do crack nas cinco regiões do Brasil. É alarmante como em praticamente todos os estados pesquisados, o número que indica circulação e consumo de drogas beira a totalidade.

* Piada: Governadora faz um “balanço positivo” da segurança do RN no ano de 2011.

A governadora Rosalba Ciarlini colocou a segurança na pauta principal hoje do seu programa de rádio. A chefe do Executivo potiguar fez um “balanço positivo” da segurança no ano de 2011.

“Tivemos a satisfação de fechar 2011 com números muito bons na Região Oeste, principalmente em Mossoró, onde havia um aumento da violência, com números muito altos no primeiro semestre do ano”, avaliou Rosalba Ciarlini. Segundo a Governadora, as medidas tomadas durante o ano passado deram resultado. “Se compararmos os números do segundo semestre, vamos ver que houve uma redução de 45% no número de homicídios”, disse.

Focando especificamente na região Oeste, a governadora enalteceu o trabalho feito em Mossoró. “Isso aconteceu porque adotamos em Mossoró e na Região Oeste um conjunto de medidas eficientes. Investimos em estrutura, criando um novo Batalhão da PM, com viaturas e armamento. Reforçamos o contingente da Polícia Civil, melhorando o setor de inteligência. Criamos o Sertão Seguro, com equipe do BOPE para atuar em toda aquela região. Enfim, fizemos valer o peso de uma estratégia de segurança que está sendo adotada em todo o estado, na capital e no interior, e que com certeza está dando resultado”, observou Rosalba.

* João Maia: “Rosalba ganhou por vontade do povo”.

Ao comentar a adesão ao governo Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado federal João Maia (PR) destacou que a disputa política de 2010 ficou no passado. “Não votei na governadora, mas a campanha eleitoral passou. O que está em primeiro lugar é o Rio Grande do Norte. Rosalba ganhou por vontade do povo. Eu nunca me neguei a ajudar o governo. Vou sempre me posicionar no sentido de contribuir com o melhor para o estado”, frisou.

Questionado sobre a escolha de Fábio Hollanda, Maia disse que o indicou para o governo, a pedido de Rosalba, por considerá-lo com o perfil ideal para a Sejuc. “A governadora pediu e o PR tinha um nome para melhorar as centrais do cidadão e resolver os problemas do sistema carcerário. Se fosse apenas indicar um nome, seria algo mesquinho. O PR entrou para contribuir e melhorar”, afirmou.

* Agentes penitenciários da cadeia de Mossoró impedem fuga em massa.

Os agentes penitenciários da cadeia Manoel Onofre de Souza, em Mossoró, descobriram um túnel em uma das selas nessa segunda-feira (16) e impediram uma fuga em massa dos presos.

De acordo com os agentes, os presos pretendiam cavar o túnel por baixo de outras duas selas, e encontrar um túnel, escavado em outra tentativa de fuga. Eles ouviram o barulho da escavação, mas aguardaram a chegada do reforço e a autorização da direção da cadeia para entrar no pavilhão e retirar os presos para o solário.

Os presos retiraram os ferros dos ventiladores e com eles cavaram as paredes da cadeia, de onde retiraram ferros mais grossos e usaram nas escavações e na fabricação de facas artesanais.
Presos pretendiam cavar o túnel por baixo de outras duas selas.

* Candidatos do Enem terão acesso à correção da redação a partir deste ano.

O Ministério da Educação (MEC) informou ontem (16) que a partir deste ano todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso à correção da prova de redação, em cumprimento a um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF) no ano passado.

As explicações serão encaminhadas à Justiça em resposta a ações do MPF no Ceará e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro que solicitaram que todos os estudantes inscritos no último Enem pudessem ter acesso às redações.

O edital do Enem não prevê a possibilidade de recurso, por isso muitos estudantes recorreram à Justiça para ter acesso à prova e tentar alterar a nota obtida. De acordo com o MEC, foram recebidos 122 pedidos judiciais de vista da prova da redação e todos foram atendidos. Desse total, 79 resultaram em pedidos de revisão das notas, mas apenas em um casos houve alteração da pontuação por determinação da Justiça e o MEC informou que irá recorrer.

* Governo quer extinguir Datanorte até o fim do ano.

O Governo do Estado estipulou como prazo máximo o final deste ano para que se consolide a extinção da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte). Para isso, está realizando estudos e auditorias para verificar a situação das oito empresas as quais incorporou em 1995 quanto ao patrimônio, total de dívidas e número de servidores efetivos e comissionados. 

A Datanorte gerencia os bens, passivos trabalhistas e tributários, carteira imobiliária e a regularização fundiária dos conjuntos habitacionais das antigas Companhia Popular de Habitação do RN (Cohab), Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI), Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDM), Companhia Editora do RN (Cern), Empresa de Promoção e Desenvolvimento do Turismo (Emproturn) e Companhia de Desenvolvimento Agropecuário (Cida). A administração estadual alega que após a liquidação total das dívidas o caminho natural é a extinção da empresa. O argumento é de que ela é um celeiro de despesas sem qualquer serventia em termos de receita para o Estado.

* Mitt Romney já ameaça liderança do presidente.

O pré-candidato presidencial Mitt Romney ficou sozinho no topo da lista dos candidatos para as primárias da Carolina do Sul, nesta semana, onde três de seus concorrentes mais conservadores dividem o poderoso bloco dos eleitores evangélicos e conservadores. O ex-governador de Utah, Jon Huntsman, de longe o mais moderado candidato republicano que concorria à nomeação para disputar a presidência em novembro, deixou a corrida nesta segunda-feira e declarou apoio a Romney. Isso deixa apenas cinco homens na competição pelos votos da Carolina do Norte. Se Romney vencer no sábado, sua nomeação para a candidatura será praticamente inevitável. Romney saiu vencedor do primeiro caucus, realizado em Iowa, e também conquistou a vitória nas primárias de New Hampshire, na semana passada. Embora a maioria dos republicanos não confie em Romney por causa de seu passado moderado, eles não têm conseguido estabelecer seu apoio às alternativas mais conservadoras: Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes; Rick Santorum, ex-senador pela Pensilvânia; ou o governador do Texas, Rick Perry.  O candidato Ron Paul, deputado pelo Texas, não conseguiu reunir apoio suficiente para desafiar Romney nas primeiras primárias do sul norte-americano.

Os republicanos parecem estar lentamente convergindo para Romney como a melhor opção para evitar que Barack Obama conquiste um segundo mandato. O atual presidente sofre os efeitos da economia, que recupera-se lentamente da recessão. O desemprego continua alto e milhões de norte-americanos perderam suas casa por falta de pagamento.

Os candidatos enfrentam uma semana cheia de eventos de campanha e debates na televisão entre segunda e sexta-feira. Nas últimas três décadas, nenhum republicano conquistou a nomeação do partido Republicano sem vencer na Carolina do Sul. 

ntem, foi divulgada pesquisa que coloca mais aditivo na cmapanha de Romney. De acordo com a pesquisa, o presidente Barack Obama, e o pré-candidato republicano mais bem colocado para disputar a Casa Branca, Mitt Romney, estão praticamente empatados se a eleição fosse hoje, porém o apoio a Obama é mais forte e mais positivo que o de Romney, de acordo com uma pesquisa do canal Fox News divulgada ontem. Segundo o levantamento, 46% dos eleitores votariam em Obama e 45%, em Romney. A estreita vantagem do presidente está dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

No entanto, por trás dos números há um contraste: 74% dos eleitores de Obama dizem que vão votar "por ele" e não "contra Romney". Já entre os eleitores do pré-candidato republicano, 58% vão votar "contra Obama" e não "por Romney". Tanto Obama quanto Romney receberam forte apoio de seus partidários: 88% dos Democratas apoiam Obama e 86% dos Republicanos estão com Romney.