quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

* Ferreira Júnior "Haroldo será o prefeito de Felipe Guerra".

Ao que parece o grupo Aficel está disposto a concorrer não só na eleição em Caraúbas, com a reeleição do prefeito Ademar Ferreira. 

O grupo comandado pelo empresário Ferreira Júnior terá candidato também na cidade de Felipe Guerra, trata-se do Haroldo Ferreira que é irmão de Ademus Ferreira e será candidato para vencer a eleição, de acordo com Ferreira, "Haroldo será o prefeito de Felipe Guerra", mandou o recado Ferreira.

Neste contexto, Haroldo vai disputar a municipalidade felipense com a Sra. Iolanda Costa que será a candidata do prefeito Brás Costa.

É aguardar...
Haroldo Ferreira, ao lado de Ferreira, será candidato em Felipe Guerra com o apoio do clã ferreira.
Imagem: Santana Noticia.

* Exclusivo: Confirmado o show e a gravação do DVD da Banda Saia Rodada...

Em conversa agora à pouco com o empresário Eugênio Alves, o blog teve a confirmação do show e da gravação do DVD da Banda Saia Rodada hoje na festa de São Sebastião.

A chuva que caiu em Caraúbas até pouco minutos atrás trouxe o temor do cancelamento do evento, porém o mesmo vai ocorrer e estamos torcendo para ser um grande sucesso.

Assim é todo mundo na praça de eventos para a gravação do DVD da Banda Saia Rodada.

* Articulações projetam Márcia Maia para vice de Carlos Eduardo.

Um projeto político que começa a ser costurado sob o manto do silêncio deverá ter repercussão na esfera judicial e aglutinará duas poderosas forças da política do Estado. Trata-se uma chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo e pela deputada estadual Márcia Maia (PSB).

Caso as articulações saiam dos intramuros e se confirmem, Lauro Maia, primeiro suplente da coligação, será conduzido à Assembleia Legislativa em substituição à irmã.

A consequência é lógica: O filho de Wilma de Faria e todos os réus da Operação Hígia passam a dispor de foro privilegiado.

Outro detalhe: caso a denúncia sobre a Operação Sinal Fechado seja acatada e inclua Lauro Maia na lista de réus, também todos os envolvidos nesse caso passam a dispor de foro privilegiado.

* Justiça do RJ nega direito de acesso às redações do Enem, diz MEC.

O juiz federal da 22ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Rafael de Souza Pereira Pinto, indeferiu o pedido liminar da ação civil pública de vistas à prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2011, proposta pela Defensoria Pública da União, segundo o Ministério da Educação.

Com isso, há duas decisões válidas. A deferida pela Justiça Federal do Rio que nega o direito de acesso às redações e na contramão, a da Justiça Federal no Ceará que concedeu a todos os candidatos a terem acesso às cópias das provas de redação, e respectivos espelhos de correção do Enem. Segundo o MEC, nesta sexta-feira (20),  o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, deve definir qual decisão será válida.

* Ferreira Júnior confiante na vitória do bloco situacionista em 2012...

Na noite de ontem (18), conversamos com o articulador-comandante Ferreira Júnior, na oportunidade o mesmo se mostrou muito satisfeito com os resultados da Festa do Padroeiro São Sebastião 2012, "Caraúbas está vivendo uma grande festa, digna do nosso povo", comentou Ferreira.

Com relação a política, Ferreira informou que está em contato constante com o prefeito Ademar Ferreira (PMDB), "Ademar só não será nosso candidato se ele não quiser", informou Ferreira que ainda apontou o nome do empresário Júnior Praxedes (JP), como outra ótima opção, "Ademar é o nosso candidato natural, dado a reeleição, entretanto o nome de JP é ótimo também.

Além do nome de Ademar e JP, Ferreira ainda citou o nome da sua irmã Gesumira Ferreira, como opções para compor a chapa situacionista.

Com relação ao pleito de 2012, Ferreira demonstrou total confiança na vitória, "Estamos realizando uma boa administração e ainda tem muita coisa boa pela frente, assim acreditamos na força do povo e do nosso grupo para vencermos mais uma eleição em nossa cidade", concluiu Ferreira Júnior.
Prefeito Ademar Ferreira ao lado do irmão Ademos e do sobrinho Ferreira, o mesmo 
é o  candidato natural do grupo.
Imagem: Vandilson Ramalho.

* Aí mata: Governo Rosalba recua e afirma já não saber quando pagará as gratificações.

A TRIBUNA DO NORTE, edição de hoje, traz matéria mostrando o recuo do Governo Rosalba Ciarlini. Menos de 24 horas depois de afirmar que pagaria a partir de fevereiro as gratificações das Centrais do Cidadão, o Executivo potiguar revê o posicionamento e admite que não sabe quando pagará as gratificações.

O secretário estadual do Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues, informou que somente após a conclusão de um estudo, que está sendo realizado no âmbito do Gabinete Civil e da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh), será possível atestar impacto nas finanças, aval da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outras coisas que permitam a efetivação desse plus salarial na remuneração dos funcionários.

As gratificações foram suspensas ainda no início do ano de 2011. Logo que assumiu a gestão, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) anunciou o corte de todos os benefícios justificando a necessidade de ajuste financeiro do Estado. Na época, a explicação apresentada foi de que os gastos com o funcionalismo estavam acima do limite da LRF e, portanto, o Executivo precisava adotar medidas para reduzir as despesas com folha de pagamento do funcionalismo. Em um programa de Rádio local, este mês, a chefe do Executivo democrata chegou a sinalizar a retomada do benefício.

* Devota de São Sebastião: governadora visita hoje Nova Cruz e Sítio Novo.

A governadora Rosalba Ciarlini dedicará a noite de hoje a uma agenda política-religiosa. Às 19h ela irá a missa de encerramento da festa de São Sebastião, em Nova Cruz.

Em seguida, a chefe do Executivo potiguar visitará Sítio Novo. Acompanhada da prefeita Wanira, ela participará da festa de São Sebastião.

E Caraúbas nada...

* Com atraso nas obras, dirigente da Fifa afirma que não tem como garantir Natal como sede da Copa.

Durante entrevista ao portal Terra, publicada hoje, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que não tem como garantir que Natal será sede da Copa do Mundo de 2014. Ele demonstrou muita preocupação com o atraso das obras do estádio Arena das Dunas.

“Temos um estádio que está sob monitoramento da Fifa para a Copa do Mundo, que é o estádio de Natal, onde definitvamente há muito atraso. O monitoramento deste estádio vai ser permanente pela Fifa, para termos certeza de que ele vai voltar ao ritmo e ser parte da Copa”, destacou Jérôme Valcke.

Ao lado de Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, e de Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local (COL), o dirigente francês não garantiu a participação do estádio na competição.

* Ex-governadora Wilma de Faria presta depoimento na Polícia Federal.

A Polícia Federal está investigando supostas ações irregulares na Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, referentes ao período de 2005 e 2006, durante a gestão da ex-governadora Wilma de Faria. Há suspeitas de que ocorreu, durante o período, venda irregular de letras do tesouro do estado. A Polícia Federal do Rio Grande do Norte está colhendo depoimentos desde segunda-feira (16) e, nesta quinta-feira (19), a ex-governadora foi ouvida.
Ex-governadora Wilma de Faria foi ouvida pela Polícia Federal na tarde desta quinta-feira 
Ex-governadora Wilma de Faria foi ouvida pela Polícia Federal na tarde desta quinta-feira
Na sede da Polícia Federal na condição de testemunha, Wilma de Faria prestou depoimento por aproximadamente uma hora. De acordo com a Polícia Federal, ela foi questionada sobre uma carta precatória que foi encaminhada pela superintendência de Brasília. Na saída da sede da PF, Wilma de Faria saiu sem dar declarações sobre a investigação.

Além de Wilma de Faria, outros ex-auxiliares do Governo também foram ouvidos pela polícia, entre eles o ex-secretário de Planejamento e do Gabinete Civil, Vágner Araújo. 

Informações extra-oficiais dão conta de que teria ocorrido a venda de letras do tesouro sem a consulta aos membros do diretoria, o que seria ilegal.
Tn Online.

* Sesap monitora casos de H1N1 no RN.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), continua o trabalho de monitoramento dos casos da influenza do tipo H1N1 no Rio Grande do Norte.

Na tarde desta quinta-feira (19) a Sesap recebeu a confirmação do Laboratório Evandro Chagas de um óbito em decorrência da doença, ocorrido no dia 12 de janeiro. Neste mês de janeiro foi notificado ainda mais um caso suspeito da doença, ainda sem confirmação, mas o paciente passa bem.

Para Juliana Araújo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, não há motivos para caracterização de um surto de H1N1 no estado. "Não há indicativo de surto. Nos meses de janeiro e fevereiro acontece naturalmente um aumento da procura de atendimento para os casos de doenças respiratórias. E, até o momento, temos apenas um caso confirmado em todo o estado", informou Juliana.

* Convite Importante!

* Logo mais tem essas atrações na Festa de São Sebastião 2012...

Ferro na Boneca...

Blog de brasilforro :BRASIL 100% FORRÓ, BANDA SAIA RODADA
 A grande atração da noite e da Festa de São Sebastião...

* Comunicado Importante.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRAL DO CIDADÃO/CARAÚBAS

COMUNICADO IMPORTANTE


Informamos aos (as) senhores (as) usuários (as) que nos dias 20 e 21 de Janeiro não haverá expediente nesta instituição, em virtude dos festejos alusivos ao padroeiro São Sebastião. Retornaremos a normalidade no próximo dia 24 de Janeiro de 2012.

Sem mais para o momento.

Caraúbas, 18 de Janeiro de 2012.

A gerência.

* Enem pode não acontecer em abril, diz Haddad após decisão da Justiça.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (19) que a determinação da Justiça Federal no Ceará que obriga a pasta a dar cópia das correções de prova de redação a todos os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, pode impedir a realização do exame em abril deste ano.

- Não podemos colocar a máquina em fadiga. Há uma questão tecnológica a ser resolvida. É um problema novo que foi colocado e que não é tão simples assim. Por enquanto, teremos um por ano até que tenhamos fôlego para atender às exigências. A questão está sendo discutida e pode não haver [o exame] em abril.

* Piso salarial em SP passará a ser de R$ 690 a partir de março.

O piso salarial no estado de São Paulo passará a ser de R$ 690 a partir do dia 1º de março, segundo anúncio do governador Geraldo Alckmin feito nesta quinta-feira (19). O valor corresponde à primeira faixa salarial do estado, que inclui trabalhadores domésticos e motoboys, por exemplo. O novo salário apresenta um reajuste de 15% - antes era de R$ 600.

Na segunda faixa salarial, que inclui cabeleireiros, manicures e vendedores, entre outros, o salário passará de R$ 610 para R$ 700 – um aumento de 14,75%. Na terceira faixa, que corresponde aos trabalhadores de serviços de higiene e saúde e técnicos em eletrônica entre outros, o salário passa de R$ 620 para R$ 710, um reajuste de 14,52%.

* Falta de medicamentos na Unicat será normalizada até fevereiro.

A falta de medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) deverá ser completamente normalizada em fevereiro, quando o orçamento da central de regulação de medicamentos for aberto, de acordo com a diretora Telma Praxedes.

Atualmente três principais tipos de medicamentos estão em falta na unidade. A saída paliativa é buscar empréstimo em outros estados, enquanto o estoque do RN é normalizado. Todavia, há drogas cuja disponibilidade também não foi encontrada em unidades da federação mais próximas. É o caso da mezalazina - para conter sangramentos no estômago - em falta há cinco meses.

* Inscrições para o ProUni terminam hoje.

Terminam nesta quinta-feira (19), as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) que vai distribuir 195 mil bolsas de estudo em instituição particulares de ensino superior para o primeiro semestre de 2012. Até as 18h de ontem, 918 mil candidatos haviam feito a inscrição.

Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

* Robinson Faria e Wilma de Faria voltam ao clima de aliados.

Apesar de ter desaparecido dos principais eventos políticos do estado, o vice-governador Robinson Faria (PSD) articula o fortalecimento da sua legenda. Nos bastidores, Robinson busca se recuperar das perdas que teve em 2011. O primeiro passo do vice-governador foi voltar a convivência política com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

Questionada sobre a reaproximação política com o vice-governador Robinson Faria (PSD), Wilma de Faria se mostrou motivada a voltar a compor com o pessedista. “Já conversei com Robinson e com Fábio. Estamos dialogando. Houve o chamamento das duas partes para a formação de uma parceria. Eu mesma o convoquei para somar com a oposição. Mas, uma aliança é firmada mesmo durante as eleições. Além de Natal, temos afinidades em outros municípios. Vamos buscar somar no interior e na capital”, afirmou.

* Professores comemoram fim do celular em sala de aula.

Celular agora somente fora do horário de aula. Isso porque a Prefeitura de Mossoró já sancionou a lei municipal que proíbe o uso dos aparelhos por alunos do Ensino Fundamental enquanto estiverem dentro da escola, orientando que os equipamentos de comunicação permaneçam desligados e guardados dentro da mochila.
 
A decisão é comemorada pelos professores que alegam uma "epidemia" de celulares que chegam a atrapalhar o rendimento das aulas. "Os alunos usam o celular na hora da aula enquanto estamos explanando o conteúdo", descreve a professora Lúcia Martinês. Ainda de acordo com ela, o malefício do aparelho na hora da aula passa por várias formas. "Existem alunos que chegam ao cúmulo de atendê-los na hora da aula. Mesmo assim, quando não é atendendo, estão dispersos jogando os joguinhos que vem nos aparelhos, ouvindo música, fazendo foto, enfim", diz a professora.

* Empresa vai investir R$ 20 mi em Apodi...

A empresa Limestone Mármores do Brasil, através de seu representante no Brasil, Francisco Mendes, informou que vão investir R$ 20 milhões na estruturação da unidade de beneficiamento de rochas no município de Apodi. A empresa já atua na região há cerca de 10 anos, extraindo rochas e agora vai beneficiar antes de distribuir no mercado brasileiro.
 
A ideia é agregar valor e alta qualidade ao produto final para, assim, poder concorrer com o produto da Turquia e Itália, hoje os mais vendidos no mundo. Para o constante investimento do grupo empresarial na região e um maior poder de competitividade, o protocolo de intenções garantirá - observando a legislação vigente - o acesso da empresa ao Proadi, programa de benefício fiscal concedido pelo Governo do Estado.

* Proposta de Henrique Alves beneficia mais de 80% das cidades brasileiras.

Mais de quatro mil municípios brasileiros se inscreveram no programa Minha Casa, Minha Vida. A Caixa Econômica Federal registrou, até 30 de dezembro do ano passado, 4.042 propostas municipais de adesão ao programa de habitação popular do governo federal que prevê a construção de 2 milhões de casas e apartamentos em parceria com as prefeituras, estados, iniciativa privada e movimentos sociais.

Dos 5.565 municípios do Brasil, 4.957 com população a partir de 50 mil habitantes, poderão aderir ao programa. Essa expansão do Minha Casa, Minha Vida para 81,5% das cidades só foi possível graças ao parecer do deputado Henrique Eduardo Alves (RN), relator da Medida Provisória 459/09 que instituiu o programa. O líder do PMDB na Câmara dos Deputados também vinculou um bilhão de reais da MP para os pequenos municípios.

Inicialmente apenas as cidades com população a partir de 100 mil habitantes como Natal, Mossoró e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, seriam beneficiadas. O parecer do deputado potiguar estendeu o programa para todas as regiões do estado.

* Em Pau dos Ferros, prefeito 'planta semente' para o futuro...

O prefeito Leonardo Rêgo, do DEM, está escrevendo muito bem seu nome para a história de Pau dos Ferros. Administra a cidade pensando no futuro.

Assumiu o governo em 2005 e este ano a legislação não permite reeleição.

Enquanto os outros prefeitos pensavam em conquistas imediatas com assistencialismo, Leonardo plantou sementes: IFRN, ampliação da UERN, conquista da UFERSA...

Investiu na estrutura como construção de postos de saúde, praças, ruas e ginásios de esportes. Projetou o contorno da cidade e está beliscando o DNIT para avançar com a BR 116.

O contorno da cidade vai tirar do Centro Urbano o tráfego de carretas pesadas, que além de causar muitos acidentes, inclusive com mortes, destrói as ruas e tumultua o trânsito.

O fato real é que a cidade de Pau dos Ferros tem um Campus da UERN que é mais organizado e estruturado do que o Campus Central. Ganhou o IFRN e mais recente o Campus da UFERSA.

Outro ponto interessante em Pau dos Ferros é que o município não corre risco de instabilidade administrativa com a saída de Leonardo no dia 1º de 2013.
Retrato do Oeste.