sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

* Banda Saia Rodada leva verdadeira multidão à Praça de Eventos...

Apesar da chuva que castigou Caraúbas no dia de ontem (19), mesmo assim uma verdadeira multidão marcou presença na praça de eventos para assistir e participar do show e da gravação do DVD da Banda Saia Rodada. 

Uma mega estrutura de palco, som e iluminação foi montada para o evento que ficou marcado como um dos maiores públicos já visto na mesma.

Os organizadores do evento ficaram satisfeitos com o resultado final.
Raí levou a galera ao delírio.

* MEC divulga lista dos aprovados para bolsas de estudo do Prouni.

O Ministério da Educação disponibilizou na tarde desta sexta-feira (20) o sistema de consulta dos candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni). Para saber se obteve uma das 195.030 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, o estudante deve inserir o número de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o CPF e digitar os caracteres que aparecem na tela. Acesse o sistema do Prouni.

* MEC cancela edição de abril do Enem.

O Ministério da Educação decidiu, na tarde desta sexta-feira (20), cancelar a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril, e afirmado que a data da segunda edição só seria divulgada posteriormente.

Em nota, o ministério agora afirma que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. As duas edições seriam independentes uma da outra. "Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Enem, que a realização de duas edições em 2012, sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame", diz o comunicado.

* ProUni bate recorde de inscritos com 1,2 milhão de candidatos.

O ProUni (Programa Universidade para Todos) bateu recorde de inscritos este ano com 1,2 milhão de candidatos. O programa se destina a conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.

 Ao todo, 1.208.398 se cadastraram no programa. Até então, o maior número da história do programa havia sido em 2011, com 1.048.631 de inscritos. O programa foi criado em 2004. Como cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos, o número de inscrições chegou a 2.323.546.

As inscrições para participar do processo seletivo foram encerradas na quinta-feira (19). São disputadas 195.030 bolsas de estudo, sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade, em 1.321 instituições particulares de educação superior de todo o país.

* Sejuc vê indícios de facilitação e negligência na fuga de Alcaçuz.

O secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Fábio Hollanda, acredita que a fuga dos 41 presos pode ter sido facilitada intencionalmente por membros do sistema prisional. Em entrevista coletiva na manhã de hoje (20), Fábio Hollanda afirmou que há indícios de facilitação e negligência no pavilhão Rogério Coutinho Madruga.

Depois de anunciar os afastamentos do coordenador do sistema penitenciário e do diretor de Alcaçuz, Fábio Hollanda confirmou que uma sindicância será instaurada para apurar as responsabilidades dos funcionários e diretores na fuga dos detentos. O titular da Sejuc confirmou que havia celas sem cadeados e que há fortes indícios de negligência e facilitação da fuga dos apenados.

"Os presos que fugiram foram meros instrumentos que se aproveitaram dessa guerra. O problema não foi falta de pessoal nem de estrutura, e sim negligência", disse o secretário, sem informar diretamente quem são os "inimigos". "A partir de agora, o Governo retoma as rédeas do sistema prisional", disse Hollanda.

* Quem passou no Sisu tem até esta sexta-feira para efetuar a matrícula.

Os candidatos que foram aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta sexta-feira (20) para fazer a matrícula no curso para o qual foram convocados.

De acordo com o ministério, os estudantes que passaram devem entrar em contato com a própria instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.

Quem foi selecionado por meio de alguma política de ação afirmativa (por meio de cotas ou bônus na nota do Enem) deve ainda apresentar documentos que comprovem as exigências do benefício.

Entre o sábado (21) e a segunda-feira (23), as instituições terão que confirmar as matrículas no Sisu. A segunda chamada, que convocará candidatos para ocuparem as vagas não preenchidas nesta semana, será divulgada na quinta-feira (26).

* MPF acusa João Maia de crime contra ordem financeira.

Uma investigação que tramita no Supremo Tribunal Federal apura crime contra o sistema financeiro e que supostamente teria sido cometido pelo deputado federal João Maia (PR) de junho de 2005 a 2008, período em que ele integrou o Conselho de Administração da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte S.A., a AGN.

O caso veio à tona apenas recentemente e em virtude de depoimento da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) na sede da Polícia Federal na final da tarde de ontem. A líder do PSB não comentou o caso, limitando-se a informar via Twitter que as irregularidades teriam sido realizadas, inclusive, sem o conhecimento da diretoria da AGN.

A acusação é sustentada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O caso está sendo relatado pelo ministro Celso de Mello, do STF, que em despacho resume o caso.

* H1N1 faz a primeira vítima no RN.

Uma criança, de cinco anos, foi a primeira vítima fatal de influenza A H1N1 este ano, no Rio Grande do Norte. A confirmação da causa do óbito, ocorrido no último dia 12, foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), na tarde de ontem, mediante laudo do Instituto Evandro Chagas. Outro caso suspeito, ainda sem confirmação, envolve criança de 7 anos, moradora da Grande Natal, que passa bem. As notificações ocorrem após um ano sem qualquer caso da doença confirmado no Estado. 2011, existiram apenas 16 casos suspeitos, com 2 óbitos descartados. O último caso de H1N1 havia sido confirmado no Rio Grande do Norte em janeiro de 2010.

* Mais de 40 presos escapam na maior fuga da história de Alcaçuz.

A penitenciária estadual de Alcaçuz teve uma fuga em massa na noite desta quinta-feira (19). Mais de quarenta detentos fugiram da unidade prisional e houve troca de tiros durante a ação. Até o momento, apenas três criminosos foram recapturados. Membros do Governo do Estado já estão reunidos para tratar da questão.

De acordo com informações preliminares, a fuga teve início durante por volta das 20h e os detentos estavam no pavilhão Rogério Coutinho Madruga, inaugurado em 2010. Segundo o coordenador do sistema penitenciário do estado, José Olímpio, não havia agentes penitenciários no pavilhão, tampouco nas guaritas e, aproveitando a situação, o grupo de presos que estava na quadra onde é realizado o banho de sol serraram a grade e, em seguida, utilizando uma "tereza", pularam o muro da unidade entre duas guaritas desativadas.

"Não há a confirmação. Temos a informação inicial de que foram quarenta e poucos, mas podem ter sido ainda mais", confirmou Olímpio.

* A vida do padroeiro São Sebastião.

São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.

Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.

Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.

O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.

À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.

Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o tem como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro .

* Caern pode realizar novo concurso público ainda em 2012.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) poderá abrir um novo concurso público ainda este ano. A abertura de um novo processo seletivo foi um dos assuntos discutidos pela diretoria da Caern com a governadora Rosalba Ciarlini, durante visita da Chefe do Executivo à sede da empresa de saneamento, em Natal. Para que o processo seja aberto, o Governo do Estado aguarda agora que a Companhia formalize o pedido e apresente um estudo que comprove a necessidade de contratação de novos profissionais.

Rosalba Ciarlini reconheceu a importância da renovação do quadro técnico da Caern, uma vez que uma parcela significativa dos servidores está perto de se aposentar e já existe a necessidade de contratação de profissionais em várias áreas. “Hoje já temos demandas por novos engenheiros, advogados e outras profissões”, argumentou o diretor-presidente da Companhia, Yuri Tasso, que conduziu a reunião acompanhado dos diretores administrativo, Jailton Tinôco, comercial e financeiro, João Maria de Castro, e técnico, Ricardo Varela.