segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

* Menino carrega feto de irmão gêmeo na barriga.

O garoto peruano Isbac Pacunda, de três anos, vai passar por uma cirurgia delicada e bastante rara. Dentro de seu abdômen estão tecidos do feto de seu irmão gêmeo, o que foi diagnosticado como “Fetus in fetu”. As informações são da Associated Press.

De acordo com os médicos do hospital Las Mercedes, em Chiclayo, no Peru, onde está internado, Isbac deve ser operado ainda nesta segunda-feira.

O diagnóstico de Fetus in fetu ocorre uma vez em cada 500 mil bebês nascidos vivos, de acordo com o cirurgião pediátrico Carlos Astocondor, que irá liderar a cirurgia com outros 12 médicos.
http://i2.r7.com/menino-fetonabarriga.jpg
Leonidas Pacunda levanta a camisa de seu filho Isbac Pacunda, que foi diagnosticado
com "Fetus in fetu" no hospital Las Mercedes, em Chiclayo.

* Mais "visitantes" para Mossoró...

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) autorizou nesta segunda-feira (30) a transferência dos traficantes Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, e Luis Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. De acordo com o TJ-RJ, os dois serão transferidos na terça-feira (31), em um voo de carreira.

Ainda segundo a assessoria do TJ-RJ, a autorização atendeu a uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública do Rio. Fabiano Atanázio e Claudinho CL foram presos no dia 27, em Campos do Jordão, São Paulo.

FB era um dos homens mais procurados
No domingo (29), a Seap divulgou uma foto do traficante Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, com uniforme de presidiário e os cabelos raspados.

FB era um dos homens mais procurados pela polícia do Rio e foi preso na noite de sexta-feira (27) em São Paulo. O Disque-Denúncia oferecia R$ 10 mil de recompensa por informações que levassem à prisão do traficante.

Histórico de crimes
A secretaria de Polícia Civil preparou um currículo criminoso dos dois presos onde consta que Claudinho CL “atualmente estava à frente do tráfico de drogas dos morros do Cajueiro e Congonhas.” Ele seria um dos responsáveis pelas constantes tentativas de invasão do Morro da Serrinha, controlada por uma facção rival à dele, informou a secretaria.

Já FB é citado pela secretaria como ex-chefe do tráfico de drogas da Vila Cruzeiro. “FB em 17 de outubro de 2009 comandou um ataque ao Morro dos Macacos, também na Zona Norte, onde traficantes derrubaram um helicóptero da Polícia Militar, matando dois policiais”, diz o documento.

* Convite importante...

* Prefeitura no combate aos formigueiros...

Preocupado com o início do período de inverno e a informação da Empresa de Pesquisa Agropecuária prevendo inverno acima da média anual, a Prefeitura de Caraúbas iniciou uma série de reparos nas paredes dos Açudes Grande e de Sabóia, perto da cidade.

Estes dois reservatórios são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SEMARH), do Governo do Estado, mas conforme o prefeito Ademar Ferreira, não se pode aguardar que se aconteça o pior para só então se tome providências.

O secretário Gilberto Jales, da SEMARH, declarou ao Jornal de Fato esta semana que está fazendo um trabalho técnico em todos os açudes do Governo do Estado, ao todo 23, no Rio Grande do Norte, para posteriormente realizar obras de manutenção.

Em Caraúbas, trabalhadores estão limpando a parede e pulverizando os formigueiros. Segundo o Secretário de Infra-estrutura e Serviços Públicos, Keyoshe Targino, o objetivo é reduzir possibilidade de rompimento no caso de um inverno forte.

Keyoshe Targino disse também que a Defesa Civil do município será orientada a inspecionar as condições dos açudes particulares em território de Caraúbas. Conforme o secretário, esta é uma recomendação preventiva do prefeito Ademar Ferreira.

* Eleições IFRN...

No dia 01/02/2012 (08h as 21h) teremos a eleicão no IFRN, e nesta eleição os alunos e servidores do Campus EaD irão votar para Reitor. Com isso será colocada uma urna em cada um dos nossos polos, bem como uma urna no prédio do NIT (Segundo Andar) para receber os votos dos servidores do Campus EaD.

Queria pedir a todos que divulgem essa data e destacando que para maiores informações sobre a eleição, tais como o plano de ação do candidato a reitor e procedimentos para votação, podem ser encontradas no site da eleicão no seguinte endereço: http://portal.ifrn.edu.br/servidores/eleicoes/

Prof. Marcos Roberto
Coordenador do Pólo

* Secretária espera matricular mais de 3 mil alunos‏.

A secretária de Educação, Cultura e do Desporto, Terezinha Gurgel, de Caraúbas, informa que as matrículas na rede municipal de ensino se encerram na primeira semana de fevereiro e do dia 14 a 17 do mesmo mês será realizada a Jornada Pedagógica.

As matrículas começaram no final de dezembro de 2011 nas 13 escolas da cidade e nas 16 da zona rural. Ao todo, Terezinha Gurgel espera matricular este ano mais de 3 mil alunos. A Secretaria de Educação, Cultura e do Desporto conta com mais de 300 professores.

Os mais de 3 mil alunos dispõe de 44 linhas de transporte escolar ativas. Terezinha Gurgel, que foi designada pelo prefeito Ademar Ferreira recentemente para a pasta de educação, no lugar do vereador/professor Assis Batista, explica que se sente diante de um grande desafio.

“Estamos tentando educar um jovem concorrendo com o que ele vê na TV, na Internet, na rua e dentro da própria casa”, diz a professora/secretária Terezinha Gurgel, lembrando, no entanto, que em Caraúbas tem profissionais capacitados que pode reverter este quadro.

E acionar este servidor será um dos objetivos da Jornada Pedagógica, prevista para o período de 14 a 17 de fevereiro. Vão expor idéias com foco nas escolas, na gestão democrática, nos conselhos, nas formas de ensino, no planejamento, debater e buscar soluções.

A secretária Terezinha Gurgel finaliza dizendo que é muito importante que toda a comunidade escolar participe e a sociedade acompanhe. “A nossa proposta é de gestão democrática e isto pede a participação de todos, principalmente do pai do aluno”, finaliza Terezinha Gurgel.

* Ingerência faz CNJ suspender repasses ao TJRN.

O Conselho Nacional de Justiça decidiu suspender o repasse de bens ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em virtude da ingerência do Judiciário potiguar, informa reportagem desta segunda-feira (30) do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o texto, foram R$ 6,4 milhões em doações do CNJ a diversos tribunais do Brasil. Relatório elaborado pelo órgão indica as cortes estaduais, não sabem informar o paradeiro de 5.426 equipamentos, entre computadores, notebooks, impressoras e estabilizadores.

Quatro tribunais, incluindo o RN, tiveram os repasses suspensos. O Rio Grande do Norte, Paraíba e Tocatins apresentaram índice superior a 10% de bens "não localizados". Já o tribunal goiano, segundo a auditoria, descumpriu regras na entrega de seus dados.

* Congresso e Judiciário retomam trabalhos nesta semana.

A primeira semana de fevereiro marca a retomada dos trabalhos em dois poderes: Legislativo e Judiciário. No Supremo Tribunal Federal, os trabalhos serão reiniciados na próxima quarta-feira (1º) com a análise da polêmica ação que pede a limitação dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já no Congresso, a sessão conjunta que marca o recomeço oficial das atividades ocorre na tarde de quinta-feira (2).

O plenário do Supremo analisará o mérito de um pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que contesta a competência do CNJ para investigar e punir juízes. Uma liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio em dezembro entendeu que o conselho não pode atuar antes das corregedorias dos tribunais estaduais. Agora, o caso será discutido pelo plenário.

* Jovem é assassinado a tiros na sala de espera da UPA em Mossoró.

Por volta das 22h, do último sábado, um jovem identificado como Getúlio Santos Fernandes, 19 anos, foi assassinado a tiros a queima roupa dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mossoró, enquanto aguardava a mãe ser medicada na unidade.

De acordo com a polícia, Getúlio estava sentado na sala de espera enquanto a mãe dele era atendida, quando dois homens se aproximaram e efetuaram três tiros na cabeça da vítima que morreu no local.

Após o crime os bandidos fugiram e a polícia isolou o local até a chegada do ITEP. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

* Fragilidade institucional do RN eleva risco de corrupção.

O Estado do Rio Grande do Norte está entre as unidades da Federação  com vulnerabilidade à corrupção. A constatação está no estudo "Sistemas de Integridade nos estados brasileiros", produzido em convênio entre o Instituto Ethos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e a Controladoria-Geral da União (CGU) e Centro de Estudos da Opinião Pública, da Universidade de Campinas (Unicamp). O RN teve registro de "alto risco" em três, dos nove aspectos avaliados. 

Em outros três itens, o Estado foi classificado como "médio risco" e em três "risco baixo". O baixo grau de transparência dos poderes; a baixa competitividade nas compras públicas e na contração de obras e serviços; a influência do Executivo sobre os órgãos de controle foram os problemas mais graves apontados no estudo. Os dados da análise, avaliada pelos cientistas políticos Bruno Speck e Valeriano Mendes Ferreira, são relativos ao período de 2007 a 2011. 

* Mais de 100 agências do INSS serão abertas até o fim do ano.

Até o fim do ano, 182 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão abertas em todo o país. A meta do governo é evitar que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de serviços da Previdência.

A cidade de Caraúbas será um das contempladas com a abertura da sua agência do INSS.
A meta do governo é evitar que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de serviços da Previdência. 
A meta do governo é evitar que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de 
serviços da Previdência. 

* Fundação Carlos Chagas confirma data de prova do concurso do INSS.

A Fundação Carlos Chagas informou em seu site que as provas do concurso do INSS estão previstas para 12 de fevereiro, data que será confirmada com a publicação, no “Diário Oficial da União”, a partir de 03 de fevereiro, do edital de convocação para provas definindo locais e horários.

“Todas as informações pertinentes ao Concurso são publicadas na Imprensa Oficial e no site www.concursosfcc.com.br. Não há encaminhamentos de mensagens por SMS”, informou.

Ainda de acordo com a organizadora, “os gabaritos estão totalmente protegidos por procedimentos operacionais que preservam seu sigilo; inverídicos, pois, quaisquer outros, porventura, divulgados”.
Concurso INSS – Inscrição, Prova, Gabarito, Edital

* MP alerta para prefeito evitarem “atravessadores” na contratação de shows do carnaval.

O Ministério Público emitiu uma recomendação em tom de alerta para as Prefeituras de Guamaré e Macau. O documento assinado pela promotora Raquel Batista de Ataíde Fagundes destaca que os prefeitos devem evitar os “atravessadores” nas contratações de bandas e shows para o carnaval. Na prática, o Ministério Público recomenda que os gestores contratem os artistas diretamente e não buscando uma empresa local que faça a intermediação com o empresário nacional.

“Somente contrate, por inexigibilidade de licitação, shows de cantores e bandas musicais diretamente ou através de empresário exclusivo, circunstância a ser comprovada mediante apresentação de carta de exclusividade ou contrato, assinados por quem detenha condição para representar banda, grupo musical ou profissional do setor artístico, conforme indicação em contrato social ou estatuto registrado nos órgãos competentes”, diz o documento emitido pela promotora.