quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

* FB é transferido para presídio no Rio Grande do Norte, diz Seap.

Os traficantes Fabiano Atanázio da Silva, o FB, e Luís Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, foram tranferidos para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, por volta das 15h45 desta quarta-feira (1º). Os traficantes embarcaram em um avião da Polícia Federal, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador. As informações são da Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap).

De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a transferência dos dois foi autorizada na segunda-feira (30).

Por volta das 14h40 desta quarta-feira (1º), um comboio da polícia deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, com direção ao Aeroporto Internacional.
Traficante FB é transferido para presídio federal no RN (Foto: Divulgação/Seap) 
Traficante FB no avião da PF .

* A 500 dias da competição, Fifa lança logo da Copa das Confederações.

A 500 dias da Copa das Confederações, a Fifa divulgou oficialmente, nesta quarta-feira, 01, o logo da competição. No dia 15 de junho de 2013, o Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural  Os vencedores dos títulos continentais de cada uma das seis confederações, a atual campeã mundial Espanha e o Brasil, como país-sede, se enfrentarão até a grande decisão do dia 30 de junho, no Maracanã.

A imagem do logo traz uma estilização de um sabiá-laranjeira, uma das aves nativas da fauna brasileira. Desde 3 de outubro de 2002, o sabiá-laranjeira é considerado, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso, "o centro de interesse para as festividades do "Dia da Ave", como símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerada popularmente Ave Nacional do Brasil. A espécie é comum no Brasil e na América do Sul e identificado pela cor de ferrugem do ventre e pelo canto melodioso durante o período reprodutivo.

Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) já confirmaram a realização de jogos da Copa das Confederações em quatro cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Salvador também poderão ser incluídas, dependendo da evolução das obras dos estádios até junho deste ano. A previsão é que o campo corintiano em Itaquera - local da abertura do Mundial - só fique pronto em dezembro de 2013.

* Senador José Agripino de casa nova no Congresso Nacional.

O senador José Agripino (DEM – RN) recomeça os trabalhos legislativos nesta quarta-feira (1º) em novo endereço. A partir de agora, Agripino passa a atender os correligionários na Ala Afonso Arinos, gabinete 09, onde funcionava anteriormente a liderança do Democratas, em frente à Biblioteca do Senado Federal.

Durante o recesso, a equipe do parlamentar desocupou o antigo gabinete na Ala Dinarte Mariz, usado por Agripino desde o primeiro mandato em 1987.

O presidente do Democratas trocou o antigo gabinete pelo espaço da liderança do DEM por ser mais amplo e confortável. A mudança foi feita em comum acordo com o atual líder do partido, o senador Demóstenes Torres (DEM – GO).

* UFERSA oferece 515 vagas na lista de espera; inscrições só hoje.

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) informou que serão disponibilizadas 515 vagas para a lista de espera dos Campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, nesta terceira e última etapa.

Estas são as vagas que sobraram da primeira e segunda chamada para os cursos oferecidos na UFERSA, por meio do Sistema de Seleção Unificada - SISU.

Na segunda chamada foram confirmadas 262 matrículas, totalizando 650 matrículas nas duas chamadas do SiSU, o que representa 55,7% das vagas ofertadas pela Universidade.

O pró-reitor de graduação, professor Arimatea Matos, disse que os cursos com o maior número de matrículas efetuadas até o momento nas duas chamadas do SISU foram: Ciência e Tecnologia (noturno) em Angicos, com 84% das vagas preenchidas; seguido pelos cursos de Ciência e Tecnologia (noturno e integral) em Mossoró, com, respectivamente, 74% e 70%; e, por fim e ambos oferecidos também em Mossoró, Ciências Contábeis com 63% e Direito com 48%.

O professor Arimatea alerta aos estudantes para os prazos para aqueles que ainda almejam entrar na UFERSA. “Quem quiser participar da Lista de Espera tem até essa quarta-feira, primeiro de fevereiro, para fazer o cadastro”. Ou seja, hoje.

A lista será divulgada no próximo sábado, dia 4, com a convocação para uma reunião dos candidatos classificação igual ou menor a três vezes o número de vagas disponíveis.

Na publicação da lista estarão ainda outras informações sobre o local, horário e procedimentos para matrícula.

Segue, abaixo, o curso e o respectivo número de vagas para a Lista de Espera:

UFERSA ANGICOS:
Ciência e Tecnologia Integral: 41
Ciência e Tecnologia Noturno: 8
Computação: 11
Sistema de Informação: 14

UFERSA CARAÚBAS:
Ciência e Tecnologia Integral: 59
Ciência e Tecnologia Noturno: 23

UFERSA PAU DOS FERROS:
Ciência e Tecnologia Integral: 54
Ciência e Tecnologia Noturno: 20

UFERSA MOSSORÓ:
Administração: 27
Agronomia: 32
Biotecnologia: 14
Ciência da Computação: 13
Ciência e Tecnologia Integral: 61
Ciência e Tecnologia Noturno: 26
Contabilidade: 15
Direito: 21
Ecologia: 16
Engenharia de Pesca: 20
Engenharia Florestal: 15
Medicina Veterinária: 14
Zootecnia: 09

* Estado quer suspensão de pagamento de R$ 8 milhões em precatórios.

A Procuradoria Geral do Estado estuda a suspensão de pagamentos de precatórios no valor de R$ 8 milhões até que as irregularidades apuradas no TJRN estejam sanadas.

Chamados de RPV (Requisição de Pequeno Valor), os pagamentos deverão ser suspensos. O pedido deverá ser feito à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes.

Em termos gerais, ambas são requisições que servem para o pagamento de sentenças judiciais transitadas em julgado. O que diferencia é que as RPVs se originam de sentenças de até 40 salários mínimos, com prazo de pagamento de até 60 dias e os precatórios provêm de sentenças de valores superiores a 40 salários mínimos, e, para pagamento, dependem de prévia inclusão no orçamento do responsável pelo débito.

* STF retoma trabalhos com mensalão e Ficha Limpa na pauta de julgamentos.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) encerram o recesso nesta quarta-feira (01) e voltam ao trabalho com diversos assuntos de grande repercussão política na pauta de julgamento.

Um dos processos ao qual os ministros deverão se dedicar é o do mensalão. A ação tramita na Suprema Corte desde 2005 e aguarda a conclusão do voto do relator, ministro Joaquim Barbosa. Depois disso, o ministro Ricardo Lewandowski deverá revisar as 50 mil páginas dos autos, antes de levá-los a plenário.

A Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de pessoas com processos na Justiça, também deverá entrar na pauta do STF. Até o momento, há dois votos favoráveis à constitucionalidade da nova lei: o do relator, Luiz Fux, e o do ministro Joaquim Barbosa. Entretanto, um pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu a votação.

* Corte de terra em Caraúbas...

Teve início na manhã de hoje (01), o corte de terra no município de Caraúbas. A comunidade rural de Furtuna foi a primeira contemplada com essa ação do governo Ademar Ferreira (PMDB), as informações foram repassadas à presidente da Associação de Furtuna, Maria Luiza, pelo secretário de Infra-estrutura Keyoshe Targino, que está respondendo interinamente pela pasta da Agricultura, após o pedido de exoneração feito pela ex-secretária Sheyla Gurgel.

O secretário Keyoshe Targino vai participar do programa Liderança em Debates, na FM Liderança, a partir das 11h15min e terá novas informações.
Imagem ilustrativa

* Fraudes no Tribunal de Justiça levam cinco para a prisão.

Os suspeitos de desvios na divisão de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte foram presos ontem pela manhã numa operação do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil, denominada Operação Judas. Foram presas cinco pessoas, entre elas Carla Ubarana, ex-chefe do setor de precatórios do TJ, e seu marido, George Leal. Um dos suspeitos - Carlos Alberto Fasanaro Júnior - está foragido. Além disso, a operação, que contou com sete equipes compostos por promotores, delegados e agentes, realizou busca e apreensão em sete locais.

Carla Ubarana foi presa ontem pela Polícia Militar de Pernambuco 
                                  Carla Ubarana foi presa ontem pela Polícia Militar de Pernambuco.
Além da prisão, foi decretado a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico dos seis suspeitos e o seqüestro dos bens, incluindo as contas bancárias, casa em Natal e na praia de Baía Formosa, carros de luxo, entre outros. O Ministério Público Estadual solicitou todas essas medidas à Justiça na última quarta-feira, como noticiou com exclusividade a TRIBUNA DO NORTE. O juiz da 7a. Vara Criminal, Armando Pontes, atendeu os pedidos do MPE. O processo, contudo, corre em segredo de Justiça. Estão detidos, suspeitos de peculato, que é o desvio de recursos públicos, Carlos Eduardo Palhares, Cláudia Neli Silva e Pedro Luís Neto, esse último funcionário do Banco do Brasil.

* Centrais do Cidadão agonizam...

"Queremos oferecer à população um serviço de excelência nas Centrais do Cidadão". A frase foi dita pelo atual titular da secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), Fábio Hollanda, durante a cerimônia de posse no cargo no dia 12 do mês passado. O desejo do secretário ainda não virou realidade. Pelo contrário. O atendimento nas unidades da capital do Estado está precário e alguns serviços estão suspensos. Funcionários estão sem receber gratificações e uma das unidades, a do Praia Shopping, está fechada há nove meses. A Sejuc promete a reinauguração em abril e anunciou que irá reformar as demais unidades. 
Via Direta: Quantidade de funcionários: 80. Média de atendimentos por dia: 4 mil.
Via Direta: Quantidade de funcionários: 80. Média de atendimentos por dia: 4 mil.
O cenário é parecido nas quatro Centrais em funcionamento na capital. Salas superlotadas, poucos funcionários atrás dos balcões e pessoas esperando atendimento em pé. O desconforto é nítido na expressão facial tanto de funcionários como dos cidadãos. A espera para resolver algum problema pode demorar o dia todo. Ontem de manhã, na Central do Cidadão localizada no Via Direta, a mais antiga, centenas de pessoas aguardavam sua vez. A maioria buscava atendimento no guichê do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN).