sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

* Saia Rodada cumpre a maior agenda de shows no carnaval.

A partir de hoje, 17 de fevereiro, a banda Saia Rodada começa a cumprir sua vasta agenda de shows para o carnaval. São 12 apresentações desta sexta-feira até a quarta-feira de cinzas. A cidade de Macau-RN é a primeira a receber Rai e Aline Reis.

Para o empresário da banda, Dario Nunes, o Xuxa, responsável por emplacar tantos shows da Saia, essa é a prova que nem só de axé e samba se faz um carnaval.

"Vale salientar que a Saia Rodada foi a precursora na disseminação do Forró Elétrico, inovando e dando uma alternativa para as bandas de forró que ficavam paradas nesta época do ano", afirma o empresário.

O Saia Elétrica surgiu em 2006 durante o Recife Indoor, um evento que conta com mais de 50.000 pessoas. A apresentaçãovirou parte do 2° DVD do grupo.

De lá para cá o projeto só cresceu. Em fevereiro de 2009, a Saia Rodada foi à primeira banda de forró a tocar no Galo da Madrugada em Recife-PE, com o público estimado em 1,5 milhões de pessoas.

Neste mesmo carnaval, a banda se apresentou em Salvador pela segunda vez consecutiva, puxando o bloco Furacão, dentro do circuito Dodô (Barra – Ondina).

 Saia puxando blocos...

* Meteorologistas preveem período chuvoso dentro da normalidade para o RN.

Boas notícias para os agricultores do Rio Grande do Norte. A IV Reunião de Análise Climática para a região Nordeste do Brasil, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), concluiu que a precisão é de inverno normal para o Estado.

“Principalmente nas regiões Oeste, Central e parte da região do Agreste, onde agora acontecem as chuvas”. Segundo Gilmar Bristot, a normalidade significa que as chuvas poderão ter uma distribuição regular. “Algumas áreas poderão ter chuvas a mais e outras deverão ter chuvas a menos. No total, no final do período chuvoso, nós teremos a condição de normalidade, que para o estado do Rio Grande do Norte é em torno de 600 a 650 milímetros”, finalizou.

Os meteorologistas analisaram os parâmetros oceânicos e atmosféricos globais para prever o período chuvoso para os meses de março, abril e maio no semiárido do norte-nordeste brasileiro.

* I CarnaCAPS...

No período de Carnaval diversos setores da administração fazem suas manifestações. Na ultima terça-feira(14) os funcionários do Caps – centro de atenção psicossocial, realizou o 1º Carnacaps para seus pacientes e profissionais que compões a equipe.

Com eleição do príncipe e da princesa e do rei e da rainha, das crianças e dos adultos respectivamente, a programação do Carnacaps trousse oportunidade de diversão aos pacientes que são excluídos muitas vezes na sociedade.

Outro ponto importante é promover maior integração entre os funcionários, assim como a integração com aqueles que são atendidos, trazendo melhor relação no ambiente do trabalho e melhor atendimento. Toda programação teve o apoio da Secretaria Municipalo de Saúde.

 I carnaCaps...

* Prefeitura de Caraúbas lançou o programa "mãe caraubense".

Prefeitura Caraúbas fez o lançamento de mais um grande benefício para o município. Com a coordenação da Secretaria de Saúde, foi lançado na ultima terça-feira (14) o programa “Mãe Caraubense”. Com grande participação popular, além de autoridades de diversos setores da população, o programa foi apresentado à comunidade em evento realizado na Câmara de Vereadores.

Mãe Caraubense tem o papel de acompanhar todo o processo de gestação, da confirmação da gravidez até o pós-parto, garantindo melhor desenvolvimento da criança e manutenção de uma vida saudável da mãe e do bebê. Mulheres grávidas e lactentes terão melhor acesso e acompanhamento através de profissionais da saúde.

Na solenidade o Prefeito Ademar Ferreira destacou a importância do programa, que é necessário investir na qualidade e na atenção aos bebês e às mães para que possam manter uma vida mais saudável e sem riscos. No encerramento da solenidade fez entrega de diversos kits para as mães e gestantes presentes.

* “Bloco da Prevenção, venha você também brincar conosco.” 2º. ano.

A educação permanente é a meta principal da Secretaria Municipal de Saúde , sendo assim este projeto tem como propósito, realizar novamente uma grande mobilização no dia 18 de Fevereiro, na Campanha de Prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s, bem como mobilizar toda a sociedade ao uso do preservativo no carnaval alertando a população quanto aos riscos que o sexo desprotegido pode trazer para a saúde de todos.

Como no ano anterior a mobilização contará com a participação de toda a sociedade organizada, como Grupos de Jovens; Escoteiros; DeMolay’s; Filhas de Jó; Sindicatos; Órgãos que compõe a Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Ação Social; bem como outros órgãos municipais.

Cada participante receberá um kit formado com panfletos educativos e preservativos para que possa ser feito a entrega destes materiais a população. Espera-se desta mobilização um retorno de aceitação por parte da população, e que este não seja mais um bloco carnavalesco de nossa cidade e sim um bloco educativo, onde possa levar conscientização para os riscos que as DST’s trazem para a nossa saúde, repetindo o sucesso que foi no ano de 2011.

* Edson Morais também está no páreo para ser o vice do governismo local.

O vereador Edson Morais (PTB) também está no páreo para ser o vice situacionista, o mesmo além de uma longa experiência na política local, Edson desempenhou um grande trabalho nas pasta da SPOCAMPO e na secretaria de governo.

O edil retornou ao legislativo e já está se destacando.

Em conversa com Pelé podemos observar que o mesmo busca que o vice seja da região da várzea, e claro não descartar seu nome ao contrário o nome está a disposição do grupo situacionista.

É mais uma opção para a situação.

É aguardar...
Edson Morais com o nome a disposição...

* Ademar Ferreira não assume reeleição mas terá agenda de candidato...

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB), ainda não admite candidatura a reeleição, entretanto terá uma agenda de candidatíssimo, o mesmo vai participar de inúmeros eventos com correligionários.

O gestor deve marcar presença no mela-mela do São Geraldo, balneário do Apanha-peixe, Olho D'água do Milho, visitas a amigos e claro na sede do seu bloco Camaleões no Braguinha.

Agenda de candidato...
Ademar Ferreira um olho no momo e outro no pleito....

* Vereador Novinho Praxedes está articulando grupo para apoiar seu projeto de ser o vice da chapa situacionista.

Na noite de ontem (16) recebemos informações que o Edil Novinho Praxedes (PMDB) está articulando um grupo de lideranças políticas, vereadores, suplentes, empresários e demais expoentes da política local, o intuito desta articulação é a sua postulação para compor, na condição de vice, a chapa situacionista.

Novinho Praxedes além de bem relacionado dentro do governismo local, tem um grupo empresarial forte na cidade, já provou que é bom de votos e conta com a simpatia de Ferreira para ser o vice-prefeito.

Assim sendo, apesar de muitos fatos que irão ocorrer na política local, o nome do Edil Novinho Praxedes está e como na disputa para a composição da chapa.

É aguardar...
Vereador Novinho Praxedes se articula para ser o vice do governismo local.

* Central do cidadão de Caraúbas só volta a funcionar dia 23/02.

Em virtude da falta de comunicação telefonica e via internet, A Central do Cidadão de Caraúbas deve seu funcionamento paralisado, as atividades serão retomadas na próxima quinta-feira (23).
Agradece à gerência.

* Nome de Carol Fernandes não deve ser descartado...

Em pleno período carnavalesco à política local sempre traz algumas novidades, desta feita, agora o novo é o nome de Carol Fernandes (  ), pois de acordo com informações que chegam ao blog o nome da mesma não deve ser descartado quando o assunto é sucessão caraubense.

Carol Fernandes é natural de Caraúbas, de família bem articulada na política local, família fernandes, e é casada com um grande empresário o Sr. José Luis, esse com amplo relacionamento dentro do grupo situacionista.

Informações extra-oficiais apontam que a mesma inclusive já teria comunicado a familiares o desejo de disputar a municipalidade local.

É aguardar...

* Ficha Limpa tem aprovação da maioria no STF.

Fim da polêmica. O ministro Carlos Ayres Britto deu o voto definidor do placar do julgamento sobre a validade da Lei da Ficha Limpa. Por enquanto, seis ministros votaram pela validação da lei já para as eleições de 2012. Somente o ministro Dias Toffoli foi contra. O julgamento ainda está em curso e Gilmar Mendes profere seu voto.

O único voto contrário até agora foi de Dias Toffoli, que julga ser inconstitucional barrar a candidatura de políticos condenados em segunda instância, mesmo que ainda possam recorrer da condenação. Ele entende, porém, ser legítimo impedir a candidatura de quem renuncia para fugir de processos de cassação.

* Sinpol denuncia que 626 presos estão em delegacias do RN.

As Delegacias do Rio Grande do Norte contam com 626 presos custodiados irregularmente pela Polícia Civil. Este é o número apontado pelo Sindicato dos Policiais Civiso do Rio Grande do Norte, em levantamento feito entre os dias 1º e 15 de fevereiro. O documento será apresentado ao secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda.
Segundo nota da Assessoria de Imprensa do Sinpol, “algumas delegacias viraram espécies de bombas, que podem explodir a qualquer momento, como é o caso da Defur de Mossoró, com 89 presos custodiados, sem contar que no mesmo município a DEGEPOL gerencia a crise ainda da 1ª DP (28 presos) e 2ª DP (48 presos)”.

O Sinpol também aponta como preocupante a situação de delegacias do interior, como Macau. Naquela cidade há 60 presos na delegacia.

O SINPOL alerta que vários municípios apresentam números preocupantes, como é o caso de Santa Cruz (66 presos), Pau dos Ferros (55 presos), Guamaré (39 presos) São Paulo do Potengi (36 presos), Apodi (25 presos), Jucurutu (23 presos), Touros (23 presos), Acari (17 presos) e Patu (16 presos).

“Estamos tentando uma audiência com o novo gestor da SEJUC, até porque ao final da nossa greve no ano passado, o Governo assinou um acordo conosco no Tribunal de Justiça se comprometendo não apenas com a solução da região metropolitana, mas estabelecer um cronograma de abertura de novas cadeias públicas para ir resolvendo o problema do interior”, observa a vice-presidente da entidade, Renata Pimenta.

* Prefeito Ademar elogiou atuação de Assis na Educação e Juliana Carlos na Saúde na Leitura da Mensagem Anual.

Na educação, a Mensagem Anual do prefeito Ademar Ferreira na Câmara, destacou o trabalho feito pelo ex-secretário Assis Batista, em especial a realização da Provinha Caraúbas e um levantamento minucioso das condições das escolas e os referidos projetos para recuperá-las. Garantiu que este ano faz a Escola de Apanha Peixe e também a Garagem Municipal, com recursos próprios. Quer concluir também a Creche Modelo no Bairro Aeroporto e iniciar a outra no Leandro Bezerra. Quer concluir também em 2012, o Estádio Municipal, a entrada da cidade, a Praça Reinaldo Pimenta, a Prefeitura e o Palco na Avenida Benjamim Constant. 

O prefeito se mostrou confiante na possibilidade de o Governo do Estado fazer as obras de ampliação e adaptação do sistema de abastecimento da cidade e também quer pelo menos iniciar os debates em torno da questão do saneamento básico e destino correto do lixo residencial. Na área de Saúde, o prefeito lembrou que fez parceria com o Hospital Regional, possibilitando a realização de mais de 500 cirurgias eletivas. 

Lembrou que existe uma cadeia de serviços de saúde prestados à População e destaca, entre eles, o trabalho de prevenção, como campanhas e o Programa de Saúde na Escola (PSE). Outro programa, considerado pelo prefeito tão importante quanto, é o Programa Mãe Caraubense, lançado esta semana no município. Através deste programa, mais de 70 grávidas do município terão atenção diferenciada.

Colaboração do Jornalista Chico Costa

* RN tem mais dois casos de H1N1.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da área técnica de vigilância da influenza e doenças agudas respiratórias, confirmou nesta quinta(16), a identificação de mais dois casos de H1N1 no Rio Grande do Norte. Um dos pacientes já está em casa e passa bem e o outro ainda está hospitalizado, com quadro estável.

Em 2012 já foram notificados 11 casos suspeitos de H1N1, sendo 03 descartados e 04 confirmados, com 1 óbito. Os outros 04 casos ainda estão em análise.

De acordo com Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, a Sesap já tomou todas as medidas necessárias para o controle da doença, como a descentralização de medicamentos para os hospitais e capacitação de profissionais para a coleta de exames.

Para Juliana a principal medida de prevenção é a informação. “Com a população bem informada e consciente dos cuidados necessários, podemos minimizar o número de casos. É importante lembrar que, aos primeiros sintomas da doença, a população procure a unidade de saúde mais próxima, além de continuar sempre atenta às medidas de higienização”, disse.