terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

* Caic de Caraúbas não pertence ao Estado, garante secretária de Educação.

A secretaria Estadual de Educação, Betânea Ramalho, disse que a estrutura do Caic de Caraúbas, que foi totalmente destruído por vândalos, não pertence ao Estado.

Segundo Betânea Ramalho, a pedido do Ministério Público Federal, foi feito um levantamento e constatou-se que a estrutura do CAIC de Caraúbas na verdade pertence à União.

A estrutura do CAIC, que tem ala de salas de aula, consultórios odontológicos, cozinha, ginásio de esportes foram todas derrubadas e o que havia de valor roubado.

Assim como o promotor federal, o prefeito Ademar Ferreira quer que o responsável assuma a estrutura, para evitar que o lugar fique sendo usado para usar drogas.

Sobre os demais Caics, Betânea Ramalho disse que o Governo do Estado vai investir mais de seis milhões para recuperar a estrutura dos Caics, inclusive as unidades de Mossoró e Assu.

* Rosalba assegura piso salarial do magistério que é de R$ 1.451 reais.

Apesar de reconhecer que o momento não permite impor ao Rio Grande do Norte uma proposta que gere tanto impacto financeiro, a governadora Rosalba Ciarlini reafirmou que vai cumprir o Piso Nacional do Magistério. “Já ficou definido o patamar de 22,22%. Vamos cumprir como fizemos no ano passado quando concedemos 34% para  que o Rio grande do Norte cumprisse com a Lei do Piso”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini.

A declaração de Rosalba foi dada hoje em Brasília no encontro com os governadores.

* Fátima Bezerra: não adianta dizer que não pode pagar o piso salarial do professor.

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC), Fátima Bezerra (PT), foi entrevistada nesta terça-feira (28) pela TV Câmara e Rádio Câmara sobre o reajuste do Piso Nacional do Magistério.

O recurso que ela apresentou ao plenário da Câmara Federal no fim do ano passado para sustar a decisão da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) sobre o artigo V da Lei 11.738, que trata do reajuste do piso, foi determinante para que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fixasse o reajuste em 22,22%.

O recurso garantiu que o cálculo permanecesse como previsto na lei, considerando, além do INPC, a variação do custo-aluno medida pelo Fundeb. O piso ficou em R$ 1.451.

“O piso nacional é lei e deve ser cumprida por governadores e prefeitos de todo o país”, lembrou a deputada federal. “Não adianta dizer que não pode pagar, porque nós previmos na lei a complementação financeira da União”.

* Prefeitura de Caraúbas torna público o Pregão Presencial destinado, a contratação de prestação de serviços de profissionais.


O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN, no uso de suas atribuições legais torna público o Pregão Presencial nº. 011/2012, destinado a Contratação de prestação de serviços de profissionais, em especialidades diversas, tipo: assistentes sociais, psicólogo, facilitador de oficinas, orientador social e motorista, para atender aos programas PETI, CRAS I e II e CREAS na Sec. Municipal de Trabalho e Ação Social e professor de educação física para atender necessidade do programa bem viver na secretaria municipal de saúde, no decorrer do período compreendido entre março e dezembro de 2012. 

O pregão será realizado no dia 13 de março de 2012, às 14:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal. O edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados, na sede da Prefeitura Municipal, sito a Rua Dr. Manoel Antonio, 64, centro, cep: 59780-000, Caraúbas – RN, em 27 de fevereiro de 2012.


GILDERLEY FARIAS DA SILVA
 Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal

* AFICEL, Pedreira Potiguar e GSR, esse trio está sintonizado...

Apesar da negativa dos Alves de não participar do pleito 2012, as informações apontam para uma sintônia envolvendo, os grupos Aficel, Pedreira Potiguar e Grupo Saia Rodada.

O discurso é de apenas ligações empresariais e amizades, porém para muitos pode vir aí, muitas novidades no que se diz respeito o pleito vindouro.

É aguardar...

* Ministro Garibaldi afirma que PMDB indicará candidato a vice na chapa do DEM em Mossoró.

Em entrevista a rádio Cabugi do Seridó, o ministro da Previdência Garibaldi Filho confirmou que o PMDB deverá indicar o candidato a vice na chapa do DEM em Mossoró. Embora não cite nomes, o ministro destacou que o vice seria a forma do PMDB “ajudar” na vitória do grupo da governadora Rosalba Ciarlini, no principal colégio eleitoral do Estado.

“Achamos que a melhor maneira de ajudar (a candidata escolhida por Rosalba Ciarlini) seria mobilizar os nossos companheiros em torno de uma candidatura a vice-prefeitura, e é isso que nós esperamos essa reciprocidade por parte do DEM, por parte dos outros partidos para que o PMDB possa realmente se engajar nessa campanha que eu acredito será vitoriosa”, destacou.

* Lampião o mata sete Por:Alcino Alves Costa.

Alcino Alves Costa na casa de Maria Bonita, na Malhada da Caiçara
Um semanário de Aracaju entrevistou o conceituado e respeitabilíssimo Juiz de Direito aposentado, Dr. Pedro de Morais. Na entrevista, o considerado ex-juiz, discorre sobre o lançamento de seu livro intitulado “Lampião o mata sete”, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 24, na Livraria Escariz, do Shopping Jardins.Nas páginas do jornal, o Dr. Pedro afirma fatos do viver de Virgulino Ferreira da Silva. Fiquei deveras estupefato com as suas colocações. Não tenho dúvida, as mesmas não têm nenhum embasamento e descambam para uma injustiça sem limites. Lamento profundamente que um homem da lisura e do sereno proceder, como foi e é o nosso querido Dr. Pedro Morais, pessoa que eu tenho grande estima e respeito, tenha sido influenciado e acreditar em tamanhos disparates como se fosse um iniciante e inexperiente “vaqueiro da história”. O Dr. Pedro é um estudioso do assunto. Todavia, também sofreu a influência daqueles que registram em livros e documentos grotescas e deslavadas mentiras. Inverdades que tem o poder de embaraçar a cabeça até de atilados homens da estirpe de nosso ex-juiz.
 
O que me deixou admirado foi perceber que um homem que trilhou a sua vida pelos caminhos da justiça e do conhecimento da mentalidade humana, tenha sido influenciado com tanta facilidade. Foi assim que com certeza aconteceu com o nosso Dr. Pedro. Em um instante da fragilidade mental se deixou envolver por aqueles que não têm compromisso com a verdade e quase sempre registram em livros e documentos grotescas e deslavadas mentiras.

Dizer-se que Lampião era homossexual e Maria Bonita uma adúltera, e os dois, Lampião e Maria Bonita, coabitavam com Luís Pedro, vivendo assim, em plena caatinga, um triângulo amoroso, é algo que em sã consciência ninguém tem o direito de acreditar. Eu sei muito bem que pessoas descompromissadas com a verdadeira história do cangaço e de Lampião tiveram o desplante de dizerem ou registrarem essas verdadeiras aberrações. Porém, um homem do quilate, da hombridade e da nobreza de caráter do Dr. Pedro não merecia participar desse pequenino grupo de pessoas que registraram tão medonhas distorções da história cangaceira. Lampião jamais foi um gay. Aliás, em toda história do cangaço, desde os seus primórdios não se registra nenhum homossexual nos grupos cangaceiros.Luís Pedro tinha a sua companheira, a cangaceira Neném, morta na fazenda Mocambo, em Sergipe. A afirmativa de que o grande cangaceiro, do povoado Retiro, em Triunfo, Pernambuco, era amasiado com Maria Bonita e o próprio Lampião é uma coisa deplorável, uma mentira monstruosa que nasceu da mente doentia dos mal intencionados. Quanto a Lampião ser um estilista, afirmação de um dos maiores pesquisadores da história cangaceira, eu contestei essa esdrúxula afirmativa, inclusive em artigo para este jornal, mostrando que o tão considerado escritor estava usando apenas o seu ponto de vista, nunca a verdade sobre o viver e a conduta de Lampião.
O que Lampião fazia, e muitos sertanejos também faziam, era pelejar com couro, fazendo selas, perneiras, gibão e outros acessórios puramente sertanejos. Ser um estilista, bordar peças e indumentárias do cangaço, isto jamais aconteceu. É acinte a história de Lampião. É querer inventar e se mostrar dono da verdade. Quanto a ele ter sido um feroz bandido, um cangaceiro malvado, com atitudes monstruosas, tudo isto é verdade. Como também é verdade que ele foi e é um dos maiores heróis da história do Brasil. E a prova insofismável está nestas discussões sobre o caminhar pelas estradas da vida desse caboclo das barrancas do riacho São Domingos e das fazendas Ingazeira e Passagem das Pedras. Mesmo após 73 anos de sua morte, Lampião é o personagem mais falado e pesquisado em todo Brasil. Este homem é um herói ou não? 
Maria Bonita jamais foi chamada de Dea. A Dona Dea que na entrevista diz ser Maria era justamente a mãe de Maria Bonita, que antes de sua ida para o cangaço era conhecida como Maria de Dea.Dona Dea, chamava-se Maria Joaquina Conceição Oliveira e era mãe de muitos filhos, dentre eles Maria Gomes de Oliveira, a segunda filha do casal; inicialmente chamada de Maria de Dea e posteriormente de Maria de Lampião, ou Maria do Capitão. Não posso e não quero, sob hipótese alguma, desmerecer o trabalho literário do Dr. Pedro, a quem, repito, tenho uma admiração e um respeito muito grande. Todavia, não tenho como não me manifestar sobre essas monstruosas injustiças. Injustiças que se faz com Virgulino Ferreira da Silva e com Maria Bonita.
 
Fiquei triste em ter lido a entrevista de responsabilidade de um homem de extraordinária integridade, e por essa razão, os seus escritos irão confundir ainda mais as pessoas que não conhecem verdadeiramente a história do cangaço e de Lampião e o viver do homem sertanejo naqueles tempos do sertão de outrora. Maria Bonita não era uma adúltera. Lampião jamais foi um gay!

Saudações cangaceiras

Alcino Alves Costa
O Caipira de Poço Redondo
Artigo Publicado no Jornal  da Cidade, de Aracaju,
dia 23 de novembro de 2011.

* Sebrae: 39 gestores concorrem ao Prêmio Prefeito Empreendedor.

Eis a lista dos finalistas, seguindo a ordem alfabética:
1- Acari – Antonio Carlos – Tom
2- Afonso Bezerra – Jackson Bezerra
3- Alto do Rodrigues – Eider Medeiros
4- Apodi – Goreti Pinto
5- Arez – Erço Paiva
6- Assú – Ivan Júnior
7- Baía Formosa – Nivaldo Melo
8- Boa Saúde – Maria Edice
9- Bom Jesus – Edmundo Júnior
10- Campo Grande – Francisco das Chagas Eufrásio
11- Extremoz – Klauss Rego
12- Governador Dix-sept Rosado – Lanice Macedo
13- Ielmo Marinho – Germano Patriota
14- Janduís – Salomão Gurgel
15- Jucurutu – Júnior Queiroz
16- Lagoa Nova – Erivan Costa
17- Major Sales – Maria Elce
18- Messias Targino – Shirley Targino
19- Monte Alegre – Graça Marques
20- Natal – Micarla de Sousa
21- Olho D’Água do Borges – Jackson Queiroga
22- Parelhas – Francisco Medeiros
23- Passa e Fica – Pepeu Lisboa
24- Pau dos Ferros – Leonardo Rego
25- Pendências – Ivan Padilha
26- Santa Cruz – Péricles Rocha
27- Santana do Matos – Francisco de Assis Silva
28- Santo Antônio – Gilson Geraldo
29- São Bento do Trairí – José Andrade Dantas
30- São Fernando – Genilson Medeiros Maia
31- São José do Seridó – Jackson Dantas
32- São Miguel do Gostoso – Miguel Rodrigues Teixeira
33- São Paulo do Potengi – José Azevêdo Lopes
34- São Rafael – José de Arimatéia Braz
35- São Tomé – Anteomar Pereira
36- Serra Negra do Norte – Rogério Bezerra Mariz
37- Timbaúba dos Batistas – Ivanildo Araújo
38- Touros – Luciana Vieira
39- Vera Cruz – Marcos Antonio Cabral

* Getúlio Rego chama Robinson Faria de incoerente.

As críticas do vice-governador Robinson Faria (PSD) à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foram rebatidas pelo líder do governo na Assembleia Legislativa (AL), deputado Getúlio Rego (DEM). Segundo ele, a postura do vice-governador, que rompeu com a democrata após 10 meses de administração, são prematuras e denotam incoerência.

 “O vice-governador está sendo incoerente com o que ele mesmo defendia. Essas críticas são prematuras. Até pouco tempo, ele defendia que era cedo para cobrar resultados do governo, devido ao Estado destroçado que foi encontrado pela governadora. Agora, está com o discurso que ele próprio criticava. Mudar assim de uma hora para a outra mostra incoerência”, avaliou o democrata.

O líder do governo na AL também defendeu o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, das críticas de Robinson, que afirmou ter sido vítima de um complô liderado pelo senador para destruir seu grupo político. De acordo com Getúlio, Agripino agiu em defesa do Democratas.

 “José Agripino atuou como presidente nacional do DEM. O nosso foi o partido que mais perdeu com a criação do PSD, que é formado por oportunistas. Foi criado por pessoas que viram nele a oportunidade de se aproximar do governo federal. A postura do senador foi em defesa do partido”, reforçou.

 O deputado ainda alfinetou a “proximidade repentina” de Robinson Faria com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). “Hoje, o vice-governador convive com quem até pouco tempo ele criticava. Era ele próprio que dizia ter sido descartado pela ex-governadora Wilma de Faria nas eleições de 2010”, ironizou.

* Resultado do concurso público para professor do estado do Rio Grande do Norte.

O diário oficial do estado do Rio Grande do Norte na sua edição de hoje (28), trouxe o resultado oficial do concurso público para professor da rede estadual.

Gostaria de compartilhar com todos vocês a minha alegria em ter sido aprovado em outro certame, Joao Marcolino Neto; 040000609-0; 11,45; 17 juntamente com o meu irmão Pablo Thiago, Pablo Thiago Fernandes da Silva; 040001795-4; 12,88; 15 e outros amigos caraubenses e de outras regiões.

Clique AQUI e confira.

* Alunos da Escola Maria Sílvia receberam material no primeiro dia letivo...

Os alunos do 1º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino, da Escola Estadual Profª Maria Sílvia de V. Câmara, receberam material escolar no primeiro dia de aula. O Kit era composto de caderno, lápis, borracha, apontador e caneta.

A ideia partiu da atual gestão que acredita que ação é mais um incentivo na busca de educação melhor para todos, além dos alunos dos anos iniciais, os discentes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do turno noturno também receberam Kits com caderno, bolsa, lápis, camisetas, borrachas entre outros.

Os alunos ainda encontraram no retorno, duas salas de aulas climatizadas, recuperação de parte da cerâmica da Escola. Nos próximos dias os alunos do 1º e 2º ano receberam o fardamento como também todos os servidores da escola.
Boas vindas...
Alunos do 1º Ano...
 Alunos do 2º Ano...
 3º Ano...
 4º Ano...
 5º Ano...