quarta-feira, 14 de março de 2012

* Professores adiam início de greve nas escolas estaduais.

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, os professores da rede estadual de ensino decidiram adiar o início de uma greve, devido proposta oficial encaminhada pelo governo para atender aos pleitos da categoria.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, Fátima Cardoso um dos principais entraves com o Governo seria as condições salariais oferecidas aos servidores aposentados. Uma reunião com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho deverá ser agendada na próxima semana.

Nesta quinta e sexta-feiras os professores da rede estadual continuam aderindo a paralisação nacional e as aulas foram suspensas. O sindicato organiza protestos em escolas na Zona Norte e Centro de Natal.

* Comunicado Importante.




PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
Março-Abril de 2012

CURSO 1:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Necessidades especiais e currículo escolar; Métodos educacionais diversificados; Serviços de apoio especializados; Flexibilização curricular e currículo contextualizado; Interdisciplinaridade e prática docente; Avaliação, currículo e inclusão socioeducacional

CURSO 2:
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Adaptabilidade e adequação física do ambiente escolar; Autismo; Cegueira e baixa visão; Deficência física; Deficiência intelectual; Direitos das pessoas com necessidades especiais; Distúrbios: dislalia, disgrafia, disortografia e descalculia; Educação física adaptada e inclusiva; Educação, inclusão social e mercado de trabalho; Mobilidade reduzida e amputados; Nanismo; Os desafios da educação inclusiva; Paralisia cerebral; Psicopedagogia e educação inclusiva; Recursos pedagógicos adaptados e recursos para comunicação alternativa; Salas de multirrecursos e tecnologias assistivas; Sexualidade da pessoa com deficiência; Sindromes: rett, down e pânico; Surdez e deficiência auditiva; Surdocegueira e múltiplas deficiências; Transtornos: hiperatividade e déficit de atenção.

CURSO 3:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 30,00
Carga Horária: 60h
O que estudaremos?
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; O acesso de pessoas com deficiências as classes e escolas comuns da rede regular de ensino; Atendimento educacional especializado às pessoas com surdez.

CURSO 4:
METODOLOGIA DO ENSINO APLICADO À EDUCAÇÃO DE SURDOS
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 30,00
Carga Horária: 60h
O que estudaremos?
A surdez e a educação de surdos: realidade, dasafios e perspectivas – compreensão do cotidiano e do processo didático-educativo; Os métodos de ensino aplicados à educação de surdos, os desafios à escola inclusiva e a educação bilingue para surdos; Prática educativa, surdopedagogia, pedagogia surda e didática da educação de surdos.

CURSO 5:
A UNIVERSIDADE E OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO: DA SUA ORIGEM À CONTEMPORANEIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h

O que estudaremos?
Objetivos da educação à desenvolvimento harmônico do homem; Objetivos da universidade: universalização da cultura, socialização do saber, formação de profissionais, formação de pesquisadores,  Primeiro compromisso; Avaliação da universidade: compromisso com o axioma da dúvida; confronto saber versus conhecimentos emergentes; sinergia entre produção individual e coletiva; articulação entre ciência e tecnologia; enfrentamento dos problemas sociais.
  
CURSO 6:
CURSO TEORIAS DAS APRENDIZAGENS, EDUCACIONAL E DA PERSONALIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Teorias da Aprendizagem; Teoria Educacional; Teoria da Personalidade; Professor: personalidade, características e estresse do cotidiano docente.

CURSO 7:
CURRÍCULO  E  PODER
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Programas de ensino = conjunto estruturado de conhecimentos; Currículo:  saberes e práticas educativas socialmente institucionalizadas; Variáveis que determinam o formato do currículo: recorte do conteúdo, projeto institucional, currículo oculto, projeto cultural; Professor: seleção dos conhecimentos,  adequação dos conhecimentos às futuras necessidades profissionais do aluno,  alunos com elevados índices de reflexão.



Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD, está dividido em módulos semanais/quinzenais e exigirá maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicito que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas. Caso seja do seu interesse participar desta iniciativa.

Todas as atividades constituirão pontos para a Certificação, inclusive a participação nos FORUNS, desse modo não se esqueça de interagir em TODOS os fóruns apresentados, pois estes constituem também os módulos/unidades estudadas.

INVESTIMENTO E PAGAMENTO:

Não há taxa de inscrição e/ou mensalidade, apenas o valor correspondente a este serviço será de R$ 50,00 (cinquenta reais) por Curso matriculado, depositados em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz:

Banco do Brasil - Ag. 4486-5 - C/C 8.286-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 - C/C 63065-9
Itaú - Ag. 8756 - C/C 01039-6
  
CERTIFICAÇÃO:

Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de trinta dias após a conclusão do Curso.

No certificado constará de carga horária total, bem como, o conteúdo programático do curso.
  
PRAZO DE INSCRIÇÂO:

Inscrições serão aceitas se solicitadas até o dia 16/03/2012. Para tanto, basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição juntamente com o nº do comprovante do depósito ou transferência, para: cefop2@gmail.com requerendo sua inscrição.

Realizado este procedimento aguarde até o dia 25/03/2012, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.

O Curso terá início em 26/03/2012, término em 30/04/2012 e acontecerá na plataforma Moodle:http://eadcursos.mdl.gnomio.com,  totalmente on lineGentileza divulgar!!

Sintam-se à vontade!! Bons estudos e um excelente Curso!

Abraços e realizações em nossas vidas pessoais e profissionais.

Atenciosamente.

Prof. José Flávio da Paz
(84) 8801 7458 / 9114 0840

* Publicação da Tabela Salarial do Magistério com os 22,22%.

Em virtude das inúmeras solicitações feitas através do nosso site e/ou do nosso e-mail, estamos publicando a baixo uma simulação da tabela salarial para o magistério estadual contendo os 22,22%.

Não publicamos uma simulação para os aposentados por não conhecer como se dará a composição dos 22,22%, divididos em 04 (quatro) parcelas.

Quando for publicada a tabela salarial no Diário Oficial do Estado publicaremos tudo conforme o DOE.

Para ler a Tabela Salarial do Magistério Estadual com a proposta dos 22,22%, é só clicar no ícone do PDF ao lado TABELA MARÇO DE 2012 COM REAJUSTE DE 22%
dinheiro 11
 Janeyare Souto.

* Eleições 2012: Eleitores tem até dia 9 de maio para tirar ou transferir título.

Os eleitores e futuros eleitores tem até o dia 09 de maio para requerer a transferência de domicilio ou inscrição eleitoral para as eleições de 2012.

Para votar pela primeira vez, o cidadão deverá comparecer ao órgão competente portando um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (em caso de eleitores do sexo masculino e maior de 18 anos).

No caso de transferência de domicílio, o eleitor deve levar o título de eleitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Para obter qualquer informação, o cidadão poderá ligar gratuitamente para o disque-eleitor, 0800 098 5000.
ELEIÇÕES 2012

* Viaturas do BOPE já estão em Caraúbas.

A cidade de Caraúbas já conta com a presença de algumas viaturas do BOPE, na últimas semanas o nosso município sofreu com inúmeros assaltos, pensando na resolução dessa problemática o prefeito Ademar Ferreira cobrou com veemência melhorias imediata na segurança do município junto a governadora Rosalba.


Além do BOPE a operação OESTE da polícia cívil também estarão presentes em todo o município.


* Teve início a construção do posto de saúde do assentamento 1º de Maio/Caraúbas.

Na última semana teve início as obras de construção de mais um posto de saúde no município de Caraúbas, desta feita, o assentamento 1º de Maio foi o escolhido para receber mais essa importante obra do governo Ademar Ferreira.

Além do posto de saúde do 1º de Maio a população caraubense, ainda vai receber o posto de saúde do bairro Maria Bandeira, posto de saúde da comunidade de Marrecas, esses últimos dois devem serem entregues nos próximos meses.

Caraúbas ainda irá receber uma unidade de saúde no bairro São Severino e outra no centro da cidade, "A nossa saúde está entre as três melhores do estado, de acordo com o SUS, assim a construção desses postos, são medidas tomadas para alavancar ainda mais os nossos índices e principalmente melhorar a vida do nosso povo. Me orgulho em dizer que em Caraúbas a saúde é prioridade", comentou Ademar Ferreira.

Ao todo serão investidos mais de 1 milhão de reais na construção dessas unidades básicas de saúde.
 Obras do posto de saúde do Maria Bandeira estão praticamente prontas.

* Secretário interino afirma que já foram cortadas mais de 60% das terras cultiváveis no município de Caraúbas.

Em conversa com o competente secretário interino de políticas do campo, o grisalho Keyoshe Targino, o mesmo afirmou que já foram cortadas mais de 60% de todas as terras cultiváveis do município de Caraúbas, "Já foram cortadas mais de 60% das terras, e não foi cortadas mais devido a ausência de chuvas, os tratores estão parados por falta de locais para serem cortados", comentou Keyoshe.

Das sessenta (60) associações comunitárias quarenta e oito (48), já estão autorizadas a cortar suas terras, dessas entorno de 40, já estão com todas as terras cortadas, e as demais não foi autorizado ainda o cortamento devido a falta de procura, dos presidentes, devido a ausência de chuvas, "Quando começou o corte de terra, eu disse, inclusive no programa liderança em debates, que todas as horas seriam cortadas, muitos disseram que eu estava louco, passando um período, estamos demonstrando que estávamos certos. Volto a dizer e afirmar, todas as terras serão cortadas, é um compromisso do prefeito com o homem do campo e será cumprido", frisou o interino.

Keyoshe ainda disse que se algum agricultor quiser cortar suas terras hoje, o município tem tratores a disposição dos mesmo de imediato, "As terras não estão praticamente todas cortadas porque os próprios agricultores estão temendo cortar as terras e perder o pasto, pois muitos estão preocupados com o inverno, assim a nossa parte está sendo feita, e com competência e zelo pelo homem do campo", analisou Keyoshe.
Corte de terra está acontecendo com plenitude em Caraúbas...

* Concordo: Vereador declara que decisões do PR local passarão pelos irmãos Alves.

No último final de semana o Edil Hamilton Bezerra, o Bicudo (PR), externou a sua opinião sobre os rumos do partido da república, à nível local, o mesmo acredita que as decisões do PR passaram pelo aval dos irmãos Alves. Opinião madura e consciente do Edil.

Apesar de Eugênio e Junior estarem fora do pleito vindouro, na teoria, os dois tem muito respaldo dentro do PR local, só para lembrar esse partido foi criado e alimentado pelos Alves, inclusive tendo participação direta, deles, sobretudo de Eugênio, nas eleições vitoriosas dos Edis Paulo Brasil e Bicudo, com isso é inegável que os rumos do partido em nível de Caraúbas está muito mais ligados aos Alves que ao próprio Deputado João Maia, que ao que parece já jogou o problema para o partido, no âmbito local, decidir essa situação.

O PR só não ficará onde os Alves quiser, se eles não quiserem, ou alguém acha que existe força dentro do PR local para medir força com os Alves?

Assim é aguardar...

Outra, não será surpresa, o lançamento de um nome republicano ao palácio Jonas Gurgel, porém também não será surpresa se a mesma para na toca dos ferreiras...

* Oposição caraubense precisa de um fato novo...

O grupo oposicionista local precisa de um fato novo, pois caso isso não ocorra a mesma estará sujeita a uma das maiores derrotas da história política local.

Os números mostram que os nomes da oposição, não estão conseguindo empolgar os eleitores, é bem verdade que o número de eleitores sem candidato ainda é grande e pode vir a mudar toda essa realidade. Acontece que o tempo está passando e o clima na oposição é preocupante.

O grupo situacionista é inúmeras vezes maior, que o da oposição, pelo visto a migração situação/oposição deve ficar restrita a pequenas lideranças, se houver, assim mais do que nunca é apelar para um fato novo para mudar o que está no tabuleiro.

Não acredita? então aguarde...

* Pesquisa eleitoral: Situação caraubense com ampla vantagem em todos os cenários...

O blog teve acesso a mais recente pesquisa eleitoral para intenções de votos no município de Caraúbas, devido a lei eleitoral não podemos trazer os dados para os nossos queridos leitores, que pena, entretanto posso adiantar que os números apontam para um favoritismo gigantesco para o grupo situacionista.

O levantamento foi realizado entre os dias 09 e 10 de Março, em todos os bairros da cidade e nas principais comunidades rurais.

É bom lembrar que pesquisa é o reflexo do momento, assim é possível acontecer mudanças ou não...

* Anvisa proíbe mentolados...

Depois de mais de três horas de debate, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baniu os cigarros aromatizados e com sabor no país. Em reunião ontem, os quatro diretores da agência reguladora decidiram proibir a adição de substâncias que dão sabor e aroma aos cigarros e a outros produtos derivados do tabaco, como os mentolados e os de sabor cravo, chocolate e morango. Contudo, os cigarros com sabor vão sair das prateleiras somente daqui a um ano e meio.
Cigarros com adição de sabores serão retirados do comércio 
                           Cigarros com adição de sabores serão retirados do comércio.

* RN terá incentivos para montar Rede Cegonha.

A inclusão do Hospital da Mulher no programa de proteção às gestantes e aos bebês criado pelo governo federal para reduzir as altas taxas de mortalidade materna e infantil foi tema de audiência do líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, segundo compromisso assumido pelo parlamentar na semana passada em Mossoró. Na audiência com  Padilha e a governadora Rosalba Ciarlini foram definidos os detalhes do programa do governo federal que no Rio Grande do Norte será chamado de Mãe Potiguar. A Rede Cegonha no RN será lançada pelo ministro em abril.

O programa de assistência materno-infantil do governo federal vai destinar mais recursos do Sistema Único para os hospitais infantis e maternidades. O Hospital da Mulher de Mossoró, inaugurado na semana passada, também terá os leitos de UTI incluídos na rede do Ministério da Saúde.

Durante a audiência, com a presença do ministro Garibaldi Filho, da Previdência Social e do deputado estadual, Leonardo Nogueira, o ministro Alexandre Padilha ainda se comprometeu em equipar a Unidade de Ponto Atendimento do bairro Belo Horizonte, em Mossoró, no valor de R$ 2 milhões. O município já investiu R$ 3 milhões na obra.

* Estados negociam nova proposta para royalties.

A negociação direta na Câmara entre representantes de Estados produtores e não produtores deve gerar uma nova proposta para a distribuição dos royalties da exploração de petróleo. Na primeira reunião de trabalho, realizada ontem, deputados dos dois lados apresentaram novas ideias para a divisão. O relator, Carlos Zarattini (PT-SP), tem a intenção de concluir os trabalhos e divulgar seu parecer no início de abril.

A discussão sobre royalties teve início com a tramitação dos projetos que mudaram o modelo de exploração do pré-sal de concessão para partilha. A Câmara aprovou a emenda Ibsen Pinheiro, dividindo todos os recursos da exploração de petróleo do mar entre Estados e municípios de acordo com os critérios do Fundo de Participação. A emenda foi vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No ano passado, nova proposta foi aprovada no Senado.

* Profissionais da saúde em treinamento...

Visando a capacitação de seus funcionários, assim como manter o atendimento de qualidade que vem apresentando durante toda a gestão, O prefeito Ademar Ferreira juntamente com a secretária Juliana Carlos e equipe, desenvolveram um quadro de cursos de capacitação para os profissionais dos serviços de saúde.

Durante o mês de março o Programa de Capacitação Permanente em Saúde oferecerá cursos para Auxiliares de Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares de Serviços Gerais. As gestantes inscritas no programa “Mãe Caraubense” também serão instruídas.
Veja mais detalhes no quadro a baixo:
Tema
Público
Coordenador
Local
Horário
Data
Biossegurança para os Auxiliares de Saúde Bucal
Auxiliares de Saúde Bucal
Dra. Valéria
Câmara de Vereadores
14h às 19h
14/03
Acolhimento e Humanização em Saúde (Turma 1)
Todos os Profissionais
BEMFAM
Casa do Idoso
8h às 11h
14/03
Acolhimento e Humanização em Saúde (Turma 2)
Todos os Profissionais
BEMFAM
Casa do Idoso
14h às 19h
14/03
História do SUS
Agentes Comunitários de Saúde
Enf. Elisabete
Casa do Idoso
8h às 11h
16/03
Orientações Posturais durante a gestação e exercícios preparatórios para o parto
Gestantes inscritas no Programa Mãe Caraubense

Fisioterapeuta
Casa do Idoso

8h às 11h

17/03
Atualização em tratamento de Feridas
Técnicos de Enfermagem
Enf. Wellton Júnior
Casa do Idoso
14h às 19h
29/03
Higienização de ambientes em saúde
Auxiliares de Serviços Gerais
Enf. Rafael Eduardo
Casa do Idoso
14h às 19h
30/03

As inscrições estão sendo feitas na Sede da Secretaria Municipal de Saúde. Para as turmas 01 e 02 do curso de Acolhimento e Humanização em Saúde, serão disponibilizadas 35 vagas por turma.

* Conjunto Haroldo Maia deve receber pavimentações nos próximos meses....

O conjunto Haroldo Maia deve receber melhorias na sua infra estrutura, pois à administração Ademar Ferreira que vem se destacando como uma das que mais investiram na área da pavimentação, está preparando uma grande obra neste setor para o bairro.

Essa obra contará com uma parceria envolvendo os governos municipal e estadual e terá um investimento da ordem de 500 mil reais.
Ademar priorizou à área mais carente do Bairro Leandro Bezerra 
e agora buscará esse feito também no Haroldo Maia...

* Reforma da escola municipal Gregório Batista será intensificada...

As obras na Escola Municipal Gregório Batista de Morais, na communidade de Apanha-Peixe será intesificada, as determinações foram dadas pelo prefeito Ademar Ferreira, que recebeu cobranças de moradores e lideranças políticas locais.

Nos próximos dias haverá um aumento no número de servidores que estão trabalhando nas instalações da referida unidade de ensino.

O prefeito em parceria com a secretaria de educação estão prevendo que no máximo em 120 dias as obras estejam concluídas.
 Obras serão intensificadas...
 Será uma ampliação considerada...
 Vereador Neguinho de Grosso tem cobrado agilidade nas obras...

* Saúde alerta pediatras sobre aumento de casos.

O aumento do número de casos suspeitos da Influenza A (H1N1), nos últimos dois meses, levou a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a emitir um novo alerta aos profissionais de saúde, em especial aos pediatras. Desde o início deste ano já foram 22 notificações para H1N1, sendo 7 casos confirmados, dos quais um óbito. Dez casos foram descartados. Os outros aguardam análise em laboratório...

* Novo remédio para combater a Aids em crianças começa a ser testado em humanos.

O Instituto Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), anunciou que vai iniciar no segundo semestre deste ano testes em humanos de um novo medicamento para o tratamento de Aids em crianças.

Em um único comprimido, os pesquisadores conseguiram combinar princípios ativos usados no tratamento da doença – Lamivudina, Zidovudina e Nevirapina – e com doses adequadas para crianças. Em vez de três, o paciente tomará apenas um comprimido. Além disso, o antirretroviral tem sabor agradável e pode ser dissolvido em água, facilitando a ingestão pelas crianças até 13 anos de idade.

Os testes serão feitos em seis diferentes centros clínicos, em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro, para avaliar o efeito do remédio no organismo. A previsão é que o medicamento esteja disponível no mercado dentro de três anos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de 16 tipos de antirretrovirais para crianças. No entanto, a maioria das dosagens é para adultos.

De 1980 a 2010, cerca de 14 mil casos de aids em menores de 13 anos foram registrados no Brasil. Aproximadamente 4 mil recebem tratamento. Nessa faixa etária, a transmissão vertical da doença é a mais frequente, de mãe para filho durante a gravidez, parto ou aleitamento.