quarta-feira, 21 de março de 2012

* Aeronáutica abre concursos para 932 vagas.

A Aeronáutica abriu concursos para Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS-B 2013), Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – modalidade especial – Eletrônica (EAGS-ME-BET 2013) e Curso de Formação de Sargentos (CFS-B 2013). No total são 932 vagas distribuídas em 37 especialidades de nível médio e técnico.

Para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento as inscrições começam no dia 22 de março. Já para o Curso de Formação de Sargentos o prazo inicia no dia 28.

As inscrições devem ser feitas no site http://www.eear.aer.mil.br/ até as 15h do dia 12 de abril (horário de Brasília/DF). A taxa de inscrição é de R$ 60.

Para concorrer a uma vaga no Curso de Formação de Sargentos (CFS-B) o candidato deve possuir nível médio. O concurso é composto de exame de escolaridade (língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso, que tem duração de dois anos.

Já os candidatos ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS-B) precisam comprovar, no ato da matrícula, que possuem ensino médio no caso dos candidatos à especialidade de música; ou curso técnico (nível médio) para os candidatos às demais especialidades. O concurso é composto de exame de escolaridade (língua portuguesa) e de conhecimentos especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato); inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; prova prática da especialidade; e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula. O EAGS-B tem a duração aproximada de 21 semanas, já o EAGS-ME-BET tem duração de um ano.
 
O curso e estágios são ministrados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).

As provas serão realizadas nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus.

A prova do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos e Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos – Modalidade Especial – Eletrônica serão em 3 de junho. Já para o Curso de Formação de Sargentos está marcada para 1º de julho.

* Ministério Público apura ilegalidades em contratações feitas pelo Governo para o Hospital da Mulher.

O Hospital da Mulher foi inaugurado pelo Governo do Estado há menos de um mês e já é alvo de investigação do Ministério Público Estadual. O promotor Flávio Côrte Pinheiro instaurou inquérito civil público para apurar supostas irregularidades cometidas na contratação da empresa que administra a unidade hospitalar e dos profissionais que nela atuam.

“Esta Promotoria vem constatando falta de transparência e de diálogo com osdemais integrantes da rede de atenção à mulher no tocante à instalação e forma de funcionamento doreferido hospital da mulher, o que é revelado pelo desconhecimento pelos atores da referida rede,demonstram em relação ao funcionamento da citada unidade hospitalar, notadamente, no que dizrespeito aos motivos da sua implementação, dos moldes em que se anunciam que será feito, na forma definanciamento, bem como na contratação de pessoal”, escreveu o promotor no inquérito civil público.

As primeiras providências do promotor foi solicitar informações ao secretário estadual de Saúde Domício Arruda.

* Funcionários terceirizados do SAMU anunciam protesto com paralisação.

O Sindicato dos Servidores da Saúde divulgou hoje um comunicado informando que os servidores terceirizados do Serviço de Atendimento Médico a Urgência (SAMU), contratados pela empresa JMT, prestadora de serviço da Secretaria Estadual de Saúde, estão realizando paralisação diária com duas horas de duração.

A interrupção dos serviços é um protesto pelo fato do salário de fevereiro ainda não ter sido pago.

* 21 de Março. Dia Internacional da Síndrome de Dawn‏.

Secretaria Municipal de Saúde traz mensagem para a toda população nesta data em que se comemora o Dia Mundial da Síndorme de Down, e mostra que "Ser Diferente é Normal", trazendo apoio as famílias e lutando para quebrar as barreiras do preconceito, lutando também pela inculsão dos portadores desta síndrome na sociedade. 

* Medidas Preventivas no Controle da Dengue...

O controle da dengue exige um esforço de todos os profissionais de saúde, gestores e população. Não se combate a Dengue sem parcerias. É preciso envolver outros setores da administração do município, como limpeza urbana, saneamento, educação, turismo, meio ambiente, entre outros.

É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadores já existentes ou de possíveis locais para reprodução do mosquito.

É importante lembrar que o mosquito da dengue (Aedes Aegypti) se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia: garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, plásticos, até tampinhas de garrafas e outros. Esses recipientes podem ser encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e lixões.
- Orientações às famílias de como combater a dengue dentro de casa.
·         Evitar, sempre que possível o uso de pratos nos vasos de plantas. Caso opte por sua utilização, não deixar acumular água neles e nos xaxins. Colocar areia, preenchendo o prato até a sua borda, ou lavá-lo semanalmente, come esponja ou bucha e sabão, para eliminar completamente os ovos do mosquito.
·         Lave os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque a água pelo menos uma vez por semana.
·         Não deixe qualquer depósito de água aberto (ex.: Potes, tambores, filtros, tanques e outros). Como o mosquito é bem pequeno, qualquer frest, neste tipo de depósito, é suficiente para a fêmea conseguir colocar ovos e iniciar um novo ciclo.
- Cuidados com a Dengue fora de Casa
·         Limpar as calhas e lajes das casas. Se houver piscina, lembrar aos moradores que a água deve ser sempre tratada.
·         Manter recipientes/locais de armazenamento de água como caixas d’água, poços, latões e tambores bem fechados.
·         Guardar garrafas vazias de boca para baixo.
·         Eliminar a água acumulada em plantas como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras.
·         Entregar pneus inutilizados para a equipe de limpeza pública, ou orientar a quem quiser conservá-los, que o faça em locais protegidos da água da chuva.
·         Verificar se existem pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água nos terrenos baldios.
·         Identificar na vizinhança, a existência de casas desocupadas, terrenos vazios e localizar os donos para verificar se existem criadouros do mosquito da dengue.
- Cuidados com a Dengue no Lixo.
·         Não jogar lixo em terreno baldio.
·         Manter o lixo tampado e seco até se recolhimento.
·         Tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo.
·     Separar copos descartáveis, tampas de garrafas, latas, embalagens plásticas, enfim, tudo que possa acumular água. Fechar bem em sacos plásticos e colocar no lixo.
O acondicionamento e o destino adequado do lixo são problemas que atingem toda a população, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais. Todos os moradores devem selecionar os recipientes e guardá-los de forma adequada, assim você contribui para evitar que sejam jogados em rios ou deixados a céu aberto, trazendo outros problemas para a comunidade (como foco de ratos e de outros animais, entupimento de bueiros, dentre outros).

O Combate à Dengue é responsabilidade de todos. Faça a sua parte.

* Formatura do Dr. Thiago Araruna no exército...

O Médico Thiago Araruna acaba de se formar no Exército Brasileiro.

Dr. Thiago é um jovem que tem uma carreira brilhante pela frente.
Dr. Thiago ao lado de seus familiares.

* Prefeito Ademar Ferreira assegura pagamento do Piso para os preofessores nível médio.

O Prefeito Ademar Ferreira (PMDB) acaba de assegurar o pagamento do piso aos professores nível médio (PCA), antigo magistério, o reajuste será de 22% já no pagamento de março.

Os professores graduados e especialistas terão um reajuste de 15%, dividido em três parcelas: Março 8%, Abril 3,5% e Maio 3,5%.

Essa proposta da municipalidade local foi entregue hoje (21) ao sindicato da categoria.

A municipalidade deve começar a realizar um estudo para valorização dos professores graduados e especialistas, visto que se continuar assim, dentro de mais alguns anos os professores nível médio passarão a ganhar mais que os graduados e especialistas, e isso não é justo.

* Professora ‘muito sexy’ causa polêmica em escola da Itália.

Michaela Roth é modelo fotográfica e já ganhou o título de "Miss Mãe Itália" num concurso regional
Michaela Roth é modelo fotográfica e já ganhou o título de "Miss Mãe Itália" num concurso regional.
Os pais de uma escola de Castello di Serravalle, na região italiana de Bolonha, estão retirando seus filhos do local de ensino. O motivo? Uma professora.

A americana Michaela Roth foi considerada "muito sexy" pelos responsáveis dos alunos. Machaela tem um outro trabalho além de dar aulas no colégio. Ela é modelo fotográfica e já ganhou o título de "Miss Mãe Itália" num concurso regional.

A polemica em torno da professora começou depois que ela postou algumas fotos no Facebook. "A professora é muito sexy. Não pode ensinar meu filho", diz um comentário da foto.

A polemica em torno da professora começou depois que ela postou algumas fotos no Facebook
A polemica em torno da professora começou depois que ela postou algumas fotos no Facebook
A americana, que há 10 anos vive na Itália, disse que é vítima de inveja por parte dos pais.

- Algumas vezes, a inveja ultrapassa todos os limites - afirma a modelo em entrevista ao jornal britânico "Daily Mail". Ela ainda revelou o que escuta de algumas mães.

- Elas dizem que os filhos estão ansiosos por me ver todas as manhãs.

Este não é o primeiro caso deste tipo na Itália. Em 2010, a professora Ileana Tacconelli foi considerada "muito sexy" para exercer a função numa escola católica em Milão. Porém, neste caso, outros pais e a própria direção do colégio saíram em defesa da professora e ela continuou a dar aulas.

* Alves não estarão no palanque da oposição...

Os irmãos Eugênio e Juninho Alves não estarão no palanque oposicionista em 2012, essa é a minha opinião. 

Nos últimos dias estou percebendo que está existindo um movimento político no sentido de deixar sub-entendido que os irmãos Alves estarão no palanque da oposição, e mais que estariam por trás de uma candidatura republicana no pleito vindouro, também não acredito.

Sempre tenho o prazer de ter longas e boas conversas com o ex-gestor municipal, Eugênio Alves, e não foi só duzentas vezes que ouvi do mesmo "Esse ano eu estou fora da política da Caraúbas e se fosse para apoiar alguém teria apoiado meu irmão", essa frase é tida pelo ex-prefeito sempre.

Agora se você me perguntar se a opinião dos Alves vale? a resposta é SIM e como vale! Vale tanto que não será surpresa nenhuma para mim, ver um republicano na chapa da situação.

Assim, vamos esperar o tempo passar e iremos ver quem tem razão.

Aos republicanos: O TEMPO é um aliado perigoso, pois a pouco mais de 60 dias para as definições finais, ele o TEMPO pode não ser suficiente para sermos JUAZEIRO E PETROLINA.
Vista  de Juazeiro e Petrolina.

* DEM caraubense estará no palanque situacionista em 2012.

O Partido Democrata (DEM), estará no palanque situacionista nas eleições municipais na cidade de Caraúbas. Apesar de está sendo divulgado que o DEM estará no palanque da oposição, aí eu pergunto qual oposição? a verdadeiro ou a do faz de conta?, o DEM caraúbense estará apoiando o projeto situacionista em 2012.


O DEM municipal, ao menos que eu saiba, não foi procurado por nenhum membro da direção estadual, ou mesmo pelo Ex-prefeito Eugênio Alves, pessoa que de fato tem o controle do partido, para esse apoio. Assim até onde eu sei o DEM estará no palanque situacionista, e com a presença das suas principais lideranças.

Caso aconteça o que não acredito, e o DEM municipal seja obrigado a apoiar a candidatura da oposição, ao menos o atual presidente da legenda à nível local, estará no palanque situacionista, e morreu Maria Preá!

DEM caraubense estará no palanque situacionista...

* PT caraubense cada vez mais isolado...

O Partido dos Trabalhadores (PT), da cidade de Caraúbas está a cada dia mais isolado. Após a pré-candidatura do Edil Paulo Brasil (PR), os rumos ficaram totalmente sombrio para o projeto petista caraubense, visto que os possíveis aliados estão migrando lentamente para o projeto republicano.

Apesar do projeto petista está a cada dia mais no mundo das ideias, os dirigentes da legenda apontam para uma candidatura própria do partido.

É aguardar...

* Deputado considera preocupante a gestão fiscal dos municípios do RN.

O deputado Hermano Morais (PMDB) considerou nesta terça-feira (20) que a situação dos municípios do Rio Grande do Norte é sofrível, senão preocupante e longe de uma boa gestão de suas finanças. Segundo ele, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal, 91,6% das 156 cidades do Estado avaliadas foram classificadas como tendo gestão de dificuldade ou crítica, com relação à eficiência orçamentária.

“No ponto de vista fiscal nós estamos atrasando o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Apenas 13 municípios tem uma gestão fiscal considerada como “boa” no índice Firjan e nenhum tem excelência. O levantamento, que é feito tecnicamente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, mostra que só dois municípios – Viçosa e Almino Afonso – estão entre os 500 mais bem avaliados do País e que 34 estão entre os 500 piores, num levantamento que atingiu 5.266 municípios brasileiros”, afirmou.

O deputado comentou ainda que Natal está entre as três piores gestões fiscais, colocada em 24º entre as capitais brasileiras, ficando na frente apenas de Macapá e Cuiabá. No ranking estadual Natal está na 64ª posição.

“Os índices apurados por esse levantamento nos municípios do Rio Grande do Norte é uma preocupação que tem reflexo no plano estadual. Temos que ter cuidados para recuperar a capacidade de investimento dos nossos municípios. Alguns gestores tem tido esse cuidado com uma boa administração fiscal, mas os índices são preocupantes”, concluiu.

* PEC garante salário integral.

Um acordo entre governo e oposição permitiu a aprovação num prazo recorde, nesta terça-feira, no plenário do Senado, dos dois turnos da proposta de emenda constitucional que assegura aos servidores públicos da União, Estados e municípios o direito de se aposentar por invalidez com salário integral e com paridade dos vencimentos aos funcionários da ativa. A medida vale para aqueles que ingressaram na função até 31 de dezembro de 2003.

A PEC deve ser promulgada pelos deputados e senadores ainda esta semana. Depois, os governos federal, estaduais e municipais terão 180 dias para revisar os benefícios. Os novos valores não são retroativos e contam daqui para frente. Os senadores ainda não sabem qual será o impacto da correção na folha da Previdência Social.