quinta-feira, 22 de março de 2012

* Na política não existe meio termo...

Na vida existem muitas ocasiões onde o meio termo não é aceito, e a política é uma delas.

Ser oposição ou ser situação és a questão!

Ser oposição consiste na ideia de apontar os erros, criticar, questionar entre outros pontos.

Ser situação consiste na ideia de apoiar as ações governistas, fazer sugestões, elogiar entre outros.

Se você é oposição se comporte como oposição, assim como se você é governo passe a agir como tal.

Entendeu?
Tem gente que vive chorando de barriga cheia, se não tá bom pede para sair...

* Municipalidade investe na Música...

A Prefeitura municipal de Caraúbas, por iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, está oferecendo dentro do ensino do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, aulas de iniciação musical aos seus alunos, crianças de 6 a 14 anos cadastradas no Bolsa Família.

Dezenas de alunos do programa, dos bairros Leandro Bezerra e Alto São Severino, estão tendo a oportunidade de aprender o manuseio de instrumentos musicais como flautas, tambores, baterias, entre outros. Os instrumentos foram adquiridos por recursos federais do IGD – índice de Gestão Descentralizada, direcionados ao apoio à gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal no âmbito dos municípios.

Com mais de duas semanas de aula teóricas já ministradas, as crianças do PETI estão iniciando as aulas práticas, orientadas pelo músico caraubense Luiz Everton, e pelo policial militar Wildone, ambos experientes com instrumentos musicais variados.

* Caraúbas vence pela 2ª vez o prêmio Brasil sorridente...

O município de Caraúbas, pela segunda vez consecutiva, é o vencedor do Prêmio Brasil Sorridente, na categoria até 50 mil habitantes. Na categoria de 50 a 300 mil habitantes o vencedor foi Macaíba. O prefeito Ademar Ferreira destaca que se trata de mais um reconhecimento oficial pelo trabalho que vem realizando em prol da saúde no município.

Ademar Ferreira estava se referindo ao fato de que há poucos dias o Ministério da Saúde classificou os trabalhos em prol da saúde pública de Caraúbas como a terceira melhor do Rio Grande do Norte, considerando o período de 2008 a 2010. “Isto já mostra a satisfação do cidadão caraubense com o nosso trabalho. Saúde é prioridade”, destaca Ademar Ferreira.

A secretaria de saúde Juliana Fernandes disse que para vencer pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Brasil Sorridente, etapa estadual com até 50 mil habitantes, foi preciso Ademar Ferreira investir na contratação de 8 equipes de Saúde Bucal, cada uma com um dentista e um atendente, além de estruturar 10 gabinetes odontológicos fixos e uma unidade móvel.

* Programa Terra Pronta foi assinado...

Nesta quinta-feira (22), a Petrobras, o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), e prefeituras de 17 municípios assinam convênio para a realização do Projeto Terra Pronta no ano de 2012. A cerimônia ocorre a partir das 14h, no Auditório da base da Petrobras em Mossoró.

O Projeto Terra Pronta é uma parceria entre a Petrobras, o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, através da Emater, e as prefeituras dos municípios de Macau, Guamaré, Pendências, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Mossoró, Areia Branca, Apodi, Assú, Governador Dix-sept Rosado, Carnaubais, Porto do Mangue, Upanema, Caraúbas, Felipe Guerra, Serra do Mel e Afonso Bezerra.

* Vereadora de Jardim de Piranhas perde cargo por infidelidade partidária e dá lugar a suplente da coligação.

O Tribunal Regional Eleitoral cassou hoje mais um político por infidelidade partidária. A vereadora de Jardim de Piranhas Rosimira Araújo dos Santos perdeu o mandato por ter trocado o PDT, legenda pela qual foi eleita, pelo PTB.

A parlamentar cassada é a segunda integrante da Câmara Municipal de Jardim de Piranhas a perder o cargo em consequência da infidelidade partidária. Otoniel Rodrigues da Silva também perdeu o mandato de vereador no mesmo município, em decorrência de ação da Procuradoria Regional Eleitoral.

No processo, a PRE  sustentou que a desfiliação da vereadora não estava respaldada por qualquer das causas excepcionais previstas na legislação, dentre elas a grave discriminação. O procurador regional eleitoral Paulo Sérgio Rocha destacou, inclusive, que a mera existência de comentários na cidade sobre uma suposta negativa de legenda não se revelou suficiente à caracterização de grave discriminação.

* Arenga interna no PT não está encerrada com prévia...

Bom colocarmos ouvido ao chão, como atentos índios Sioux, Apaches, Comanches ou Navajos. A ladainha interna do PT de Mossoró, sobre candidatura própria, ou não, parece inconclusa.

Teremos mais capítulos emocionantes e tensos.

Há sinais de que a ala ligada à deputada federal Fátima Bezerra (PT), derrotada na prévia de domingo passado, ao defender união com o PSB da pré-candidata a prefeito Larissa Rosado, não ensarilhou armas. Está em alerta. Rumina o que fazer.

Na convenção municipal do partido, em junho, poderá lançar candidatura para enfrentar internamente a postulação do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Josivan Barbosa (PT).

A ex-candidata a prefeita Socorro Batista, uma das mais ardorosas lutadoras contra a tese da candidatura própria, integrante da tendência ‘Democracia Socialista (DS)’ – a mesma de Fátima Bezerra – pode ser uma ‘surpresa’.
É o zunzunzum que se capta na cidade e em redes sociais. Mesmo que pareça incongruente, assim a sua tendência levaria adiante uma candidatura própria que no momento combate.
Carlos Santos.

* Governadora pede recursos federais para universidade estadual.

A governadora Rosalba Ciarlini pleiteou junto ao ministro da Educação Aloysio Mercadante recursos federais apra serem investidos na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. A audiência contou com a participação dos senadores Paulo Davim, José Agripino Maia e Ivonete Dantas.

Segundo relato da Assessoria da governadora, o ministro reconheceu que os governos estaduais não dispõem de condições para alguns investimentos nas universidades, principalmente em pesquisas, nos mesmos moldes das instituições federais e pediu que o governo do Estado elaborasse uma proposta para o MEC.

O ministro também se comprometeu a atender pedido da governadora para ajudar na liberação de uma emenda de bancada para a construção do campus da UERN de Apodi.
Rosalba, Mercadante e Agripino...

* Servidores da Secretaria Estadual de Saúde anunciam greve por tempo indeterminado.

Os servidores estaduais da saúde farão greve por tempo indeterminado a partir do dia 2 de abril. A paralisação é um protesto pelo que eles classificam como “falta de interesse do governo em negociar” as reivindicações. Segundo o sindicato da categoria, desde o ano passado foi entregue a pauta e feitas audiências, que não tiveram resultado prático.

A categoria reivindica o pagamento de plantões trabalhados entre agosto de 2010 e março de 2011 que até hoje não foram pagos, reajuste de 14,92% (referente a inflação dos últimos dois anos), implantação de uma tabela de incentivo à qualificação, incorporação de gratificações, contratação de pessoal e melhores condições de trabalho para diminuir a sobrecarga dos servidores. A pauta também pede a finalização das reformas nos hospitais Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.

* SINDSPUMC convoca Assembléia Extraordinária...

A Coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas - SINDSPUMC. Gestão “Avançar para Conquistar”, e a Comissão dos Educadores convoca todos(as) Educadores(as) sócios ou não deste Sindicato para uma Assembléia Extraordinária que realizar-se-à Sexta feira dia 23 de março do corrente ano às 09h na Sede do STRC (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas-RN), sito a Rua João Pessoa nº. 07, Centro. Com a seguinte pauta:

  • Acolhida;
  • Informes;
  • Apresentação da Proposta de Reajuste do Piso Salarial da Equipe do Governo Municipal.



Saudações Sindicais
“Avançar para Conquistar”

* Oposição caraubense não fala a mesma língua...

Com o lançamento da pré-candidatura do Edil Paulo Brasil (PR) a municipalidade local é visível o mal-estar entres os membros da oposição local, apesar das negativas, os ânimos estão exaltados.

O PT que tem uma pré-candidatura lancada a mais de um ano, não está vendo com bons olhos o projeto republicano, sobretudo por temer uma aproximação do PR com a municipalidade local, nesse sentido os petista ou a maioria deles acreditam que o partido é o legítimo representantes da oposição local, com isso nada mais natural, o partido lancar o candidato a prefeito.

Já os republicanos estão acreditando, a ferro e fogo, no projeto encabeçado pelo Edil-presidente ao Palácio Jonas Gurgel, e apontam para uma melhor aceitação por parte do eleitorado.

Essa celeuma ainda vai gerar divisões não já enfraquecida oposição...

* Rosalba poderá enfrentar nova onda de greves em 2012.

Se o ano de 2011 foi conturbado para o governo Rosalba Ciarlini (DEM) na relação com os servidores estaduais, 2012 poderá ser ainda pior. Os sindicatos da Educação (Sinte/RN), dos funcionários da Administração Indireta (Sinai/RN) e dos Médicos (Sinmed/RN) não aceitaram o argumento do secretário-chefe da Casa Civil, Anselmo Carvalho, para o governo não conceder os aumentos previstos nos Planos de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores. Os sindicalistas ameaçam fazer uma onda de manifestações.

Segundo Carvalho, uma das medidas do governo, que usa 48,15% de sua receita no pagamento da folha dos servidores públicos, para se adequar ao limite prudencial (46,55%) e não ultrapassar o valor máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é 49%, será não conceder os aumentos previstos nos PCCS’s aprovados pela Assembleia Legislativa em 2010. Ele disse que não há expectativa para colocar os planos em prática.

* Meteorologista afirma que vai chover acima da média no Nordeste.

O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, participou em Recife/PE, da reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil, que confirmou a previsão de chuva no semiárido e litoral do Rio Grande do Norte. As chuvas no interior do Estado durante o inverno serão normais ou abaixo do normal. Já no litoral da Região, há preocupação com os ventos que podem ocasionar chuvas fortes.

Segundo Gimar Bistroit, as chuvas só deverão cair a partir da próxima semana na região semiárida do Estado. No litoral, as precipitações deverão se concentrar mais nos meses de abril, maio e meados de junho. Ele chama a atenção para a possibilidade de ocorrência de chuvas mais fortes nessa região. “É preciso ficar atento e nós vamos emitir boletins de alerta quando necessário”, disse.

Uma análise da previsão das condições oceânicas e atmosféricas da EMPARN realizada em novembro passado, mostraram a continuidade do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial. Há tendência de que permaneça assim até o primeiro semestre de 2012. Anomalias positivas da temperatura da superfície do mar aliadas a um predomínio de normalidade no Oceano Atlântico, indicam tendência de chuvas variando entre normais e acima da média sobre o Nordeste do Brasil.