quinta-feira, 29 de março de 2012

* Bom fim de noite...

* Professor potiguar vai lançar livro sobre a História do Brasil.

Paulo Pereira dos Santos vai lançar o seu mais novo livro “Breve História do Brasil”, na sexta-feira (30), às 18 h, na livraria Nobel da Avenida Salgado Filho, no bairro de Tirol, próximo ao Hospital Walfredo Gurgel.

O livro é uma seleção de artigos escritos por ele, que exploram a parte econômica, política e social do Brasil durante algumas décadas do século XX e a primeira década do século XXI.

São 51 artigos, distribuídos em 146 páginas. Todos foram publicados em jornais e revistas que circulam no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2003 e 2011. A maioria dos textos fala sobre a política brasileira, desde Getúlio Vargas, na década de 30, até o Governo Dilma, com predominância de discussões sobre o presidente Lula.

Paulo Pereira dos Santos é natural do município de João Câmara. Ele é aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), economista, articulista, diretor do Centro de Formação Profissional Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e membro da União Brasileira de Escritores (UBE).

* Alves não irão participar do encontro do PR...

Para o blog não é nenhuma novidade, a não participação dos irmãos Eugênio e Juninho Alves no encontro do partido da república (PR), porém ainda existe por parte de algumas pessoas a ideia que os irmãos iriam aparecer no verdes mares e ao fundo tocaria "É 22, 22, 22...".

Se você é uma dessas pessoas, as notícias não são nada animadoras, a possibilidade dos irmãos alves aparecer amanhã (30), no verdes mares é nenhuma.

* Mais uma derrota para a oposição local...

Tudo estava planejado, quatro a quatro e a decisão séria favorável, entretanto a oposição caraubense sofreu mais um duro golpe na tarde desta quinta feira (29).

As véspera do encontro dos republicanos, essa derrota no mínimo diminuiu os ânimos...

Vai acontecer o que o blog já antecipou....

* UERN divulga resultado de processo seletivo nesta sexta.

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga nesta sexta-feira (30) o resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) da Univerdidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A divulgação ocorrerá às 15h, na Reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, Centro de Mossoró.

Ainda nesta sexta, será publicado o edital de matrícula informando sobre datas e toda a documentação necessária.

De acordo com o Calendário Universitário 2012, a matrícula para os aprovados no PSV 2012, com ingresso no primeiro semestre letivo, ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril.

* No caminho da Borboleta: Secretário de Turismo pediu exoneração porque foi desprestigiado pelo Governo.

Oficialmente o empresário Ramzi Elali justificou o pedido de exoneração do Governo afirmando “incompatibilidade de tempo”. Mas, na prática, a saída do auxiliar de primeiro escalão foi motivada por um “desprestígio” a que foi submetido pela própria governadora Rosalba Ciarlini.

Há quinze dias os secretários de Planejamento, Obery Rodrigues, e de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, embarcaram para os Estados Unidos em uma viagem que teria como “missão” fomentar investimentos e divulgação do turismo potiguar. No entanto, embora a “missão” fosse afim da pasta de Ramzi o titular do Turismo foi deixado de fora. Ele não foi convidado nem mesmo para audiência com a governadora onde os secretários apresentaram os “resultados” da viagem.

* Comunicado importante...

NOTA DE ESCLARECIMENTO 01/2012-PROEN/IFRN

Na última sexta-feira, dia 23/03/2012, conforme estabelecido pelo Edital Nº 06/2012-PROEN/IFRN, foi publicado o resultado do processo de acesso discente referente aos cursos superiores de graduação deste Instituto Federal.

Desde 2010, o IFRN optou por utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base classificatória para acesso aos seus cursos superiores de graduação. Nesse processo, o candidato realiza o ENEM de modo independente e inscreve-se em edital próprio do Instituto, indicando uma das edições do Exame previstas em edital a partir da qual deseja que suas notas sejam contabilizadas.

Esta Nota de Esclarecimento busca elucidar os diversos questionamentos recebidos pelo IFRN acerca da classificação dos candidatos e da edição do ENEM utilizada para o processo de classificação nos cursos superiores de graduação 2012.1, regido pelo Edital Nº 06/2012-PROEN/IFRN.

Desse modo, informamos que, em virtude de uma falha no processamento dos dados a partir do sistema de inscrição, foi confirmado um equívoco na seleção da edição do ENEM a ser contabilizada para o processo classificatório para alguns candidatos.

Por isso, retificamos e republicamos nesta terça-feira, dia 27/03/2012, as duas listas de classificação dos candidatos (Geral e Diferenciada reprocessadas. Emitimos, por fim, nossas sinceras desculpas em decorrência dos transtornos causados.


Natal, 27 de março de 2012. 


ANNA CATHARINA DA COSTA DANTAS 
PRÓ-REITORA DE ENSINO

* Exclusivo: Diretor do DER assegurar retudores, giratória e asfalto para Caraúbas.

O prefeito Ademar Ferreira (PMDB), acompanhado dos secretários Keyoshe Targino e Patrício Brito e do assessor Eni Praxedes, acabam de receber do diretor geral do DER, Demétrio Torres, a notícia que a cidade de Caraúbas irá receber nos próximos dias, uma nova infra estrutura no tocante as rodovias que cortam a cidade de Caraúbas.

De acordo com o prefeito Ademar, o DER irá realizar a instalação de redutores de velocidade nas rodovias que cortam a cidade de Caraúbas (RNs 117 e 233), além desses redutores, acompanha no projeto uma giratória nas proximidades do trevo que liga Caraúbas a Campo Grande e a comunidade de Mirandas, próximo do estádio de futebol.

Ademar ainda acrescentou que o asfalto da RN 233 até a agência do INSS também será feito paralelo as instalações dos redutores e da giratória, "Essa reivindicação da população já foi feita inúmeras vezes ao governo estadual, entretanto desta vez estamos acreditando na resolução imediata deste problema", comentou Ademar Ferreira.
Motoristas reclamam dos taxões usados como redutores de velocidade.
Redutores  e giratória

* Câncer do ex-presidente Lula desapareceu, afirmam médicos.

O câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desapareceu. Diagnóstico feito na manhã desta quarta-feira (28), indica que não há mais resquícios do tumor que atingiu a laringe do petista.

Os médicos evitam falar em cura, o que só poderá ser confirmado em cinco anos. Ao fim deste período, novos exames poderão constatar se o ex-presidente foi curado.

O tumor foi diagnosticado em outubro do ano passado. Desde então ele passou por três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia. O tratamento se encerrou no dia 17 de fevereiro.

* Câmara rejeita proibição de bebidas e conclui votação da Lei Geral da Copa.

Com a rejeição de emendas que proibiam a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, o plenário da Câmara concluiu nesta quarta-feira (28) a votação da Lei Geral da Copa, que estabelece regras para a realização do Mundial de 2014 no Brasil, como venda de ingressos e garantias aos patrocinadores. A proposta agora segue para o Senado Federal antes de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

O relator da matéria, deputado Vicente Cândido (PT-SP), alterou texto aprovado em fevereiro numa comissão especial e excluiu artigo que previa a autorização expressa para venda de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa. O projeto aprovado em plenário apenas suspende a validade, durante o período da Copa, artigos do Estatuto do Torcedor que proíbem a venda de bebidas nos estádios.

Com isso, para Vicente Cândido, estados que vetam álcool nas arenas de futebol com base em interpretação do estatuto passarão automaticamente a liberar a venda. No entanto, na interpretação do deputado, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) terá que negociar a liberação com governos estaduais que possuem leis próprias ou acordos com o Ministério Público que proíbem a comercialização.

A interpretação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, é outra. Para ele, não haveria necessidade de os estados negociarem com a Fifa porque, segundo afirmou, a lei nacional se sobrepõe à estadual. "É claro que essa não é a única interpretação, mas é a nossa interpretação", disse. “Há uma compreensão de que, quando você tem uma legislação nacional sobre determinado tema, essa legislação subordina as legislações estaduais existentes. Se o governo federal modifica uma legislação sobre esse tema, a legislação estadual também estará subordinada. A lei maior é a que prevalece”, afirmou o ministro no último dia 22.

* Convite importante...

convite