quarta-feira, 11 de abril de 2012

* Bom fim de noite...

juju-panicat

* IFRN encerra prazo de inscrições para concurso nesta sexta-feira.

Até nesta sexta-feira, 13 de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) estará com inscrições abertas para o processo seletivo destinado à contratação de um Professor Temporário na área de Língua Estrangeira (Espanhol), com salário de R$ 2.130,33.

Para concorrer, o candidato deverá ter Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol ou Licenciatura em Espanhol ou Licenciatura Plena em Letras com Certificado DELE avançado em Espanhol ou Pós-graduação em Espanhol.

Os interessados deverão se inscrever até às 20h do dia 13 de abril pelo site www.ifrn.edu.br, mediante o pagamento da taxa de R$ 53,00.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova de desempenho, eliminatória e classificatória, e de uma prova de títulos, classificatória.

Os locais de realização dos sorteios de temas para as provas de desempenho serão divulgados no site do IFRN.

Este processo seletivo terá a validade de dois anos, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

* Assembleia define Comissões Permanentes, governistas ficam com Constituição, oposição com Finanças.

A Assembleia Legislativa do RN definiu hoje a composição das oito Comissões Permanentes da Casa para a 2ª Sessão Legislativa da 60ª Legislatura. As Comissões são formadas pelos parlamentares e têm duração de um ano. Cada um dos 24 deputados é membro titular de uma comissão, com exceção de Ricardo Motta; o cargo de presidente da Casa o impede de compor os quadros. Os cargos de presidente e vice dos grupos serão votados pelos seus membros em data a ser definida.
As formações serão as seguintes:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Titulares: Raimundo Fernandes (PMN), Fernando Mineiro (PT), Getúlio Rêgo (DEM), Gustavo Fernandes (PMDB) e Larissa Rosado (PSB)
Suplentes: Dibson Nasser (PSDB), Leonardo Nogueira (DEM), Agnelo Alves (PDT), Hermano Morais (PMDB) e Tomba Farias (PSB)

Comissão de Finanças e Fiscalização
Titulares: José Dias (PSD), Tomba Farias (PSB) e Hermano Morais (PMDB)
Suplentes: Gesane Marinho (PSD), Larissa Rosado (PSB) e Poti Júnior (PMDB)

Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho
Titulares: Fábio Dantas (PHS), Leonardo Nogueira (DEM) e Poti Júnior (PMDB)
Suplentes: Fernando Mineiro (PT), Getúlio Rêgo (DEM) e Walter Alves (PMDB)

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania
Titulares: Márcia Maia (PSB), Gesane Marinho (PSD) e Gilson Moura (PV)
Suplentes: Gustavo Carvalho (PSB), José Dias (PDS) e Ezequiel Ferreira (PTB)

Comissão de Minas e Energia
Titulares: George Soares (PR), Fernando Mineiro (PT) e Nelter Queiroz (PMDB)
Suplentes: Vivaldo Costa (PR), Márcia Maia (PSB) e Poti Júnior (PMDB)

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social
Titulares: Agnelo Alves (PDT), Walter Alves (PMDB) e George Soares (PR)
Suplentes: Fábio Dantas (PHS), Nélter Queiroz (PMDB) e Larissa Rosado (PSB)

Comissão de Saúde
Titulares: Antônio Jácome (PMN), Leonardo Nogueira (DEM) e Vivaldo Costa (PR)
Suplentes: Raimundo Fernandes (PMN), Getúlio Rêgo (DEM) e George Soares (PR)

Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior
Titulares: Ezequiel Ferreira (PTB), Gustavo Carvalho (PSB) e Dibson Nasser (PSDB)
Suplentes: Gilson Moura (PV), Tomba Farias (PSB) e Fábio Dantas (PHS).

* Blog ultrapassa 650 mil acessos...

Com pouco mais de um ano de existência o nosso blog acaba de atingir 650 mil acessos, mais precisamente 650039, assim gostaria de agradecer a todos os nossos web leitores.

Agradecer a todos que gostam do nosso blog.

Agradecer aos que não gostam, pois como muito bem disse os Nonatos, "Se todos gostassem séria unanimidade e eu não quero ser unanimidade".

Assim galera vamos em busca do nosso primeiro milhão!

* Reitor da Ufersa, Josivan Barbosa confirma candidatura a prefeito de Mossoró.

O reitor da Universidade Federal do Semiárido, Josivan Barbosa, confirmou que mantém a pré-candidatura a prefeito de Mossoró. Sobre as informações de aliança nacional do PT e PSB, que culminariam com a retirada do nome dele para disputar a sucessão mossoroense, o professor disse que não foi procurado pela executiva petista e continuará no trabalho de articulação junto aos sindicatos e a população. Josivan Barbosa, inclusive, desmarcou a reunião que teria essa semana com o secretário nacional do PT, Paulo Frateschi.

“Vamos continuar nosso trabalho, nosso nome foi escolhido para pré-candidato do PT e vamos nos manter, esperar que o PT faça algum contato”, disse Josivan Barbosa.

* “Pra ter segurança em Janduís é preciso molhar a mão da polícia”, diz prefeito Salomão.

O prefeito de Janduís Salomão Gurgel (PT) denunciou que os policiais querem receber propina para poderem fazer a segurança no município.

Em entrevista ao Grande Jornal da Rural da Rádio de Caicó AM nesta quarta-feira(11), Salomão declarou que os policiais vão aos estabelecimentos comerciais e amedrontam os comerciantes afirmando que a situação irá continuar enquanto o prefeito não tomar as medidas cabíveis.

“O que estes policiais estão querendo? Receber propina, indagou o prefeito. Quem paga a estes policiais é o prórprio contribuinte e o Governo do Estado. Se eles quisessem prender estes bandidos aqui no município, sabiam onde encontrá-los, mas o que eles fazem é irem aos estabelecimentos comerciais e dizerem que enquanto agente como gestor não tomar medidas, irá acontecer mais vezes”, externou o prefeito de Janduís.

Valor da propina depende da patente
Salomão ainda denunciou que dependendo da patente do policial essa propina pode aumentar de valor.
“Para se ter segurança no município é preciso molhar a mão da polícia. Os prefeitos tem medo de falar desta situação, mas temos que lutar pela segurança da nossa população”, disse Salomão.

Onda de assaltos nos municípios onde o PT administra
O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel disse ainda na entrevista que nas prefeituras onde o PT administra, no caso Parelhas e Janduís, acontece uma verdadeira órgia de violência.
“Essa onda de violência está acontecendo principalmente nos municípios onde o PT administra. O que está faltando é o governo se empenhar na luta, mas por que será que o governo não se interessa pela causa nestes municípios”, indagou o prefeito petista.
 Salomão Gurgel.

* Rosalba destaca quadro da seca no Rio Grande do Norte.

O Governo do Estado vem liderando um trabalho articulado juntamente com a sociedade civil, os municípios e o Governo Federal para prevenir as consequências da falta de chuvas no RN. No programa desta quarta-feira (11), a governadora Rosalba Ciarlini fala das ações do Governo para garantir o abastecimento dos municípios e o apoio à população que enfrenta o quadro de seca na sua região. 

Segundo Rosalba Ciarlini, o Governo do Estado vem reunindo técnicos de diversas áreas e está apoiando os municípios no trabalho de levantar informações e preparar o processo de decretação de estado de emergência. “Só assim poderemos agilizar as providências de apoio à população, principalmente na questão do abastecimento de água”, disse a Governadora. 

Atualmente são 139 municípios prejudicados pela falta de chuva, desse total, 71 já estão sendo abastecidos por carros pipa. “O Governo está acompanhando a situação permanentemente com providências pontuais para minimizar os problemas de abastecimento de água e para assegurar recursos para socorrer os municípios”, afirmou a Governadora.

* Eni Praxedes na busca de votos...

O pré candidato a vereador Eni Praxedes (PMDB), continua na caça de novos apoios para o seu projeto.

Os mesmo já fechou com o atual secretário de obras Keyoshe Targino e com outras lideranças da cidade e da zona rural...

* Teve início a urbanização da RN 117 em Caraúbas...

Teve início na manhã de hoje (11) o início da urbanização do anel viário da RN 117 no município de Caraúbas, as máquinas estão no local fazendo os primeiros procedimentos.

Nessa etapa será construído um calcadão ao lado da RN.

A obra terá um custo de mais de 223 mil reais e é fruto de uma parceria entre o governo federal e o governo municipal.
 Obras tiveram inícios na manhã de hoje...
 RN 117 terá um calcadão em toda sua extensão...
 Máquinas no local...
Assessores da municipalidade supervisionando a obra.

* Aleluia: Servidores das Centrais do Cidadão voltarão a receber gartificações.

Setores do Governo anunciam o pagamento das gratificações dos servidores das Centrais do Cidadão com o contra-cheque de abril.

Agora fica a pergunta: Será?
 Da Coluna de Cassiano Arruda – Novo Jornal

* Pesquisas na área...

De acordo com informações que chegam apontam que tanto o PR do pré candidato Paulo Brasil, quanto o PT do também pré Ivanildo Fernandes estão com pesquisas de consumo interno prontas para serem colhidos os dados no município de Caraúbas.

Esses levantamentos estatísticos serão importantes para os encaminhamentos futuros da oposição.

Do lado situacionista, o grupo teve receber outro levantamento no final de abril ou início de maio, esse será também um marco na escolha governista.

* Comunicado Importante.


Neste sábado, dia 14 de abril de 2012, às 08 horas no nosso Pólo Sertão das Caraubeiras temos encontro marcado,  acontecerá a avaliação presencial e é imprescindível a presença de todos.
 
Os que por ventura precisarem faltar, devem providenciar o REQUERIMENTO e posta-lo no moodle, em até 72h.
 
Lembramos também que os cursistas devem programar-se para o evento do dia 18 de abril ( quarta-feira) onde toda a equipe de coordenação dos cursos virão para apresentação das disciplinas do Módulo V e orientações sobre o TCC.
 
No encontro de sábado repassaremos mais informações.

Abços
Prof. Marcos Roberto Fernandes Gurgel
Coordenador do Pòlo UAB "Sertão das Caraubeiras"

* PT deve manter a candidatura de Ivanildo Fernandes...

O Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Caraúbas não deve recuar da candidatura do Edil Ivanildo Fernandes, essa informação é fácil de ser constatada, é só conversar com algum dos membros da executiva do partido.

Acreditando ser o legítimo representante da oposição caraubense e achar que é hoje o partido de oposição que está 100% na oposição e 100% preparado para o pleito, os companheiros do ex-presidente Lula, muito difícilmente não serão a cabeça da chapa oposicionista, "O Partido dos Trabalhadores em Caraúbas é sem dúvidas, entre os partidos de oposição, o que mais se preparou para a disputa de 2012, com isto espera construir uma grande aliança politica com o PR, PDT e PC do B e assim disputar, com reais chances de vitória as eleições que se avizinham" declarou Ivanildo Fernandes. 
 Ivanildo ao lado da pré candidata Sandra Gurgel.

* Vereador Bicudo agradece apoio de Juninho Alves e diz que os apoios não param por aí.

Na manhã de hoje (11) conversamos com o vereador Hamilton Bezerra (BICUDO-PR), o mesmo demonstrou profundo agradecimento pelo apoio anunciado pelo empresário e vereador Juninho Alves, "Juninho é meu amigo de longas dada, somos amigos de verdade, o seu apoio é um grande incentivo e aumenta e muito a minha responsabilidade no legislativo caraubense", frisou Bicudo.

Apesar do agradecimento e de ser consciente que o apoio de Juninho é super importante, Bicudo informou que outros apoios irão surgir, "O apoio de Junior é importante, porém estamos trabalhando para conseguirmos outros apoios para nossa candidatura" concluiu Bicudo.

Bicudo está no seu segundo mandato e caminha a passos largos para o tri...
Bicudo irá disputar o seu terceiro mandato.

* PT caraubense lança mais um pré candidato a vereador...

Na tarde de ontem (10), o partido dos trabalhadores (PT), lançou mais uma pré candidatura ao legislativo caraubenses, trata-se da educadora Sandra Gurgel.

A mesma deve disputar uma cadeira no legislativo, com total apoio da sua legenda e de seus familiares.
representantes petistas ao lado da pré candidata.

* Prefeitura começa construção da 2ª Creche Modelo.

Na tarde de segunda feira, 9 de abril, começaram os trabalhos de construção da segunda Creche Modelo, financiada com Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conquistado através da articulação política em Brasília feita pelo prefeito Ademar Ferreira. A outra creche deve ser concluída este ano no Bairro do Aeroporto.

Assim como a primeira unidade, esta creche está orçada em R$ 1.300.738,01. A primeira parcela dos recursos já foram liberados. A Prefeitura Municipal de Caraúbas, em projeto aprovado na Câmara Municipal, destinou o terreno para erguer a estrutura física. Nesta segunda feita a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, fez a limpeza do espaço.

Vai atender as crianças do Bairro Leandro Bezerra, sendo 112 por horário. Sobre a primeira creche, o prefeito Ademar Ferreira disse que esteve semana passada na Superintendência da Caixa, em Natal, para saber por que tanta demora para liberar os recursos das obras que estão em andamento e até concluídas em Caraúbas. Queria saber se faltava algum documento.

O superintendente da Caixa reconheceu que não faltavam documentos e que estava havendo, na verdade, era o Governo Federal liberar os recursos. O prefeito se mostra preocupado porque quanto mais demora, mas a obra fica cara para os cofres públicos e mais prejudicados fica o cidadão que precisa da creche. “Não queremos isto”, diz Ademar ferreira.
Área onde será construída a nova creche modelo.

* Centro de Caraúbas vai ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde.

A população do Centro de Caraúbas vai ganhar uma Unidade Básica de Saúde nova. Os recursos foram conseguidos pelo prefeito Ademar Ferreira, do PMDB, junto à bancada federal do Rio Grande do Norte, em Brasília. A primeira parcela para iniciar a obra já foi liberada.

De acordo com a secretária Juliana Carlos, o Ministério da Saúde liberou R$ 20 mil dos R$ 250 mil que deve ser o valor total do novo benefício. O prédio será construído no espaço localizado em frente a "Quadra dos Escoteiros", Centro da cidade.
 
unidade_de_saude_1
Nova unidade de saúde no centro de Caraúbas...
Com mais essa obra, Caraúbas passará a ter cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) novas: As outras estão sendo construídas nos bairros Leandro Bezerra, 1º de Maio, Alto São Severino e na comunidade rural de Marrecas. Todos os postos de saúde foram recuperados.

O município é 100% coberto pelo Programa de Saúde da Família, a exemplo do que acontece com Saúde Bocal. São 20 mil habitantes que recebe atenção especial de 8 equipes de saúde da família e 8 equipes de saúde bocal assessoradas por agentes de saúde.
ACPMC.

* Município de Caraúbas irá recebe Prêmio Brasil Sorridente.

No próximo sábado, o prefeito Ademar Ferreira, do PMDB, e a secretária Juliana Fernandes, de Saúde, vão ao Rio de Janeiro receber a premiação do Programa Brasil Sorridente conquistado pelo município de Caraúbas pelo trabalho em benefício da Saúde Bocal.

Os vencedores do Programa Brasil Sorridente foram escolhidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), durante reunião realizada nos dias 15 e 16 de março na sede do órgão, no Rio de Janeiro.  O Prêmio é distribuído em três categorias distintas.

Na edição 2012, foram escolhidos: Itanhandu (MG), vencedor entre os municípios com até 50 mil habitantes; Corumbá (MS), vencedor entre os municípios entre 50 mil e 300 mil habitantes; e Curitiba (PR), vencedora entre os municípios com população superior a 300 mil habitantes.

Caraúbas venceu o Prêmio Brasil Sorridente no Rio Grande do Norte e ficou em 11º no Brasil na categoria até 50 mil habitantes. No RN, Macaíba ficou em 2º lugar e em 12º no País. A entrega do prêmio ocorrerá no dia 14 de abril no Rio de Janeiro durante a solenidade comemorativa do aniversário de criação dos Conselhos de Odontologia.

Para vencer o prêmio, a secretária Juliana Fernandes disse que o Governo Federal dedicou investimentos que possibilitasse atendimento a todos os moradores do município, tanto da cidade como da zona rural, com 8 equipes de saúde bucal atuando. “Também realizamos campanhas de saúde preventiva nas escolas, entre outros serviços”, lembra.
Prefeito Ademar Ferreira irá acompanhado da secretária Juliana Carlos.

* Seca renderá ao RN um dos piores anos agrícolas.

O Rio Grande do Norte deverá registrar um dos piores anos agrícolas da década, este ano, pressionado pela ausência de chuvas, que vem prejudicando a atividade rural em toda a região. A projeção é do analista de Mercado de Produtos Agrícolas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no estado, Luís Gonzaga. De acordo com ele, só 12% da área disponibilizada para o plantio de grãos no RN foi cultivada até o momento. O índice costuma ultrapassar 90%, no período, quando o clima é favorável. 

Diante do cenário, o analista estima que haverá queda na produção, em relação ao ano passado, mas não arrisca em quanto. As culturas de feijão e milho serão, segundo ele, as mais afetadas.

De forma global, a produção de grãos no estado, de acordo com levantamento realizado pela Conab em março, deve cair 3,5%. No caso do algodão em pluma, a queda chega a 37,5%, a maior da região. Carlos Bestetti, gerente de avaliação e acompanhamento de safras da Companhia, lembra que os dados não estão atualizados, mas confirma que a tendência é de queda no RN. O recuo na produção  torna o Rio Grande do Norte, grande importador de grãos, ainda mais dependente da safra dos outros estados e ainda mais vulnerável a oscilações de preço.

Não é só no estado, porém, que haverá perdas. Nacionalmente, a produção de grãos deverá cair 2,2% este ano, segundo projeções divulgadas ontem pela Conab. Apesar da retração, o volume produzido ficará dentro da normalidade, afirma Bestetti. No Nordeste, porém, a situação continua indefinida.