sábado, 14 de abril de 2012

* Correio da Tarde: II Ursap confirma presença do vírus tipo-4 no município.

A população de Assu tem motivos de sobra para muita preocupação com a questão da dengue no município. O vírus tipo-4 da dengue, que já circular em Mossoró e algumas outras cidades próximas, também já começa a ser detectado também na cidade do Assú. Casos de dengue do tipo-4 já foram confirmados em Mossoró e também Assú, segundo informa o coordenador do programa de combate à dengue da II Unidade Regional de Saúde Pública, (II Ursap), em Mossoró, Lázaro França.

Ele explica que não é possível afirmar a quantidade de casos do tipo-4 já existentes, já que nem todos os pacientes foram identificados. "Não podemos precisar o número exato, pois apenas alguns pacientes foram isolados, porém é possível que todos os casos registrados neste ano sejam do tipo quatro da doença", acrescentou.

O vírus tipo quatro da dengue não circulava no Rio Grande do Norte há 31 anos, desde 1981, e o seu retorno representa um enorme risco de epidemia da doença. O motivo é que a grande parte da população está suscetível ao novo vírus, A coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde de Mossoró, Alany Medeiros, declarou que a população está mais protegida aos sorotipos um, dois e três, mais comuns nos últimos anos. De acordo com informação dada recentemente pelo responsável pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, na cidade do Assú, enfermeiro Breno Stanley Martins de Mendonça, o levantamento relativo à identificação do grau de infestação predial de focos do inseto transmissor da dengue constatou que, em toda a cidade, há focos do vetor da doença em 100% dos bairros. Ele adiantou que, desde o início deste mês, o trabalho mais intensivo de prevenção e combate à dengue vem contando com o reforço de dois veículos Ultra Baixo Volume, UBV, os populares 'carros fumacê'. Estes veículos, segundo Breno Stanley, permanecerão na cidade até o próximo sábado, dia 14 de abril. Ainda conforme a avaliação feita por Lázaro França, diante do cenário existente em diversos municípios sob a área de jurisdição da segunda Ursap, a previsão é que se observe uma situação de epidemia da doença.

* Quadra José Ricardo não serve mais para grandes eventos...

Quadra de esportes José Ricardo em Caraúbas

É lamentável essa constatação, mais a maior quadra do município de Caraúbas está sem condições de realizar eventos de médio e grande porte, trata-se da Quadra de Esporte José Ricardo, apesar de ser o única coberta em nosso município, a falta de atenção, pois é uma fedentina enorme, e uma sujeira atípica, agora a ação de vândalos, jogando pedra no telhado, entrando na quadra na hora dos jogos entre outras, estão fazendo com quer muitos organizadores não queiram mais que os eventos sejam realizados lá, e isso é lamentável.

Esperamos que a municipalidade local, possa dar uma melhor atenção ao local e a polícia militar está presente nos eventos para só assim, as competições possam acontecer sem maiores incidentes.
            





* Remanejamentos somam R$ 325 milhões em 3 meses.

Nos primeiros três meses deste ano, o Governo do Rio Grande do Norte já executou remanejamentos no Orçamento Geral do Estado que somam R$ 325 milhões. Os números foram levantamentos pela assessoria técnica do gabinete do deputado estadual Fernando Mineiro, a partir dos atos do governo, publicados no Diário Oficial.  

Para o parlamentar, o alto volume de verba suplementar atesta que a proposta orçamentária do Governo foi equivocada. "O orçamento abriu em fevereiro, então veja que em pouco mais de um um mês o Governo superou o remanejamento do mesmo período do ano passado", analisou o deputado. A proposta orçamentária é enviada pelo Governo à Assembleia Legislativa no ano anterior ao que é executado. No caso do orçamento de 2012, o Executivo enviou o projeto em meados de 2011 e a aprovação pelos deputados estaduais foi no encerramento da legislatura, em dezembro. 

* MEC define teto de renda para programa.

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um limite de renda familiar para os interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O rendimento familiar máximo bruto não poderá ser superior a dez salários mínimos, segundo as regras publicadas ontem, quinta-feira (12) no Diário Oficial da União.

Não havia critério de renda para que o estudante pudesse contratar o financiamento.

Nos casos em que o financiamento custear 75% da mensalidade do curso, a renda familiar mensal do aluno poderá ser de até quinze salários mínimos.

Quando o financiamento for de 50% da mensalidade, o limite do rendimento mensal será de até 20 salários mínimos.

* Para pensar...

A política caraubense é uma verdadeira montanha russa, e essa constatação se dar no tocante a disputa legislativa, onde a credencial para ser considerado um bom candidato, não está no seu passado político, nas ações juntas a sociedade, ao serviço prestado, em nada disso. A grande "Atração" para ser considerado um forte ou fraco candidato, está nas cifras que ele dispõe ou que possa vir a dispor.

Existe alguns nomes que já estão sendo cotado no rol dos eleitos que pelo amor de DEUS, não tem a mínima atuação política, se quer são políticos, nunca fizeram nada por ninguém, mais contam com uma bela conta bancária ou será custeado pra isso, assim se esse prenuncio acontecer, e deve acontecer, não devemos espera muita coisa da próxima legislatura...

* Vereador Neguinho de Grosso articular apoios na zona urbana do nosso município.

Apesar de não deixar suas tradicionais bases políticas nas regiões de São Geraldo e Mariana, o vereador Neguinho de Grosso (PMDB) vem focado seus contados com algumas lideranças da zona urbana do município de Caraúbas.

Com um trabalho reconhecido em toda Caraúbas, ao longo de cinco mandatos de vereador, o filho do saudoso Grosso, parece está disposto a mostrar sua força eleitoral também na zona urbana de Caraúbas.
Neguinho de Grosso vai em busca da sua sexta legislatura seguida.

* Caraúbas na luta pelo distrito industrial.

Na última quinta feira (12), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, se reuniu com representantes do setor político-econômico de Caraúbas, que vieram buscar junto ao Governo do Estado iniciativas de projetos para serem executados na cidade localizada no Oeste do Rio Grande do Norte.
 
Comissão caraubense se reuniu com o secretário...
Benito Gama ressaltou o compromisso da governadora Rosalba Ciarlini em “interiorizar a economia do Rio Grande do Norte tendo em vista a boa matriz existente.” Como exemplo, o titular da Sedec citou o setor têxtil e de mineração.
Prefeito Ademar Ferreira ficou animado com a reunião
Os empresários caraubenses mostraram interesse ao secretário em criar um distrito industrial na cidade. Para isso, argumentaram que Caraúbas está numa posição estratégica na região Oeste com o Seridó. Segundo estudos deles, onze cidades estão num raio de proximidade de Caraúbas o que se torna facilitador para as empresas que queiram dar destino a suas mercadorias.

A comissão vinda de Caraúbas e formada pelo prefeito Ademar Ferreira, vereadores, secretários  e empresários veio ao encontro do secretário interessada em investimentos na cidade. “É necessário que exista essa aliança entre Estado e Prefeitura para fortalecer cada vez mais isso”, disse Benito Gama.

Durante a reunião ocorrida na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, a comitiva de Caraúbas propôs a ida de uma equipe de técnicos da Sedec para conhecer e analisar as áreas fortes para o desenvolvimento da cidade.
ACSEDEC.

* Relação de candidatos habilitados para a 2ª fase do programa mais cultura, seleção agentes de leitura, em Caraúbas/RN.

A Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto divulgaram na tarde de hoje (13), a lista completa com os habilitados para a segunda fase do concurso para atendimento ao Projeto Agentes de Leitura do estado do Rio Grande do Norte. 
 
Os candidatos que não constam na lista, por algum motivo, foram inabilitados da participação na segunda fase do Processo Seletivo. 
   
O prazo para interposição de recursos é de 05 dias úteis após a publicação deste resultado no Diário Oficial do Estado. Os recursos deverão ser encaminhados, para a SecultRN / FJA no endereço: Rua Jundiaí, 641 – Tirol. Natal/RN. CEP: 59.020-120. Ou enviarem e-mail para fjacoprojetos@rn.gov.br ou andressamacedo@rn.gov.br
Veja lista completa dos habilitados do Município de Caraúbas / RN.
Os resultados estão publicados por ordem alfabética 
 
MUNICÍPIO – CARAÚBAS NOME 
RG
ADRIANA TOMAZ DA SILVA
2593811
ANTONIA REGINEIDE LOPES DE OLIVEIRA
2270354
ANTÔNIO FABRÍCIO CAVALCANTE COSTA
2345874
CLARICIA SALES DE MENEZES
2270155
DAMIANA DANIELA DOS SANTOS
3175295
DÉBORA MAYARA DE SALES RAMALHO
3175285
FLÁVIA YARA DA COSTA
2332600
FRANCISCA GEILDA RAMALHO
3175820
FRANCISCA MONÁRIA GURGEL
2637383
FRANCISCA UIGNA DE LIMA
2933811
FRANCISCO ALLYSON DA COSTA
2461849
FRANCISCO VALTERNALDO RAMALHO
2461823
GEFERSSON DE OLIVEIRA PEREIRA ALVES
2916887
HERBÊNIA HELENA DE MORAIS
1784933
INÁCIA RITA ARRUDA DE SALES PEREIRA
3017863
INGRID ALVES BATISTA
2933077
JOHN MICHEL DE SOUZA
2902825
JOVELINA BATISTA
2841469
LAMONIELE CRISTINA DA SILVA
2345852
LEILA CRISTIANE PRAXEDES
3022010
LUCAS DANTAS DO VALE
3175280
LUDMILLA LIV DA SILVA
2438289
LUZIA LIRACI DE OLIVEIRA
2307400
MARIA EDVANIA DE SOUZA
2933840
MARIA JACIENE JÁCOME FERREIRA
2885360
MARIA LUCIANA DA SILVA
2384185
MARIA SILVANA DE OLIVEIRA RAMALHO
2961288
MARIA WILMA DE OLIVEIRA
2530617
MARÍLIA GABRIELA GOMES DE MENEZES
2461881
NÁJLA KALIGIANY DE OLIVEIRA COSTA
2461848
RAFAEL RUDYARD DE OLIVEIRA SILVA
2238940
RAFAEL TAVARES DE SENA
2702711
RAFAELA MAYARA DE MELO
2655464
RAYANE CRISTINA BATISTA DE ALMEIDA
2239137
RITA ROZINEIDE DO VALE
2961257
ROSÁLIA GOMES DA SILVA
3082063
VITÓRIA REGINA PRAXEDES FERNANDES
2916858
YANDRA MICHELLY DE SOUSA SILVA
2977915
YASMIM MAÍRA ROCHA NOGUEIRA
3175170
YASMINE ALVES LIMA
2933084
ZORAIDE MORAIS MOREIRA
1750088

Para mais informações ligar: 84 3232.5324 ou enviarem e-mail: fjacoprojetos@rn.gov.br ou andressamacedo@rn.gov.br.
Sindspumc.