domingo, 15 de abril de 2012

* Postura autoritária do governo Rosalba causa desgaste e pode levar a uma crise política.

Desde o início da gestão, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem enfrentado dificuldade de relacionamento com os aliados, os servidores públicos e as instituições. A postura do governo é considerada autoritária e centralizadora. Muitos atribuem o desgaste à influência excessiva do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), marido de Rosalba, na gestão.

Em pouco mais de um ano de mandato, a democrata já entrou em conflito com o vice-governador Robinson Faria (PSD); o ex-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes; o ex-secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Holanda; o ex-secretário de Turismo, Ramzi Elali; o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN); o Ministério Público Estadual (MPE); e praticamente todas as categorias de trabalhadores. A bola da vez é sua própria bancada na Assembleia.


Os deputados estaduais governistas estão cada vez mais insatisfeitos com o tratamento que recebem da gestão. O deputado estadual George Soares (PR) chegou a dizer em plenário que os parlamentares só são chamados para comer bolo, ironizando a falta de diálogo do Executivo com o Legislativo. A insatisfação na base é geral. Uma crise política pode ser deflagrada a qualquer momento.


Histórico

O conflito que culminou com a saída de Robinson Faria e Paulo de Tardo do governo foi provocado pela divergência dos “cabeças da gestão” com as articulações políticas do vice-governador. Paulo deixou a administração por discordar do corte das azas do vice, como o senador José Agripino (DEM) denominou o processo de afastamento de Faria do governo. Desde então, com a chegada de Anselmo Carvalho para substituir Fernandes, a relação do Executivo com o Legislativo piorou. Apesar de ser um técnico elogiado, a falta de habilidade política dele tem sido criticada pelos parlamentares.


A divergência do governo com Fábio Holanda e Ramzi Elali se deu devido à falta de autonomia dos secretários indicados por outros partidos dentro da gestão. Os dois saíram insatisfeitos com o modo de gestão implantado pela governadora. Muitos atribuem o comando do Executivo ao ex-deputado estadual Carlos Augusto (DEM), que, segundo fonte da administração estadual, indica a maioria dos cargos do governo e chega a despachar com secretários. A centralização do poder não agradou os ex-secretários.


Os problemas da gestão do DEM com o TJRN, o MPE e os servidores estaduais foram tema de vários embates no ano passado. Em relação ao Tribunal e ao órgão fiscalizador, houve divergência na elaboração do Orçamento Geral do Estado para 2012. O Executivo e as entidades não chegaram a um consenso. Coube à Assembleia fazer um meio termo entre as duas propostas. Já os trabalhadores reclamam da falta de diálogo quando à implantação dos planos de cargos, carreira e salários. 
Visão Política. 

* Confirmado: Mudança na secretaria de educação em Caraúbas.

A pedagoga Terezinha Gurgel pediu exoneração do cargo de secretária da educação do município de Caraúbas, a mesma informou a blog que irá continuar no cargo até o dia 02 de maio e após essa data estará se afastando das funções de gestora da educação municipal.

Os rumores extra oficiais apontam que a nova secretária de educação será a atual secretária de administração Vânia Praxedes.

Vaninha como é mais conhecida é irmã do Edil Novinho Praxedes (PMDB) e tem uma ótima aceitação do grupo situacionista.


* Calendário eleitoral: gestores estão proibidos de aplicarem novos reajustes até outubro.

Pelo calendário eleitoral do pleito 2012, desde terça-feira os gestores públicos estão proibido de aplicarem novos reajustes salariais as categorias até que as eleições sejam encerradas.

O próximo prazo a ser encerrado pelo calendário eleitoral é o de transferência de domicílio eleitoral ou requerimento de nova inscrição. A data limite é 9 de para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.

PROPAGANDA INTRAPARTIDÁRIA

A partir do dia 26 de maio o calendário eleitoral estabelece que os candidatos poderão realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos.

* 'O desgaste de Rosalba, neste início, é um fato'.

Presidente nacional do Democratas, o senador José Agripino Maia articula as alianças para o pleito 2012, focando também na disputa da eleição estadual de 2014. Ele confirma que a campanha municipal funcionará como "ensaio geral" o pleito seguinte. O senador enaltece a aliança do DEM com o PMDB e o PR e considera natural a candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Ainda sobre a eleição estadual, ele cita os deputados federais Henrique Eduardo Alves (PMDB) e João Maia (PR) para o pleito, embora prefira não comentar sobre as posições que esses ocuparão na chapa majoritária. Sobre a eleição de 2012, o senador José Agripino Maia admite que a tendência é o Democratas apoiar a candidatura do deputado federal Rogério Marinho, em Natal. No entanto, o senador ainda vê possibilidade de uma união entre o PMDB, PP, PR, Democratas e PSDB com um candidato único a prefeito da capital potiguar. 

A fórmula para isso já encontrou: seria feita uma pesquisa e o candidato dessas legendas mais bem colocado ficaria como o escolhido do grupo. Mas na mesa de negociação, José Agripino disse que o PMDB não aceitou o critério. Para a eleição de Mossoró, o líder do Democratas confirmou que delegou a tarefa de escolher a candidata à governadora Rosalba Ciarlini e o ex-deputado Carlos Augusto Rosado. Analisando o cenário nacional pós-denúncias contra o senador Demóstenes Torres, que era filiado ao DEM, José Agripino afirmou que o partido "sai sofrido, mas com o discurso robustecido". O líder partidário nega qualquer projeto de fusão com o PSDB e acredita que os pleitos 2012 e 2014 devolverão ao Democratas "no mínimo, o tamanho que era antes da criação do PSD". 

Ao responder sobre o governo Rosalba Ciarlini, o senador admite que a administração não está como "ele gostaria", mas credita isso ao desequilíbrio financeiro com que Rosalba Ciarlini encontrou a gestão.

* Márcia Maia defende oficialização da candidatura de Wilma em Natal.

Apesar de não anunciar a definição do PSB para as eleições de 2012 em Natal, a deputada estadual Márcia Maia, presidente do diretório municipal da sigla, defendeu, em entrevista a’O Poti/Diário de Natal, o lançamento da candidatura da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), sua mãe, à sucessão da prefeita Micarla de Sousa (PV). Se depender de Márcia, o PSB vai de candidatura própria em Natal.

Na avaliação da parlamentar, os partidos de oposição deverão lançar múltiplas candidaturas no primeiro turno das eleições na capital. “É importante unir as candidaturas. Mas, não posso falar pelos outros. A gente respeita as posições dos partidos. Então, tudo indica que nós (oposição) vamos lançar vários candidatos a prefeito de Natal e teremos a união só no segundo turno”, observou.

* Prefeito Ademar Ferreira concede mais um Reajuste Salarial aos Agentes de Saúde.

O Prefeito Ademar Ferreira concedeu mais um Reajuste Salarial aos Agentes de Saúde, este benefício será contemplado já no pagamento deste mês. 

Desde 2009, o gestor municipal em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde tem dado reajustes salariais a esta categoria, já são 05 aumentos, em 2009 o Agente de Saúde ganhava R$ 513,00 líquido e agora este novo reajuste, a categoria vai passar a ganhar R$ 938,00 líquido.  Isso mostra o compromisso da administração com as causas trabalhistas e valorização dos nossos servidores.

* Boa iniciativa: Deputada Gesane Marinho propõe redução de jornada para mães de deficientes.

A deputada estadual Gesane Marinho solicitou, no plenário da Assembleia, que o Governo envie o projeto de lei que propõe a redução da jornada de trabalho de mães de pessoas deficientes. Há um ano, a parlamentar apresentou o anteprojeto, criado a partir de uma audiência pública que discutiu o papel do poder público no auxílio às famílias de pessoas com deficiência. O Rio Grande do Norte é o segundo estado do país com o maior número de cidadãos nessa situação, perdendo apenas para a Paraíba.

Nos estados do Rio de Janeiro e Sergipe já existe legislação semelhante, com a redução de 50% da jornada de trabalho, e em capitais como Belo Horizonte.

Segundo o projeto, todas as servidoras ligadas à administração direta ou indireta do Governo do Estado que possuem pelo menos um filho com deficiência poderão solicitar, por meio de processo administrativo, a redução de duas horas diárias da carga horária de trabalho. A medida vai permitir que elas tenham mais tempo para dedicar aos seus filhos e poder acompanhá-los às terapias, consultas, entre diversas atividades que são aconselhados a desempenhar para auxiliar o desenvolvimento sensorial, motor e físico.

* Ministério Público investigará contrato do Governo para reforma do Hospital Santa Catarina.

O Ministério Público instaurou inquérito civil para investigar o contrato firmado pelo Governo do Estado com a empresa GASCON, responsável pela reforma do Hospital Santa Catarina. O que despertou a atenção dos promotores foi o grande número de aditivos ao contrato.

As primeiras diligências do promotor de Defesa do Patrimônio Público Afonso de Ligório foi notificar o responsável pela Subcoordenadoria de Fiscalização e Controle da Secretaria de Infraestrutura. Ele será questionado sobre as obras e o grande número de aditivos.

* Sertanejos agarram-se à fé.

Chapéu na mão, enxada no chão. Os olhos voltam-se para o céu em busca de nuvens carregadas que não estão lá. O azul do céu limpíssimo, apesar de bonito, aterroriza. Ao mesmo tempo, mãos calejadas são erguidas e ouve-se um lamento seguido de uma prece. Do alto, espera-se o milagre que há mais de dois meses não se repete. Por falta d'água, a plantação morreu e o gado começa a passar sede. O cenário, nos últimos dias, se repete em vários municípios do Rio Grande do Norte. A famigerada e temida seca desafia, mais uma vez, o sertanejo potiguar.
Tribuna do Norte.

* RN registra 199 homicídios este ano.

Renildo Francelino, Dalvimar da Silva, Gleydson Fagundes, Elcione Borges. Laykson Franklin, Wendell Evandro, Elionai Tavares, Kerginaldo Pereira. Abimael Wilk e Euclides Fernandes. Esses são apenas 10 dos quase 200 nomes que compõem uma lista escrita com letras de sangue em páginas da violência. O Rio Grande do Norte registrou durante os 100 primeiros dias de 2012, 199 assassinatos. Em média, 14 por semana. Os números escondem as histórias que formam uma realidade cruel e desumana. As estatísticas são encobertas pela fumaça densa e branca do crack e abafada pelo estampido das pistolas automáticas.

ada homem e mulher que tombou sem vida no território potiguar se tornou marca de uma crescente violência. Os "alvos" possuem perfis comuns e formam o padrão da morte. Quase 50% dos assassinatos envolvem jovens entre 15 e 25 anos - a grande maioria homens - e em mais de 90% dos casos foram utilizadas armas de fogo. As execuções têm como característica principal a ligação das partes com a comercialização de entorpecentes.

* PC do B de Caraubas esta UNIDO e lança candidaturas na conferência da Mulher.

PC do B de Caraubas realiza a 2.ª CONFERENCIA MUNICIPAL SOBRE A EMANCIPAÇÃO  DA MULHER, e garante representação para participar da conferência estadual, que acontecerá dia 28 de abril, no município de São Gonçalo do Amarante. Entre as diretrizes desta conferencia  destacou-se o debate sobre a participação da mulher nos espaços políticos em âmbito municipal, que impulsionou o debate para o processo de disbuta eleitoral de 2012.  O Presidente do Partido Francisco de Assis de Melo Varela, ressalta que o partido encontra-se coeso e adianta ainda que o posicionamento  eleitoral do PC do B para 2012 será definido na primeira quinzena do mês de maio. O partido tem excelentes nomes a disposição para  a disputa em 2012, dentre estes: o suplente de vereador Francisco de Assis de Melo Varela, a ex secretária da SPOCAMPO e articuladora da organização de mulheres Sheyla Gurgel Guerra de Moraes, o coordenador da ATOS e venerável mestre da maçonaria Robson Luiz Soares Gurgel, a dirigente sindical Ilma Maria, o líder sindical José Maria Junior; o líder comunitário Toinho do Relógio, o Conselheiro Tutelar Jeová Sales e os desportistas Gilmar Marques de Souza e Mauricio Jorge dos Santos.
O PC do B Esta Unido

Atenciosamente

A Coordenação

Obs: a conferencia foi realizada ontem (SÁBADO).

* Governadora lançará edital à duplicação da RN Mossoró/Tibau.

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou, no final da tarde desta sexta-feira (13), quando participou da solenidade de inauguração da nova agência da Previdência Social ao lado do ministro Garibaldi Alves Filho, que retornará a Mossoró na próxima terça-feira (17) para lançar o edital de licitação à duplicação da RN-013, que liga Mossoró a Tibau. “Vou estar, na próxima terça-feira, lançando o edital oficial desta obra. Será na Câmara Municipal”, informou a governadora.

“Eu tinha estado há alguns meses e anunciado a obra. Contratamos o projeto, que está pronto, e agora vamos fazer a licitação. Escolhida a empresa, começaremos a obra”, disse Rosalba, acrescentando que a obra faz parte do projeto voltado à interiorização e fortalecimento do turismo do Rio Grande do Norte.

 “Com certeza passa pelo fortalecimento do turismo. Na hora em que o Governo faz estrada e duplica a entrada da Costa Branca, como é o caso da RN de acesso a Tibau, isso é investir no turismo”, disse. Ela acrescentou que a ideia é que a duplicação da RN possa, além de garantir segurança no trânsito, atrair investidores.

* Câmara aprova dia nacional do piso salarial dos professores.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (10) o Projeto de Lei 5736/09, do Senado, que institui o Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores. A data será comemorada em 23 de março, quando foi apresentado o projeto de lei que se transformou na Lei do Piso do Magistério (Lei 11.738/08).

O projeto seguirá para a sanção presidencial, a menos que haja recurso para sua análise pelo Plenário. Segundo o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a data é necessária para celebrar a conquista do piso, “tão importante para o aprimoramento do sistema educacional”.

* Tarifas de água e luz terão aumento.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) vão aumentar as tarifas. Os acréscimos dependem da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban).

Através de cálculos, as agências regulam as tarifas. E os índices propostos pelas companhias vão servir apenas como referência para análise da área técnica.

O cálculo do reajuste tarifário da energia elétrica é feito pela própria Aneel. Conforme previsto nos contratos de concessão das distribuidoras, este cálculo é dividido em duas partes: a Parcela A, que se refere aos custos de compra e transporte de energia e encargos setoriais; e a Parcela B, baseado na variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice Nacional de Preços Ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses.

* Mais uma tarde de sol no Balneário Olho D'água do Milho...

A partir do meio dia o Balneário Olho D'água do Milho/Caraúbas estará realizando mais uma grande tarde de sol, além de toda estrutura, hoje (15), a animação da galera ficará por conta da Banda Pé de Ferro (Voz e violão), da cidade de Campo Grande/RN.

A organização do balneário comunica a todos os sócios que a partir de hoje só entra na área de lazer o sócio que levar documento de identificação com foto.

No mais todo mundo convidado...